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VW do Brasil anuncia estratégia futura para concessionários
A VW do Brasil, tentando acalmar sua rede tão sofrida ultimamente, mostrou sua estratégia futura por aqui, para acalmar esses ânimos exaltados, segundo apurou o site Motor 1. Pretende voltar à sua liderança histórica no país.
O primeiro desses lançamentos será um carro para cobrir a lacuna deixada pelo Gol, hoje parcialmente coberta pelo Polo Track. Para surpresa de ninguém, será um hatch pequeno com as características estilísticas de SUV (paralamas com molduras escuras, rodas grandes), na plataforma MQB-A0 (Skoda Fabia), e que tem lançamento esperado para 2025.
Como sabemos, a empresa também se juntando à banda das picapes monobloco cabine dupla, tardiamente: a Tarok. Uma picape baseada na T-Cross, deve seguir de perto o que foi feito pela GM na Montana. Como está bem atrasado, ainda não se sabe a data de lançamento; possivelmente fim de 2025.
O T-Cross, por sinal, também será reformulado: terá praticamente o mesmo visual do modelo da Europa. São mudanças incluem grade com um filete iluminado interligando os faróis e perdendo os faróis de neblina para ter luzes diurnas em LEDs maiores e mais destacadas. Deve aparecer logo, em 2024.
Como esperado também, em breve deve aparecer um Nivus GTS, de novo reação tardia à concorrência: neste caso, ao relativo sucesso dos novos Fiat Abarth, inclusive o novo Fastback. O Nivus GTS será fácil de fazer: transplantar tudo do Polo GTS para ele, claro. O motor, então, será o conhecido 250 TSI de 1.4 litros turbo. com câmbio automático. A VW poderia compensar o atraso superando a Fiat com uma opção de câmbio manual, mas não vai. Seu lançamento também deve ser em breve, em 2024.
O objetivo, segundo à empresa, é retornar a liderança de vendas no país. A estratégia da VW, como não podia deixar de ser, hoje em dia, tem que ter carro elétrico também, para sinalizar que está “olhando o futuro”, mas sem muita importância real para os planos de dominação mercadológica. O ID.4 e ID.Buzz, atualmente oferecidos apenas na modalidade de assinatura, devem começar a ser vendidos de verdade. A empresa ventilou também que pode, no futuro, vir a fabricar elétricos no Brasil, mas sem especificar quando. (MAO)
Filme “The Fall Guy” traz de volta famosa picape “Duro na Queda”
Para quem era criança nos anos 1980, Lee Majors era o exemplo de adulto que todos gostariam de ser, aquele invejado pelos homens e desejado pelas mulheres. Não bastasse interpretar um astronauta que vira super-herói ciborgue no seriado “O Homem de seis milhões de dólares”, depois encarnou Colt Seavers, um dublê de atores em cenas perigosas e bounty hunter nas horas vagas que andava por aí dando inacreditáveis saltos em uma linda picape GMC “Squarebody” com suspensão levantada e delicioso som de V8 preparado. Era “The Fall Guy”, seriado que aqui se chamou “Duro na Queda”.
Agora, Hollywood, que aparentemente drenou totalmente seu poço de ideias originais e decidiu reciclar as antigas, está anunciando a volta de Colt Seavers, e sua picape GMC marrom e dourada, às telonas. Sai Lee Majors (que, aparentemente, fará parte do elenco também em papel ainda não anunciado), entra Ryan “I’m just Ken” Gosling, o atual queridinho da indústria, fazendo par com Emily Blunt, atriz também em alta. Altas expectativas, então.
Independente do sucesso ou não desta volta do personagem, o que nos interessa aqui é a picape. A GMC parece ter participação e interesse na produção; no trailer pode-se ver vários “trucks” da empresa, incluindo um Hummer EV, entre outras picapes. Mas a icônica picape levantada dos anos 1980 aparece no trailer também; não foi trocada por uma moderna, felizmente.
E o que era exatamente a picape? Trata-se de uma GMC K-2500 Sierra Grande Wideside. A geração “Squarebody” foi corrente de 1973 a 1991, mas este desenho é de depois do facelift de 1981; a série passou na televisão americana originalmente do fim de 1981 até 1986. “Sierra Grande” era então um acabamento intermediário, acima da picape básica mas abaixo das High Sierra/ Siarra Classic. Como este acabamento deixa de existir em 1982, a picape é de 1981.
O “K” significa 4×4 (“C” seria 4×2), e 2500 indicava capacidade de carga de ¾ de tonelada (750 kg). “Wideside” é a caçamba normal, lateral reta, sem paralamas separados. No seriado, a picape “bonita”, usada nas cenas mais lentas e com Majors dirigindo, usava um V8 small-block de 5,7 litros (350 cid) levemente preparado com um Holley quádruplo e headers. Um detalhe interessante era uma porta lateral que acessava um “porta-malas” na caçamba. Rádio faixa-cidadão, claro, era outra característica de época, com sua enorme antena externa.
Várias picapes diferentes foram destruídas durante as filmagens, até que uma especial para pulos foi criada, mega-reforçada e com um V8 central para que a frente não baixasse na aterrissagem. Tempos antes de CGI, lembrem.
Continua popular: uma réplica recentemente foi leiloada, e saiu por nada menos que US$ 99.000 (R$ 485.100), nos EUA. O novo filme “The Fall Guy”, que aparentemente se chamará aqui “O Dublê” e não “Duro na Queda”, deve estrear mundialmente em 1º de março de 2024. (MAO)
Audi TT ganha série de despedida nos EUA
Além do R8, a Audi está também dando adeus ao TT este ano, deixando definitivamente de fabricar carros esporte. Como é no caso do R8, a despedida está sendo longa, cheia de edições especiais em países diversos, tentando esticar este momento melancólico com algum lucro e preços inflados, como é praxe na indústria.
Pelo menos essa edição especial parece de bom gosto: é o Audi TT Roadster Final Edition. A pintura da Audi Exclusive chama Goodwood Green Pearl é uma homenagem ao TT de primeira geração, que oferecia esta cor como opção. O teto conversível é cinza, e combina com detalhes nos os para-choques e lateral em cinza fosco. Rodas de 20 polegadas, parte do pacote S-line em que é baseada esta edição especial, completam o desenho de bom gosto do carro.
Os bancos são revestidos com um lindo couro Palomino Brown, que a Audi diz ser uma “interpretação moderna” do “baseball glove” do TT original; sinceramente, esticando um pouco a verdade, mas vá lá.
Mecanicamente é o S-line, sem alteração. O que significa um 2.0 Turbo de 228 cv e 35,7 mkgf transversal dianteiro, acoplado a um transeixo DCT de sete velocidades, e tração nas quatro rodas permanente. O pacote S também traz o “magnetic ride control” (amortecedores magneto-reaológicos de firmeza variável), que reduz a altura do carro em 8 mm.
Este carro é exclusivo para o mercado norte-americano, e limitado a apenas 50 unidades no total. O Audi TT Final Edition Roadster custa lá US$ 68.895, ou o equivalente a R$ 337.585. Lembrando que um TT Roadster normal custa a partir de US$ 53.295. (MAO)
Novos motores “crate” da Dodge chegam a 1039 cv
A Stellantis, por meio de seu braço americano anteriormente chamado Chrysler, anunciou que o motor usado no sensacional Dodge Challenger SRT Demon 170 agora também será vendido ao público completo e pronto para uso, eu uma caixa. Sim, um demônio encaixotado, crate engine. Se chamará “Hellephant C170”.
Estará disponível nos EUA no início do próximo ano, oferecido pela Direct Connection. O “Hellephant C170 6.2L Supercharged Crate HEMI Long Block”, o motor do Demon completo sem o compressor e a injeção, custará US$ 18.995 nos EUA, ou nada menos que R$ 93.075. Usa E85 como combustível, 85% de Etanol, 15% gasolina, disponível em bombas americanas.
Os clientes também podem obter o motor completo: O “Hellephant C170 6.2L Supercharged Crate HEMI”, totalmente montado e pronto para uso pela bagatela de US$ 27.695 (R$ 135.705). Segundo a empresa, “inclui o C170 Long Block mas com o novo supercharger IHI de 3 litros com intercooler aprimorado, uma polia de 3,02 polegadas e um corpo de borboleta de 105.” Embora não seja barato, é um monstro: 1.039 cv e 130 mkgf de torque.
Além dos Hellefants, a empresa lançará vários outros motores “crate” no início do próximo ano, baseados no “antigo” motor Hellcat Hemi, de 6,2 litros com Supercharger. As opções vão dos 727 cv aos 818 cv. Motores V8 Hemi aspirados estarão disponíveis também: a Direct Connection oferece os “long blocks”( motor completo mas sem sistema de alimentação/injeção) do Hemi 392 (6,4 litros) e 345 (5,7 litros) por US$ 6.995 (R$ 34.275) e US$ 4.495 (R$ 22.025), nos EUA.
Olhando o futuro também, a empresa oferece também seu novo motor de alta potência em versão encaixotada e entregue em sua casa: o novo Hurricane de seis cilindros em linha de 3,0 litros biturbo. O motor vem em duas versões de potência, 425 cv e 64 mkgf de torque ou 558 cv e 72 mkgf de torque. Custa a partir de US$ 6,495 (R$ 31.825) em versão “Long Block”. (MAO)