esta precisando de um gas depois do almoço nao tema pois vemos resolver seu problema eis uma coletanea fresquinha de motores wankel berrando alto para te animar nesta tarde de sexta feira [gt40 content search= jdm widget= 1 title= jdm a venda no gt40 ] se voce sabe do que se trata um motor rotativo wankel e conhece sua diferença fundamental em relaçao aos motores convencionais ja esta com agua na boca se nao sabe ou esqueceu acontece fique sossegado a gente ja explicou outras vezes aqui no flatout e por isso mesmo nao nos custa relembrar um motor wankel e diferente de um motor com pistoes reciprocantes porque ele bem nao tem pistoes reciprocantes em vez de um virabrequim bielas e pistoes o motor rotativo wankel tem rotores triangulares com lados convexos sao eles que comprimem contra as paredes internas da camera de combustao a mistura ar combustivel e movimentam o eixo principal do motor que por sua vez e ligado ao eixo da transmissao de forma analoga a um virabrequim convencional [youtube id= cbjymh1eode width= 620 height= 350 ] tal configuraçao tem vantagens e desvantagens um motor wankel tem menos partes moveis e por isso tem menos peças para quebrar e e mais leve e compacto sua eficiencia energetica e maior eles rendem mais potencia com menos deslocamento eles giram mais vibram menos e roncam muito muito bonito as desvantagens sao consumo exacerbado de lubrificante e combustivel que foram os principais motivos para que a mazda retirasse o wankel de linha mas vamos nos focar nas vantagens ou melhor em uma delas o ronco porque para nos um belo ronco e uma vantagem e no caso do wankel estamos falando de um berro agudo rasgado e cheio de carater se voce fizer uma pesquisa rapida na internet vai notar que e muito facil encontrar videos intitulados the ultimate mazda rx 7 collection assim mesmo com letras maiusculas o caso e que de fato nao falta material para isto mesmo um wankel mais simples de dois rotores com deslocamento de 1 2 litro tem um ronco bem interessante cuja pulsaçao alternada lembra bastante a de um seis em linha [youtube id= d0j6pymiwgi width= 620 height= 350 ] prr prr prr prr prr prr prr trata se de um rx 7 de segunda geraçao fb2 preparado para ralis seu motor naturalmente aspirado de 1 3 litro e capaz de entregar nada menos que 280 cv estes motores costumam passar tranquilamente das 9 000 rpm mas mesmo em marcha lenta nos presenteiam os ouvidos [youtube id= 8vcqimuaerm width= 620 height= 350 ] repare na pulsaçao alternada do motor em lenta que gera uma nota muito parecida com a de um seis em linha em 1980 e 1981 a mazda venceu o campeonato britanico de carros de turismo btcc com o rx 7 enfrentando caras como o ford capri o alfa romeo sprint e o vw golf gti os motores wankel usavam dois rotores por muito tempo o mazda cosmo primeiro modelo com motor rotativo produzido em serie pela mazda la nos anos 60 tinha um wankel de dois rotores e apenas 982 cm³ de deslocamento ele nao era nem 1 0 e entregava ate 130 cv [youtube id= wvrg3givgkm width= 620 height= 350 ] mas vamos focar no rx 7 embora ele tenha usado o motor 13b de dois rotores ao longo de toda a sua carreira a mazda ofereceu um motor wankel de tres rotores nos anos 90 em seu cupe esportivo de luxo o eunos cosmo cada um dos rotores de um 13b desloca 654 cm³ o que da um deslocamento total de 1 308 cm³ ja o 20b tem tres rotores de 654 cm³ cada totalizando 1 962 cm³ que a mazda arredondou para dois litros ou seja como voce ja deve ter sacado o motor wankel 13b desloca 1 3 litro e o 20b desloca dois litros [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] com um rotor a mais o 20b tem um ronco mais parecido com um tres cilindros dois tempos porem com um toque a mais de agressividade o que chega ser curioso em um carro elegante como o eunos cosmo alias ele era um cupe tao caro que depois que saiu de linha em 1996 a mazda ainda nao lançou outro carro na mesma faixa de preço imagine so ele foi lançado em 1990 e tinha central multimidia com navegaçao por gps [youtube id= mcjizmhqch4 width= 620 height= 350 ] agora como um motor wankel 20b nao e assim tao maior do que um 13b nao e incomum que se coloque o motor do cosmo no mazda rx 7 existem muitos videos bem barulhentos com exemplares swapados do esportivo de todas as geraçoes [youtube id= itv1jftdn_o width= 620 height= 350 ] fica mais incrivel ainda quando a gente lembra que o motor deste carro desloca apenas dois litros mas com a ajuda de dois turbos para respirar muito melhor e capaz de entregar quase 560 cv sao 280 cv por litro baby curiosidade um setup de turbos comum nos rx 7 consiste em um turbo maior e o outro menor que atuam de forma sequencial em baixas rotaçoes a turbina pequena enche mais rapido ate que em altas rotaçoes a turbina maior comece a atuar com isto o turbo lag e bem reduzido mas voce quer saber o que e loucura de verdade entao ouça este rx 7 com quatro rotores [youtube id= bviv3zt3yu8 width= 620 height= 350 ] sim e um 26b um 13b com tudo em dobro quatro rotores de 654 cm³ cada deslocando um total de 2 616 cm para entregar pelo menos 600 cv em sua configuraçao mais mansa e a mesma ideia do motor r26b usado pelo mada 787b unico prototipo japones em toda a historia a vencer as 24 horas de le mans em 1991 em seu acerto mais brutal o 787b tinha nada menos que 930 cv e o motor girava a 10 500 rpm para soar como o famoso enxame de abelhas furiosas™ e por isso o ronco de ambos e bem parecido lembrando um formula [youtube id= az39eqlibyu width= 620 height= 350 ] existem versoes ainda mais extremas do motor wankel ate porque ele e pequeno e nao e dificil fazer um wankel com seis rotores dois motores 20b alinhados deslocando quatro litros um 40b repare nos corpos de borboleta individuais e na falta de capo nao tinha como nao ser ensurdecedor [youtube id= ay9ptla3mse width= 620 height= 350 ] oito rotores sao pouco para voce que tal entao 12 o motor 52b que estes caras fizeram tem porte fisico similar ao de um v8 big block porem e capaz de entregar 1 400 rpm sem qualquer tipo de induçao forçada de acordo com a descriçao do video e possivel que a potencia dobre ou ate triplique com combustivel de alta octanagem e um ou dois turbos [youtube id= q2ifwveybrs width= 620 height= 350 ]
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