o ano de 2016 marcara os 40 anos do golf gti mas a volkswagen parece ter resolvido adiantar as comemoraçoes para agora na ediçao de 2015 do worthersee isto porque o evento alem de todos os carros dos entusiastas que lotam a beira do lago na austria a volks levou uma bela seleçao de conceitos do golf afinal que melhor lugar para mostrar novas ideias do que a maior reuniao de fas da marca nos dias que antecederam o worthersee e no primeiro dia do evento a vw nao revelou muita coisa mas agora os detalhes dos conceitos foram divulgados nos vamos conhecer cada um deles agora alem de dar uma olhada nos conceitos que outras preparadoras mais especificamente a abt e a oettinger — tambem apresentaram no festival golf gti clubsport este provavelmente e o unico conceito que tem chances reais de se transformar em um modelo de produçao o gti clubsport e baseado no gti comum e traz o mesmo quatro cilindros de dois litros turbinado porem calibrado para entregar 265 cv — um ganho de 35 cv alem disso um botao de overboost devera aumentar a potencia em cerca de 10% chegando a 290 cv por um curto periodo [gallery columns= 4 link= file ids= 54257 54258 54259 54260 ] a volkwagen diz que o gti clubsport e um conceito muito proximo do produto final cujo lançamento no ano que vem ja e dado como certo as modificaçoes esteticas sao relativamente simples mas fazem diferença o para choque dianteiro e totalmente novo com defletores de ar maiores e um splitter; a traseira recebeu um novo difusor e um spoiler funcional no teto; as rodas de 19 polegadas sao exclusivas modelo bresica o teto e pintado de preto e uma faixa lateral remete ao primeiro gti de 1976 o interior tambem recebeu atençao com revestimento de alcantara e costuras vermelhas nos bancos concha de visual bastante ousado e apoio lateral ainda melhor; nos paines de porta e no volante de base chata que tambem traz a famosa marca das 12 horas na parte superior o cambio para alegria dos puristas e manual e a alavanca traz a classica manopla em forma de bola de golfe [youtube id= 4kqw0ppmwz4 width= 620 height= 350 ] a volkswagen garante que a grande maioria destes itens incluindo os bancos estara na versao de produçao do golf gti clubsport porem nao disse a que altura de 2016 o carro sera lançado uma coisa porem e certa ele sera o gti produzido em serie mais potente de todos os tempos golf variant biturbo ha um culto cada vez maior as peruas esportivas — talvez porque como tudo que começa a desaparecer elas se tornaram ainda mais atraentes aos olhos de um entusiasta assim e natural que voce acabe olhando com bastante carinho para uma perua com dois turbocompressores como o golf variant biturbo um dos dois conceitos feitos por aprendizes que a volkswagen levou para o worthersee e bem provavel que voce saiba que no brasil apenas veiculos de carga e transporte coletivo podem usar motores a diesel o que nos priva da diversao de poder acelerar um carro com motor torcudo ronco agressivo e consumo de combustivel bem moderado como os europeus podem fazer curiosamente os europeus tem certo preconceito com esportivos a diesel por exemplo por mais desejavel que seja o golf gtd versao esportiva com um 2 0 tdi de 184 cv e 38 7 mkgf de torque ele nao e considerado um esportivo de verdade la no velho mundo e mais ele ainda por cima e vendido como perua — o golf gtd variant e justamente neste carro que e baseado o golf variant biturbo criaçao conjunta de 14 estagiarios da equipe de engenharia da volkswagen em zwickau alemanha ao melhor estilo hot rod os aprendizes retiraram o motor original e colocaram em seu lugar o 2 0 biturbo usado no passat variant que e capaz de desenvolver 240 cv e 51 mkgf de torque o sistema de traçao integral 4motion do passat tambem foi instalado no golf embora a transmissao dsg de dupla embreagem e sete marchas pareça ter dado lugar a um cambio automatico convencional a vw nao forneceu dados de desempenho infelizmente mas considerando que o passat chega aos 100 km/h em seis segundos da para imaginar que sendo mais leve o golf variant biturbo seja ainda mais veloz esteticamente o carro recebeu pintura na cor azul alor blue com faixas em preto perolizado e novas rodas por dentro o interior foi customizado para acompanhar as novas cores da carroceria com couro azul e preto nos bancos e paineis de porta o porta malas traz uma prateleira deslizante enquanto o revestimento do teto foi decorado com um motivo ceu noturno que inclui um mapa do estado da saxonia onde fica a fabrica de zwickau apesar de ter um visual que para alguns pode ser chamativo demais gostamos bastante do conceito olha o stance visto de traseira e certamente adorariamos acelera lo golf gti dark shine outro conceito feito por estagiarios o gti dark shine e ainda mais radical e um show car sim — condiçao logo denunciada pelo esquema de pintura em dois tons e pela suspensao preparada mas no quesito performance e que ele mostra a que veio fabricado por uma equipe de 13 aprendizes que inclui dois tecnicos em pintura quatro tecnicos em interiores quatro tecnicos em mecanica e eletronica automotiva um designer de midia e dois tecnicos especializados em engenharia de plasticos e borracha o gti dark shine e uma verdadeira demonstraçao do que uma equipe tao jovem os garotos e garotas tem entre 19 e 23 anos consegue fazer [youtube id= 9eu4xmu nuy width= 620 height= 350 ] indo direto ao ponto um motor 2 0 turbo capaz de entregar nada menos que 395 cv e 49 7 mkgf de torque numeros bem proximos do golf r400 diga se o que significa que o dark shine e um caso de all show all go novamente nao ha dados de desempenho mas sabemos que o r400 e capaz de chegar aos 100 km/h em menos de quatro segundos com maxima de 280 km/h com so 5 cv a menos o dark shine nao deve ficar muito atras [gallery columns= 4 link= file ids= 54249 54248 54247 54250 ] seu nome como nao e dificil presumir vem da pintura bicolor nas cores cinza daytona grey e amarelo perolizado r yellow toda feita e polida de forma artesanal a tematica se repete no filete da grade que no gti e vermelho nas rodas cinza e nas pinças de freios amarelas por dentro o couro dos bancos recaro e cinza enquanto as costuras e detalhes no acabamento como os raios do volante e as molduras dos instrumentos e saidas de ar sao amarelos o toque tuning fica pelo sistema de som que com oito alto falantes distribuidos pelo interior e tres subwoofers no porta malas tem potencia total de 3 500w o subwoofer central e iluminado por leds e o amplificador fica em um compartimento no assoalho do porta malas coberto por uma tampa de vidro e todo o sistema e gerenciado por um aplicativo em um tablet golf gte sport concept agora o conceito mais radical que a vw levou para o worthersee foi o gte sport um golf hibrido com visual futurista e desempenho de supercarro 0 0 100 km/h do hibrido de 400 cv e de apenas 4 3 segundos com maxima de 280 km/h seu visual segue a linha de outros conceitos recentes baseados no golf que dificilmente se tornarao realidade como o design vision gti de 2013 e os carros para gran turismo 6 carroceria toda feita de fibra de carbono e mais baixa e larga perfil mais proximo do chao e entradas de ar nas laterais a dianteira porem parece adiantar o aspecto do golf com a nova identidade visual da volkswagen ja empregada no novo passat o interior e tao futurista quanto o lado de fora com cockpit dividido por um enorme console central e bancos concha o volante lembra os usados na formula 1 e fica na frente de um cluster totalmente digital o lado do passageiro tambem tem um pequeno display capaz de mostrar em tempo real dados de funcionamento do carro como a velocidade as rotaçoes do motor e a marcha usada no momento [youtube id= xz4aeeouakm width= 620 height= 350 ] o grande segredo do gte sport obviamente esta no conjunto mecanico que usa um motor a combustao e dois motores eletricos o primeiro veio direto do polo que compete no wrc um quatro cilindros de 1 6 litro com turbo 300 cv e 40 8 mkgf os motores eletricos entregam 115 cv cada e sao instalados na dianteira e na traseira um em cada eixo o motor dianteiro entrega 33 5 mkgf de torque e o traseiro 27 5 mkgf o gte sport pode rodar movido apenas pelos motores eletricos ou obviamente por todo o conjunto propulsor nesse caso a potencia total e de 400 cv e o torque de 68 3 mkgf — moderados pela transmissao dsg de dupla embreagem e seis marchas bonus abt e oettinger nao foi apenas a vw que levou carros para o worthersee as tradicionais preparadoras alemas abt e oettinger tambem marcaram presença cada uma com um golf preparado e modificado [gallery columns= 4 link= file ids= 54266 54265 54268 54269 ] a abt pegou um golf r que ja e um belo carro com 300 cv e traçao integral e o transformou no abt 400 como voce ja deve ter deduzido a potencia do 2 0 tsi passou de 300 cv para 400 cv enquanto a carroceria recebeu um chamativo envelopamento verde e grafite notou como o bicolor anda com força entre os conceitos nos ultimos meses alem de rodas de 20 polegadas com as mesmas cores a abt tambem instalou um novo sistema de escape menos restritivo com saidas de 102 mm de diametro grade personalizada e farois com aplique do tipo bad boy na cor da carroceria ja a oettinger foi ainda mais radical ja mostramos uma previa do golf 500r aqui mas e a primeira vez que ele aparece em publico seu maior atrativo e o motor em vez do 2 0 tsi de 300 cv o golf r agora exibe orgulhoso em seu cofre o 2 5 tsi do audi tt preparado para entregar nada menos que 518 cv e 69 3 mkgf de torque graças a um turbo maior e a ecu reprogramada acoplado a transmissao dsg de sete marchas o motor leva o 500r aos 100 km/h em 3 4 segundos com maxima de mais de 300 km/h para frear o bicho a oettinger instalou discos perfurados e ventilados e pinças de seis pistoes nos quatro cantos as rodas sao da ats de 20 polegadas e calçadas com pneus dunlop sport maxx de medidas 275/25 por dentro a habitual combinaçao de bancos concha e alcantara se faz presente com o volante de base reta revestido no mesmo material o diferencial fica pelos apliques laranja e pelo acabamento do painel que troca o preto brilhante de fabrica por um criativo padrao com os emblemas de marcas iconicas de lubrificantes combustiveis e peças de alta performance [youtube id= 9yihjtaaimo width= 620 height= 350 ] por fora o laranja reaparece em detalhes na carroceria cinza mas a principal mudança e o body kit com para lamas que aumentam a largura do carro em 10 cm dando ao 500r uma postura bem agressiva agora nos diga qual foi o seu golf favorito no worthersee 2015
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.