lembra da serie flatout — nao seu site favorito mas a franquia de games de corrida e destruiçao que foi lançada em 2004 sim ha dez anos flatout e suas sequencias foram lançados ate 2011 para consoles domesticos e computadores mas a desenvolvedora original a finlandesa bugbear entertainment nao cuida da serie desde 2008 tendo partido para outros projetos o ultimo game lançado pelos caras foi ridge racer unbound um dos mais recentes titulos da famosa franquia ridge racer — uma das favoritas dos nintendistas lembram da mascote gatinha reiko nagase estamos fazendo esta micro retrospectiva para mostrar que a bugbear entertainment entende do riscado — e seu atual projeto wreckfest promete revolucionar o modo como encaramos as colisoes em games de corrida e garantir muita diversao no processo wreckfest e encarado por seu criador o finlandes janne suur nakki como o sucessor espiritual do primeiro flatout — que hoje em dia e considerado um classico dos games de corrida contudo dez anos depois a atual tecnologia de desenvolvimento de games permite uma experiencia muito mais realista e convincente especialmente em colisoes criar uma boa fisica de colisoes e sempre um desafio para quem se aventura a fazer games de corrida por isto muitas vezes vemos algumas situaçoes bizarras em games consagrados como as capotagens infinitas em sega rally ou os famosos carros voadores de gran turismo em games onde o foco e a pilotagem ou o realismo grafico as colisoes sao puramente esteticas; a interaçao da estrutura do carro com o cenario nao e exatamente uma prioridade e por isto podem acontecer estes bugs por outro lado o contrario tambem e bem comum voce se choca contra a traseira de outro carro a mais de 300 km/h e os dois seguem seu caminho como se nada tivesse acontecido e porque o game nao foi programado para mostrar nenhuma reaçao — uma especie de licença poetica para nao atrapalhar a dinamica da sua sessao de jogatina esta e a diferença de wreckfest o game que começou a ser desenvolvido em 2012 e foi anunciado em agosto de 2013 como next car game — pois seria o proximo game da bugbear que so faz jogos de corrida — usa uma engine proprietara desenvolvida in house — a romu engine romu em finlandes significa sucata pegou pois bem a romu e uma engine grafica do tipo soft body corpo macio isto significa que os elementos usados para modelar os veiculos sao independentes e deformaveis — quase todos eles — e interagem com o ambiente de varias formas diferentes dependendo da velocidade e da força de uma colisao uma atençao extra foi dada a este aspecto e por isso wreckfest tem algumas das colisoes mais realistas que ja vimos todos os componentes isolados que formam um carro de wreckfest — quase todos sao deformaveis a titulo de curiosidade existem tambem engines do tipo rigid body corpo rigido mais simples com objetos que nao se deformam eles podem ate receber uma skin que muda de forma ao interagir com o cenario e outros objetos mas a estrutura permanece inalterada o resultado pode ate ser visualmente convincente poremo carro nao esta amassado de verdade — so parece enfim nao e o caso de wreckfest para garantir que as colisoes e suas consequencias fossem as mais realistas possiveis os desenvolvedores de wreckfest passaram centenas de horas analisando situaçoes reais de colisoes — vendo videos assistindo a corridas ao vivo e ate indo a um ferro velho pegando os carros e batendo uns nos outros para ver como eles se comportavam isto foi necessario porque eles queriam levar em conta fatores como o peso do veiculo o angulo e a velocidade das colisoes e a estrutura de cada um dos veiculos tanto esforço pelo jeito esta valendo a pena olha so o nivel de realismo das colisoes no teaser trailer do jogo [youtube id= fcmd1rojjm0 width= 620 height= 350 ] voce percebeu que nao usamos a palavra acidente nenhuma vez isto porque como o nome diz wreckfest e uma festa de colisoes propositais os modos de jogo incluem corridas de demoliçao cujo objetivo e ser o ultimo carro funcionando na arena destruindo todos os outros mas caso voce nao curta este tipo de coisa tambem ha corridas convencionais em pistas de asfalto e de terra — que tambem se beneficiam do realismo das colisoes da romu engine para oferecer uma experiencia muito mais extrema agora nem tudo foram flores ate agora para a bugbear no fim de novembro de 2013 o estudio abriu uma campanha no kickstarter para ajudar a financiar a conclusao do game — a meta para isto eram us$ 350 mil cerca de r$ 860 mil com uma meta adicional de us$ 1 5 milhao r$ 3 7 milhoes para o desenvolvimento do port para playstation 4 e xbox one contudo em maio deste ano com o prazo proximo do fim e apenas pouco mais de us$ 85 mil arrecadados o crowdfunding foi cancelado pois obviamente nao atingiria o objetivo em vez de desistir do projeto a bugbear decidiu mudar a abordagem e oferecer uma versao de demonstraçao da engine do game atraves de seu site oficial com a boa receptividade — maior que a do crowndfunding — uma versao de acesso antecipado foi lançada ainda no site oficial pouco antes do natal de 2013 o resultado em uma semana o game vendeu mais do que os us$ 350 mil inicialmente previstos e recebeu analises muito positivas da imprensa especializada e do publico o verdadeiro salto veio em janeiro deste ano com o lançamento da versao de acesso antecipado no steam em uma semana mais de us$ 1 milhao foram arrecadados em vendas com cinco carros e sete circuitos quatro tradicionais e tres arenas de demoliçao a versao de acesso antecipado ainda esta disponivel no steam e custa r$ 69 99 r$ 99 99 na versao deluxe com um carro trilha sonora e wallpapers exclusivos a versao final ainda sem data de lançamento tera um sistema de modificaçao com o qual voce podera melhorar seu carro comprando novos componentes — e vender os que nao usa mais atraves de uma pagina de classificados alem de um modo multiplayer online para ate 24 jogadores a bugbear entertainment estima que wreckfest sera concluido e tera a versao final lançada ainda neste ano estamos ansiosos e voce
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.