o nome hks e um dos mais importantes da cena aftermarket japonesa alem de ser fornecedora de alguns dos componentes de preparaçao melhor conceituados do mercado eles possuem tradiçao em diferentes categorias de automobilismo da arrancada ao time attack e alguns de seus carros se tornaram icones duradouros um bom exemplo sao os skyline de arrancada que a hks fez nos anos 1990 e 2000 que muitos aqui ficaram conhecendo graças a gran turismo e alguns foram pegos desprevenidos sem saber que aqueles carros simplesmente nao foram feitos para fazer curvas aconteceu comigo de todo modo os r32 e r33 de arrancada estao longe de serem os unicos skyline especiais que a hks fez naquela epoca mais precisamente em 1993 quando a preparadora apresentou o hks zero r embora fosse baseado no gt r r32 o famoso godzilla o zero r era encarado pela hks como um carro distinto ao ponto de a empresa dar inicio ao processo de homologaçao do zero r como hks e nao um nissan incluindo sua propria sequencia de numeros de chassi — nao muito diferente do que a ruf faz com os porsche na alemanha [caption id= attachment_242521 align= aligncenter width= 999 ] foto japanclassics[/caption] havia motivos para que a hks enxergasse o zero r como um produto proprio embora ele fosse instantaneamente reconhecivel como um skyline gt r r32 havia uma quantidade consideravel de modificaçoes que modificavam a personalidade do carro para começar o motor o seis em linha rb26dett trocava o sistema biturbo por um unico turbocompressor em um dos primeiros kits do tipo desenvolvidos para o gt r por uma preparadora; e tinha o deslocamento ampliado de 2 568 para 2 688 cm³ de 2 6 litros para 2 7 litros arredondando atraves de um aumento no diametro dos cilindros de 86 mm para 88 mm enquanto o curso dos pistoes permanecia em 73 7 mm o motor tambem recebia componentes internos forjados de fabricaçao propria; comandos de admissao e escape feitos sob medida; e uma ecu propria o resultado era um salto de 280 cv e 36 9 kgfm para pelo menos 450 cv e 50 kgfm de torque segundo a propria hks [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 242525 242529 ] o sistema de traçao integral attesa ganhava um sistema de controle de traçao com calibragem exclusiva e o carro ainda ganhava um sistema de suspensao com amortecedores ajustaveis do tipo coilover os para lamas alargados davam espaço suficiente para as rodas de 18x9 polegadas calçadas com pneus 245/40 medidas conservadoras hoje em dia mas bastante ousadas em 1993 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 242528 242527 ] a carroceria perdia os emblemas da nissan e tinha novos para choques o dianteiro tinha enormes farois auxiliares redondos que davam ao zero r ares de carro de rali com um pouco de imaginaçao claro o traseiro era embutido nos para lamas e mudava sensivelmente a postura do carro a traseira parecia mais arrebitada e imponente o para choque em si era volumoso pois escondia os abafadores do sistema de escape feito sob medida deixando apenas as ponteiras de fora o coletor na verdade era tao grande que obrigou a hks a realocar o tanque de combustivel que foi parar no lugar dos bancos traseiros sim o hks zero r e um dois lugares apenas o plano da hks era fazer dez exemplares do zero r mas foram feitos apenas quatro depois disto o projeto foi cancelado sem muita explicaçao em algum momento entre 1995 e 1997 ja havia ate material promocional incluindo um catalogo e videos de apresentaçao tipicamente noventistas https //www youtube com/watch v=u_wuqcts9o0 de acordo com dino dalle carbonare do speedhunters que teve a chance de ir ate o japao ha alguns anos e conferir de perto o exemplar do zero r em posse da hks a razao para o cancelamento foi burocratica e economica na hora de registrar os carros como modelos hks e nao nissan a preparadora esbarrou na necessidade de fazer novos crash tests algo que nao seria necessario caso os carros fossem considerados exemplares modificados do skyline sem a intençao de voltar atras na denominaçao dos carros a hks simplesmente desistiu de seguir em frente a hks guardou um dos carros para si vendeu outros dois para clientes no japao e enviou o quarto zero r para o sultao do brunei que provavelmente nunca sequer deu uma voltinha pelo quarteirao com seu exemplar nos parece um tanto improvavel que uma empresa grande e bem estabelecida como a hks tenha se descuidado a ponto de esquecer a necessidade dos crash tests deve haver algo mais nesta historia uma possibilidade e que com o estabelecimento do japan ncap que começou a realizar crash tests no japao a partir de 1995 a legislaçao para segurança automotiva no japao tenha mudado e a hks tenha de fato sido pega de surpresa com a obrigatoriedade dos crash tests dino afirma que o custo unitario de cada exemplar saltou para mais de ¥ 13 000 000 com as despesas com testes de colisao e isto acabou com a lucratividade do zero r e claro que isto jamais foi confirmado de forma oficial pela hks e talvez nunca seja de todo modo vamos avançar alguns anos no tempo em 2005 a hks anunciou que estava revivendo o projeto porem para evitar novos imprevistos os carros continuariam sendo oficialmente exemplares do gt r r32 e eles tambem eram diferentes tecnicamente segundo a preparadora embora 450 cv fossem um bom numero em 1995 os tempos ja haviam mudado por isso o novo zero r recebeu um motor rb28dett de 2 8 litros e tornou a ser sobrealimentado por dois turbocompressores o motor tambem foi equipado com um sistema de comando variavel que nao estava presente no zero r original com isto a potencia passou de 450 cv para 600 cv e de acordo com a hks isto lhe rendeu um comportamento mais linear com mais torque em baixa e capacidade para atingir os 300 km/h o zero r renascido tambem foi equipado com alguns componentes nismo como suspensao e freios; e com peças do skyline gt r r34 como o banco do motorista e o sistema de transmissao que segundo a hks e mais robusto que no r32 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 242534 242533 242532 242520 ] acredita se que a hks tenha feito enfim os dez exemplares do zero r desde o inicio mas esta informaçao nunca foi confirmada por eles o que se sabe em janeiro de 2019 o exemplar numero 3 foi leiloado pela agencia bh auctions durante o tokyo auto salon com pouco mais de 48 000 km marcados no hodometro e restaurado com perfeiçao pela hks o zero r foi arrematado por ¥ 16 200 000 o equivalente a mais de r$ 590 000 em conversao direta
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