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Zero a 300

ZR1 pode custar até US$ 240 mil | Mazda fará um Supra? | Bandido do cocô ataca Stellantis e mais!

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Corvette ZR1 custa até US$ 240 mil nos EUA

Números parecem ser a razão da existência do Corvette ZR1; são publicados à conta-gotas regularmente desde que o carro foi apresentado pela primeira vez no início de julho de 2024. E são todos impressionantes, os tais números. Você gosta de números? Cara, se não temos um monte deles neste assunto… O C8 ZR1 é talvez o carro mais impressionante da história. No papel.

Ainda ontem soubemos que o ZR1 quebrou o tempo de volta do Porsche 911 GT3 RS na pista Road America em cinco segundos (2:13.8) e quebrou o recorde do GT2 RS em Road Atlanta por dois segundos (1:24.8), além de outros três recordes em pista. Antes disso, soubemos que mesmo alguém tão famoso por dirigir mal quanto o presidente da empresa, Mark Reuss (certa vez jogou um Corvette na parede em cadeia nacional de televisão americana, sem motivo nenhum) conseguiu chegar facilmente aos 375 km/h com um ZR1 sem as asas do kit ZTK.

Soubemos que o novo ZR1 também é o Corvette mais rápido de todos os tempos, na crucial prova de 0-96 km/h, ou 0-60 mph: 2,3 segundos. É mais rápido até do que o E-Ray , que tem tração nas quatro rodas graças ao motor elétrico dianteiro, com 2,5 segundos. Hipercarros como o Aston Martin Valkyrie, Lamborghini Revuelto e Lotus Evija fazem o mesmo tempo, custando muito mais, sabia? A Chevrolet não nos deixa esquecer. O quarto de milha é despachado em apenas 9,6 segundos a 241 km/h, mais números impressionantes.

Isso não veio à toa; veio de um motor cheio de números impressionantes: se o Corvette Z06 já era um carro incrível, com seu V8 de virabrequim plano capaz de chegar a 8600 rpm, e 670 cv, o ZR1 vai muito além. Coloca dois turbos nele, para mais números que geram cacofonia e estupefação: quase inacreditáveis 1079 cv, e o torque de 114,5 mkgf. O carro pesa 1700 kg, talvez o mais leve carro de 1000 cv em produção, uma tortura de dados que nos impressiona não por eles em si, mas pelo fato de que há mais de um carro a venda com mais de 1000 cv.

O que faltava? Bom, o preço. Soubemos em janeiro deste ano que o carro começa em US$ 174.995 (R$ 1.013.660) nos EUA. Sem surpresa alguma, o número indica que é o Corvette mais caro de todos os tempos. Mais números: O Mclaren 750S custa praticamente o dobro, mas tem 750 cv “só”. O Porsche GT3 RS custa ao redor de 240 mil dólares (se você conseguir um no preço de tabela) mas tem METADE da potência do ZR1.

Mas hoje a notícia é que o configurador do carro já está disponível online para venda de carros nos EUA. Por isso, sabemos hoje que, sem incluir bobagens como entrega no Museu do Corvette em Bowling Green, ou acessórios, o Corvette ZR1 mais caro seria um 3LZ conversível, aos US$ 238.385 (R$ 1.373.002), nos EUA. Santos números impressionantes Batman!

A gente deveria agradecer à Chevrolet: nunca o carro deu tanto assunto para o zero a 300 em todos esses anos na indústria vital. Mas a gente, infelizmente, não pode deixar de notar que é número demais: há um carro de verdade debaixo deles? Bom, prometo que essa foi a última vez que falamos desses números. Acabaram as notícias.

E infelizmente a gente não dirige números; só carros. E números sozinhos não fazem algo bom, só impressionante. Estamos começando a desconfiar que há barulho demais, e onde há barulho demais, normalmente é confusão, não alegria. Bom, estou disposto a descobrir, mas para isso, preciso dirigir um. Your move, Chevy. (MAO)

 

“Bandido do cocô” ataca fábrica da Stellantis

E já que estamos falando da indústria americana, vamos cair na escatologia. Não é nobre, mas pelo menos, divertido. Há um “bandido do cocô” solto numa fundição de motores em Kokomo (EUA), da Stellantis americana. Parem as prensas!

Supõe-se que se trata de um funcionário, e um que arrumou novas e criativas maneiras de ventilar suas frustrações sem ser descoberto. Já sabemos o fim disso: certamente será descoberto e demitido, proporcionando a ele mais uma forma de ficar frustrado na vida. Mas não custa avisar: Caro bandido do cocô, é bom saber que sem emprego, lidar com frustrações é bem pior.

Mas o fato é que a forma que ele encontrou para expor sua revolta é, bem… revoltante. Sim: espalhou cocô por todo lado. Segundo o jornal Detroit Free Press, por repetidas vezes, diferentes banheiros da unidade fabril foram encontrados repletos de fezes. Os excrementos são espalhados pelas paredes, portas, barras de apoio para deficientes, torneiras e no chão, onde se formam “pilhas” de cocô. How Sweet.

A direção da fábrica, revoltada, emitiu comunicados, restringiu acesso aos banheiros e está investigando o assunto. Voltaremos aqui contando o que aconteceu quando o bandido do cocô for pego. Ou não! (MAO)

 

Toyota e Mazda podem fazer Supra/RX7 juntos

Enquanto isso, no Japão, o motor Mazda de seis cilindros em linha, e sua plataforma RWD-based continua um dos mais mal aproveitados investimentos em hardware da história, do ponto de vista da engenharia automotiva. Base perfeita para carros de luxo de alto desempenho no idioma alemão dos anos 1990, ou carros esporte e GT em forma de cupês e conversíveis, a plataforma permanece enterrada em SUVs sem graça, que podiam ser até elétricos que ninguém veria a diferença.

A plataforma Mazda

Mas isso pode estar mudando. E por causa de outra empresa japonesa, a Toyota. Embora os detalhes oficiais sobre o novo Supra permaneçam inexistentes, um novo boato vindo do Japão sugere que ele poderia compartilhar seu DNA com um carro esportivo da Mazda, exatamente usando esta plataforma de seis cilindros em linha e tração traseira ou nas quatro rodas.

O seis em linha Mazda

A fonte, a revista japonesa  Best Car, diz que a Mazda está desenvolvendo um novo carro esportivo com motor dianteiro e tração traseira, como um potencial sucessor espiritual do RX-7 e RX-8. No entanto, em vez do motor rotativo exclusivo da empresa, este modelo supostamente usaria um motor de seis cilindros em linha. E como foi com a BMW; pode haver uma versão Toyota desse Mazda.

Será verdade? Parece bom demais para ser. Mas faz algum sentido: a anterior ideia da Mazda de reviver o RX7 como um elétrico, com o motor rotativo funcionando somente como um range-extender, é, vamos falar a verdade, uma ideia de jerico. Um parceiro de peso como a Toyota podia resolver o problema. Não seria um RX7, sem rotativo, mas seria um carro melhor. Né? Veremos! (MAO)

 

Honda e Nissan desistem de casamento

Não era exatamente um casamento feliz, pela cara deles

Pouco tempo atrás, dissemos que a fusão Honda-Nissan estava fazendo água. Bem, agora afundou de vez, e com ela, os planos da Honda de aumentar seu tamanho, e os da Nissan… bem, de não morrer, né?

A Honda e a Nissan assinaram um Memorando de Entendimento em 23 de dezembro de 2024 para discutir uma fusão. O plano era estabelecer uma nova holding para integrar as duas grandes japonesas e entrar em operação já em 2026. No entanto, logo após a assinatura do MoU, fontes próximas ao assunto sinalizaram que o acordo estava fadado ao fracasso. Agora é oficial, e a fusão foi cancelada.

A Honda e a Nissan emitiram um comunicado de imprensa idêntico afirmando que as negociações de fusão agora estão encerradas. Esses relatos sobre o desejo da Honda de transformar a Nissan em uma subsidiária são confirmados no anúncio oficial como uma das “várias opções” que foram analisadas durante as discussões.

E agora? Bom, obviamente a Nissan ainda está buscando um parceiro. A fabricante de eletrônicos taiwanesa Foxconn ainda está interessada em uma colaboração, mas a fabricante de iPhone não quer comprar a Nissan; muito problema. Enquanto isso, a Nissan está avançando com um plano de reestruturação que foi anunciado em novembro passado. Ele envolve a eliminação de 9.000 empregos e a redução da capacidade de produção global em um quinto. A situação é difícil, principalmente para esses 9000 funcionários. Vamos ficar no aguardo para os próximos capítulos desta triste novela. (MAO)

 

ID.Buzz e Dakar lembram corridas do passado. E cigarro!

O Porsche Classic Center Gelderland na Holanda criou este par diferente. Um 911 dakar e um VW Id.Buzz decorados ambos com o famoso esquema de cores do cigarro Rothmans, misturando azul escuro e branco com gráficos vermelhos e dourados. Letras Porsche e adesivos de corrida ao longo do perfil completam a transformação em estilo retrô, fazendo com que pareça um veículo de suporte para corridas do passado. Ou de um futuro preso no passado?

Não há como não ver isso: é cosplay, né? O Dakar não é um carro de rali de verdade, não está indo para lugar nenhum competir, e o ID.Buzz também não é veículo de apoio para ele; capaz é de ficar sem bateria no meio do nada se fosse, e ter que ser rebocado pelo 911. Parece coisa de adulto brincando de Hot-Wheels essa coisa toda. Lembro que, somente no Natal a gente ganhava um conjunto especial Matchbox com um carro rebocando outro, e era a glória. Bom, deite seus olhinhos nisso, em versão 1:1.

Tá bom, chega de cinismo. É legal pacas o conjunto, o matching-set. E é por isso apenas, por ser uma imagem legal pacas, e uma que nos aquece o coraçãozinho nem que seja por lembrar de Kombis e 911 de verdade, que usamos elas para terminar esse zero a 300 de hoje. Um bom dia para todos, e bola para frente, que o dia está só começando! (MAO)