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Papo de Garagem Técnica

Especial preparação Dodge V8, Dart Sharpening: diferenciais, blocantes e suspensão traseira

Caros leitores. No primeiro texto deste especial de preparação de Dodge V8 – que batizei de Dart Sharpening –, falei sobre a importância de se reforçar o monobloco com os subframe connectors e também conversamos um bocado sobre os sistemas de direção e de suspensão dianteira. Agora, vamos para a outra extremidade do veículo. A suspensão traseira dos Darts está bem longe de ser um primor de projeto, mas se tratada corretamente, vai permitir melhoras sensíveis no comportamento do veiculo. Aqui vamos falar sobre eixo traseiro, suspensão traseira e o cardã, que não apenas apresentam relação com desempenho e potência, mas tem a ver também – e, bem, principalmente – com estabilidade e comportamento dinâmico. Primeiro vamos pensar nos elementos de suspensão: mais simples impossível, apenas 2 feixes de molas semi elípticas paralelas e amortecedores hidráulicos, isso é tudo o que temos na suspensão traseira, além, claro, do eixo rígido em si (na foto abaixo, um Dart americano)