No ano passado, o filme “Rush — No Limite da Emoção” fez um sucesso estrondoso, e até quem não é muito ligado em Fórmula 1 ficou colado na cadeira acompanhando a relação entre Niki Lauda (Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth) se transformar em uma das grandes rivalidades da história do automobilismo. Mas que tal levar um pedaço do filme para casa?
É exatamente isto que todo mundo terá a oportunidade de fazer graças à PropStore, empresa especializada em vender memorabilia de Hollywood. A empresa está promovendo um leilão de props (objetos cenográficos) do filme de Ron Howard — e traz tudo, desde objetos pequenos como pastas e carteiras até réplicas inteiras de carros de Fórmula 1 históricos.
Serão 250 lotes leiloados, todos sem reserva. Com uma variedade tão grande, é de se esperar que algumas coisas bem interessantes apareçam, não é? Pois nossas expectativas não foram frustradas — pelo contrário: luvas, capacetes, balaclavas e macacões usados pelos atores principais são alguns dos itens, além de objetos de cena, como pilhas de pneus e ferramentas (como as parafusadeiras dos mecânicos nos boxes).
Também serão leiloados alguns itens interessantes que mostram como os produtores do filme prestaram atenção nos detalhes, como a pasta usada por Niki Lauda em uma das cenas, que contém uma carteira, documentos e réplicas de seus contratos com a British Motors Racing, ou o isqueiro Zippo de James Hunt— objetos que nem aparecem detalhadamente, mas foram feitos da forma mais fiel possível.
É claro que a grande atração do leilão são os carros. Ron Howard usou alguns carros de Fórmula 1 genuínos em algumas cenas mais detalhadas, mas as sequências de corrida e acidentes foram feitos com réplicas — como a Ferrari de Niki Lauda, que deverá ser arrematada por algo entre £20-30 mil (R$ 80-110 mil). A maioria das réplicas do filme foi feita sobre monopostos de categorias de base do automobilismo — até mesmo o camera car, que também será leiloado.
Também serão leiloadas réplicas de cockpits — tanto as maquetes onde os atores ficavam sentados quanto as carenagens, que dariam belas peças de decoração na casa de qualquer entusiasta ou, no mínimo, um cockpit ultra-realista para jogar Forza/Motorsport/simuladores.
O leilão começará no dia 23 de junho, e irá até o dia 11 de julho. A cada dia 25 novos itens serão adicionados à lista para receber os lances — que os interessados poderão dar depois de fazer o cadastro no site da PropStore.
Como o Speedhunters apontou, esta coleção de memorabilia é interessante porque une automobilismo e cinema. E, especialmente no caso dos macacões, luvas e capacetes, é praticamente impossível encontrar os itens genuínos à venda, de modo que as réplicas usadas no filme são o mais perto que se pode chegar de ter um pedaço da história do automobilismo — e da rivalidade entre Hunt e Lauda — em casa.