ja faz 35 anos que as margens do lago worthersee na austria acontece o maior festival de fas da volkswagen em todo o planeta o encontro e tao grande que a propria volks aproveita para apresentar conceitos especialmente para seu publico ha nove anos um destes carros deixou todo mundo de boca aberta o golf gti w12 650 talvez voce ate ja tenha visto ou ouvido falar deste carro mas a gente nunca contou sua historia aqui hora de resolver isto todos sabemos que hot hatches sao bacanas porque conseguem empolgar mesmo com traçao dianteira e potencia relativamente baixa — quer dizer hoje em dia temos hot hatches de traçao integral com quase 400 cv mas voce entendeu nosso ponto so que a gente esta falando de um carro que mesmo apresentado em 2007 conseguiu subverter tudo o que a gente acha legal em um hot hatch so para nos impressionar e deu certo o golf gti w12 65o tem este nome porque bem seu motor e um w12 de 650 cv quer dizer um wr12 pois e formado por dois motores vr6 unidos pelo virabrequim este motor foi e ainda e usado por varios modelos espalhados pelo grupo volkswagen quando naturalmente aspirado costuma entregar entre 420 e 450 cv e ser utilizado em sedas e suvs de luxo como o audi a8 e os volkswagen phaeton e touareg com dois turbocompressores a coisa fica ainda mais interessante no bentley continental speed sao 610 cv de pura selvageria voce ja deve ter deduzido que a vw pegou o motor do bentley — ele ja tinha os dois turbos tornando menos trabalhoso atingir a potencia de 650 cv com torque de 76 5 mkgf a linha vermelha do conta giros começa em 7 500 rpm naquela epoca a volkswagen ja tinha a transmissao dsg de dupla embreagem no entanto gti w12 recebeu uma caixa automatica de seis marchas tiptronic — que na epoca era a unica capaz de lidar com tanto toque sem que seus componentes internos virassem farelo de metal resultado um conjunto capaz de levar o golf ate os 100 km/h em apenas 3 7 segundos com maxima declarada em 325 km/h e muito folego quando um carro e realmente insano ha muito mais coisas interessantes para ver do que o motor e isto e verdade com o golf w12 pois diversas adaptaçoes tiveram que ser feitas para que tudo funcionasse por exemplo a plataforma e do golf de quinta geraçao mas os freios dianteiros sao da perua audi rs4 enquanto o eixo traseiro incluindo a suspensao multilink e os freios das rodas de tras vieram do lamborghini gallardo visualmente o que temos e o golf mk5 mais extremo ja feito a dianteira recebeu uma gigantesca entrada de ar os para lamas foram alargados ao todo o carro e 16 cm mais largo que um golf mk5 comum e as laterais receberam entradas de ar funcionais a frente das rodas traseiras o teto e de fibra de carbono e junto com as colunas c flutuantes e com a asa traseira forma ajuda a direcionar ar frio para o radiador traseiro que ganhou duas ventoinhas enormes trabalhando freneticamente para ajudar a arrefecer o motor tudo isto dito parece que estamos falando de um carro completamente insano na hora de acelerar e bem ele e mesmo mas nao por ser muito bem acertado em curvas e sim por ser muito muito dificil de controlar como e dito neste review da evo magazine alem do entre eixos curto e da quantidade enorme de potencia e torque do motor que nao foi exatamente feito para um hot hatch o cambio nao era o mais indicado para uma conduçao esportiva — era comum que o carro exigisse trocas de marcha em horas inesperadas como no meio de uma curva de alta tambem era dificil domina lo ao contornar uma tangente — se voce acelerasse demais o subesterço era inevitavel se tirasse o pe o golf w12 perderia a traseira na certa isto aconteceu porque os engenheiros da volks nao tiveram muito tempo para realizar ajustes finos no carro antes que ele fosse apresentado por isto a suspensao podia ser melhor acertada bem como os sistemas eletronicos [youtube id= x9tjpgy 38m width= 620 height= 350 ] jeremy clarkson que o diga de qualquer forma o pouco tempo de desenvolvimento e execuçao nao impediu que o visual do carro fosse simplesmente matador alem do stance extremamente agressivo proporcionado pelas proporçoes do carro sua altura em relaçao ao solo e o tamanho das rodas o interior recebeu diversas modificaçoes que deixam clara sua vocaçao para o alto desempenho com couro alcantara por todos os cantos o painel recebeu mostradores para a pressao do turbo e temperatura dos gases do escape e comandos inspirados nos caças para diversos sistemas do carro — entre eles um sistema de supressao de incendio como nos carros de corrida o acabamento em detalhes brancos e vermelhos e tipico dos gti da volkswagen e a estetica geral envelheceu muito bem agora tudo nao passou de um conceito — ainda que dentro da propria vw havia quem torcesse para que a companhia o transformasse em realidade marc lichte designer responsavel pelo exterior do carro acreditava existir uma chance de que a alta diretoria da volks liberasse ao menos uma serie especial limitadissima isto nunca aconteceu como bem sabemos faz sentido do ponto de vista pratico — seria um investimento altissimo que certamente nao traria retorno do ponto de vista entusiasta e uma pena [ sugestao de tiago kfouri ]
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