ha algum tempo fizemos a nossos leitores a seguinte pergunta qual e o carro que saiu de linha deixou saudades e voce gostaria que voltasse usamos como exemplo o mazda rx 7 por uma infinidade de razoes — e um carro com historia um belo design e um conjunto mecanico marcante esta ultima e cortesia do motor rotativo wankel um dos poucos motores sem pistoes reciprocantes a atingir sucesso comercial a gente aqui no flatout adora o motor wankel apesar de ele jamais ter sido oferecido no brasil de forma oficial ainda que existam alguns exemplares importados de forma independente rodando por ai e preciso ter contato com uma bela obra de engenharia para poder aprecia la claro que nao [youtube id= 6bcgl2uumli width= 620 height= 350 ] com muito menos partes moveis o wankel era mecanicamente mais simples e graças ao movimento continuo dos rotores em forma de esfiha dentro da camara de combustao seu funcionamento e muito mais suave a potencia especifica e muito alta — o motor do mazda rx 7 de ultima geraçao era um dois rotores de apenas 1 3 litros que com dois turbocompressores entregava 280 cv claro hoje temos motores de quatro cilindros chegando cada vez mais perto dos 400 cv como e o caso do a45 amg e seu 2 0 turbo de 360 cv mas no caso do rx 7 estamos falando de um carro que começou a ser fabricado em 1991 — ou seja 24 anos atras e e obvio que iremos mencionar seu ronco agudo e estridente que lembra um enxame de vespas furiosas [youtube id= 40cxvrmf8bs width= 620 height= 350 ] dez minutos 787b e seu motor de 2 6 litros quatro rotores e 700 cv girando a quase 10 000 rpm o rx 7 e um dos grandes esportivos japoneses dos anos 1990 e 2000 que deixaram de ser produzidos e nao ganharam sucessor — e so isto ja e motivo suficiente para que desejemos uma nova geraçao se temos um gt r contemporaneo que esta em vias de ganhar um sucessor diga se por que nao podemos ter um rx 7 atual o mais perto que chegamos disto foi o rx 8 que fez relativo sucesso mas era um carro bem diferente um belo carro por sinal bem acontece que esta realidade tem chances de mudar claro este e mais um daqueles boatos que aparecem nos enchem de esperanças e depois nos acertam na cara voce pode ter pensado e nao e sem razao — faz pelo menos dez anos que a mazda da indicios de que um novo rx 7 podera ser feito mas ate agora nada passou de especulaçao agora no entanto temos algo bem mais palpavel isto porque a mazda confirmou hoje a britanica autocar que seu novo carro conceito para o salao de toquio que começa neste fim de semana sera um cupe esportivo com motor rotativo wankel sim vai acontecer eles tambem disseram que o carro tera dois lugares e duas portas — nada de seda com traje esportivo ou cupe com duas portas camufladas caso do rx 8 o design e o de um puro esportivo temos o mx 5 e outro icone e um esportivo com motor rotativo nao falamos em alcance de mercado mas este seria o segmento deste carro disse masamichi kogai presidente da mazda a publicaçao inglesa no entanto quem disse as palavras magicas foi ikuo maeda chefe do departamento de design da fabricante este carro representa nosso sonho mas nao queremos ficar so no sonho por muito mais tempo mas calma nao va soltando os fogos de artificio ainda a mazda confirmou que um esportivo com motor wankel sera sua principal atraçao e manifestou claro interesse em transforma lo em realidade mas nada disto significa que com certeza temos um novo rx 7 a caminho claro indicios nao faltam um novo rx 8 seria improvavel e certamente teria quatro portas e proporçoes mais conservadoras o nome rx 7 e muito forte e achamos que dificilmente a mazda deixaria de usa lo em um suposto novo carro esportivo com duas portas dois lugares e motor wankel e por ultimo mas essencial repare bem nas linhas do teaser que acompanha as noticias ainda que a silhueta sugira um capo mais longo e uma traseira mais curta e inegavel que as formas remetem ao rx 7 fd terceira e ultima geraçao repare na linha do teto no formato das janelas laterais e mais importante na traseira aquela lanterna traseira em uma peça unica escurecida com luzes circulares nas extremidades nos e extremamente familiar oh yes agora voce deve saber que a historia do rx 7 data de muito antes de 1991 quando a terceira geraçao foi lançada como falamos neste post o primeiro rx 7 data de 1978 quando ainda era chamado de savanna rx 7 e usava motores rotativos de dois rotores e 1 2 ou 1 3 litro ele nao foi o primeiro carro com motor wankel da mazda — este titulo vai para o cupe de luxo cosmo lançado em 1966 como contamos neste post o mazda cosmo por sua vez foi simplesmente o primeiro carro da mazda a vir equipado com o motor rotativo desenvolvido por felix wankel conhecido por sua alta potencia especifica o wankel de dois rotores do cosmo tinha exatamente 982 cm³ de deslocamento e entregava 110 cv em 1967 343 unidades — conhecidas como series i — foram produzidas e este carro e uma delas o que o torna bastante raro a partir de 1968 a potencia passou para 130 cv graças a um novo coletor de admissao o ganho poderia ser maior mas isto sacrificaria a durabilidade do motor e o entre eixos ganhou alguns centimetros a chamada series ii foi fabricada ate 1972 e adicionou mais 1 176 unidades ao total de mazda cosmo de primeira geraçao existentes no mundo nao fosse o cosmo nao haveria rx 7 porque foi ele o carro que mostrou que os motores rotativos eram economicamente viaveis e depois dele foi a vez do rx 3 produzido entre 1971 e 1978 compacto que tinha versoes cupe seda e perua sendo que algumas delas vinham com uma evoluçao do motor do rotativo encontrado no cosmo costuma se dizer que o rx 7 e o sucessor do rx 3 mas a verdade e que este nao foi desenvolvido para ser um esportivo puro o rx 7 era diferente e apresentava se como um rival para caras como o nissan s30 o famoso 240z com capo longo traseira curta e dois lugares os motores ainda eram de 1 2 e 1 3 litro sendo que a versao mais potente com turbo e injeçao eletronica tinha 165 cv nao era muita potencia claro mas isto nao impediu que o rx 7 fosse um sucesso no japao e nos eua com mais de 470 mil unidades produzidas a segunda geraçao apresentada em 1986 trouxe um carro maior e mais encorpado com uma carroceria inspirada no porsche 944 — olha so o perfil e o formato do vidro traseiro seu comportamento dinamico tambem era mais ameno com um leve subesterço e um que de grand tourer o que importa no entanto e que o motor wankel continuava la e cada vez mais potente um 13b turbinado entregava 215 cv alem disso a dirigibilidade da segunda geraçao foi muito elogiada pela imprensa especializada na epoca — publicaçoes americanas como a motor trend e a car and driver imediatamente o chamaram de carro importado do ano mesmo que os eua tivessem uma versao menos potente de 185 cv [youtube id= uz2z42pwbbc width= 620 height= 350 ] as duas primeiras geraçoes do rx 7 sao verdadeiros classicos mas foi a terceira que transformou seu nome em uma lenda nao apenas entre os fas da mazda ou de esportivos japoneses mas tambem entre os entusiastas em geral isto porque seu visual e simplesmente inconfundivel sua reputaçao foi sedimentada em videos da best motoring international filmes como velozes e furiosos series de anime e games de corrida como o ja citado gran turismo [youtube id= 7emnhbexbis width= 620 height= 350 ] o que e ate meio curioso se pensarmos bem a terceira geraçao do rx 7 foi a que obteve menos sucesso comercial definitivamente nao foi por incompetencia do carro — que pela primeira vez dispensava os motores naturalmente aspirados e nao estamos falando de downzing ou preocupaçao com consumo de combustivel nao o negocio aqui era ter um carro mais potente e sofisticado pura sofisticaçao foto ian strachan uma das grandes novidades era o intrincado sistema biturbo que usava dois turbocompressores para ampliar o rendimento do motor em baixas rotaçoes um deles fornecia 0 7 bar de pressao a partir de 1 800 rpm enquanto o segundo entrava em açao a partir dos 4 000 rpm tambem ate entre 4 500 rpm os dois turbocompressores trabalhavam juntos para fornecer 0 6 bar garantindo uma transiçao suave entre ambos os caracois tudo coordenado por um modulo eletronico desenvolvido em parceria com a hitachi chegava a ser poetico isto sem falar no imenso potencial de preparaçao do motor rotativo — os 700 cv sem induçao forçada do 787b eram uma prova disso com turbos maiores nao e incomum encontrar exemplares do rx 7 arranhando os 900 cv sem trocar componentes internos do motor [youtube id= jozotpxhtxu width= 620 height= 350 ] como voce deve lembrar os esportivos japoneses da epoca tinham componentes superdimensionados e um enorme potencial que nem fazia questao de se esconder mas ficava oculto por numeros de potencia e torque bastante conservadores por questoes de legislaçao no entanto o rx 7 havia crescido de tamanho e de repente começou a custar mais caro nao apenas por ser um carro maior mais moderno e mais potente mas tambem porque passou a se enquadrar em uma nova faixa tributaria quem queria um mazda esportivo acabava procurando um miata que custava menos e entregava muita diversao por outro lado duas coisas aconteceram depois da morte do rx 7 em 2001 suas apariçoes em filmes e games tornaram sua imagem ainda mais forte e o wankel continuou vivo e forte no rx 8 o que tirou o motor de cena foram mesmo as leis para emissoes que obrigaram a mazda a deixar de fabrica lo para seus carros de rua em 2012 no entanto o anuncio do conceito no salao de toquio veio confirmar algo que a mazda sempre deixou evidente o desenvolvimento do motor rotativo nunca parou ainda para a autocar kogai disse que a equipe de pesquisa e desenvolvimento esta trabalhando duro os objetivos sao estritos motores rotativos tem muitos problemas inerentes ao projeto e precisamos resolver cada um deles e nao e so a questao das emissoes mas tambem do desempenho e de torna los mais faceis de manter entao pessoal ha um comprometimento e a aparente vontade de fazer um esportivo no entanto ainda nao se fala em datas — a mazda diz que vai esperar o feedback ao conceito no salao de toquio talvez seja para definir o direcionamento do projeto no entanto diz se que e plausivel esperar um lançamento importante para meados de 2018 nos vamos ficar esperando e sempre caçando novidades seria uma volta e tanto
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