em maio de 2015 o volkswagen gol completou 35 anos de existencia os fas brasileiros da vw tem certo orgulho dele nao e para menos trata se de um projeto brasileiro que se tornou um dos carros mais vendidos do pais e detentor de uma numerosa comunidade de proprietarios e entusiastas alem disso ele e o unico volkswagen de passeio com motor boxer refrigerado a ar na dianteira o que o torna uma bela excentricidade aos volksmaniacos de outros paises — nem mesmo a brasilia outro projeto exclusivamente brasileiro que fez muito sucesso mas mecanicamente era um vw mais tradicional com motor e traçao atras acontece que os gringos tambem tem suas cartas na manga ou voce acha que o gol e o unico volkswagen a ar excentrico que existe no mundo hoje nos vamos falar de alguns deles — modelos bem esquisitos que so foram oferecidos em certas partes do mundo e sao completamente diferentes de qualquer variant kombi ou ze do caixao que voce possa ter visto por ai volkswagen thing para nao dar explodir seus neuronios logo de cara vamos começar com um volkswagen estranho que nao e tao estranho assim o type 181 se todas as letras e numeros nos nomes dos vw de antigamente te confundem talvez voce o reconheça por outro nome thing e se voce esta no brasil provavelmente vai reconhece lo de um programa de tv bem popular [youtube id= kfjhwgxnsgi width= 620 height= 350 ] agora quem diria que o carro que o senhor barriga dirige quando leva o chavinho para uma temporada de ferias em acapulco que na segunda parte do episodio por alguma razao transformou se no guaruja teria sua origem no serviço militar ora flatout o fusca tambem foi usado pelas forças armadas germanicas durante a segunda guerra diria o esperto leitor que tambem sabe que o projeto do fusca deu origem a outros veiculos militares como o jipe kubelwagen e o anfibio schwimmwagen sim e verdade mas o thing veio quase duas decadas depois [youtube id= klu6r2osxwm width= 620 height= 350 ] e quem disse que nao da para se divertir com veiculos militares em meados da decada de 60 alguns paises a organizaçao do tratado do atlantico norte a otan organizaçao internacional da qual fazem parte eua reino unido alemanha belgica e outras 24 naçoes se juntaram para desenvolver um veiculo militar barato e versatil para ser usado por suas forças armadas foi um projeto que consumiu tempo e dinheiro para no fim das contas ser abortado e o veiculo resultante conhecido como europa jeep jamais foi produzido em larga escala bem nao e muito dificil entender o motivo o caso e que o governo da alemanha ocidental estava precisando de um veiculo militar leve e barato para patrulhas em terra o europa jeep poderia ser usado mas o projeto estava longe da conclusao por isso a alemanha ocidental procurou a volkswagen e encomendou outro veiculo — nao precisava ser anfibio mas deveria ser leve e robusto para suportar o serviço militar nao e preciso pensar muito para entender porque a vw foi a escolhida seus modelos compartilhavam diversos componentes mecanicos e estruturais graças a versatilidade de suas plataformas pois todas elas eram variaçoes do chassi do fusca era basicamente uma questao de escolher as peças certas e colocar uma carroceria por cima foi exatamente assim que o chamado type 181 foi concebido mecanicamente usava a plataforma do karmann ghia que era mais larga que a do fusca a suspensao traseira da kombi de primeira geraçao aquela que tivemos ate 2013 e um boxer de 1 5 ou 1 6 litro a carroceria projetada especialmente para o veiculo usava paineis de aço corrugado e teto conversivel com quatro portas o type 181 era um veiculo naturalmente resistente mas que se tornava ainda mais capaz de enfrentar terrenos hostis graças a adoçao de suspensao elevada e eixos do tipo portal o type 181 ficou pronto em 1968 e imediatamente começou a ser fabricado na planta de wolfsburg entre 1968 e 1979 mais de 50 000 unidades foram entregues as forças armadas de diversos paises da otan a alemanha oriental ainda produziu o type 181 para fins militares ate 1983 era impressionante para um veiculo criado apenas como tapa buraco ate o europa jeep ficar pronto — o que no fim das contas nunca aconteceu pois o projeto foi completamente abandonado em 1979 mas como o type 181 saiu da caserna e foi parar nas ruas de acapulco no mexico como um veiculo de veraneio a verdade e que desde o inicio do projeto os executivos da vw ja enxergaram potencial no type 181 como veiculo civil tudo começou de fato no mexico — os consumidores mexicanos ja improvisavam veiculos para percorrer as dunas de areia de seu pais elevando a suspensao do fusca e o transformando em um buggy a ideia da vw era oferecer uma alternativa direto de fabrica as vendas do type 181 civil que no mexico foi chamado de safari começaram em 1973 e terminaram em 1980 nao demorou para que ele começasse a ser oferecido em outros paises onde existisse demanda nos eua era conhecido simplesmente como vw thing coisa em ingles e foi vendido entre 1973 e 1974 e o mercado era abastecido com carros fabricados em puebla no mexico na indonesia onde era chamado de vw camat ele foi produzido em jacarta ate 1980 na italia o type 181 era chamado de vw pescaccia e no reino unido de vw trekker os mercados europeus eram abastecidos pela produçao na alemanha ocidental onde o carro era chamado de vw kurierwagen agora que voce conhece a historia do carro do senhor barriga vamos para a liçao avançada vw ea489 basistransporter como dissemos ha pouco o gol foi o unico carro de passeio da volkswagen a ser equipado com um motor boxer refrigerado a ar na dianteira agora se voce acha que ele foi o unico vw a trazer esta configuraçao mecanica voce esta errado como bem apontou jason torchinsky neste artigo de 2013 no jalopnik us conheça o volkswagen ea489 basistransporter utilitario de motor dianteiro produzido pela volks entre 1975 e 1979 foto oldbug com sua peculiaridade alem do motor dianteiro e o fato de ele nao usar uma plataforma derivada do fusca mas um chassi simples do tipo escada como a maioria das picapes o basistransporter era contudo um utilitario compacto um pouco maior que um gol moderno apesar do projeto simples e da cabine que literalmente parece ter sido projetada usando apenas um lapis e uma regua o ea489 tinha suspensao por barras de torçao longitudinais na dianteira e feixes de molas semi elipticas na traseira foto oldbug com o basistransporter era um veiculo bastante versatil oferecido com diversas opçoes de caçambas sua construçao rudimentar tambem permitia que ele custasse pouco alem de facilitar o regime de produçao em ckd o utilitario era fabricado em hanover na alemanha e em puebla no mexico — onde tinha um nome bem mais simpatico volkswagen hormiga ou formiga em portugues [youtube id= wgjwieytyhc width= 620 height= 350 ] na verdade o mexico foi o maior produtor do hormiga com 3 600 unidades fabricadas entre 1977 e 1979 os alemaes fizeram 2 600 unidades entre 1975 e 1979 alem disso o ea489 foi fabricado na indonesia onde era vendido como vw mitra companheiro em indonesio e na turquia onde era comercializado como vw trakbayan vw type 147 kleinlieferwagen ou fridolin eis o terceiro representante dos vw a ar bizarros que nunca tivemos no brasil este furgao que parece uma versao comercial do volkswagen 1600 europeus que deram origem aos nossos conhecidos variant tl e ze do caixao na verdade e um veiculo feito de peças de outros vw que foi encomendado pelo serviço postal alemao o deutsche bundespost a encomenda foi feita em fevereiro de 1962 e como de costume a vw sabia que poderia aproveitar componentes de varios de seus modelos para criar o furgao de inicio a ideia era aproveitar toda a plataforma do fusca mas novamente a escolha caiu sobre o karmann ghia por sua maior largura contudo a suspensao o cambio manual de quatro marchas e o motor boxer vieram do fusca mais especificamente os motores de 1 2 e 1 3 litro [youtube id= b1hyxri3wpe width= 620 height= 350 ] enquanto a seçao dianteira aproveitava o design do volkswagen 1600 a parte de tras aproveitava diversos paineis da kombi alem das lanternas e da porta traseira nao era preciso mais do que isto para entregar cartas e jornais afinal de contas foram produzidas exatamente 6 139 unidades do kleinlieferwagen entre 1964 e 1974 a maioria delas foi usada pelo serviço postal alemao mas algumas delas foram exportadas para a suiça alem disso uma pequena frota foi encomendada pela companhia de voo lufthansa para uso nos aeroportos hoje cerca de 200 exemplares ainda existem nao e muito clara a origem do apelido fridolin o que se sabe e que o termo costuma ser usado na alemanha para se referir a uma criança pequena e que pode ter sido adotado por causa das proporçoes infantis da carroceria certo porem e que e muito mais facil pronunciar fridolin do que kleinlieferwagen — que significa pequena van bonus vw plattenwagen o pai da kombi apesar de nao ser propriamente um veiculo com motor vw refrigerado a ar o plattenwagen e um vw e certamente e um dos mais curiosos que ja vimos seu nome significa literalmente carro plataforma e ele era exatamente isto uma plataforma com banco e volante feita para transportar carga dentro da fabrica da vw em wolfsburg na alemanha em 1947 o plattenwagen nada mais era do que um improviso um funcionario da vw decidiu colocar uma plataforma de carga sobre o chassi do fusca mas em vez de sentar se a frente dela moveu a coluna de direçao e o assento bem para tras sentando se sobre o motor era uma soluçao simples eficiente e acima de tudo barata — algo essencial naquele momento delicado que era o pos guerra logo a ideia foi adotada pela propria vw para transporte de componentes dentro da fabrica contudo o que torna o plattenwagen verdadeiramente especial foi a ideia que ele deu a ben pon empresario holandes que estava em vias de se tornar o primeiro importador volkswagen do planeta em uma visita a fabrica em wolfsburg pon ficou maravilhado com o plattenwagen e tentou convencer a companhia a produzi lo em serie — ele queria vende lo na holanda mas havia dois problemas primeiro a vw nao tinha qualquer intençao comercial com o plattenwagen segundo por causa da posiçao ocupada pelo motorista o governo holandes jamais aprovaria aquele veiculo para rodar nas ruas ben pon nao se deu por vencido ele ainda queria um vw com maior capacidade de carga para fins comerciais conta a historia que ali mesmo ele pegou um pedaço de papel e uma caneta e começou a desenhar um rascunho a ideia era bem parecida com a do plattenwagen com uma diferença crucial em vez de sentar se sobre o motor o motorista ficava bem em cima do eixo dianteiro dois anos depois a volkswagen construiu o primeiro prototipo daquilo que se tornaria a volkswagen transporter de primeira geraçao que começou a ser fabricada em 1950 na alemanha e no brasil — a nossa velha senhora a kombi
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