GREAT NEWS! And it’s the Sandero, indeed! Nesta segunda-feira (27) a Renault surpreendeu os brasileiros com o teaser do tão aguardado Sandero RS, que será o primeiro modelo com a grife de preparação Renaultsport no Brasil. A iniciativa da marca em fazer um esportivo de verdade – nada de se limitar a apenas adesivos ou rodas pretas – foi algo que surpreendeu a todos positivamente, afinal, não é todo dia que uma fábrica faz um swap de motor oficial e coloca o carro à venda ao público.
No curto vídeo divulgado pela Renault (abaixo), podemos ver a dianteira do novo modelo — que tem uma tomada de ar maior na parte inferior do para-choques e luzes diurnas de LED — e os pneus Continental. Nada além disso.
Mas você não precisa mais comer a ponta dos dedos por causa da ansiedade em saber como esse Renaultsport brasileiro será. É por que seu site favorito descolou com um leitor (ao qual somos muito gratos) uma série de fotos do modelo pronto em todos os ângulos, praticamente sem camuflagem e com quase todos os detalhes que você queria saber.
A primeira vez que ouvimos falar no Sandero RS foi em agosto do ano passado. Na ocasião, o CEO da Renault Sport Technologies, Patrice Ratti, havia dito à revista britânica Autocar que sua divisão estava trabalhando em uma versão RS para o Sandero e que ela não seria destinada ao mercado europeu, e sim aos países emergentes, onde estão incluídos Brasil e Rússia.
Flagra europeu do Sandero RS. Note as rodas maiores. Fotos: Carscoops
Na mesma entrevista Ratti já deixou claro que o Sandero RS seria algo especial, e não um mero esportivo de adesivo, ao dizer que ele teria um motor diferente das demais versões, o que imediatamente nos levou a pensar no 2.0 16v do Duster, feito sobre a mesma plataforma.
Seis meses depois, em janeiro deste ano, o hot hatch foi flagrado em testes pelo Brasil e depois na Europa, quase sem disfarces. Foi quando pudemos ver que ele teria rodas maiores, suspensão modificada — mais baixa e mais rígida; tudo refinado pela Renaultsport — e para-choques mais agressivos. O motor ainda não foi confirmado, mas segundo o pessoal do Clube Renault e funcionários de concessionárias, o Sandero RS será realmente embalado pelo motor 2.0 16v F4R de 142 cv e 21 mkgf do Duster (que é diferente do 2.0 16v do Fluence), combinado com o câmbio manual de seis marchas também oferecido no crossover. Hellyeah!
Como ambos usam a mesma plataforma, a utilização do F4R no Sandero dispensa adaptações, compartilhando os mesmos pontos de fixação, coxins, semi-árvores de transmissão, trambulador e outros componentes do trem-de-força. O motor deverá receber somente ajustes finos como remapeamento da ECU e fala-se até mesmo em 152 cv e dois modos de condução diferentes, ativados por um botão no painel.
Quanto ao desempenho, o 2.0 leva o Duster do zero aos 100 km/h em 10 segundos. Com cerca de 200 kg a menos, melhor aerodinâmica, mapeamento mais esperto de injeção e ignição e possivelmente outro escalonamento de diferencial e câmbio, esse tempo deve cair drasticamente no Sandero RS. A velocidade máxima certamente passará dos 200 km/h.
Com um conjunto tão mais forte, a Renaultsport também redimensionou os freios (que terão discos nas quatro rodas – certamente o sistema dianteiro empregará discos e talvez até pinças maiores), suspensão (a carga será mais rígida – molas e amortecedores, no mínimo –, mas não sabemos se haverá retrabalho nas buchas e barras estabilizadoras) e rodas — que terão 16 polegadas e são as mesmas do Clio GT Line europeu, mas por aqui devem calçar pneus Continental ContiPower Contact na medida 205/55 R16.
Os para-choques, como se vê nas imagens, também serão exclusivos, com uma admissão maior na dianteira e recorte para a saída dupla do escape na traseira. As lanternas serão escurecidas, em um tom de cinza que dá um ar moderno e sóbrio.
Por dentro, além do volante semelhante ao do Clio RS europeu, ele terá bancos com apoios laterais mais altos e costuras vermelhas — algo que se repete no couro do volante e da manopla de câmbio. O peso do Sandero RS deverá ficar abaixo dos 1.100 kg o que resultaria em uma relação peso / potência na casa dos 7 kg/cv.
Quanto ao preço… bem, você não espera comprar um Renaultsport pelo preço de um Clio básico, não é? As estimativas apontam para algo entre pouco abaixo de R$ 60.000 a R$ 65.000. É caro? Tudo vai depender do nível de diversão e desempenho que ele entrega por essa grana. Seu rival mais próximo, o Punto T-Jet, tem o mesmo nível de potência e equipamentos e parte de R$ 67.000 com motor importado, o que encarece custos. A data de lançamento ainda não foi confirmada, mas considerando que a Renault já está divulgando os teasers, é provável que o Sandero RS esteja entre nós nos próximos dois meses.
Com tudo isso posto à mesa, fica o convite aos nossos amigos do Renault Clube Brasil para participarem da discussão com o seu expertise, tanto sobre a parte técnica do Sandero RS em si quanto sobre possíveis modificações que poderão ser feitas para extrair uma pimenta extra. Afinal, veneno é bom e acostuma rápido!
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