quando se fala de carro antigo chega a ser ate engraçado; a maioria acha que por algum motivo tudo tem que ser original ou acha que deve receber tudo novo por baixo transformando o num antigo so em aparencia algo hoje conhecido pelo nome de restomod e tudo preto ou branco ou se considera o fabricante uma entidade sagrada cujo trabalho nao deve ser maculado por nenhum mero mortal em hipotese alguma ou o sujeito tem certeza que pode fazer melhor e modifica sem do tudo que pega pela frente sem pudor algum transformando o carro em outra coisa sem nada a ver com o original [caption id= attachment_363254 align= aligncenter width= 999 ] original [/caption] tenho para mim que o legal de todo o carro e que e um exercicio de compromisso se voce quer um carro esporte nao pode ter muito espaço para passageiros e carga; se quer conforto absoluto nao pode fazer o melhor tempo na pista; se o carro tem oito litros e 800 cv nao vai ser tao economico quanto um de 1 litro e 82 pocotos nada e perfeito modificaçoes entao ocorrem poque queremos que nosso 1 0 se pareça mais com um 8 0 mas nao temos dinheiro para comprar ele mas tem outra coisa tem a ver com o fato de que carros sao feitos para a maioria do povo e as vezes isso quer dizer que o seu gosto particular nao e atendido e voce tem que realiza lo voce mesmo se voce pudesse fazer um carro no fundo de seu quintal do jeitinho que voce imagina o seu carro de sonho ele tem que agradar apenas a uma pessoa voce a posiçao de dirigir o vies esportivo ou confortavel o espaço interno e cada detalhe seria criado ao seu gosto apenas se chamar um socio a primeira coisa que vai ter que fazer e adotar um trilho no banco e espaço para o banco se mover para acomodar dois biotipos diferentes coisa que antes claro era desnecessaria este e apenas um exemplo facil o primeiro de um milhao de compromissos inevitaveis para agradar nao apenas uma mas duas pessoas o carro resultante ia ser bem diferente… imagine agora algo que tem que agradar 10 mil pessoas todo mes por pelo menos cinco anos seguidos e por causa disso que e dificil um carro unanime que agrade a todos e e por isso tambem que deve se ter bastante cuidado ao avalia los mas o que e importante aqui para a minha linha de raciocinio e dai tambem que vem a vontade de modificar mas modificar no caso de maquinas tao complexas como automoveis e sempre uma faca de dois legumes como dizia o famoso vicente matheus sem a imensa frota de desenvolvimento para avaliar o efeito de qualquer modificaçao quando fazemos ela em casa muita coisa pode dar errado usando mais uma metafora velha o tiro pode sair pela culatra e por isso tambem quanto mais complexo o carro mais dificil modificar mas todo entusiasta gosta de uma historia de modificaçao mas particularmente tenho que confessar que por motivos principalmente financeiros mas tambem pela minha experiencia pessoal na atividade me manter bem prudente e conservador em modificaçoes nada contra modificaçao extensa se voce sabe faze las e tem predisposiçao para isso; so nao nao e meu caso mas sou no fundo uma das pessoas que nao tem nenhum problema em fuçar mexer modificar tenho espirito de hot rodder e estou no campo de que nada e sagrado definitivamente modificar um carro a seu gosto torna o so seu diferente unico uma expressao de sua personalidade e se outro nao gostou ou achou cafona que se lasque digo isso porque meus carros sempre tiveram modificaçoes; mas tambem na maioria das vezes elas foram simples sim ja fiz chevette com moto de opala e ajudei outros amigos em coisas similares; mas eu gosto mesmo e de coisa pequena e simples cujo resultado pode ser apreciado passo a passo ate que com um monte de coisa pequena o carro seja sensivelmente melhor do que era; e no fim totalmente modificado e e sobre isso que falaremos hoje sobre modificaçoes pequenas e baratas que sao garantidas em melhorar o carro em algo pequenas modificaçoes mesmo; mesmo os varios stage que podem ser facilmente aplicados a motores turbo modernos ficaram de fora como fica de fora o famoso kit turbo de padaria que apesar de nao ser bem visto hoje pessoalmente instalei um num gol no seculo passado e posso atestar que os resultados sao incriveis talvez a mais barata forma de se obter cavalos vapor extras na verdade nao falamos de coisa mais simples e sem muita contraindicaçao a ideia aqui e basicamente falar para gente que nunca fez nenhuma modificaçao mas tambem talvez lembrar os experientes de algo que esqueceram como na vez que o leo contesini olhando para o meu porta malas disse ei o extintor de incendio nao e mais obrigatorio pode tirar ele e ficar um pouco mais leve pronto quase dois kg economizados com voces dez modificaçoes simples que dao resultado escolhendo pneus e rodas esta e talvez a mais popular das modificaçoes mas antes de falar dela preciso contar uma historia para voces sobre o projeto do gol 1 0 turbo quando chegou a hora de escolher o conjunto pneu roda a vw resolveu deixar a teoria de lado como ja havia tres tamanhos disponiveis para aquela familia de veiculos resolveu fazer testes objetivos para balizar a escolha do melhor claro nao era um gti mas tambem nao era um gol 1000 normal o desempenho era excepcional mas o carro tinha que ser o mais barato possivel as medidas disponiveis de pneus eram 175/70 r13 185/60 r14 e 195/50 r15 ao contrario do que diria a sabedoria popular os resultados destes testes foram muito esclarecedores primeiro foi descoberto que o limite de aderencia em curva era equivalente entre os tres conjuntos pneu roda e mais que isso o comportamento quando se passava do limite de aderencia era melhor no 175/70 r13 explica se o pneu de perfil mais alto deslizava mais progressivamente rolando um pouco mais antes de atingir o limite mas avisando melhor suas intençoes ao piloto alem disso escorregava mais lenta e progressivamente ja o maior conjunto o 195/50 r15 de subito perdia toda a aderencia sendo mais duro e era o menos controlavel o pneu de aro 14 ficava na metade do caminho entre os dois extremos e e claro o carro mais rapido em linha reta era o com os pneus menores eram mais leves a melhor escolha era clara 175/70 r13 mas acabou se por usar o 185/60 r14 para que houvesse espaço para discos de freio maiores e por questoes de marketing claro roda maior e percebida como melhor pelo publico outra uma revista certa vez comprou um corvette c4 antigo e começou a retirar peso dele ate sobrar so o chassi sem carroceria para mostrar as vantagens de reduzir o peso mas na pista em certo ponto de reduçao de peso o tempo começou a piorar com o carro mais leve claro precisava de menos pneu agora ou mais pressao aerodinamica o fato e que nem sempre pneu maior melhora desempenho se seu pneu e fino demais como um 155/80 num gol se voce colocar um 175/70 vai ver ganho em desempenho mas nao se aumentar ele de novo para 185/60 r14 a resposta deste pneu de perfil mais baixo ao volante vai ser melhor e provavelmente o desempenho sera igual ao do 175/70 mas entendeu ha um ponto otimo a ser encontrado que nao nem pequeno demais nem grande demais o melhor e achar rodas mais leves peso a menos faz um carro mais rapido sempre mas peso em rodas ajuda a subir de giro com mais facilidade e reduz a massa nao suspensa fazendo a suspensao trabalhar com mais folga roda mais leve e carro mais rapido entao e essa a modificaçao simples aqui a roda mais leve possivel quaisquer que seja o tamanho de roda escolhido simples modificaçao resultado certo ha tambem o offset de roda se voce conseguir mais bitola no eixo jogando a roda para fora do carro diminuindo offset ajuda tambem mas falamos de coisa pequena aqui; para ter na cabeça que diminuir offset e melhor que aumentar no meu chevette por exemplo os 175/70 r13 em rodas de aluminio mais leves me parecem a melhor opçao; ainda que acredite que exista um pequeno ganho em aderencia e tempo de volta com 185/60 r14 ganho em aderencia nao e tudo gosto de como ele se comporta derrapando entao prefiro deixar como esta mas de novo no campo do exemplo se o desempenho aumentar muito como se colocasse um turbo e conseguisse 200 cv certamente experimentaria pneus maiores peso desempenho e velocidade maxima sao o importante aqui; cada combinaçao tem um pneu/roda ideal para ele mais camber na frente a dica aqui e de usar o camber mais negativo que voce conseguir na frente do carro isso sempre melhora a aderencia em curvas da frente do carro a contra indicaçao e o desgaste irregular dos pneus nao da para ganhar em tudo claro cada carro tem seu limite original mas tambem maneiras de se aumentar o camber com modificaçoes simples nas bmw e36 um parafuso maior na fixaçao inferior do cubo permitia ajustar mais cambagem com arruelas inseridas ali; existem hoje os camber plates superiores tambem para inclinar a coluna mcpherson dando mais cambagem mas a maioria dos carros tem alguma regulagem de camber original use a e uma modificaçao que ate hoje nunca me arrependi de fazer; uma frente mais plantada e mais agradavel mas evite exagero ja comi pneus dianteiros rapidamente com cambagem exagerada em uso normal nas ruas ajustando altura [caption id= attachment_363329 align= aligncenter width= 999 ] antes[/caption] um carro mais baixo e um carro mais estavel por definiçao a contraindicaçao e o vao livre reduzido e a reduçao do curso da suspensao nao pode ser exagerado sob pena de piorar o funcionamento da suspensao o negocio aqui e reduzir pouco coisa de 25 30 mm no maximo dependendo do carro antigamente a gente fazia isso a custo zero cortavam se elos das molas helicoidais com uma serra circular hoje existem kits de molas as vezes esportivas mais rigidas ja no tamanho desejado para a maioria dos carros [caption id= attachment_363330 align= aligncenter width= 999 ] depois[/caption] eu confesso que prefiro manter a altura original para passar por quebra molas e outros obstaculos mais rapido e sem medo mas veja o caso do meu chevette como nao existe diferencial blocante para ele rebaixa lo reduz um pouco a levantada da roda traseira de dentro da curva ajuda pacas nos fuscas e derivados abaixar a traseira e tambem bom para ajudar a manter a suspensao de eixo oscilante sempre na area de camber negativo compressao para resolver totalmente este problema porem so limitando o curso de distensao dela via compensador inferior ou qualquer outro tipo de limitador de curso e em qualquer carro reduzir um pouco a altura traz centro de gravidade mais baixo e um ganho sempre so nao exagere por favor carro baixo demais fica muito ruim as vezes perigoso e sempre cafona preserve um curso de suspensao decente escapamento essa e mais para carro aspirado; o coletor de escape de menor restriçao; logicamente acompanhado de abafadores e tubos de escape idem nao sei se da diferença perceptivel no dinamometro mas sei que um bom coletor de escapamento especial menos restritivo seja ele 4x1 6x2 ou coisa assim sempre faz o motor mais alegre e subjetivamente solto tambem nunca me arrependi deles e na pista ja vi um amigo ter resultados mensuraveis de melhora de tempo de volta num carro original que so recebeu o novo escape pequeno mas houve o carro visivelmente ficou mais alegre e seu dono tambem antigamente escapamento durava pouco e a gente aproveitava a troca inevitavel para fazer escapamentos especiais legais; hoje duram muito e o custo e maior mas vale a pena em minha opiniao se voce puder colocar manta isolante no coletor tambem da resultado fazendo um cofre menos quente filtro de ar essa parece obvia mas e meio controversa por incrivel que pareça especialmente em carros mais modernos mas um filtro inbox de marca boa e lavavel no minimo vai ser algo permanente que e so lavar quando suja minha experiencia com eles e subjetiva mas e uma de sucesso tambem nem que seja so pelo aprimorado barulho de admissao; muito mais musical que escape o som do motor sempre melhora com filtros esportivos nos carros mais antigos com carburador e mais clara a melhora em potencia uma antiga dica que peguei nos pegas de rua de sao paulo nos anos 1980 que uso ate hoje no chevette e empilhar filtros no meu sao dois filtros mais tocaria no capo fechado mas ja vi carro v8 com 3 em cima do holley aumenta a area e facilita a entrada no carburador e a teoria no meu chevette tambem houve um ganho de peso consideravel o filtro de ar esportivo e 1 5 kg mais leve que o panelao original freios todo mundo hoje em dia trata carro como lego e usa freios maiores em rodas maiores para eles embora os resultados disso sejam otimos se tudo e bem feito a ideia aqui e dar um passo atras fazer os seus freios originais o melhor que podem ser e dai se ainda derem fading em pista ou nao tiverem potencia suficiente para seu bolido so ai aumenta los mesmo porque como ja disse freios maiores sao mais pesados precisam de rodas mais pesadas e dai em diante vamos fazer mas se for necessario e simples primeiro desmonte tudo e garanta que tudo esta ok com cilindros vedaçoes e etc depois pegue o caliper de freio e o limpe de verdade e tenha certeza que ele se move sem restriçoes use lubrificantes de freio para as partes moveis feito isso fluido de freio de qualidade nao precisa ser o mais caro de competiçao etc mas se voce tem experiencia com fading em pista use um caro mesmo e de ponto de ebuliçao alto antes de sair tocando o sistema todo mesmo um fluido caro e mais barato que trocar tudo e as vezes resolve pastilhas boas tambem sao essenciais e nao se deve economizar aqui use pastilhas de competiçao sem medo se voce vai regularmente para pista ou mesmo se nao experimente as pastilha e item de consumo se nao gostou tente outra na proxima mas sempre coisa de uso esportivo de especificaçao superior as originais outra flexiveis reforçados com malha de aço outra coisa simples que aumenta a durabilidade e melhora a pegada dos freios por impedir expansao das tubulaçoes de borracha quando submetidas a pressao tudo coisa simples mas que costuma funcionar maravilhosamente bem e a custo baixo acessorios do motor essa e para carros mais antigos a primeira dica e o ventilador do radiador troque o por uma ventoinha eletricas e imediatamente ganha se potencia consideravel as vezes mais do que uma troca de carburador os motores de arranque modernos tambem sao melhores e mais leves; as vezes 2 kg mais leves idem para o alternador adaptar um mais moderno normalmente tambem implica em ganho pois eles tem menos atrito interno aproveite quando precisar trocar escolha com cuidado e seja feliz reduza e distribua peso esta e uma que adoro sempre fique de olho aberto para reduçoes de peso vai trocar algo procure a peça mais leve usa antena do carro se nao para o lixo com ela som novo escolha pelo peso preste atençao em fiaçao carros usados normalmente ganham uma infinidade de peso morto na instalaçao de equipamentos que nem existem mais ou se existem voce nao usa minha planilha de peso do chevette me diz que economizei 5 kg retirando basicamente fios reles e buzinas sem uso no total tenho quase 50 kg retirado do carro e em corrida sem estepe e mais umas coisinhas a reduçao total e de 80 kg num carro de originalmente 820 kg distribuiçao de peso e meu novo objetivo usando reduçoes na frente como capo de fibra de vidro que deve dar uma reduçao enorme espero algo em torno de 10 kg mas outra coisa que penso em fazer bateria no porta malas uma coisa relativamente simples que ajuda muito mas se seu carro e de traçao dianteira nao ligue muito para distribuiçao ele e pesado na frente e deve permanecer assim para traçao dianteira e melhor mas reduçao de peso sempre ajuda e na vasta maioria das vezes vem de graça e faz o carro mais economico tambem volante um volante esportivo melhora o carro bom normalmente e mais leve mas se o carro tinha airbag nao vai ter mais agora se voce se importa com este tipo de coisa nao faça esta modificaçao mas comparado a um volante moderno o esportivo te da melhor visualizaçao atraves dele; e mais transparente e tambem menor na maioria das vezes o que torna a direçao mais pesada ao estacionar mas melhora precisao andando e outra modificaçao facil que sempre faço e nunca me arrependi diferente do outro volante o do motor; um volante de motor aliviado faz o motor girar mais facil sim e da aumento de potencia pode ser trocado por exemplo quando se troca a embreagem mas e uma modificaçao que para carro de rua e dificil de acertar o volante pesado impede carro de morrer; com os aliviados e sempre uma luta para nao se deixar o carro morrer mesmo recalibrando a injeçao ou acertando carburador o resultado e bom mas prefiro nao usar ar frio esta e uma tambem divertidissima que voce pode fazer em casa com materiais da casa de construçao mais proxima o leo contesini fez num chevette certa vez uma tampa de tbi do escort ap no carburador um tubo comprido saindo dela ate a grade la na frente com filtro conico ali ar frio e mais denso algo que da muita diferença no desempenho do motor; qualquer grau de temperatura a menos e algo que se deve perseguir usando dutos filtros esportivos e criatividade a gente pode fazer isso em casa sem problema nenhum o milton rubinho amigo desse site ja fez dutos caseiros tambem para esfriar os freios de seu focus de pista; e outra coisa que ajuda pacas medir temperatura de varios lugares debaixo do capo depois de um passeio com uma daqueles medidores infravermelhos pode ajudar a achar o lugar mais frio; mesmo a mao ajuda se voce tomar cuidado ha tambem o ram air caseiro achar areas de alta pressao aerodinamica e aproveita la para um efeito supercharger minusculo a base do para brisa e sempre um lugar de pressao alta por exemplo fabricar dutos assim e uma otima diversao para um domingo na garagem prometo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.