giotto bizzarrini o engenheiro italiano famoso por seu trabalho na ferrari iso e na marca que levava seu nome faleceu sabado passado aos 96 anos a morte de um engenheiro italiano obscuro de 96 anos de idade nao deveria chamar a atençao de ninguem em 2023 afinal de contas que importancia pode ter isso no interesse entao de tornar este fato aparentemente corriqueiro algo mais palatavel do que uma historia linear propriamente dita decidi compilar este requiem ao grande giotto bizzarrini numa lista que parece ser o resumo mais comum hoje em dia reduzindo em topicos numerados uma historia complexa que nao pode ser facilmente entendida nao e de forma alguma tudo sobre ele; apenas um vislumbre do principal e uma resposta a uma pergunta que mesmo sem ter sido feito sinto ecoar pelos ares modernos da internet afinal de contas por que raios eu devia me preocupar em conhecer algo sobre ele por que raios me importa a morte de um engenheiro atuante a meio seculo atras ou mais porque voce devia saber mais sobre bizzarrini let me count the ways 1 bizzarrini era independente numa industria interdependente as pessoas nascidas na regiao da toscana na italia sao conhecidas por nao terem muito tato muita diplomacia ao se comunicarem sao normalmente gente brutalmente honesta indo direto ao ponto sempre mesmo que isso nao seja muitas vezes a maneira educada de tratar seus semelhantes gente bem tosca e um estereotipo claro mas um que como todos os estereotipos tem um fundo de verdade como e o caso giotto bizzarrini era natural de quercianella cidade que fica oposta a monaco no golfo de genova e a 20 km ao sul de livorno bem na regiao toscana e era uma daquelas pessoas que mereciam o estereotipo diz ele nao consigo tolerar receber ordens ou ser mandado fazer qualquer coisa e eu nunca usei de diplomacia; eu gosto de estar livre para expressar meus desejos claramente como uma pessoa assim sobreviveu na industria simples tornando seus talentos indispensaveis como nasceu em 1926 era um jovem durante a guerra; seu pai foi lutar nela e o jovem giotto ficou basicamente livre para fazer o que bem entendia e o que ele queria era caçar foi sua habilidade com a espingarda que alimentou a familia durante a guerra tambem foi sobreviver ao conflito desarmando torpedos na praia para obter explosivos para pescar e coisas do tipo que o tornou alem de independente um verdadeiro sobrevivente e uma pessoa totalmente sem medo o que mais de ruim poderia acontecer nao que isso fosse uma vantagem talvez nunca tenha alcançado a fortuna que seu talento merecia por isso mas o tornou alguem diferente e gente diferente normalmente muda o mundo por onde passa assim foi com ele 2 criou um carro de verdade como projeto de formatura quando a guerra acaba giotto tinha 19 anos de idade seu pai volta do conflito e exige que ele siga a tradiçao da familia engenharia vai estudar na universidade de pisa seu projeto de formatura e inusitado compra um fiat 500 topolino e com ele cria fisicamente um carro que abraçava alguns principios que permaneceriam em toda sua carreira obviamente um talento nato prestem atençao pois isso sera importante mais adiante o topolino original tinha o motor pendurado para a frente do eixo dianteiro; bizzarrini o recua no carro e o abaixa o maximo que pode o motor recebia um cabeçote siata que o transformava de valvulas laterais para ohv e aumentava a taxa de compressao a alimentaçao era via um par de carburadores dell’orto e o resultado era praticamente o dobro da potencia dos 16 cv originais para carroceria a paixao pelos principios aerodinamicos aprendidos com seus professores na universidade pistolesi e poggi foram aplicados giotto arrumou um pequeno encarroçador em livorno disposto a atender seus desejos e criou um nariz comprido e bem mais aerodinamico para o seu topolino especial atras inovou com uma suspensao progressiva via batentes de borracha de dureza diferente existiam 3 deles em alturas diferentes conforme a carga aumentava a suspensao abaixava ate eles e atuava um batente mais duro progressivamente os professores adoram o projeto e se formou com louvor mas o carrinho ainda teria uma atuaçao decisiva no futuro de giotto sua entrevista para emprego na ferrari foi com enzo que confessou a ele tempos depois que o contratara somente por dois motivos o primeiro por ter construido seu proprio carro e o segundo por ter a coragem de ir e voltar de livorno 250 km dali com ele 3 aprendeu como acertar carros na alfa romeo [caption id= attachment_341449 align= aligncenter width= 800 ] orazio satta e a nova alfa romeo pos guerra[/caption] como todo personagem lendario bizzarrini tambem teve sorte e a mais clara foi ter começado depois de algum tempo na oto melara em la spezia na alfa romeo no departamento experimental em 1954 a alfa romeo era entao o lugar de maior tradiçao em competiçoes e supercarros na italia mas tambem neste ponto funcionava como uma empresa de alto volume moderna fazendo automoveis em linha de montagem monobloco e no apice da tecnologia entao um alfa romeo por exemplo usava motores de aluminio dohc numa epoca em que a maioria ainda usava ferro fundido e valvulas laterais [caption id= attachment_341452 align= aligncenter width= 999 ] sanesi piloto[/caption] aprendeu muito trabalhando junto com o grande orazio satta arquiteto da alfa romeo moderna pos guerra mas principalmente aprendeu a ler o carro pela busanfa com o grande consalvo sanesi que se tornou seu mentor durante os tres anos que trabalharam juntos [caption id= attachment_341451 align= aligncenter width= 967 ] sanesi e sua equipe lendario[/caption] disse ele na velhice sanesi era um piloto fantastico sem medo de nada ate hoje tenho eles na mais alta conta sanesi satta e giovanbattista guidotti o chefe de sanesi me ensinaram tudo que precisava para saber o que faz um carro bom se tornar realmente sensacional com a mao na massa na base de teoria e teste no mundo real 4 e o responsavel pelos mais incriveis ferrari da historia [caption id= attachment_341459 align= aligncenter width= 999 ] 250 gt swb[/caption] ferrari contrata bizzarrini em 1957 como engenheiro de teste em 1958 ja era o diretor do departamento quando chegou na ferrari tinha uma combinaçao de talento nato para engenharia uma especialidade focada em calculo e desenho tecnico de maquinas com um profundo conhecimento do que fazia um automovel bom para dirigir e rapido para pista disse ele quando cheguei na ferrari um piloto tipicamente encontrava um problema chamava o engenheiro e ficava esperando ele resolve lo para aprovar ou nao a soluçao do outro lado se um engenheiro queria testar algo novo precisava do piloto para avaliar eu conseguia fazer tudo do começo ao fim [caption id= attachment_341421 align= aligncenter width= 870 ] com mairesse e o prototipo do gto[/caption] quando chegou os ferrari 250 e 250 gt eram pouco mais do que um sensacional v12 colombo de 3 litros em um carro bem simples e ruinzinho sem alterar nada grande apenas trocando fornecedor de caixa de direçao constantes de molas e coisas assim transformou completamente os carros o que levou enzo a pedir a ele carros de corrida derivados dele primeiro um 250 gt com entre eixos menor e motor mais bravo apareceu o 250 swb depois disso recuou ainda mais o motor e o montou mais baixo para permitir uma carroceria mais aerodinamica e baixa tambem lembram do topolino e criou o carro considerado ate hoje nao so o maior dos ferrari o mais sensacional carro esporte da historia o ferrari 250 gto 5 usa amortecedores koni agradeça a bizzarrini esta melhoria geral nos carros da ferrari via testes e melhorias incrementais teve um passo importante quando se fala de amortecedores uma pequena empresa holandesa começou a fazer amortecedores telescopicos hidraulicos no pos guerra sabendo que seu tradicional produto o amortecedor a fricçao tinha seus dias contados para desenvolve los usa competiçoes de rali sem saber consegue um know how consideravel de acerto e calibraçao deles assim bizzarrini sempre procurando componente melhores inicia uma parceria com eles inicialmente somente com algumas amostras para teste bizzarrini fica tao feliz com eles que logo eram equipamento de serie em todo ferrari em 1958 estes amortecedores estreiam nos carros de formula 1 de maranello e sua fama começa a crescer exponencialmente o nome desta pequena e obscura empresa holandesa era como voce pode imaginar koni 6 fez um gto evo sem autorizaçao da ferrari ao final de 1961 mesmo antes de acabar o 250 gto bizzarrini ocupado demais com os carros para entender o rolo politico que a intrusao da esposa de enzo no dia a dia da ferrari estava causando recebe uma visita de todos os outros diretores as empresa em seu escritorio carlo chiti romolo tavoni girolamo gardini ermanno della casa [caption id= attachment_341443 align= aligncenter width= 999 ] bizzarrini e chiti toscanos e amigos por um tempo [/caption] contaram lhe o rolo e depois de acalorada discussao como so italianos sabem fazer disseram voce tem que escolher um lado ou com a gente ou com ferrari sentindo se responsavel pela vinda de chiti outro tosco seu amigo que chamara da alfa para vir a ferrari um ano antes resolveu ficar do lado deles em uma semana estavam todos no olho da rua https //flatout com br/ats 2500gt o anti ferrari/ bizzarrini nao acreditou naquilo tinha total confiança de enzo e o considerava um segundo pai naqueles anos mas era verdade estava na rua os exilados desta noite do facao fundam a ats mas esta nao consegue decolar e logo desaparece mas um dos investidores da ats o conde giovanni volpi de misurata dono tambem da famosa equipe de competiçao scuderia serenissina republica di venezia nao ficaria sem sua puniçao por trair enzo ao voltar a atençao a sua escuderia de competiçao o aristocratico volpi liga para a ferrari perguntando quando seriam entregues os dois primeiros 250gto de produçao entao prometidos a ele o maior cliente individual da ferrari em 1962 para sua surpresa e transferido para enzo que sem papas na lingua lhe diz para esquecer nunca mais teria um ferrari novo veja se aqueles traidores da ats conseguem lhe fazer algo mais rapido teriam sido as palavras do commendattore volpi e ferrari nunca mais se falaram por mais de vinte anos bizzarrini o criador do gto ao saber disso diz a volpi nao se preocupe se ele nao te vende fazemos um gto melhor compram um 250gt swb usado e com ele criam o famoso ferrari breadvan para a scuderia serenissima usando um motor de 250 testarossa o chassi de um 250 swb usado como base bizzarrini faz magica recua ainda mais o motor cria um carter seco bara baixa lo ainda mais e faz uma carroceria ainda mais aerodinamica com seu amigo drogo pronto gto evo 7 criou um gto com motor 1 0 a este ponto na historia giotto tinha ja criado sua propria empresa de consultoria efetivamente se tornando um engenheiro sob contrato um empreiteiro foi quando bate a sua porta uma empresa nova chamada asa; para sua surpresa chegara a ele sob recomendaçao de enzo himself explica se durante os anos 1950 ferrari criou um projeto experimental chamado la ferrarina nome oficial 854 850 cm³ quatro cilindros era um carro esporte pequeno criado em volta de uma fatia de quatro cilindros e 850 cm³ de um colombo v12 de ferrari 212 o motor sohc media 65 x 64 mm e com dois weber 38dco dava 70 cv a 7000 rpm o pequeno cupe pesava apenas 780 kg [caption id= attachment_341422 align= aligncenter width= 960 ] com drogo e o mini gto[/caption] bizzarrini testou o carro na ferrari e lembrava de um logotipo na forma de metralhadora beretta na frente; enzo ja tinha imaginado ser um carro muito pequeno para a ferrari e tentava vende lo para seus amigos industriais o que acaba acontecendo oronzio de nora dono do grupo eletroquimico de nora e seu filho niccolo de nora compram o projeto e criam uma nova empresa para produzi lo sob o nome de asa autocostruzioni societa per azioni chefiada por niccolo quem contratar para terminar o desenvolvimento ora bizzarrini claro [caption id= attachment_341423 align= aligncenter width= 551 ] com o gtc e niccolo de nora ajoelhado[/caption] o asa 1000 gt de produçao tinha um motor maior de 1032 cm³ com dois carburadores 40dcoe9 dava nada menos que 92 cv a 6800 rpm usavam um chassi tubular projetado por giotto bizzarrini com suspensao dianteira double wishbone e eixo rigido com 5 link na traseira nao demora para bizzarrini aplicar sua formula preferida no asa motor mais baixo e recuado carroceria aerodinamica era o carro de competiçao asa 1000 gtc uma pequena joia com taxa aumentada para 11 1 e 97 cv 7400 rpm pesava apenas 549 kg em ordem de marcha infelizmente apenas um deles foi completado e o projeto nao foi adiante ja o asa 1000 gt normal permaneceria em oferta ate 1967 mas apenas 50 deles foram feitos alto preço e tamanho pequeno uma formula pouco popular mesmo com o cheiro de mini ferrari 8 e o pai do lamborghini v12 essa por si so deveria para sempre colocar bizzarrini no panteao contratado por ferruccio lamborghini o contrato estipulava 350 cv a cada 10 cv a mais ou a menos o pagamento diminuiria ou aumentava proporcionalmente os dois de genio forte as brigas entre os dois ja geraram alguns livros interessantes mas emblematico e o fim da relaçao no dia do teste do primeiro prototipo https //flatout com br/motores lendarios lamborghini v12/ usando uma bateria de seis weber duplos verticais o primeiro teste do motor acabou com briga atingiu 360 cv a rotaçao estratosferica de 9 800 rpm e torque de 33 mkgf a altos 6 000 rpm usando carburadores de 38 mm o engenheiro tinha em maos mais seis weber de competiçao de 40 mm e pretendia testa los tambem esperando 400 cv a 11 000 rpm lamborghini ficou possesso e parou o teste ali mesmo aquilo era um motor de corrida ja bizzarrini pragmatico mostra o contrato e exige seu pagamento por cumprir exatamente o acordado e mais meu trabalho aqui acabou virou as costas foi embora e so receberia o devido anos depois na justiça o v12 que criou porem duraria ate 1990 quando o diablo apareceu com um novo v12 maior e viabilizando o espada o miura e o countach e parte da mitica da marca que a mantem viva ate hoje 9 gostava mesmo e de chevrolet v8 quando foi contratado por renzo rivolta o criador da isetta para criar um novo gt para sua fabrica foi apresentado a base do carro que pretendiam produzir trazido ali por bertone o gordon gt um cupe com o v8 327 do corvette chassi tubular e suspensao traseira de dion [caption id= attachment_341472 align= aligncenter width= 999 ] o gordon gt[/caption] giotto sai para uma volta e quando volta usa de sua conhecida falta de tato toscana dizendo a um pasmo rivolta o chassi tubular e como se fosse uma mola e a suspensao dianteira so ajuda a piorar as coisas o carro nao pode competir com a ferrari mas nem tudo era ma noticia primeiro adorou a suspensao traseira de dion mas o motor foi o que mais lhe surpreendeu foi minha primeira vez com um chevrolet v8 e eu fiquei simplesmente estupefato era superior ao ferrari v12 com a mesma potencia mas resposta incomparavelmente melhor o gordon parecia andar mais que os ferrari [caption id= attachment_341474 align= aligncenter width= 999 ] o iso rivolta[/caption] depois o engenheiro descobriria que tambem pesava o mesmo que o ferrari de aluminio mas tinha centro de gravidade mais baixo e era mais curto em comprimento e era muito mais barato para produzir e era extremamente parrudo com rivolta decidiram jogar tudo fora e manter apenas motor e suspensao traseira o resultado foi o iso rivolta e depois o cupe iso grifo ambos usavam o chassi plataforma de aço estampado criado por bizzarrini com ajuda do engenheiro da iso pierluigi raggi raggi ensinou bizzarrini como projetar peças estampadas e giotto o ensinou a testar carros como um profissional; ambos se tornaram amigos para uma vida toda 10 criou sua propria marca para competiçoes giotto usou de novo sua formula magica no grifo criando o iso grifo a3/c de competiçao de novo era incrivelmente baixo e o motor era tambem baixo e recuado mas decadas fazendo isso lhe deram confiança metade do chevrolet v8 com carter seco e quatro webers estava debaixo do painel de instrumentos dentro do habitaculo para trocar as velas mais detras uma janela no painel era necessaria [caption id= attachment_341475 align= aligncenter width= 999 ] o grifo[/caption] o cambio estava entre os ocupantes uma vasta montanha entre eles logo rivolta desiste de competiçoes e os a3/c que eram construidos em livorno em sua empresa de qualquer forma vira o bizzarrini 5300 gt em versoes strada e competizione depois ganha uma mais barata carroceria de fibra de vidro compensada por suspensao traseira independente por duplo a sobreposto como na frente no 5300 america [caption id= attachment_341428 align= aligncenter width= 999 ] o grifo a3/c num desenho de giugiaro[/caption] o bizzarrini era um carro superior a gto segundo o criador dos dois carros; apenas o preconceito para com seu motor americano impedia sua fama maior mas hoje todo entusiasta dos exotico s italianos sabe deste segredo delicioso tanto que o carro voltou a ser produzido na inglaterra ainda que somente como um carro de corrida bizzarrini ainda criaria um sensacional carro para a amc que acabou natimorto infelizmente e continuou com sua consultoria efetiva principalmente em competiçoes nos anos 1980 tambem deu aulas em universidades italianas durante decadas mais velho andava agora num iso fidia chevrolet ate seus ultimos dias no final voce precisava saber mais sobre ele por um simples motivo era uma pessoa que nao ligava para nada a nao ser a excelencia de seus carros; que entendia que o que vale e o carro em si nao quem o fez ou se o motor e nobre ou plebeu um carro e algo real que precisa ser experimentado no mundo real para se saber seu valor e o resto nao importa descanse em paz ingegnere e pega leve com o divino ai em cima mesmo que voce saiba imediatamente que o carro dele pode ser infinitamente melhorado com apenas algumas pequenas modificaçoes ele pelo menos merece ser tratado com alguma deferencia nao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.