quase ninguem notou mas esta semana passada a chrysler completou 100 aninhos quase nao houve festa ou fanfarra; afinal de contas a marca anda talvez na maior baixa de toda sua historia [caption id= attachment_385747 align= aligncenter width= 999 ] pacifica 2025 o unico chrysler hoje[/caption] hoje a chrysler so vende um carro e nem e um carro propriamente dito e sim um furgao de passageiros uma minivan que podemos chamar de mini algo que mede 5 2 metros tem um entre eixos de 3 metros e um metro e oitenta de altura e que pesa noves fora duas toneladinhas e o chrysler pacifica herdeira da tradiçao de minivans de traçao dianteira da empresa que iniciou em 1984 mas e so ela debaixo da stellantis e com o fim do sedan grande e v8 300 no ano passado a chrysler parece ate mais esquecida que a lancia uma marca que so precisa deitar para morrer mas a stellantis esta mudando depois da saida do portugues tavares da liderança e a chegada de antonio filosa na ocasiao do aniversario a empresa anunciou mudanças para a marca o chefe de design da stellantis ralph gilles disse a road & track estamos de volta com a chrysler gilles observa que a empresa agora tem um novo estudio de design — diferente do antigo estudio que compartilhava com a dodge — alem de uma serie de novos funcionarios dedicados especificamente a marca chrysler [caption id= attachment_385751 align= aligncenter width= 999 ] o conceito halcyon[/caption] o ceo chris feuell reiterou que a empresa construiria um veiculo inspirado no conceito halcyon que poderia segundo informaçoes substituir o adorado seda 300 esse conceito tambem poderia inspirar um novo suv gilles confirmou a confirmaçao observando que a empresa se baseara fortemente no conceito halcyon para seus produtos futuros elementos especificos como aerodinamica ativa teto de vidro e outros itens podem ser incorporados ao carro conceito e aos proximos veiculos de produçao da chrysler tudo indica que ha energia renovada para voltar a chrysler para o mundo dos vivos aparentemente sera um campo de experimentaçao para a stellantis ja que hoje bem e quase nada mas o que e a chrysler afinal de contas a chrysler e mais jovem que a ford e a gm; mas seu fundador e da mesma geraçao de henry ford walter percy chrysler nasceu em 1875 quando o automovel ainda nao existia era um menino do kansas mas que iria trabalhar com maquinas a vida toda; inicialmente em estradas de ferro ate que aos 35 anos de idade era gerente de uma fabrica de locomotivas da empresa alco como todo engenheiro da epoca rapidamente se apaixonou pelo automovel e sua nascente industria em 1911 se encontra com charles w nash entao presidente da buick motor company ainda antes de ser parte da gm que procurava um chefe de produçao chrysler se torna o gerente de fabrica na buick em flint michigan tanto nash quanto chrysler hoje sabemos virariam no futuro logotipos na frente de automoveis tambem [caption id= attachment_385753 align= aligncenter width= 999 ] walter p e o primeiro chrysler[/caption] chrysler eventualmente se torna presidente da buick mas em 1919 pede demissao por nao concordar com billy durant e seus planos malucos vai ser presidente da willys overland motor company em toledo ohio por mais alguns anos; quando sai de la em 1921 e rico o suficiente para comprar a maxwell motor company dai tornou a empresa a base para a sua chrysler corporation em detroit michigan fundada em 1925 [caption id= attachment_385755 align= aligncenter width= 999 ] zeder skelton e breer os tres mosqueteiros[/caption] quando na willys chrysler reconhece o talento de um incrivel trio de engenheiros carl breer fred zeder e owen skelton os tres seriam a base tecnica da chrysler e conhecidos como os tres mosqueteiros emulando o sucesso da gm walter chrysler cria divisoes plymouth e de soto e em 1928 compra a dodge e a torna uma divisao de sua empresa mas se queremos um futuro para a marca chrysler temos que entender o seu passado quais sao as grandes contribuiçoes da empresa para o avanço do automovel nos ultimos 100 anos a melhor forma de fazermos isso e escolhendo 10 carros os 10 mais importantes chrysler da historia em ordem cronologica sao eles; chrysler six b 70 1925 o primeiro chrysler foi desenhado por fred zeder owen skelton e carl breer na willys antes da chegada de chrysler; mas e reprojetado e refeito quando ele decide que seria o primeiro carro a levar seu nome o carro era extremamente moderno para seu tempo mas tambem veloz e com o preço certo; o 70 do nome se referia a velocidade maxima 70 mph ou 112 km/h o motor era um seis em linha de valvulas laterais e 3 3 litros com 70 cv e a transmissao era manual de tres marchas sem sincronizadores claro novidade era o filtro de oleo removivel e um filtro de ar idem como ainda sao hoje o motor tambem tinha sete mancais e pistoes de aluminio e era suportado por coxins de borracha outra inovaçao chamada de floating power freios nas quatro rodas com acionamento hidraulico eram item moderno tambem recem lançado no exotico duesenberg nos eua um grande sucesso de vendas o primeiro chrysler mostraria o que seria a empresa desempenho engenharia e sofisticaçao de marcas como a packard mas com preço bem mais em conta graças a produçao em serie e os metodos de walter chrysler uma coisa boa se sempre se lembrar quando se fala de chrysler chrysler airflow 1934 bolado por carl breer o desenho dos chrysler airflow era inspirado em passaros e na era do streamlining que acontecia nos anos 1930 alem da aerodinamica o desenho do carro trouxe outra mudança importante moveu motor adiante no caro em cima do eixo dianteiro ao inves de atras dele e trouxe os passageiros para dentro do entre eixos do carro nao foi pouca coisa o ganho de espaço e dirigibilidade foi imenso mas o carro seria um fracasso de publico; seu desenho futurista afastando a maioria dos compradores nenhuma boa açao acaba sem puniçao aparentemente neste mundo chrysler new yorker v8 1951 quando resolve fazer o seu primeiro v8 a chrysler prepara algo especial se a cadillac tinha superado a ford com um v8 ohv de alta taxa de compressao em 1949 a chrysler nao podia ficar atras resolve fazer um ohv mas com valvulas opostas e camara de combustao hemisferica era o hemi v8 o motor chamado de a239 internamente e firepower v 8 para o publico seria lançado em 1951 no chrysler saratoga chrysler new yorker e chrysler imperial deveria ser a resposta da chrysler aos v8 da gm em carros caros tambem olds e cadillac e a produçao começou por volta de dezembro de 1950 em detroit como bem sabemos se tornaria um classico com diametro e curso de 96 8 x 92 mm e 5424 cm³ 331 cid dava 180 cv a 4 000 rpm e um torque robusto de 43 mkgf a 2 000 rpm ambos os valores muito acima dos 135 cv a 3 400 rpm e 37 mkgf a 1 600 rpm do oito em linha de valvulas laterais e 5 3 litros que substituia imediatamente se tornou uma sensaçao nao somente nos carros chrysler mas tambem entre os hot rodders e se tornaria uma lenda o hemi v8 foi um grande sucesso para a chrysler mas era um motor caro o crescimento da popularidade de motores v8 ohv normais de valvulas paralelas mas maiores e com altas taxas e potencias equivalentes aos hemi acaba por acabar com o primeiro hemi em 1958 substituido pelos v8 wedge o hemi voltaria no fim dos anos 1960 como um motor big block de competiçao 426 mas nao em carros de marca chrysler outra novidade importante inaugurada pelo chrysler 1951 direçao com assistencia hidraulica em 1948 o carro tinha inaugurado tambem igniçao do motor pela chave; antes tinha se que apertar um botao separado algo arcaico ja em 1950 chrysler 300 letter series 1955 [caption id= attachment_385734 align= aligncenter width= 999 ] c 300 1955[/caption] o chrysler 300 e uma serie de cupes grandes e sensacionais de altissimo desempenho que se iniciou nos anos 1950 e provavelmente e o apice da marca quando eram novos eram o apice do automovel de luxo e alto desempenho para senhores distintos [caption id= attachment_385733 align= aligncenter width= 999 ] 300l 1965[/caption] apos o ano inicial que foi denominado c 300 por seu motor v8 firepower hemi de 300 cv e 331 pol³ 5 4 l os carros de 1956 foram designados 300b os modelos subsequentes receberam a proxima letra do alfabeto como sufixo pulando o i chegando ao 300l em 1965 apos o qual a sequencia de modelos foi descontinuada em seu lançamento foi anunciado como o carro mais potente da america eventualmente os ultimos seriam equipados com um 413 cid wedge com dois carburadores quadruplos e quase 400 cv todos os carros eram superequipados tambem de ar condicionado a travas bancos vidros movidos eletricamente chrysler no seu apice certamente chrysler turbine 1963 antes do petroleo virar algo valioso ia acabar antes do ano 2000 diziam especialistas a chrysler investiu pesado em pesquisa naquilo que acreditava ser o futuro o carro movido a turbina chegou perto de conseguir colocou 50 deles na mao de clientes escolhidos nos anos 1953 para teste https //flatout com br/turbine o motor chrysler de rua que vai ate 44500 rpm/ alimentado por uma turbina a gas acoplada a uma transmissao automatica chrysler modificada a chrysler recebeu feedback extremamente positivo sobre os carros a turbina mas o projeto era caro e nunca entrou em produçao alguns continuam por ai; um deles famosamente em funcionamento na garagem de jay leno chrysler lebaron gts 1985 a chrysler de lee iacocca depois de quase desaparecer apostou todas as suas fichas na plataforma k um carro compacto com motor transversal de quatro cilindros e traçao dianteira mais anti chrysler impossivel mas em 1985 aparecia o le baron gts um seda hatchback na plataforma k com desenho mais moderno e com um motor turbo de 2 2 litros e 150 cv com suspensao mais esportiva e um chrysler no idioma moderno ainda que um baseado numa plataforma ja antiga naquela epoca teve um certo sucesso e foi o que se entendia por chrysler ate os anos 1990 chrysler town & country 1990 a minivan baseada na plataforma k foi a real salvadora da chrysler nao lee iacocca a ideia de se fazer uma minivan de traçao dianteira pequena para familias com garagens idem foi um tremendo sucesso criou uma mania e vendeu muito ate os anos 2000 quando começou a ser substituida por suvs pelas familias a town & country era a versao mais luxuosa e e hoje o que resta da chrysler parte importante de sua historia e legado chrysler tc by maserati 1988 este e um fracasso total mas e tao interessante e tao parte da mitica da marca que tem que ser mencionado aqui e o segundo projeto em conjunto dos buddies iacocca e de tomaso; o primeiro foi o pantera quando lee era presidente da ford; aqui era um chrysler maserati [caption id= attachment_385728 align= aligncenter width= 999 ] tridente dentro do pentastar fracasso[/caption] acabou basicamente um le baron com logotipos maserati e um cabeçote da marca italiana no motor 2 2 da chrysler era muito caro e oferecia pouco a mais que um carro normal no fim apenas a obrigaçao minima contratual foi produzida pouco mais de 7000 carros chrysler crossfire 2003 depois da era iacocca veio a era da daimlerchrysler que sabemos foi desastrosa para a empresa apesar de deixar alguns legados interessantes tambem um exemplo de quao desastrosa foi esta uniao esta aqui um chrysler que nada mais e que um mercedes benz reestilizado https //flatout com br/chrysler crossfire quando a mercedes benz fez um esportivo americano/ era basicamente uma versao cupe chrysler do roadster alemao mercedes benz slk r107 usava seus motores v6 de 3 2 litros e e claro nao era um carro ruim mas era um chrysler sem nenhuma ligaçao com a empresa que o nomeava e foi um retumbante fracasso chrysler 300 2005 e qual o legado interessante da daimler para a chrysler este sedan que veio a ser descontinuado apenas ano passado e para uma geraçao inteira de entusiastas e a imagem que temos da chrysler e e uma imagem boa [caption id= attachment_385724 align= aligncenter width= 999 ] o ultimo 300 2025[/caption] usando a plataforma modificada do mercedes benz e class w210 um desenho inspirado do designer ralph gilles e um novo hemi v8 aspirado criou se nao so um seda chrysler moderno mas um que seguia a risca as tradiçoes da marca pena que por 20 anos continuou pouco alterado; o caminho estava correto so era necessario continuar investindo nele ne
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.