independentemente de sua religiao ou mesmo que voce seja ateu deve saber da importancia da pessoa de jesus cristo como figura historica; pouca gente que viveu ha dois mil anos atras continua tao importante como ele ficou tao importante a ponto de dividirmos a historia antes e depois dele e necessario esquecer a divindade por um momento para nao alienar os laicos; tambem temos que esquecer a sua filosofia pelos mesmos motivos ainda assim existem varios motivos para que ainda lembremos dele tenho para mim porem que uma das coisas mais importantes sobre ele e o modo como ensinava o que queria ensinar na vasta maioria das vezes ensinava por meio de historias sim as tais parabolas e claro ha varias vantagens de se ensinar desta forma primeiro as pessoas deduzem a logica de uma historia por si mesmas sabemos por pesquisas e senso comum que a autodescoberta e muito mais poderosa do que ter pessoas mandando voce fazer assim ou assado e muito mais dificil ensinar assim mas tambem muito mais efetivo nao sei se jesus foi o primeiro a fazer isso mas e um pioneiro e um mestre nisso e e por isso que as marcas industriais valem tanto hoje em dia sao na verdade historias condensadas em simbolos; num mundo cada vez mais avesso a religiao ou fanatico por ela causando conflito as pessoas buscam significado para seu trabalho e seu consumo de uma forma nunca antes vista tanto que ha ate uma nova palavra corporativa para a pratica de atachar historias boas em empresas que nao sao nem boas nem mas storytelling afinal de contas na ausencia de significado maior as empresas querem tomar este lugar; e todo mundo precisa acreditar em algo maior esta pratica na maioria das vezes envolve alguma enganaçao e omissao de fatos; ja foram denunciadas ate empresas que inventaram completamente sua historia claro uma volkswagen quer significar fusca e golf; nunca adolf hitler as empresas hoje em dia agem fortemente para fortalecer este tipo de narrativa limpar os erros e fortalecer os pontos bons de sua trajetoria ja nos entusiastas do automovel e especialmente voce que le o flatout e conhece bem a historia do automovel somos bem mais cinicos nisso sabemos que o que interessa e o produto o carro ou a motocicleta o resto e secundario mas ainda assim algumas marcas nos atraem senao por suas historias pelo tipo de gente que atrai [caption id= attachment_375534 align= aligncenter width= 999 ] ano modelo 1964 1984 ou 2004 harley e sempre a mesma coisa [/caption] o melhor significado e aquele ligado ao produto que a marca vende o melhor exemplo aqui e o da harley davidson da iconografia ao tipo de moto se mantem fiel a um significado real que ainda existe nao precisa recorrer ao passado para lembra lo raro hoje em dia e este tipo de significado que e o importante; uma marca que significa um certo tipo de produto goste ou nao dele a marca serve para isso para sabermos o que e afinal de contas marca originalmente era exatamente isso fazendeiros marcando seu gado para quem comprar saber de onde veio e so https //flatout com br/os 103 anos de ed iskenderian/ mas o que acontece e que normalmente por algum motivo inexplicavel marcas que se mantem fieis a um certo tipo de produto normalmente tem uma historia de origem interessante como e o caso aqui se sexta feira passada falamos dos comandos isky hoje vamos lembrar hoje de outra marca que ainda esta presente e firme na mente do entusiasta mesmo sendo tao antiga a dos capacetes bell [caption id= attachment_375532 align= aligncenter width= 999 ] roy richter jovem ganhando premio de slot racer[/caption] certamente as duas isky e bell ainda sao lembradas juntas por terem origem parecida o movimento hot rod americano como o comando isky o capacete bell apareceu exatamente no meio da contracultura automotiva californiana no seu nascimento e dali tomou o mundo se temos capacetes em motos e competiçao hoje muito e fruto do trabalho da empresa e de seu fundador roy richter [caption id= attachment_375530 align= aligncenter width= 999 ] roy richter nos anos 1970 com the snake e the mongoose[/caption] mas a marca bell vem de antes de richter e para explicar o motivo disso precisamos ir ainda mais alem no passado o capacete bell e dos anos 1950; mas a marca bell e de 1923 e a origem disso tudo e de ainda antes peças de preparaçao a importancia das lojas de peças para preparaçao americanas e dificil de explicar por nao serem mais importantes hoje meio que sumiram ou se tornaram grandes supermercados impessoais mas foram elas que funcionando como um centro nao so de vendas mas de encontro entre entusiastas e especialistas nas diversas disciplinas do diy automotivo permitiram que a cultura do hot rod se desenvolvesse e florescesse [caption id= attachment_375510 align= aligncenter width= 999 ] o famoso bell auto parts[/caption] veja o primeiro filme velozes e furiosos o braia se infiltra no mundo de preparaçao californiano entao nos anos 2000 dedicado a carros importados trabalhando justamente em um speed shop hoje essas lojas foram substituidas por lojas online e foruns na internet sim mas antes era necessario um ponto de encontro dos fieis uma igreja va a igreja de nossa senhora da combustao interna eterna © jose rezende mahar [caption id= attachment_375517 align= aligncenter width= 999 ] brian no speed shop ainda vivo nos anos 2000[/caption] antes os fabricantes de peças vendiam diretamente aos seus consumidores e anunciavam nas revistas dedicadas ao mundo das corridas mas com milhoes de ford modelo t inundando o mercado americano logo esses fabricantes antes dedicados apenas as corridas passam a vender para as ruas tambem para gente avida a dar mais potencia beleza e conveniencia aos seus espartanos e lerdos t nos anos 1920 os eua chegariam ao numero de automoveis atual nosso per capita quase que inteiramente nos ombros da ford [caption id= attachment_375513 align= aligncenter width= 999 ] a bell auto parts nos anos 1950[/caption] gente como rajo roof frontenac e outros faziam ate cabeçotes de valvulas na cabeça para os motores de t e uma infinidade de acessorios diversos existiam para o carro os concessionarios ford outra forma de popularizaçao do automovel que eram descobrem que podem ganhar algum revendendo esses equipamentos e eles se espalham pelo pais mas nada de speed shops ainda [caption id= attachment_375541 align= aligncenter width= 631 ] frontenac os irmaos chevrolet fazem peças para os ford [/caption] em 1923 george wight entao com 46 anos de idade abre um ferro velho chamado bell auto parts na avenida gage 3633 em bell california um suburbio de los angeles no ferro velho claro a maioria dos carros eram ford modelo t mas george nota que alguns vinham com diferentes cabeçotes obviamente nao originais nao so isso coletores de admissao carburadores igniçao bombas de agua um monte de coisa diferente e obviamente nao ford um pouco de pesquisa mostrou a ele que esse tipo de coisa nao era barato comprado do fabricante novo teve uma ideia passou a retirar todo equipamento nao original nos carros que chegavam em seu ferro velho num canto do vasto terreno perto da rua estava seu escritorio/loja ali criou prateleiras para esses equipamentos dividiu catalogou tudo e colocou a venda pronto em pouco tempo se voce quisesse fazer um carro de corrida ou simplesmente um ford quente de rua bastava ir na bell auto parts tudo que voce precisava estava la e em varias opçoes diferentes george ajudava a escolher e em pouco tempo o lugar se tornava a meca para os de nosso credo o primeiro dos speed shops californianos [caption id= attachment_375515 align= aligncenter width= 999 ] as famosas cragar ss obra de roy richter[/caption] em 1928 o t dava lugar para o a e o negocio de hot rod explodia ate harry miller famoso criador de carros de corrida entra nisso com george schofield cria o cabeçote miller schofield para modelo a em 1930 crane gartz compra a empresa e a renomeia cragar um acronimo de seu nome quando ela vai a falencia em 1932 george wight gasta tudo que tem para comprar a empresa e a marca por 60 anos cragar e bell auto parts seriam a mesma empresa a sua loja se tornaria a primeira talvez do mundo mas nao a unica logo por todo lado começavam a aparecer lojas diversas as vezes junto a ferro velho as vezes sozinha mesmo e o mundo nunca mais foi o mesmo os capacetes em 1933 vai trabalhar na bell um piloto e construtor amador de carros de corrida chamado roy richter richter era ainda mais inventivo e ambicioso que george wight; depois da segunda guerra com ela quase acabando com o negocio de peças de preparaçao richter consegue comprar a loja e os negocios de wight por pouco dinheiro de seus herdeiros; george falecera durante a guerra [caption id= attachment_375511 align= aligncenter width= 999 ] roy richter na loja 1952[/caption] fez isso a tempo de pegar um boom na atividade no pos guerra apesar de agora ser mais um empresario que um piloto richter continua competindo; e e assim que acaba conhecendo o allard j2 um carro de corrida ingles com v8 americano ford ou cadillac; acaba se tornando o distribuidor para a california do carro a partir de 1950 [caption id= attachment_375531 align= aligncenter width= 999 ] richter e seu allard de corrida na frente da bell[/caption] em 1946 um amigo de longa data de roy swede lindskog morre em um acidente de corrida e o segundo amigo proximo de roy a morrer desse jeito; ambos usando capacetes de couro cromwell ingleses que ele distribuia em sua loja começa a pensar se nao havia uma forma melhor de proteger a cabeça dos pilotos capacetes existiam entao mas nenhum desenhado especificamente para competiçao automotiva [caption id= attachment_375519 align= aligncenter width= 1000 ] cromwell em couro[/caption] em 1953 richter decidiu que realmente podia fazer diferença aqui mas claro tambem ao mesmo tempo capturando o mercado dos ingleses que distribuia nos eua claro como era seu distribuidor sabia o volume de venda richter com a ajuda do veterano piloto naval frank heacox fez engenharia reversa em varios capacetes incluindo alguns usados na aviaçao militar o seu primeiro capacete de produçao depois de algumas tentativas malsucedidas aparece em 1954 o hoje famoso bell 500 tinha um forro de espuma de poliuretano dentro de uma casca externa de fibra de vidro laminada a mao laminar e polir capacetes a mao era relativamente caro mas richter acreditava que isso resultava em um capacete mais forte [caption id= attachment_375520 align= aligncenter width= 940 ] sim voce ainda pode comprar um bell 500 novo[/caption] varios membros da vitoriosa equipe de lincolns de bill stroppe usaram o bell 500 na carrera panamericana ja em 1954 um capacete bell foi usado na indianapolis 500 pela primeira vez por cal niday em 1955 niday bateu durante a corrida e sofreu varios ferimentos graves apesar de sofrer uma fratura no cranio niday disse que o bell 500 lhe salvou a vida uma propaganda inesperada e de graça em 1956 as vendas de capacetes estavam muito acima das projeçoes isso resultou na formaçao da bell helmet company como uma subsidiaria da bell auto parts o sucesso do bell 500 foi seguido pelo primeiro capacete a atender aos padroes da fundaçao snell o capacete bell 500 tx em 1957 nunca mais parou o primeiro capacete fechado colocado a venda no mundo e o bell star em 1968 [caption id= attachment_375521 align= aligncenter width= 999 ] lincoln vence no mexico com bell[/caption] richter e tambem um dos pioneiros em catalogos distribuidos via correio que permitia tambem encomendas via correio uma fonte enorme de grana alem disso as rodas cragar desenvolvidas por richter se tornam incrivel sucesso de vendas; assim como volantes esportivos em 1967 roy richter e um dos fundadores da sema a empresa e vendida em 1980 depois da aposentadoria de roy em 1978 mas ainda existe [caption id= attachment_375522 align= aligncenter width= 800 ] bell star 1968[/caption] depois de tantos anos a lenda hoje e ainda maior que na sua epoca evel knievel sofre um acidente ao tentar pular as fontes do caesars palace em las vegas em 1968 e quando ele acorda de um coma de 28 dias ele credita seu capacete bell star estrelado com as cores da bandeira americana por ajudar a salvar sua vida ken miles sempre usou um bell 500tx preto com seu nome escrito na lateral por sua esposa steve mcqueen andava de motocross com um bell 500 azul de listras brancas o capacete bell e um simbolo de uma era e esta era e a de ouro para os de nosso credo e e um simbolo que pode ser seu ainda hoje por modicas parcelas no cartao eu sei meu primeiro capacete que usei por dez anos era um de moto vagabundinho que modifiquei para ficar parecido com o bell de ken miles bom pelo menos parecido na minha cabeça dentro da minha cabeça quero dizer assentado na minha cabeça de verdade parecia mais o do frango da sadia segundo o juliano barata bom eu tentei pelo menos [caption id= attachment_375533 align= aligncenter width= 999 ] steve mcqueen e seu capacete azul[/caption] ai em outubro passado estava olhando outras coisas na internet quando aparece um anuncio do mercado livre o capacete bell 500 steve mcqueen replica em promoçao em dez parcelinhas no cartao e olha so exatamente no meu tamanho de cabeça e de brinde vinha a bolsa para leva lo com o logo da velha loja de peças californiana e os dizeres the choice of professionals irresistivel bom nao sou profissional das pistas mas bell e sim minha escolha desde que pudesse pagar marca afinal de contas e algo que alguem inventou nao e real no sentido de ser palpavel nao devemos nos preocupar por nao poder ter essa ou aquela marca so pelo que ela significa para sua posiçao social ou aparencia de posiçao social mas o significado delas as vezes vai muito alem do que mera ostentaçao nesses raros casos nao e uma grife e um significado de verdade um simbolo de algo ou de uma epoca neste caso que respeitamos um icone que simboliza algo importante para a gente se torna entao mais que um mero item de consumo vira uma parte importante de nos e coisa assim tem um valor maior que o de apenas dinheiro
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