FlatOut!
Image default
Carros Antigos Sessão da manhã

12 cilindros e apenas dois litros: o incrível ronco da Ferrari 212E Montagna

A Ferrari é praticamente uma definição do automobilismo. Seus modelos são reconhecidos facilmente até mesmo por pessoas sem um conhecimento muito aprofundado da história da marca. Ou melhor dizendo: alguns de seus modelos. Outros, são desconhecidos até mesmo por fãs da marca. É o caso da Ferrari 212E Montagna, que foi criada em 1968 para participar de provas de subida de montanha e venceu quase todas as corridas das quais participou. Além disso, é um carro único no mundo. Mas o que realmente chamou nossa atenção para a Ferrari 212 E Montagna (nome bacana, não?) foi o ronco de seu motor. Trata-se de um impressionante flat-12 (na prática, um V12 com ângulo de 180°, não um boxer verdadeiro) de apenas dois litros (ou, mais especificamente, 1.991 cm³). Com comando duplo nos cabeçotes, quatro válvulas por cilindro e injeção mecânica de combustível, o motor era capaz de entregar, de início, 280 cv. O curso dos pistões e o diâmetro dos cilindros – apenas 55 mm e 65 mm,