a historia dos carros esporte da mercedes benz e realmente confusa como se a empresa tivesse sido obrigada a faze los meio a contragosto sem uma estrategia ou visao futura definida o que pode ser bem uma verdade [caption id= attachment_381292 align= aligncenter width= 999 ] o 300 sl de 1954 origem[/caption] veja como começou o 300sl original pode ser hoje ainda um dos mais sensacionais carros ja criados e um verdadeiro vencedor de le mans que virou carro de rua mas nao era para ter virado carro de rua max hoffman o importador americano colocou encomenda firme de 1000 deles e a empresa nos anos 1950 ainda se recuperando da guerra nao podia dizer nao https //flatout com br/os 70 anos do mercedes benz 300sl gullwing/ mas claro que nao fez o trabalho pela metade nao ainda era uma empresa orgulhosa de sua tradiçao de engenharia bem feita em todos os detalhes o carro de rua alem de ser realmente um carro de rua tratavel bem acabado e mais bonito e tambem mais tecnologicamente avançado que o de corrida o primeiro carro de produçao com injeçao de gasolina mecanica e direta na camera como um motor diesel nessa primeira vez mas o 300 sl trazia o que havia de bem do carro de corrida o seis em linha deitado o chassi spaceframe de multiplos tubos pequenos fazendo uma treliça leve e rigida e as portas de carro de corrida que para garantir espaço nas soleiras para o chassi abria para cima como duas asas de gaivota o 300 sl foi um sucesso imenso de publica e critica mas era muito dificil de construir e por isso mesmo carissimo por isso a mercedes criou tambem um carro chamado 190 sl lançado ja em 1955 um ano depois do 300 sl este tinha toda a aparencia do irmao maior em versao roadster mas era um monobloco de aço usando a plataforma do seda 190 ponton e sua mecanica incluso ai o anemico quatro em linha ohc de 1 9 litro e 105 cv brutos um sucesso de vendas era visto porem como uma enganaçao um caça niquel pelo entusiasta da epoca era parecido mas nao era um sl de verdade ; quando o 300 sl virou roadster em 1958 ficou mais parecido ainda [caption id= attachment_381293 align= aligncenter width= 999 ] 190 sl parece mas nao e[/caption] entao o que fez a marca depois substituiu ambos os sl por uma media dos dois o w113 pagoda de 1963 o desenho da carroceria e uma obra prima e o carro agora um seis cilindros de apenas 2 3 litros no 230 sl inicial; depois cresceria para 250 e 280 sl tinha excelente desempenho comparado com o 190 sl cujo preço de venda emulava era um incrivel progresso mas nao era um supercarro como o 300 sl que tambem substituiu; sempre sofreu em imagem por isso com os puristas dizendo que a mercedes ficou mole e fez do sl um carro de secretaria https //flatout com br/quando um mercedes pagoda andou junto de um ferrari v12/ mas o pagoda foi um grande sucesso justamente com o publico que nao era entusiasta apesar de ser um carro esporte muito bom como era tambem um carro de luxo para dois muito bom nao importava a mercedes achou que encontrara seu nicho para o sl o seguinte o r107 de 1973 nao tinha vergonha de ser um conversivel de luxo e nao mais um carro de corrida para as ruas e foi um imenso sucesso o r129 que o sucedeu em 1989 seguiu este caminho de sport e leich esporte e leve muito pouco sobrou https //flatout com br/icones dos anos 1990 mercedes benz sl r129 1989 2001/ [caption id= attachment_381328 align= aligncenter width= 999 ] slk um sl menor[/caption] mas na segunda metade dos anos 1990 explode o mercado do carro esporte com carros como mazda miata mostrando o caminho e a bmw com o z3 e a porsche com o boxster obrigando a mercedes a fazer algo nasce o primeiro slk mas comparado aos seus concorrentes ainda era o carro de luxo de dois lugares e alto desempenho pouco esportivo em espirito e habilidade [caption id= attachment_381331 align= aligncenter width= 999 ] mercedes benz slr mclaren[/caption] mas a mercedes tenta fazer esportivo de novo no inicio dos anos 2000 e o slr mclaren uma tentativa de levar a parceria da f1 para as ruas e dar possibilidade da mclaren usar sua fabrica de carros depois do fracasso comercial que foi o mclaren f1 seria projetado por gordon murray mas foi um casamento que começou a dar errado ja na noite de nupcias com nenhum dos dois parceiros realmente se dando bem https //flatout com br/os 20 anos do mercedes benz slr mclaren/ e no rebound dessa separaçao que obviamente deixou os dois lados extremamente frustrados que a mercedes faz o sls que e tema da materia de hoje e o faz na raiva de mostrar que nao precisava da mclaren os orgulhosos engenheiros da mercedes sao os melhores do mundo nao sabia assim eles sempre se imaginaram; gordon murray foi sabotado desde o dia um [caption id= attachment_381310 align= aligncenter width= 999 ] mercedes benz sls amg[/caption] ja voltamos ao sls claro e importante antes contar o que aconteceu depois a mercedes resolveu de novo mudar o curso de seu carro esporte combater o outro carro esporte alemao o unico de sucesso duradouro sim o 911 por isso o caro e exclusivo sls e abandonado em favor de um carro mais barato mas mais focado em alto desempenho o amg gt https //flatout com br/uma ideia que voltou o mercedes benz slc/ mas depois de uma geraçao agora mudou tudo de novo o atual amg gt e baseado no sl basicamente um slc moderno definitivamente a mercedes benz nao sabe o que quer a respeito de carro esporte e fica indo e vindo de la para ca entre o carro de luxo e o carro esporte conforme o vento bate [caption id= attachment_381329 align= aligncenter width= 999 ] o amg gt hoje[/caption] engraçado que acertou mesmo de verdade apenas duas vezes e nas duas vezes os carros tinham portas em forma de asa de gaivota o mercedes benz sls amg [caption id= attachment_381300 align= aligncenter width= 999 ] com o 300 sl e os natimortos c111 e c112 gullwing [/caption] o 300 sl original foi um acerto por ser um carro de corrida genial tornado mercedes benz de rua o chassi spaceframe garantia leveza centro de gravidade baixo e o seis cilindros apesar de suas origens humildes vindas de um seda grande e pesado da marca era massageado aqui para alta potencia e a nova tecnologia de injeçao de combustivel fazia ele ainda por cima tratavel e civilizado ele fez o template do que deve ser o mercedes deste tipo na verdade luxo qualidade de acabamento e qualidade mecanica em um carro esporte capaz de bater ferrari contemporanea ainda e uma definiçao valida ainda que as duas marcas tenham se separado muito em preço e publico veja bem um 300 sl de 1954 pesava 1300 kg; o mesmo peso de seu menos potente sucessor o 230 sl de 1963 o sucessor deste sl pagoda o r107 ja pesava 1580 kg um 300 sl 1990 da geraçao seguinte r129 pesava ja 1800 kg ser um carro leve nao era mais uma preocupaçao [caption id= attachment_381321 align= aligncenter width= 999 ] a versao conversivel[/caption] nos anos 1990 como sabemos gordon murray se mostrou um discipulo perfeito de colin chapman no f1 um carro moderno de 627 cv mas que pesava apenas 1260 kg o renascimento desta preocupaçao deixou a mercedes preocupada usando peso como uma arma para alto refinamento e que se tornara lider do mercado de luxo sua cultura interna nao considerava pecado o peso nao podia dar certo mesmo a junçao com murray e a mclaren que culmina no slr um carro de 1750 kg mesmo feito em grande parte da carissima fibra de carbono o slr e um carro sensacional em isolamento claro; mas nao fez nada bem nem para a mercedes nem para a mclaren o divorcio foi doloroso e acabou com murray demitido e a mercedes virou vila na imprensa por ter corrompido e atrapalhado murray em conseguir fazer um slr moderno tao bom quanto o slr dos anos 1950 este voce se lembra era outro carro de corrida e um que nunca foi para as ruas fora o cupe particular de rudolf uhlenhaut https //flatout com br/mercedes 300 slr coupe carro mais caro do mundo/ e assim que as coisas grandes acontecem na raiva de mostrar que nao era bem assim de consertar uma impressao errada que rapidamente se difunde e vira o fato aceito murray e discipulo de chapman ate nisso a imprensa o adora manipulaçao da opiniao publica nao iria tao longe mas e meio por ai a mercedes decide que precisa de foco para seus carros esporte e coloca a amg antiga casa de preparaçao independente que agora era casa de preparaçao in house para fazer um novo 300 sl e a primeira vez que a amg fazia um carro inteiro o resultado aparece no salao automovel de frankfurt de 2009 e era realmente impressionante mesmo antes de qualquer detalhe tecnico desenho retro inspirado no passado raramente fica bom na maioria das vezes e uma caricatura do passado com detalhes exagerados nao aqui o desenho so lembra o 300 sl nas proporçoes basicas e nas portas asa de gaivota e um carro moderno que nao parece ter sido desenhado 20 anos atras e lançado no mercado ha 15 anos o desenho e atribuido a mark fetherston que teria criado a forma de 2005 a 2007 baixo peso foi um dos objetivos aqui e os engenheiros da amg acertaram onde murray nao conseguiu o carro e um monobloco em aluminio grande parte dele por meio de chapa estampada mas tambem de perfis extrudados e peças fundidas localizadas e um carro que pesava no lançamento 1619 kg mais de 100 kg a menos que o slr mclaren com sua complexa e cara construçao em carbono depois no black series chegaria a 1549 kg mais de 200 kg mais leve que o mclaren mesmo o conversivel que veio depois ainda era mais leve que o slr mclaren 1659 kg as portas asa de gaivota sao um exemplo da determinaçao da empresa aqui abrem por meio de simples amortecedores a gas e devem ser fechadas manualmente pois um sistema de fechamento automatico teria custado 41 kg de peso adicional baixinhos tem alguma dificuldade para fechar o carro como o top gear mostraria claro com hammond o motor e talvez o mais sensacional ja criado pela mercedes benz o v8 6 3 de codinome m156 como o carro era um projeto amg o primeiro motor v8 projetado autonomamente pela subsidiaria o m156 mede 102 2 × 94 6 mm para um total de 6208 cm³ e compartilha muito pouco com outras familias de motores mercedes benz; espaçamento dos cilindros o design do bloco tudo exclusivo do motor amg mas entao se desloca 6 2 litros quase exatos qual o motivo do 6 3 mercadologico se desejava ligar o novo v8 superpotente a outro v8 superpotente do passado o gigante m100 dos anos 1960 que ia na limusine 600 e no primeiro seda rapido mercedes o 300 sel 6 3 o motor e sensacional potente torcudo em toda rotaçao vocal como um motor da nascar em furia e que gira alto e um v8 de aluminio dohc e com 32 valvulas era tambem compacto e muito leve parafusos de aluminio pistoes forjados e a eliminaçao de camisas de aço pesava apenas 206 kg; o motivo de querer se ligar isso ao antigo 6 3 de mais de 500 kg me escapa a versao usada no mercedes benz sls amg era o m159; inclui um sistema de admissao totalmente novo trem de valvulas e comandos diferentes o uso escapamento especial com coletores tubulares otimizados para fluxo o motor tambem utiliza um sistema de lubrificaçao de carter seco para abaixar o motor no carro e abaixar o centro de gravidade do carro o motor era recuadissimo fazendo se um carro de motor longitudinal central dianteiro o cambio era na verdade um transeixo dct de sete velocidades montado no eixo traseiro um tubo de torque levando a potencia ate ele la atras o eixo que gira dentro do tubo e de fibra de carbono inicialmente o motor dava 571 cv a 6 800 rpm e 66 2 mkgf a 4750 rpm e um corte a 7250 rpm e se voce nao se tocou ainda sem ajuda de compressores sim era aspirado parte de sua incrivel personalidade na verdade no lançamento a amg dizia que ele era o motor de serie de produçao naturalmente aspirado mais potente do mundo a partir de 2013 passaria a dar 591 cv a 6800 rpm e o black series alem de mais leve era tambem ainda mais forte 631 cv 7 400 rpm com corte a 8000 rpm as custas de um pouco menos de torque 64 7 mkgf a 5000 rpm nao fez falta a julgar pelas avaliaçoes deste monstro era um carro entao mais leve mais baixo e mais equilibrado que todo mercedes ate entao e com força e personalidade inimitaveis vindos de seu motor a distribuiçao de peso e traseira 47/53% como um bom carro de motor central longitudinal traseiro moderno disse o famoso editor da revista car inglesa gavin green [caption id= attachment_381326 align= aligncenter width= 999 ] black series mais leve mais potente[/caption] sim este e um carro melhor e louvavelmente leve mais leve que o mais lento aston v12 vantage e e muito mais agil que o bruto e pesado slr um carro com o qual nem a mclaren nem a mercedes ficaram muito felizes ele sempre parece preso a estrada um carro que finca os calcanhares em vez de flutuar incerto nos dedos dos pes e ao contrario de alguns esportivos benz nao ha sensaçao de distanciamento da açao a direçao e afiada o chassi e lindamente equilibrado e voce faz curvas com real delicadeza o transeixo traseiro ajuda a dar ao carro uma distribuiçao de peso perfeita e isso se traduz em neutralidade de comportamento e na capacidade de dirigir o carro parcialmente com o acelerador um pre requisito para qualquer grande carro esportivo para manter as proporçoes bonitas de capo comprido porem algo do purismo teve que ser esquecido; e uma enorme distancia do fim do motor ate o fim do capo la na frente mas e tudo parte da obra completa que e o sls de dentro se ve um capo enorme e parece que se esta sentado no eixo traseiro controlado pelo seu pe direito como um carro esporte tradicional deve ser um dos maiores fas do carro era jeremy clarkson que disse no lançamento ser o sls seu novo carro preferido em todo mundo mesmo ao preço igual ao da sensacional ferrari 458 alem do motor do barulho e de toda experiencia esportiva disse que tambem gostei da direçao e direta como a de um porsche gt3 voce gira o volante um pouco mal acreditando que um movimento tao pequeno poderia fazer um capo tao grande mudar de direçao mas ele muda imediatamente e quase sem rolar a caixa de cambio de sete marchas dct tambem foi brilhante no fim define o carro como um dodge viper mas feito por gente que sabe como fazer carros toda avaliaçao conta o mesmo um carro esporte focado ainda que com o luxo interno de um mercedes e a aparencia de beleza classica que faria bruno sacco orgulhoso aspirado vocal e bravo e ao mesmo tempo belo classico e adulto como faz falta um mercedes benz assim o 300sl original tem mais pedigree e o beneficio da classe que so pode vir de sua idade e epoca; mas o seu sucessor espiritual e talvez ainda melhor como um carro esporte e como um mercedes benz; uma combinaçao rara de verdade
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