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História

190 E: o primeiro Mercedes pequeno

  Eu vou começar esta história em 1988. Em 1988, ainda não se podia importar carros para o Brasil. Era proibido, não apenas caro. O pouco de importados que apareciam por aqui vinham de corpo consular; era permitido aos estrangeiros em embaixadas trazerem carros e os venderem aqui. A maioria trazia Mercedes-Benz, que pela oferta baixíssima, eram vendidos por seu peso em ouro. Muito do sucesso da marca por aqui nisso vinha do fato de que a fábrica em São Bernardo do Campo continuava prestando serviço para os importados. Se você tinha um Mercedes-Benz, a oficina na fábrica (hoje desativada) podia consertar qualquer problema que aparecesse nele. Qualquer um. Não era barato, mas o carro era coisa de milionário de qualquer forma. Quem tinha Mercedes novo era um sujeito realmente raro. A realidade era a dos carros nacionais, que por muito e muito tempo, eram só o que tínhamos. Ao saber disso, você pode entender a empáfia de minha juventude, onde acreditava que nada podia me alcança