luditas hoje e termo pejorativo usado erroneamente para descrever gente que odeia tecnologia por nao a entender e por isso nao aceitar as vantagens que trazem o exercito do general ludd nome ficticio baseado na realidade como robin hood entendia perfeitamente por volta de 1810 na inglaterra as vantagens da tecnologia mas sabia tambem que esta tecnologia estava acabando com empregos que eles levaram uma vida inteira para treinar e finalmente fazer bem no caso o motivo da furia eram as maquinas texteis que faziam o trabalho de pessoas mais rapido que elas os luditas invadiam as fabricas e quebravam elas e por um tempo tiveram sucesso em impedir seu avanço mas como nos explica o mito de pandora uma vez aberta a caixinha da invençao ela nao volta para dentro mais fica solta no mundo o progresso e inevitavel e proibir algo nao resolve nada ou aborto e as drogas alucinoginas nao existiriam vale a pena tomar cuidado com o que se inventa entao e o fardo do divino em menor escala na caso dos luditas este progresso foi protegido por lei o movimento acabou na forca uma lei tornou punivel com morte destruiçao de maquinas de tecer isso mesmo a maquina ficou mais importante que a vida humana e depois de alguns enforcamentos publicos o movimento acabou me espanta que sua luta hoje seja ridicularizada sim o progresso no fim melhora a vida da gente mas nao imediatamente os ingleses pobres tiveram que esperar 100 anos para que novos empregos diferentes e melhores aparecessem o que quer dizer que e para os teceloes de 1810 seus filhos e netos a vida nao acabou nada bem mesmo nao havia nenhum tipo de seguridade social lembre disso antes de mandar um profissional desempregado por maquinas learn to code ; o avanço rapido das inteligencias artificiais logo vao criar maquinas que podem criar maquinas e ai saber escrever programas tambem nao vai poder salvar seu ganha pao queridao quem nao conhece o passado esta condenado a repeti lo https //www youtube com/watch v=zouekdhljyq contei tudo isso pela necessidade de usar o termo no seu correto contexto afinal de contas nos que gostamos de automovel pelo prazer ao volante e nao para ganhar competiçoes para indicar aos vizinhos e amigos nossa situaçao financeira impressionar desconhecidos nas redes sociais ou mesmo acima do mero transporte confiavel somos frequentemente chamados de luditas por causa de nossa aversao a automatizaçao e esterilizaçao do ato de dirigir automoveis provocado pela tecnologia moderna presente na maioria dos veiculos ano/modelo 2023 nao se enganem querem proibir o automovel hoje estao fazendo isso lentamente aumentando o preço por legislaçao antes um carro carburado era ajustado a nivel do mar e montanha e boa; um dia resolvia hoje um batalhao de programadores e prototipos leva 3 anos e 28347612876491692 mil reais para fazer o mesmo e quem voce acha que paga a conta eles nao gostam de automoveis e por isso ja que ninguem liga mais para os infortunios do proximo mesmo nao estao nem ai com nossas reclamaçoes mas tudo bem nos os luditas orgulhosos do automovel sempre damos o nosso jeito nao vamos deixar isso acontecer assim sem barulho mesmo porque a forca nao e mais uma opçao para eles e nos sabemos fazer coisas fisicas lutamos contra essas proibiçoes de todas as formas possiveis mantendo carros antigos em perfeito estado e andando no meio deles e seus eletricos impavidamente criando restomods tao bons quanto um carro zero km e explorando todo e qualquer buraco esquecido da legislaçao como e o caso desta maravilhosa iconoclasta e ludita maquina chamada tha pembleton um muquirana faz um carro a historia de pembleton começa na pequena vila de bayton em worcestershire na beira das colinas de shropshire a uns 50 km a oeste da cidade de birmingham uma vila tao idilica e remota que nenhum conto de fadas conseguiria descreve la a contento um lugar maravilhosamente bucolico e ingles [caption id= attachment_348564 align= aligncenter width= 999 ] old number 1 o primeiro carro [/caption] em abril de 1999 um certo phil gregory estava planejando um passeio de bicicleta pela irlanda ao pesquisar a estrutura de preços do ferry dun laoghaire ele observou que as motocicletas e os triciclos eram gratuitos phil imediatamente começou a especular essa isençao se estenderia aos cyclecars de tres rodas sim com certeza entao temos o classico mao de vaca resolvendo fazer um carro somente para nao pagar passagem de ferry boat na verdade nao; mas esta era apenas mais uma das vantagens de se fazer um triciclo e nao um carro a familia de gregory era envolvida com motociclismo preparava os v twin de moto guzzi para competiçoes na inglaterra uma coisa leva a outra e ele desiste da viagem de bicicleta para esta viagem constroi um triciclo baseado no desenho dos antigos morgan mas com varias diferenças cruciais primeiro usava claro os motores moto guzzi as moto guzzi tem carda entao um cara poderia imaginar que era so extender este carda e fazer traçao na roda unica traseira mas nao gregory criou seu proprio chassi tubular mas acoplou o motor de motocicleta italiana no sensacional transeixo para traçao dianteira do citroen 2cv o pembleton tem traçao dianteira e assim e bem baixo e com caracteristicas interessantes e diferentes do morgan ao se dirigir a perspectiva de viagens gratuitas de ferry atraves do mar da irlanda era apenas a faisca que phil precisava para reacender aquela paixao de longa data diz a marca logo nascia a pembleton motor company e uma serie de carros altamente especializados logo foram enviados para todo o mundo em forma de kits para serem montados por seus proprietarios [caption id= attachment_348551 align= aligncenter width= 999 ] guy gregory a cara da empresa hoje [/caption] em 2015 um impeto renovado aparece na forma do filho de phil guy gregory que agora lidera a empresa e uma fabrica com cada encomenda sendo produzida calmamente antes de se começar outro carro perdidas nas montanhas verdes de shropshire e quase um lugar utopico onde os luditas podem continuar realizando trabalhos que precisaram de mais de 30 anos para se tornarem especialistas nele nao e tudo do seculo passado porem modernas tecnicas de fabricaçao e softwares de design sao usados claro tornando as tolerancias apertadas e a qualidade superior alem disso os v twin vem com injeçao eletronica e o carrinho tem pontos de carregamento usb e farois de led ah a tecnologia o t24 alem do pembleton original chamado hoje de v sport existe agora tambem um veiculo derivado dele mas de quatro rodas chamado t24 largamente igual mas ainda mais estavel https //www youtube com/watch v=gvhhv l uro ambos compartilham um monobloco em chapa de aluminio colada e rebitada em cima de uma estrutura multitubular em aço todos os pembletons fabricados ate hoje ao redor de 500 tiveram o chassi soldado pessoalmente por phil gregory; quantas empresas podem falar isso de seu dono o motor e o moto guzzi v2 a 90° arrefecido a ar ohv com de 744 cm³ 80 x 74mm com 53 cv a 6200 rpm a suspensao e toda independente a dianteira por leading arm de 2 cv assim como o transeixo manual as rodas sao raiadas mas com 4 parafusos no centro e medem 18 polegadas de diametro os pneus finos longstone 4 5 x 18 limitam a aderencia fazendo um carro mais controlavel do que aderente ao solo; parece um balde de diversao e veja bem o carro de 3 rodas pesa 298 kg a seco o que daria aproximadamente 320 kg totalmente abastecido de gasolina e oleo o t24 de quatro rodas pesa 361 kg a seco aprox 385 kg abastecido mas opcionalmente pode vir com um motor maior para compensar 853 cm³ 84 x 77mm e 80 cv a 7750 rpm com este motor o t 24 tem o mesmo desempenho do v sport de 3 rodas 0 100 km/h e declarado como sendo de 6 a 7 segundos dependendo do peso do piloto claro o peso do piloto aqui influi mais que o normal e um carro pequeno claro mede 3220 mm num entre eixos generoso de 2200 mm e apertado para duas pessoas mas tem um espaço incrivel para tralha o porta luvas e enorme e do lado da sensacional alavanca de cambio cabo de guarda chuva de 2cv a com acesso atras dos bancos existe um porta malas grande com 200 litros de capacidade uma viagem com ele nao e um absurdo apesar de melhor se feita so com o motorista [gallery ids= 348581 348580 348577 348560 348562 348565 ] os cintos sao de tres pontos retrateis e os escapamentos saem dos dois cilindros na frente um por cada lado do carro e vao ate la atras fazendo um som classico e maravilhoso de v twin italiano mais bravo e menos sincopado que as harley com os morgan agora modernos e chiques para o designer crowd o pembleton se tornou a experiencia antiga mais crua e menos sofisticada mas de alta qualidade manual que tanto gostamos o primeiro pembleton ainda existe e e o daily driver de phil gregory e seu unico carro ate hoje o nome surgiu de forma pragmatica o vizinho tinha um trailer velho e permitiu que phil usasse as chapas de aluminio dele para fazer a carroceria do primeiro carro; a casa movel era de marca pemberton que soou pembleton para phil [caption id= attachment_348554 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro carro ainda em uso pelo dono da empresa [/caption] nao sao carros caros tambem embora obviamente todo este trabalho cuidadoso manual e lento nao pode sair de graça o v sport custa £27 995 r$ 171 889 e o t 24 £32 995 r$ 202 589 ambos na inglaterra claro luditas bem eles nao estao destruindo fabricas de carros modernas sao apenas gente que sabe que um automovel nao precisa de nome famoso e 1000 cv; que diversao ao volante e possivel bem abaixo disso o progresso pode ser bom e a humanidade sempre se move para adiante inexoravelmente mas se depender da gente coisas assim nunca vao deixar de existir e nem se de o trabalho de me chamar de ludita seria um elogio
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.