a cbxzona rolava macia quando entramos numa queimada perto da estrada umas coisas pretas começaram a bater na gente eram abelhas furiosas com o fogo na sua casa uma me picou na mao atraves da luva de pano o braço esquentou filha da p acelerei rapido e e exatamente nessas aceleraçoes para fugir de abelhas ou carros derrapando que a cbx mostra a sua segurança de sumir quando necessario e recuperar qualquer moleza de fim de tarde josias silveira duas rodas maio de 1986 trinta e seis anos quase exatamente nos separam de maio de 1986 trinta e seis anos e muito tempo sem sombra de duvida; mas empalidece quando olhamos como o brasil motorizado mudou de la ate aqui para começo de conversa importaçoes eram proibidas aqui de carros ou motocicletas e portanto as opçoes eram reduzidissimas principalmente em desempenho e tecnologia em automoveis numa epoca em que recebiamos noticias de fora da popularizaçao da injeçao eletronica dos motores dohc de 16 valvulas de turbos e intercoolers exoticos todo ford brasileiro por exemplo era impulsionado apenas por um quatro em linha vareteiro chamado cht que mal chegava nos 80 cv o fiat uno grande novidade tecnologica tinha apenas 1 3 litros e algo em torno de 60 cv seria o ultimo ano do fusca que depois retornaria por pedido de um presidente historia para outro dia e o gol acabara de receber motor refrigerado a agua pela primeira vez em sua historia o gol gt 1 8 grande sinal de progresso e melhora acelerava de 0 100 km por hora em 10 5 segundos e mal chegava a 180 km/h; o carro mais rapido e veloz do pais era o opala a alcool de cambio manual com o seu antigo mas potente seis em linha 10 3 segundos de 0 100 km/h e 183 km/h de final e o cambio desses dois carros era originalmente de quatro marchas apenas; o gol ganhou a 5ª marcha somente em 1985 nada de ferrari nada de porsche nada nem de mustang importaçao era proibida nao podia verboten hoje um virtus basico um veiculo mais usado como taxi que hoje chama uber ainda e chamado por telefone mas agora sem precisar falar que carro particular hoje pode fazer o 0 100 km/h abaixo de 10 segundos e chegar a quase 200 km/h e pode se importar quase de tudo se existir dinheiro suficiente; 1986 era um mundo bem diferente em motocicletas nao era diferente ofertas mesmo existiam ate 125 cm³ seguidas por algumas yamahas de 180 cm³ e a honda xl250 existia tambem a honda cb400 agora cb450 que reinava absoluta como moto grande aqui desde 1980 apesar de na realidade ser algo de entrada na maioria dos mercados desenvolvidos e so como consequencia as motos japonesas dos anos 1970 principalmente as honda e suzuki 750 eram joias cobiçadas ja antes de seram antigas por nao existirem opçoes novas a venda em quatro anos viria a abertura das importaçoes e o fim dessa penuria mas nao sem antes termos um vislumbre do que nos esperava aqui mesmo nesse brasilzao que era isolado e atrasado e talvez por isso mesmo tao diferente no mesmo ano que o cometa de halley nos visitava mais uma vez e nos exatos meses em que ele ficou mais visivel outro tipo de cometa começou a rasgar as estradas brasileiras primeiro a yamaha anunciava uma moderna rd350lc de dois tempos e a honda depois de anos e anos de especulaçoes diversas trazia de volta ao brasil a versao moderna da mais mitica de suas motos a sete galo e nao somente um anuncio ela estava nas ruas de verdade a cbx 750 f de 1986 a volta e quase rotina mesma velocidade de cruzeiro e a saudade do pessoal que ficou em sao paulo ajuda a acelerar sempre alguns carros querem brincar e nao sabem com o que estao mexendo principalmente o pessoal de escort xr3 e de monza 1 8 adoram achar que vao levar a minha cbx a tecnica e sempre a mesma deixo o carro passar e depois vou forçando quando percebo que o carro acabou la pelos 160/170 km/h chego na porta do motorista olho para a cara dele puxo duas marchas para baixo engatando a quarta e faço a cbxzona gritar alto ela some enquanto o motorista deve pensar em descer porque o carro parou josias silveira de novo na duas rodas de maio de 1986 e dificil descrever a sensaçao de incredulidade que nos avassalou quando a cbx 750 f foi solta aqui no brasil em 1986 em meio a um mar de fusca e corcel que mal chegava a 130 km/h era algo simplesmente de outro mundo de repente o mundo de alto desempenho do exterior descia aqui inesperadamente sem muito aviso um disco voador talvez criasse menos comoçao a cbx tinha um quatro em linha nao apenas dohc acionado por corrente com tensionador automatico mas tambem com quatro valvulas por cilindro opostas no cabeçote a um moderno angulo incluso de 38° e com tuchos hidraulicos que dispensavam regulagens de folga era refrigerado a ar ainda e com carburadores; mas ainda assim era algo alienigena para o brasil e injeçao e legal sim mas quem iria reclamar daquela magnifica bateria de quatro carburadores keihin ve64b de 34mm cada mesmo menos potente que a versao europeia por causa de nossa pobre gasolina taxa reduzida de 9 3 1 para 8 8 1 aos 82 cv a 9500 rpm era ainda quase 110 cv/litro e caras 9500 rpm com um limitador de rotaçao que nao cortava antes de 10500 rpm a terra das trocas de marcha aos 2000 rpm normalmente metade da faixa util de giro nao estava pronta para isso era uma moto grande pesada e intimidadora aos 240 kg sim mas logo as publicaçoes nos acalmavam agil esperta estavel e segura a altas velocidades como nunca tinhamos visto de perto; era tambem mais estreita que uma cb 450 o grande roberto agresti disse na revista moto show em maio de 1986 minha duvida era a respeito da utilizaçao normal desta moto ou seja se seria possivel circular sem grandes problemas na cidade em qualquer condiçao pois bem a cbx nao morde e mansa como um gatinho ate o contagiro chegar nos 6 000 rpm depois disso e o inferno mas nada de comportamento antisocial a potencia e uniforme e vem de maneira progressiva sem fazer a frente ficar muito leve ou mesmo perder aderencia na roda traseira no transito pesado ela se comporta com naturalidade fazendo esquecer os 240 kg de peso e tornando o ato de dirigir entre os carros bastante facil mesmo para quem nao tem experiencia com motos grandes e a 140 km/h na cbx me senti muito mais seguro do que a 100 numa cb 450 a moto gruda no chao e engole as irregularidades do piso sem que o piloto tenha de trabalhar no guidao e nas pedaleiras em curva ela faz tudo por voce e ai esta a grande evoluçao para quem se lembra de como se comportavam as antigas cb 750 k ou f e possivel frear dentro da curva sem problemas mesmo com a moto bastante inclinada ajudavam aqui as sofisticadas suspensoes na frente o velho problema de perda de açao da suspensao em frenagens quando a transferencia de peso consome todo o curso e atenuado pelo sistema trac torque reactive anti dive control a força no caliper quando se freia faz acionar uma valvula no garfo invertido que torna a suspensao mais firme mas sem travar o movimento como funciona como uma valvula de segurança praticamente evita o travamento da suspensao [caption id= attachment_307504 align= aligncenter width= 999 ] o honda trac[/caption] a suspensao dianteira podia ser regulada em sua rigidez tambem apenas do lado direito; do lado esquerdo e a regulagem e atuaçao do trac apenas efetivamente como ambos os lados andam juntos por meio de uma barra que os liga e segura o paralama a regulagem tem efeito como se fossem um so eram tres posiçoes de regulagem 1 mais macio 3 o mais rigido a roda dianteira era de 16 polegadas para pneu 110/80 v 16 os freios em si eram discos duplos de 276 mm de diametro com uma novidade entao dois pistoes de acionamento por caliper isto visava claro maior diametro efetivo de frenagem [caption id= attachment_307502 align= aligncenter width= 703 ] dois pistoes aumentam o diametro efetivo desta forma [/caption] a cbx 750 f era tambem a primeira moto brasileira de rua a xl250 sendo de uso misto que tinha o novo sistema de suspensao traseira monoamortecida o honda pro link o amortecedor traseiro era oleopneumatico ou seja funciona com oleo e ar comprimido como os dianteiros tambem tinha 3 regulagens de rigidez como na dianteira a pre carga de ar era de pressao zero mas podia ser aumentada usando bombas de posto de gasolina ate 57 psi conforme a preferencia do dono o disco traseiro era igual ao dianteiro mas aqui apenas um disco e nao dois a roda traseira era maior de 18 polegadas com pneu 130/80 v 18 a transmissao era de seis marchas transmissao final por corrente e o quadro duplo berço em aço tubular como todo motor refrigerado a ar grande parte da refrigeraçao se da pelo oleo; apesar do seu tamanho pequeno eram nada menos que 4 5 litros de oleo com um radiador separado que recebia a circulaçao via os tubos dianteiros do quadro da moto o desempenho beirava o inacreditavel e inconcebivel aqui do outro lado das paginas das revistas onde estavam impressos a velocidade maxima era de 211 km/h e a aceleraçao de 0 100 km/h se dava em 5 2 segundos no momento que o carro nacional mais rapido o opala seis cilindros a alcool alcançava 100 km/h a cbx 750 f estava a 160 km/h; no tempo em que o um passat ou escort levava para chegar a 500 m partindo da imobilidade a cbx 750 f ja tinha percorrido um quilometro completo e tudo isso fazendo 19 km/l em ciclo urbano e mais de 20 km/l em estrada algo simplesmente inacreditavel uma historia curta a moto era uma evoluçao da cb 750 de 1969 a primeira moto de quatro cilindros moderna e acessivel aqui no brasil foi uma verdadeira febre nos anos 1970 junto com suas irmas menores cb 500 four e cb 400 four quando as outras japonesas se renderam a liderança da honda e fizeram as suas quatro em linha lendarias e todas começaram a fazer as motos esporte de um litro nosso mercado tinha se fechado para o brasileiro a 750 ou sete galo em alusao ao entao popularissimo jogo do bicho onde o galo era o numero 50 era o apice da motocicleta ponto final [caption id= attachment_307533 align= aligncenter width= 940 ] a sete galo original lenda[/caption] seus escapamentos quase nunca originais cortaram as noites das grandes cidades com seu barulho inconfundivel e os exemplares que estavam aqui sempre mantiveram valor alto e foram cuidadas e mantidas como coisas especiais que eram; como serao os carros a combustao quando os proibirem sairam do campo do real para o campo das lendas rapidamente mas la fora a honda meio que desistia deles; acreditava que o seu futuro estava nas vf motores v4 mais compactos e suaves em funcionamento esta estrategia se provaria errada mas por muito tempo foi o caminho trilhado pela honda inclusive em 1985 quando se ventilou pela primeira vez que a honda pretendia trazer uma 750 para produzir aqui imediatamente se pensou na vf750; o indefectivel tio josias silveira foi para manaus e andou numa vf750 novinha importada para contar como era para a sua revista duas rodas [caption id= attachment_307531 align= aligncenter width= 999 ] a honda vf750[/caption] mas em 1984 aparecia no mercado europeu a cbx 750 f que eventualmente seria a nossa; lentamente a marca notava que as caracteristicas de personalidade e principalmente barulho das quatro em linha eram inesqueciveis para seus donos acertadamente a honda brasileira traz esta moto para ca onde nossa memoria de vf 750 era nula e de cb 750 um pedestal inatingivel mas no primeiro ano 1986 a moto era praticamente 100% importada apenas montada em manaus simplesmente nao existia na nossa industria gente capaz de fornecer peças tao tecnologicamente avançadas como eram as desta moto era escassa no primeiro ano portanto; na media duas motos por concessionario apenas para um total final de 999 motos neste primeiro ano ela era cobiçada como nenhum veiculo nacional jamais foi; o agio foi inevitavel praticamente todas elas foram compradas pelos donos das concessionarias e vendidas depois a preços exorbitantes e nao que o preço de tabela fosse baixo aos 110 mil cruzados moeda que apareceu tambem em 1986 para morrer em 1989 era o mesmo preço de uma chevrolet a20 cabine dupla por exemplo mas a escassez fez os primeiros donos de verdade da cbx 750 f pagarem algo em torno de 500 mil cruzados o que em uma aproximaçao estimada significaria algo em torno de r$ 600 000 em dinheiro de 2022 em 1987 a moto nacionalizada aparecia produzida realmente em serie no que seria o seu melhor ano com 2624 delas vendidas agora com pintura branca e vermelha ficou conhecida como hollywood por causa da famosa marca de cigarro que entao usava estas cores mas apesar do mesmo motor e quadro era uma moto muito diferente [caption id= attachment_307516 align= aligncenter width= 800 ] 1987 hollywood a nacional[/caption] a nacionalizaçao trouxe farol duplo de linhas arredondadas e os escapamentos cromados em vez de preto proteçao aerodinamica maior e semi guidoes elevados em 2 cm mas as suspensoes tiraram muito da agilidade e estabilidade da moto a roda dianteira de aro 18 polegadas em vez de 16 tornavam a cbx 1987 menos esportiva e mais confortavel e mais os pneus nacionais com camara e suspensoes mais simples sem regulagem o sistema antimergulho trac tambem foi simplificado ficando sem regulagem e de funcionamento menos efetivo ainda era uma motocicleta sensacional de desempenho incomparavel e alta segurança; mas agora a personalidade mudava drasticamente era uma moto mais confortavel e bem menos esportiva a moto do ano de 1986 permaneceria tao unica quanto sua apariçao em maio de 1986 [caption id= attachment_307534 align= aligncenter width= 999 ] rothmans [/caption] seu sucesso continuou claro com os tres primeiros anos de produçao da versao nacional vendendo mais de duas mil motos ate que a liberaçao das importaçoes acaba com seu mercado a partir de 1990; dura ate 1994 e um total de pouco menos de 12 mil delas foram fabricadas [caption id= attachment_307535 align= aligncenter width= 999 ] indy com carenagem completa [/caption] depois da hollywood em 1987 veio a magia negra preta e cinza e a rothmans azul branca e vermelha em 1988 e em 1989 as branca e cinza ou vinho a ambas agora com pneus sem camara de novo em 1990 a ultima cbx tradicional em azul a indy com carenagem completa apareceria em 1990 e ficaria ate o fim em 1994 com baixissima produçao coda a honda cbx 750 f de 1986 permanece entao um icone que como o cometa de halley passou por aqui em 1986 e desapareceu sem vestigio mas ao inves do cometa que so voltara em 2061 algumas delas ainda estao por ai sempre foram mais valiosas no mercado de usados do que suas irmas nacionalizadas mas hoje em dia uma em perfeito estado de conservaçao quando aparece no mercado e disputada a tapa; vale tanto quanto valia nova atualizada no valor de tabela a apariçao da primeira delas em 1986 e algo que nunca sera repetido; um disco voador algo tao acima de qualquer expectativa do povo nas ruas de nosso pais que chegava a se inacreditavel a primeira vez que vi uma parada na praia de itacoatiara na rua me fez perder o ultimo onibus para casa uma multidao estava em volta dela que so foi embora quando o senhor grisalho subiu nela ligou a no botao e foi embora de sunga mesmo sem capacete ou roupa so chinelos havaianas um tempo diferente o tio josias pegou uma das primeiras e junto com o gabriel marazzi foi ate porto seguro na bahia e voltou com uma cb450 de apoio quase nao voltou disse ele sentei num barranco o mar me olhando lembrei de uma velha pergunta que me corria na cabeça quando era garoto onde deus mora continuo nao sabendo mas naquele momento tive certeza de que mesmo morando em lugar nenhum deus deve passar as ferias aqui a cbx me olha quieta e obediente nem reclamou dos enduros que foi obrigada a fazer sai devagar sem querer olhar para tras na subida do morro que nos faz deixar porto seguro a viseira embaçou droga detesto pilotar com lagrimas correndo alivio o gas para a tristeza ficar no acostamento tenho que ir embora me leva cbxzona pensando naquele garoto com essas revistas nas maos mal posso entender como acabei conhecendo pessoalmente tanto o tio josias quanto o agresti cujas palavras emprestei aqui nesta materia mais que isso fiquei amigo deles e inacreditavel ao passar as palavras deles por meus dedos escrevendo isto aqui uma certeza todos nos em 1986 nas revistas ou fora delas compartilhavamos ja uma coisa o sonho por uma maquina incrivel extraordinaria fora do normal uma maquina que nos fazia sonhar acordado por causa disso para sonhar acordado que continuam a existir publicaçoes como esta ainda que agora nao mais em papel sonhos para adultos sonharem e o que nos move mas em nenhum ponto da nossa historia esse sonho foi tao grande impossivel mas ainda assim compartilhado por todos como em 1986 o ano da honda cbx 750 f
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