a bentley completou 100 anos la atras em 2019 mas parece incrivel que toda sua imagem fama e real valor tenham sido conseguidos em um breve periodo de tempo de 1919 ate 1931 em 1919 o engenheiro water owen wo bentley lança seu carro de quatro cilindros em linha comando no cabeçote acionado por bielas e quatro valvulas por cilindro; o deslocamento deste grande quatro em linha lhe dava o nome era o bentley 3 litre [caption id= attachment_354499 align= aligncenter width= 999 ] 3 litre o primeiro bentley[/caption] apesar de ser criado para carregar carrocerias de luxo nas ruas o excelente carro de bentley acaba nas pistas o primeiro dos caminhoes velozes como dizia ettore bugatti um certo entusiasta da marca e dono de um 3 litre o capitao woolf babe barnato inspirado pela vitoria em le mans em 1924 compra a empresa e financia uma serie de mais 4 vitorias em le mans como pilotos barnato e seus amigos playboys riquissimos e barulhentos que se tornariam lendas eram os bentley boys [caption id= attachment_354500 align= aligncenter width= 999 ] 4 1/2 litre blower bentley [/caption] as aventuras desta turma ja deram varios livros mas o fato e que suas 5 vitorias totais na prova francesa nao esqueci de 2003 aquele audi nao e bentley vamos la os tornaram lendas imediatas e fixaram a marca bentley no imaginario mundial o 3 litre virou 4 ½ litre e depois a revelia de wo bentley e com ajuda de armherst villiers recebe um supercharger e da luz a outra lenda o blower bentley com seis cilindros vira o 6 litre e depois a magnifica limusine 8 litre mas como todo negocio onde a diversao nao a responsabilidade financeira era o principal em 1931 estava falida [caption id= attachment_354502 align= aligncenter width= 999 ] t1 ja em 1972 bentley era so um radiador diferente[/caption] e isso ai de la para ca a empresa somente surfou nesta fama nada ou pouca coisa foi feita para continuar a tradiçao de carros cada vez mais incriveis e vitorias nas pistas ainda mais incriveis daqui a pouco vai fazer 100 anos que a bentley original acabou mas ate hoje e esta tradiçao que e lembrada quando se fala da importancia da marca mas claro que existiram algumas criaçoes esporadicas que aumentaram a mitica da marca ainda que de forma palida comparada aos primeiros e caoticos anos o v8 turbo dos anos 1980; as participaçoes de particulares em le mans nos anos 1950 e dai em diante hoje vamos falar da melhor dessas tradiçoes pos wo bentley o carro chamado continental bentley continental r type como ja contamos aqui depois de comprar a marca em 1931 a rolls royce lentamente foi diluindo o real significado da marca um dos grandes passos para isso foi o aparecimento do seda bentley r type em 1952 a unica diferença real entre ele e o rolls royce silver dawn era a grade do radiador uma situaçao que virou depois dele uma tradiçao somente o advento dos turbocompressores nos bentleys nos anos 1980 mudaria esta situaçao e qual o motivo de se continuar com a marca entao veja bem os bentley vendiam no pos guerra coisa de 3 vezes mais que os rolls royce apesar dos carros serem identicos ate no preço o motivo acredita se era imagem no pos guerra parecer rico era tabu; ainda mais em um rolls royce que parecia algo de senhorio sovina indo cobrar alugueis com motorista/capanga um bentley era uma forma de se ter um carro de alta qualidade sem a imagem de crapula mas existiu tambem um cupe especial baseado no r type a autoria conjunta deste magnifico cupe o continental de 1951 e atribuida aos engenheiros da rolls royce ivan evernden e john blatchley a forma foi criada no tunel de vento da rolls royce em hucknall flight test derbyshire em 1950 trabalhando inicialmente com um modelo em escala com o seu fastback arrebatador e seus quadris largos era uma mistura habil de requisitos de aerodinamica e uma bitolas alargadas para mais estabilidade o formato foi testado em velocidades de ate 190 km/h nao se esperava muito mais potencia a velocidade a mais deste bentley esportivo viria de menor resistencia ao ar blatchley e evernden tambem reconheceram graças aos testes em tunel de vento que o parabrisa teriam que se inclinar para tras mais do que em qualquer bentley anterior com um raio curvado para permitir menor resistencia ao ar a grade era mais baixa e o elegante cupezao gigante era imediatamente mais bonito classudo e veloz que o seda foi cronometrado a 200 km/h incrivel entao para carros do tipo graças a uma taxa de compressao mais elevada 7 25 1 um comando mais bravo e um sistema de escape mais eficiente foram obtidos saudaveis 25 cv adicionais do motor b60 um seis em linha f head de 4 6 litros e dois carburadores su a empresa nao declarava potencia mas era algo em torno de 158 cv subindo para 172 cv nos carros da serie d de 4 9 litros e taxa de compressao de 7 8 1 uma transmissao final de 3 07 1 proporcionou 45 km/h por 1 000 rpm na quarta marcha com overdrive usando a alavanca de cambio deliciosamente suave as maximas em cada marcha eram tao surpreendentes quanto a velocidade maxima do carro 72 km/h na primeira 123 km/h em segunda 160 km/h na terceira era o carro de quatro lugares mais rapido de seu tempo o nome continental continuaria como versoes cupes dos bentley mas nunca mais tao especial quanto este primeiro; em 1965 acabavam de 1984 a 1995 o nome foi usado na versao bentley do duas portas rolls royce corniche o bentley moderno em 1982 apareciam os sedas bentley com turbocompressor seguidos dos turbo r finalmente os bentley ganhavam novamente uma aura de alta velocidade em carros grandes como eram no inicio https //flatout com br/bentley turbo r o tijolo voador de crewe/ o imenso sucesso desses carros geram investimento na marca aparece em 1991 o continental r um novo cupe baseado na plataforma do seda turbo r era o primeiro carro com carroceria exclusiva bentley desde o s3 continental de 1965 [caption id= attachment_354515 align= aligncenter width= 999 ] o continental r de 1991[/caption] desde o seu lançamento em 1991 usou o motor v8 de aluminio ohv de 6 75 litros com turbo garret nos primeiros carros de 1991 a 1993 dava 330 cv e 62 mkgf estimados a transmissao era a nova transmissao automatica gm 4l80 e de 4 velocidades o carro apresentava suspensao hidraulica autonivelante com direçao adaptativa/automatic ride control e freios a disco ventilados na frente com pinças duplas o gerenciamento do motor foi feito atraves da injeçao digital de combustivel mk motronic com sistema de controle de igniçao totalmente mapeado no lançamento a velocidade maxima anunciada era de 233 km/h e o 0 100 km/h em 6 6 segundos ate hoje um carro de desempenho consideravel mesmo sendo um gigante de 5 4 metros de comprimento e duas toneladas e meia [caption id= attachment_354518 align= aligncenter width= 999 ] continental t mais curto e mais forte[/caption] o carro evoluiria e seria um incrivel sucesso mesmo a preços estratosfericos que sua natureza artesanal de construçao exigia sua maxima evoluçao aconteceria em 1996 com o continental t de entre eixos reduzido perdendo 100 mm de entre eixos o carro agora tinha 426 cv de potencia e podia fazer o 0 100 km/h em 6 segundos cravados a caminho de 275 km/h o continental moderno abriu caminho para uma bentley independente que aconteceu quando a rolls royce/bentley foi vendida para a vw como o uso do nome rolls royce era da bmw a empresa passou a fabricar apenas bentley o bentley moderno continental gt o continental da vw chamado gt tem sua origem na verdade numa tentativa da bentley em se fazer algo produzido em volume mais barato antes da chagada da vw foi o bentley java um carro conceito conversivel mostrado no salao automovel de genebra de 1994 na epoca o atual bentley continental r era um ultra exclusivo carro de altissimo preço ao alcance de um mercado muito seleto vendendo apenas 200 300 unidades por ano o concept java nunca entrou em produçao embora 13 carros tenham sido fabricados para o sultao de brunei ; mas o bentley continental gt concretizou o conceito do java como um bentley mais acessivel fabricado em volumes muito maiores o continental gt de 2003 e portanto completa 20 anos em 2023 e na verdade o inicio de outra bentley lentamente os carros feitos realmente a mao seriam abandonados em favor de coisas como ele criados na plataforma de carros de luxo do grupo vw com os melhores materiais motores e desenho mas fabricados em serie e validados como qualquer golf um carro melhor e mais barato claro; ainda que menos especial do que era antes o carro original e na verdade um veiculo incrivel mesmo sendo mais alemao que ingles vinha com um motor w12 biturbo de 6 0 litros com nada menos que 560 cv a 6 100 rpm e torque de 66 mkgf que ia de 1 600 6 100 rpm o motor era na verdade dois vw vr6 de angulo estreito juntos num bloco unico exclusivo um quadrado complexo mas compacto e avassaladoramente potente aos 4 8 metros de comprimento era tambem menor que os cupes anteriores mas nao muito mais leve o peso no lançamento era de 2350 kg a traçao era permanente nas quatro rodas; o cambio sempre automatico como a este ponto e tradiçao da marca o desempenho era ainda mais impressionante que o dos antigos continental 0 100 km/h em 4 8 segundos e 318 km/h de final uma versao conversivel chamada continental gtc foi apresentada pela primeira vez em setembro de 2005 e introduzida em varios mercados mundiais no outono de 2006 o teto era desenhado e produzido pela karmann em osnabruck alemanha de novo um velho parceiro da vw dede o tempo da sua parceria com a ghia; e tambem o desenhista do teto dos golf conversiveis como todo carro desenhado sob ferdinand piech e uma marreta nao um bisturi mega pesado mega complexo alta qualidade motores e pneus enormes fazendo se algo mais impressionante que apaixonante e impressionante ele realmente e para atravessar madagascar jeremy clarkson modificou um deles para off road foi sem duvida a melhor escolha e teve uma performance impressionante o carro era tao bom que ate o levou para casa e desde que filmaram o episodio ele esta morando em sua fazenda o carro sempre foi um feito impressionante de engenharia eventualmente mais duas geraçoes dele apareceriam a mais recente em 2018 quando deixou de usar plataformas vw para usar uma porsche a do panamera o carro atual e ainda melhor inerentemente por isso https //flatout com br/este e o novo bentley continental gt mais bonito mais leve mais luxuoso e com um w12 de 635 cv/ mas o fato e que hoje continental e bentley sao praticamente a mesma coisa; a mais antiga tradiçao da empresa e uma que independente de como foi tentada por todos os donos da empresa com sucesso quer dizer; todos menos wo bentley; sua contribuiçao para a empresa pode ter construido toda sua fama e imagem mas a grana so veio por meio da venda dos bentley chamados de continental
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