FlatOut!
Image default
Car Culture História

20 anos de Bugatti Veyron – como tudo começou

Quer se sentir velho? Há 20 anos a Volkswagen apresentou o protótipo final do carro que conhecemos como Bugatti Veyron. Conhecido como Bugatti Veyron 16.4, ele foi apresentado em 9 de setembro de 2003 no Salão de Frankfurt como um modelo 2004, embora sua produção só tenha começado em 2005. Foi o começo da era dos hipercarros. Pela primeira vez vimos um carro de mais de 1.000 cv — 1.001 cv, para ser mais exato. Pela primeira vez, um carro prometia ir além dos 400 km/h. E pela primeira vez um modelo produzido em série teria 16 cilindros, um sonho que Mercedes e BMW não conseguiram realizar. A história do Veyron, contudo, começou quase 10 anos antes, quando a marca ainda estava sob o comando de Romano Artioli. Artioli era um empresário italiano que entrou no ramo dos carros como representante da Ferrari no norte da Itália e no sul da Alemanha. Em 1982 ele começou a importar os modelos da Suzuki para seu país e, em 1987, ele se uniu a Paolo Stanzani, que havia sido engenheiro da Lambor