quer se sentir velho ha 20 anos a volkswagen apresentou o prototipo final do carro que conhecemos como bugatti veyron conhecido como bugatti veyron 16 4 ele foi apresentado em 9 de setembro de 2003 no salao de frankfurt como um modelo 2004 embora sua produçao so tenha começado em 2005 foi o começo da era dos hipercarros pela primeira vez vimos um carro de mais de 1 000 cv — 1 001 cv para ser mais exato pela primeira vez um carro prometia ir alem dos 400 km/h e pela primeira vez um modelo produzido em serie teria 16 cilindros um sonho que mercedes e bmw nao conseguiram realizar a historia do veyron contudo começou quase 10 anos antes quando a marca ainda estava sob o comando de romano artioli artioli era um empresario italiano que entrou no ramo dos carros como representante da ferrari no norte da italia e no sul da alemanha em 1982 ele começou a importar os modelos da suzuki para seu pais e em 1987 ele se uniu a paolo stanzani que havia sido engenheiro da lamborghini para refundar a bugatti marca que havia sido encerrada em 1952 sob o nome bugatti automobili spa eles produziram um supercarro com motor v12 quadriturbo asa movel e traçao integral com design assinado por marcello gandini alem do eb110 a bugatti renascida por artioli e stanzani pretendia lançar tambem um seda de alto luxo como fora no passado o bugatti royale — um carro superlativo em todos os aspectos assim nasceu o conceito eb112 ele seria um seda de quatro lugares com linhas traçadas pela italdesign inspiradas no classico type 57 atlantic da decada de 1930 o motor seria um v12 de tres litros e 460 cv que o levaria aos 300 km/h parece pouco em 2024 mas lembre se que em 1993 o mclaren f1 era apenas uma promessa e os sedas mais potentes do mundo mal chegavam aos 380 cv a ferrari 456gt por exemplo tinha 442 cv e somente os mercedes amg feitos sob encomenda sobre a classe s superavam essa marca o carro chegou a ser apresentado no salao de genebra de 1993 mas antes do seu lançamento uma forte crise economica abalou a europa e os eua com isso o eb112 nunca foi lançado e a bugatti automobili acabou falindo em 1995 do eb112 restaram tres exemplares todos feitos pela italdesign mas somente um foi completado ironia do destino um processo de falencia nao significa que a marca fica jogada em um canto sem dinheiro para ser usada de alguma forma o nome bugatti era um ativo valioso e como todo ativo valioso em um processo de falencia ele poderia ser vendido a alguem interessado em usa lo de alguma forma esse alguem era ferdinand piech neto de ferdinand porsche que na epoca ocupava os cargos de presidente do conselho e ceo do volkswagen group por volta de 1997 seu filho gregor o estava convencendo de que seria um bom investimento familiar a compra de um bugatti type 57sc atlantic pensando a respeito da compra piech descobriu por ironia do destino como diria em sua autobiografia que a marca estava a venda e ficou interessado em 1998 um ano depois a bugatti foi comprada pela volkswagen https //flatout com br/o comeco e o fim do motor w12 da volkswagen/ na mesma epoca piech estava trabalhando nos motores em w da volkswagen ele ja havia apresentado o conceito w12 e estava tambem trabalhando nos motores w8 e w10 e ja havia idealizado um motor w18 a bugatti era a marca perfeita para eles sua intençao era restaurar a bugatti novamente fazendo dela uma marca de veiculos de extremo luxo sofisticaçao e desempenho — algo que os motores w18 trariam indubitavelmente ja no salao de paris de 2008 a volkswagen levou o primeiro conceito com o nome bugatti era o cupe eb118 que tinha as formas gerais muito parecidas com as do eb112 — como por exemplo a barbatana que atravessa o carro longitudinalmente como no atlantic — mas ja trazia a identidade visual e as linhas limpas e sobrias na cabine que seriam consagrados no veyron sob o capo ele usava um motor w18 de 6 3 litros e 563 cv mas nao um motor formado pela uniao de tres motores vr como no conceito w12 do ano anterior em vez disso o w18 usava tres blocos de seis cilindros em linha separados por 60 graus e unidos pelo virabrequim o movimento do motor era enviado a uma transmissao automatica de cinco marchas que a distribuia as quatro rodas como no eb110 apesar de ter motor dianteiro nascia ali a configuraçao mecanica basica dos futuros bugatti no ano seguinte 1999 a volkswagen levou ao salao de genebra a versao seda do eb118 o eb218 o projeto nasceu com uma proposta de atualizaçao do eb112 de 1993 encomendada pela volkswagen a italdesign por isso ele mantem as formas gerais do antigo conceito de 1993 porem com a dianteira nova que serviu de inspiraçao para o visual final do veyron o motor era o mesmo w18 desenvolvido para o eb118 tambem em 1999 nasceu o elo perdido o ancestral de transiçao da bugatti de artioli para a bugatti moderna o 18/3 chiron ancestrais de transiçao na teoria da evoluçao sao especies extintas que combinam caracteristicas de seus ancestrais e novas caracteristicas da especie que os sucedeu no caso do 18/3 chiron ele ainda tinha o antigo w18 da volkswagen traçao integral e elementos esteticos dos seus antecessores mas tambem foi o primeiro prototipo com o motor central traseiro e com o nome de um piloto da bugatti — no caso louis chiron piloto monegasco que venceu o gp da frança de 1931 com um bugatti type 51 o 18/3 chiron foi idealizado como um sucessor para o eb110 e um esportivo de ponta como eram os antigos modelos fabricados por ettore bugatti e seus filhos o estilo gra turismo deu lugar ao layout caracteristico dos supercarros com dois lugares na cabine e motor na posiçao central traseira a novidade aqui e o sistema de traçao integral que deixou de ser derivado do eb110 para ser fornecido pela lamborghini outra aquisiçao da volkswagen na epoca que havia acabado de criar um sistema integral para o diablo vt a bugatti moderna em outubro de 1999 mais um passo evolutivo foi dado agora totalmente desvencilhado da bugatti antiga a volkswagen levou ao salao de toquio daquele ano o 18/4 veyron — assim batizado pois tinha um motor de 18 cilindros e homenageava o piloto pierre veyron que venceu a 24 horas de le mans de 1939 em um bugatti type 57c no 18/4 veyron todos os elementos esteticos do passado foram abandonados o carro foi desenhado do zero pela propria bugatti sob o comando de hartmut warkuss o conjunto mecanico contudo era formado pelo mesmo w18 combinado ao cambio automatico e a traçao integral lamborghini ele foi a base para o conceito seguinte apresentado em 2000 que finalmente chegou a receita final do hipercarro o eb 16/4 veyron seu nome voltou a usar o eb em homenagem a ettore bugatti e o primeiro par de numeros continuou indicando o numero de cilindros que agora passou a ser 16 em vez de 18 isso porque o motor w18 foi abandonado por sua complexidade e dimensoes sendo substituido por um layout que combinava dois motores w8 formando um w16 outra novidade e que alem da nova configuraçao o motor w16 tambem seria turbo cada w8 teria dois turbos resultando em um motor quadriturbo — como era no eb110 com isso o motor poderia saltar dos quase 600 cv do w18 aspirado para mais de 1 000 cv o que possibilitaria o sonho de se ir alem dos 400 km/h a decisao de produzir o carro foi feita somente em 2001 mesmo ano em que a volkswagen colocou a venda o passat w8 aparentemente esta versao de topo do passat foi uma forma que piech e seus executivos encontraram de minimizar os custos e viabilizar o motor w16 o primeiro prototipo do veyron ficou pronto em 2003 mas devido a uma serie de imprevistos e desafios tecnicos incluindo um acidente a 400 km/h o modelo so foi lançado em setembro de 2005 quando a primeira unidade ficou finalmente pronta https //flatout com br/quando o piloto de testes da bugatti bateu um veyron a 400 km h/ o que aconteceu depois bem e uma historia que felizmente vimos ser escrita e mudou para sempre o que conhecemos como supercarro
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