ha exatos 20 anos a mercedes benz deu um passo tao surpreendente quanto ousado durante o salao de genebra de 1997 a marca apresentou um modelo subcompacto diferente de tudo o que havia feito nos ultimos 50 anos era o classe a um dos modelos mais controversos a receber a estrela de tres pontas esta e sua historia apenas uma ideia futurista a historia do classe a começa em 1982 com o conceito nafa um subcompacto urbano com dois lugares e um motor de tres cilindros e 40 cv seu nome era a abreviaçao do termo alemao para veiculo de curtas distancias e ainda que sua descriçao pareça mais com a de um smart fortwo foi ali que surgiu a ideia de desenvolver um compacto para as cidades do futuro sim nos anos 1980 e 1990 havia uma certa noçao de que no futuro o publico desejaria carros compactos para lidar com o transito e a falta de espaço das grandes cidades ironicamente hoje andamos com compactos gigantes e suvs mas isso nao vem ao caso agora o fato e que a mercedes acreditava que precisaria de um compacto para o futuro e que ele precisaria ser confiavel confortavel e seguro como todos os seus modelos ate entao o problema e que conforto e segurança e desempenho demandam espaço algo escasso em um subcompacto a soluçao a mesma adotada pelas grandes cidades nas quais o compacto da mercedes iria circular verticalizaçao da mesma forma que nos empilhamos casas a mercedes empilhou os componentes de seu compacto motor cambio bateria suspensao traseira tanque de combustivel e escape ficaram no nivel inferior acima deles restou espaço para um assoalho totalmente plano sem tuneis e reentrancias para roubar espaço interno o resultado deste layout foi o chamado chassi sanduiche que era a base do conceito vision a 93 o precursor do classe a um mercedes popular quero por que nao o vision a 93 foi apresentado no salao de frankfurt no final de 1993 ao apresenta lo a mercedes deixou claro que aquele conceito poderia se tornar um veiculo de produçao se o publico o recebesse positivamente e foi exatamente o que aconteceu segundo a fabricante 80% do publico aprovou o carrinho que ate entao tentava manter elementos esteticos da nova classe c w202 em vez de adotar um visual proprio o conceito foi apresentado em tres versoes duas delas equipadas com um motor de tres cilindros inclinados uma especie de slant 3 transversal um deles a diesel com 60 cv e outro a gasolina com 75 cv a outra era uma versao eletrica com um motor de induçao de 40 cv e um conjunto de baterias no andar de baixo do assoalho que lhe davam uma autonomia de 150 km no ano seguinte o modelo recebeu algumas modificaçoes e um novo nome studie a e foi levado ao salao de genebra a aceitaçao do publico foi mais uma vez majoritariamente positiva e o conselho administrativo da daimler ag deu o sinal verde para a produçao do compacto o nascimento da classe a a plataforma estava pronta mas por ser diferente de qualquer outro carro fabricado pela marca nenhum componente do novo modelo poderia ser compartilhado com os demais modelos produzidos na epoca — incluindo o motor e o cambio os mercedes tinham todos traçao traseira ou integral mas o novo modelo teria traçao dianteira o menor motor da mercedes na epoca o m111 de quatro cilindros ainda era grande demais para o pequeno cofre do compacto [youtube id= jhfo ieb4vu width= 620 height= 350 ] por isso a fabricante desenvolveu um motor inedito o m166 ele era inspirado nos motores de tres cilindros do vision a 93 porem a versao de produçao teria quatro cilindros e deslocamento de 1 4 e 1 6 litro em vez de 1 2 tal como os motores do conceito o novo m166 era um slant transversal com inclinaçao de 59 graus para a frente ele era todo feito de aluminio com virabrequim forjado e bielas fraturadas e pesava apenas 91 kg o cambio tambem usava carcaça de aluminio e pesava apenas 30 kg depois havia a questao do visual do conceito inspirado na linguagem adotada no inicio dos anos 1990 ele ja estaria envelhecido quando o carro chegasse as ruas em 1997 por isso o gerente de design do grupo steve mattin se encarregou de traçar as novas linhas do compacto que afastaram o modelo do visual de minivan altinha e lhe deram uma postura mais assentada — seu vao livre do solo era de apenas 15 cm alem disso com a dianteira mais baixa e o fundo parcialmente plano e um spoiler integrado a tampa traseira o coeficiente aerodinamico era apenas 0 31 nada mau para um carro de 1 59 m de altura a mercedes havia anunciado em 1993 que pretendia revolucionar o segmento dos compactos e levou a serio a promessa o monobloco do carro adotou materiais de alta resistencia para obter a nota maxima de segurança nos testes da epoca a direçao usava assistencia eletro hidraulica para reduzir a carga sobre o motor a carroceria usava policarbonato na tampa traseira e nos para lamas dianteiros o que ajudou a manter o peso baixo e bem distribuido o cambio dispensava o pedal de embreagem usando atuadores eletro hidaulicos as versoes mais luxuosas tinham teto solar panoramico opcional e ate catalogo de personalizaçao designo com os mesmos materiais oferecidos para as classes c e e s com tudo pronto bastou oficializar o nome que circulava na imprensa europeia desde 1995 classe a no outono de 1997 o mercedes benz classe a foi levado ao salao de frankfurt e apresentado ao publico pela primeira vez como ja dissemos anteriormente ele era diferente de tudo o que a mercedes havia feito ate entao foi o primeiro mercedes com motor transversal o primeiro mercedes com traçao dianteira e o primeiro hatchback da mercedes com tantas quebras de tradiçoes ele nao poderia decepcionar na hora de enfrentar a realidade do mercado o visual agradou a revista britanica autocar concedeu a steve mattin o premio de designer do ano pelo desenho do classe a os motores 1 4 de 82 cv e 1 6 de 102 cv se mostraram adequados para os 1 085 kg do carro o acabamento agradou a imprensa europeia e o conforto era condizente para um carro com 2 42 metros de entre eixos tudo parecia correr bem para o novo baby benz ate que ele caiu nas maos da revista sueca teknikens varld o fiasco do alce e a volta por cima os suecos como voce sabe tem problemas com alces e outros cervideos atravessando suas estradas repentinamente e por isso a imprensa local desenvolveu um teste que simula a manobra de desvio emergencial como todo carro avaliado por la a revista teknikens varld submeteu o classe a ao teste e capotou o carro inicialmente a mercedes afirmou que o problema era a calibragem dos pneus mas o teste foi repetido na alemanha e o mercedes capotou mais uma vez diante do evidente problema a mercedes recomprou os 2 600 carros vendidos ate entao e suspendeu as vendas por tres meses enquanto desenvolvia a soluçao [youtube id= um xlkerwva width= 620 height= 350 ] qual foi a soluçao reduzir o curso dos amortecedores e aumentar a carga da suspensao mas para reverter o marketing negativo causado pelo fracasso nos testes a mercedes ainda equipou o classe a com toda a suite de assistencias eletronicas ativas do classe s — algo que normalmente aconteceria primeiro com o classe e depois com o classe c e por ultimo com o a o pacote incluia controle eletronico de traçao e estabilidade asr e esp abs com distribuiçao eletronica da força de frenagem ebd e assistente de frenagem de emergencia bas de vitima facil dos desvios o classe a se tornou o hatchback mais seguro de sua epoca e o primeiro compacto a receber todas estas assistencias eletronicas as tres versoes iniciais elegance avantgarde e classic a primazia contudo nao veio de graça a recalibragem da suspensao deixou o carro mais duro algo que se tornou o principal alvo de criticas da imprensa na epoca a chegada ao brasil no final de 1998 o classe a desembarcou em sao paulo para ser apresentado no salao do automovel o modelo estava com sua produçao confirmada em uma nova fabrica da mercedes benz em juiz de fora/mg e seria vendido a partir de 1999 em duas versoes classic e elegance a primeira classic com acabamento de tecido nos bancos e portas e couro sintetico e plastico no painel rodas de aço com calotas alem de cambio manual de cinco marchas a elegance com intençoes mais luxuosas oferecia painel e volante com revestimento de couro rodas de liga leve radio toca fitas com disqueteira cambio semi automatico e bancos de couro opcionais interior da versao elegance o modelo brasileiro nao tinha cd player no painel e sim um toca fitas com disqueteira ambos eram equipados com o motor 1 6 de 99 cv declarados — na epoca o ipi era definido por faixas de potencia e carros com 100 cv ou mais pagavam uma aliquota maior quando a aliquota do ipi passou a ser baseada no deslocamento do motor do carro em 2003 a potencia subiu para 102 cv [youtube id= 0j6ojx1w5hk width= 620 height= 350 ] um dos comerciais de lançamento no brasil o mote da campanha era voce de mercedes uma tentativa de mostrar que voce nao precisava ter a conta bancaria da classe a para ter um classe a diferentemente do que aconteceu na europa no brasil o classe a dividiu opinioes por seu porte compacto — com 3 57 m ele era 5 cm menor que o ford ka de primeira geraçao — o publico esperava que ele custasse menos que os cerca de r$ 35 500 cobrados na epoca equivalentes a r$ 91 000 em dinheiro de hoje a mercedes ate se esforçou para emplacar o carro no brasil alem oferece lo nas concessionarias de carros de passeio ao lado dos importados a fabricante tambem qualificou sua equipe para vende lo em algumas concessionarias de caminhoes da marca ampliando sua rede autorizada no brasil sem precisar construir novas lojas contudo nem mesmo o pacote tecnologico nem o motor 1 9 de 125 cv lançado em 2001 que deu ao mercedinho de 1 095 kg um desempenho digno de gente grande ou a ideia de ter um mercedes convenceu o publico a fabrica de juiz de fora tinha capacidade para construir ate 70 000 veiculos por ano mas entre 17 de fevereiro de 1998 e 15 de agosto de 2005 foram fabricados exatamente 63 402 unidades do classe a o sucesso na europa no outro lado da grande lagoa contudo a historia do classe a foi diferente depois do fiasco do alce o modelo decolou e ate ganhou um facelift completo em 2002 que lhe deu novos para choques novos modelos de rodas e um acabamento interno mais refinado com os mesmos materiais do classe c da epoca w203 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 143157 143156 ] naquele ano o classe a tambem ganhou uma versao com entre eixos alongado que proporcionava mais espaço para os ocupantes do banco traseiro — e daria origem a classe b em 2005 — alem de uma versao esportiva com motor 2 1 de 140 cv desenvolvida com ajuda da amg uma historia que contamos aqui a a210 evolution as duas carrocerias do classe a oferecidas a partir de 2002 cresceu e fez familia a produçao europeia do classe a foi encerrada em 2004 cerca de um ano antes da brasileira e o classe a ganhou uma segunda geraçao a w169 e um irmao maior o classe b w245 para substituir o classe a de chassi longo ambos mantiveram a estrutura sanduiche no chassi e ganharam uma evoluçao do motor m166 batizada m266 [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 143045 143061 ] a familia de motores incluia um 1 5 um 1 7 um 2 0 aspirado e um 2 0 turbo de 193 cv que podia ser combinado a um cambio manual de seis marchas o classe a tambem ganhou uma versao de duas portas o que reforçou a ideia de que ele era de fato um hatchback e nao um monovolume ou uma minivan esta segunda geraçao tambem chegou ao brasil porem importada a mercedes trouxe 60 exemplares do a200 elegance todos equipados com cambio cvt e depois mudou o foco para o classe b mais adequado a demanda brasileira [gallery columns= 4 ids= 143168 143169 143170 143171 ] em 2012 a mercedes anunciou a segunda geraçao do classe b e dois anos mais tarde o lançamento da terceira geraçao do classe a desta vez como um hatchback convencional com chassi simples motor em linha sem inclinaçao e com direito a uma verdadeira versao esportiva assinada pela amg mas essa parte da historia voce ja conhece
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