no fim de 2014 mostramos aqui um momento unico o motor de quatro cilindros e 28 5 litros do fiat s76 de 1911 foi ligado pela primeira vez depois de 100 anos e nos pudemos apreciar o ronco imponente e ate assustador de um carro feito para quebrar recordes de velocidade ha mais de um seculo agora chegou a hora de ver o carro em açao novamente depois de tanto tempo e como a gente esperava e simplesmente espetacular como contamos na ocasiao o fiat s76 foi construido em 1911 com uma missao muito importante superar o recorde de velocidade estabelecido no ano anterior pelo blitzen benz outro dos grandes potentes e violentos carros que surgiram no inicio do seculo para satisfazer o recem descoberto gosto por velocidade do homem fiat s76 1913 / foto theoldmotor com o blitzen benz veio ao mundo em 1909 decadas antes de a mercedes e a benz se juntarem para criar uma das maiores fabricantes de automoveis da alemanha e depois do planeta ele ja era um monstro com um quatro cilindros de 21 5 litros transmissao por corrente uma enorme carroceria que ja dava os primeiros passos no aproveitamento da aerodinamica e em 1910 um recorde de 211 4 km/h em daytona beach nos eua [youtube id= igawzpumeim width= 620 height= 350 ] na ocasiao o blitzen benz tornou se o veiculo terrestre mais veloz do planeta 1 4 km/h mais rapido que o recordista anterior um trem eletrico que em 1903 chegou a 210 km/h em uma ferrovia alema recordes de velocidade eram extremamente disputados naquela epoca e nao demorou para que outras fabricantes de automoveis reagissem ainda em 1910 a fiat construiu o primeiro exemplar do s76 com o objetivo de superar o blitzen benz logo de cara que fique claro ele nunca conseguiu nao oficialmente contudo alguns outros recordes foram quebrados no primeiro em 1911 o primeiro s76 chegou aos 186 km/h em uma milha em saltburn sands no norte da inglaterra exatamente o mesmo lugar onde sir malcolm campbell o primeiro homem na historia a ultrapassar a barreira dos 300 km/h bateu seu primeiro recorde de velocidade atingindo os 222 km/h em 1922 campbell depois seria um dos pioneiros dos recordes de velocidade em bonneville salt flats [youtube id= jztkw hjodg width= 620 height= 350 ] em 1911 a fiat construiu outro s76 e dois anos depois o piloto franco americano arthur duray o levou para ostende na belgica para tentar leva lo a mais de 211 4 km/h dizem que ele conseguiu e levou o segundo s76 que era identico ao primeiro aos 215 6 km/h contudo a equipe responsavel por aferir a velocidade nao conseguiu mediçoes precisas por causa do mau tempo e o recorde nunca foi oficializado de qualquer forma o carro que rodou pela primeira vez em um seculo e um dos dois correto bem nao exatamente na verdade esta mais para dois carros transformados em um de acordo com um artigo de 2014 da revista race tech o homem que levou o projeto a cabo duncan pittaway comprou os primeiros componentes do s76 em 2002 na australia e os levou para o reino unido la ele descobriu que o chassi e a carroceria ambos em um estado nao muito bom eram peças de um carro historico foto jn passieux free fr duncan conseguiu acesso ao projeto original do s76 e comparando medidas e componentes com os pedais e a caixa de direçao chegou a conclusao de que aquele era de fato o carro usado por arthur duray na belgica em 1913 por si so seria uma descoberta incrivel mas depois de alguns anos de pesquisas e viagens ele conseguiu encontrar o motor do outro s76 entao ele vez o que qualquer um de nos faria juntou tudo para construir um unico s76 quer dizer nao o que qualquer um de nos faria porque pouquissimas pessoas no mundo conseguiriam pegar um motor de 28 5 litros construido ha mais de um seculo encontrar os esquemas originais reconstruir componentes como cabeçote pistoes e bielas e ainda colocar tudo para funcionar foi exatamente isto o que ele fez em um processo que estava previsto para chegar ao fim em julho do ano passado mas nao chegou da para entender afinal nao estamos falando da construçao de um kit car e sim de um verdadeiro pedaço de historia sobre quatro rodas foto goodwood road & racing duncan chegou ao ponto de sozinho construir uma caixa de cambio de quatro marchas seguindo as especificaçoes originais e mais sem qualquer tipo de formaçao em engenharia automotiva assim ele conseguiu recriar um s76 completo pintado de vermelho a cor oficial dos carros de corrida italianos da epoca e equipado com um monstro de quatro cilindros 28 5 litros e 300 cv berrando alto e cuspindo fogo pelas saidas de escape o detalhe e que a concepçao do motor e relativamente moderna ele tem tres velas de igniçao por cilindro dezesseis valvulas e comando no cabeçote nao muito diferente de qualquer quatro cilindros mais moderno exceto pelo fato de cada cilindro deslocar mais de sete litros [youtube id= bsdwgmp4taq width= 620 height= 350 ] duncan foi convidado ha algumas semanas por lord march o dono da mansao onde acontece o goodwood festival of speed para o shakedown do s76 e tambem para uma sessao de testes em sua famosa ladeira e foi assim que o monstruoso fiat acelerou de novo pela primeira vez em 100 anos com vigor surpreendente diga se ele sera uma das atraçoes do goodwood festival of speed deste ano que acontecera entre os dias 25 e 28 de junho lord march ja anunciou que na ediçao de 2015 havera uma categoria especial para carros como o s76 e o blitzen benz
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.