os ferrari sempre foram carros caros e exclusivos todo mundo sabe mas hoje em dia e muito mais que apenas isso sao agora itens valiosissimos que so apreciam; diferente de qualquer outro automovel normal que perde valor logo que sai da concessionaria conseguir comprar um ferrari pelo preço de tabela e como uma licença para imprimir dinheiro so consegue quem e amigo do rei que compra sempre tudo que e lançado nao empresta carro para revista testar e assim por diante um estado de coisas muito esquisito os ferrari continuam coisas absolutamente fantasticas nao entenda mal mas passaram tambem a ser algo absurdamente caro e exclusivo acima de automoveis normais de uso e por isso mesmo dificeis de serem avaliados como tal a linha de modelos reflete isso claro com uma proliferaçao de modelos todos de performance similar que deixa mesmo a gente acostumado a ver como opera a industria meio confuso antigamente se tinha missoes especificas para cada ferrari; hoje por exemplo o lugar do ferrari mais barato e ocupado por tres carros diferentes 296 sf90 f8 que tem missoes muito parecidas todos eles dois lugares e motor central traseiro se contarmos as variantes targa chamadas spider em lingua ferrari sao seis deles [caption id= attachment_338368 align= aligncenter width= 999 ] o 296 gtb atual[/caption] antigamente um ferrari desses seria o mais barato e o de menor desempenho um dino 246 gtb/gts claramente inferior a uma berlinetta boxer hoje que diferença de desempenho existe entre um 296 gtb/gts uma 812 se existe e totalmente irrelevante nas ruas e talvez desapareça em pista mas nem isso saberemos visto que testes de ferrari sao algo cada vez mais raro graças a esforços da companhia para que desapareçam nao precisam deles e mole [caption id= attachment_338367 align= aligncenter width= 999 ] f8 tributo[/caption] o ferrari mais barato hoje nem e mais estes carros de motor central traseiro; e o cupe gt roma que custa aqui no brasil nao menos de 3 milhoes de reais e tem nada menos que 620 cv o 296 gtb que vem em seguida tem 830 cv esses dois carros sao muito mais potentes do que comporta nossa malha viaria; tambem nunca irao para pista de verdade com vontade de fazer tempo se tornaram nao mais automoveis como conhecemos apesar de sua incrivel capacidade tecnica sao simbolos apenas para onde evoluir depois que o ferrari que e descendente direto do dino 246 gtb tem 830 cv para onde vamos um de 1000 cv que diferença isso fara no mundo real [caption id= attachment_338375 align= aligncenter width= 999 ] roma spider[/caption] nao que me desculpem os power hungry isso ja esta virando masturbaçao veicular muita coisa acontece mas sem objetivo final nenhum alcançado e pior nao parece que vai mudar o dinheiro que a parcela endinheirada da populaçao despeja em maranello e tanto que eles nao tem motivo para mudar nos que vemos o automovel como uma forma de arte por si so podemos fazer mais que so apontar e rir; podemos tentar entender onde a empresa errou e os motivos para que possamos pensar em caminhos que podiam ser diferentes dos tomados ate hoje nao que vao escutar ou pensar num futuro diferente; estao muito ocupados contando dinheiro para isso mas que seja somente para nosso exercicio mental mesmo todo entusiasta ama a ferrari sua historia epica e seus carros se sugerir que o rei esta nu e mostrar como vesti lo de novo e tudo que podemos fazer por deus vamos fazer se nao escutarem o que nao so e provavel mas certo paciencia vamos fazer mesmo assim um jeito de fazer isso e pensando em como chegamos aqui e em que ponto a empresa chegou ao seu apice e como o angu desandou depois eu tenho a minha teoria e e ela que vou contar hoje centrada num carro que particularmente considero o apice da marca o ferrari 288 gto o ferrari barato ha muito tempo atras numa galaxia muito distante um certo enzo ferrari vende sua fabica de carros de corrida que podiam ser usados na rua para a fiat era necessario nos anos 1970 carros de corrida e carros de rua se separariam de uma forma completa isso por legislaçao um ferrari 250 gto podia ser vendido na rua porque vender carro na rua exigia muito pouco em termos de autorizaçoes estatais mundo afora nem cinto de segurança era obrigatorio por exemplo farois para brisa limpador espelhos so coisa assim era solicitado [caption id= attachment_338371 align= aligncenter width= 999 ] 206/246 gtb o primeiro ferrari barato [/caption] o crescimento das exigencias de emissao de poluentes e segurança passiva nas ruas exigiu se desenvolver carros de corrida totalmente diferentes dos de rua e ferrari nao tinha o dinheiro para o investimento necessario nem os laboratorios e expertise para essa nova fase de carro de rua o acordo com a fiat lhe dava controle so sobre os carros de corrida; os de rua eram da fiat mas claro que nao era bem assim o nome de ferrari ainda estava na fachada e a força de enzo que era revenciada como um segundo papa na italia era imensa claro que por muito tempo deu pitacos diversos voce nao dizia nao para enzo ferrari dentro da ferrari [caption id= attachment_338369 align= aligncenter width= 999 ] 308 gt4 bertone v8 e 2+2[/caption] um deles foi a insistencia em um carro para competir com os 911 antes carros de ate 1500 cm³ os porsche evoluiram para monstros de 12 cilindros que venciam em le mans e nas ruas e pistas os 911 davam um trabalho danado para os ferrari ficaria ainda pior depois de 1974 com o 911 turbo acelerava ate 250 km/h mais rapido que qualquer ferrari de rua por um preço muito mais baixo e com um nome quase tao forte quanto o da casa italiana o dino 206/246 gtb/gts e o primeiro passo para isso um carro esporte de dois lugares seis cilindros e deslocamento similar aos 911 contemporaneos apesar de ainda ser mais caro que eles sim a ferrari ainda olhava para a concorrencia e se preocupava com preço; era uma fabrica de automoveis ainda nao de artigos de luxo com grife e preço estratosferico [caption id= attachment_338374 align= aligncenter width= 999 ] 308 gtb obra prima de pininfarina[/caption] como o primeiro dino nao consegue superar o 911 enzo passa por cima de muita gente para que acontecesse o 308 gt4 a sua particular soluçao para o problema era agora 2+2 como o porsche permitindo que uma familia com crianças pequenas pudesse ter o carro imagine se isso e hoje preocupaçao da empresa um v8 de tres litros e 255 cv tambem garantiria que o ferrari fosse mais veloz colocar 4 lugares num carro de motor central traseiro era reputado como impossivel inclusive pela pininfarina casa de design exclusiva da ferrari enzo chamou nuccio bertone e os dois fizeram acontecer; o resto da empresa teve que engolir mas tambem nao foi la um grande sucesso a pininfarina mordida cria entao uma obra prima de desenho talvez o mais belo dos ferrari de motor central traseiro ate hoje para substituir o dino 246 gtb talvez o mais belo ponto final o 308 gtb/gts de 1977 mostrando que um desenho inspirado e quase tudo e um imediato sucesso e seria este desenho a base para o 288 gto ainda entao seis anos no futuro o que e um ferrari se voce se lembra ferraris nasceram e ganharam sua fama sendo impossivelmente belos e potentes carros de corrida cujos chassis com poucas modificaçoes e uma carroceria mais pratica podia se tornar um gt ou carro esporte de rua simplesmente sensacional [caption id= attachment_338331 align= aligncenter width= 999 ] 250 gto[/caption] e e encarnaçao maxima do puro sangue dos corridas aprimorando a especie os v12 colombo que fizeram a fama da empresa nao eram apenas potentes eram suaves leves duraveis e de baixo cg um motor de corrida ora bolas a encarnaçao maxima eram os 250 gto de 1962 em diante vencedores extremamente prolificos armas extremamente eficientes para pilotos tarimbados em corridas de primeira linha os 250 gto eram tambem tao deliciosos para dirigir que eram disputados a tapas para uso nas ruas assim que se tornaram obsoletos nas pistas e hoje o carro mais caro que existe por ser a encarnaçao maxima da lenda ferrari pode algo assim ser repetido nao com motor mais potente e um logotipo gto na traseira como depois aconteceria mas o raio atingiu sim o mesmo lugar duas vezes no inicio dos anos 1980 um ferrari de verdade e o gto como expressao maxima do que significa um ferrari so pode sair direto do departamento de competiçoes da empresa e um gto assim aconteceu uma ultima vez nos anos 1980 um 288 gto depois do fiasco do 308 gt4 enzo se meteu cada vez menos com os carros de rua mas nao era cego e via que os ferrari eram cada vez menos respeitados por seu desempenho e mais por caracteristicas de desenho luxo e exclusividade e isso incomodava o velho profundamente mas ja bem idoso e com algum medo de errar de novo se mantinha sem agir; so comentava sua insatisfaçao para quem quisesse ouvir na empresa os homens da fiat que a lideravam ignoravam [caption id= attachment_338340 align= aligncenter width= 999 ] em genebra 1984 o gto renasce [/caption] o ponto da virada vem quando um amigo de enzo reclama com ele que perdera do filho num bmw andando de 308 gtb enzo conversa com um engenheiro seu de competiçao sobre isso que diz olha o bmw vai andar mais mesmo e custando a metade do ferrari enzo arregala os olhos incredulo o engenheiro se chamava nicola materazzi que fora trazido a ferrari para fazer o projeto do motor do lancia lc2 do grupo c materazzi fez sucesso na lancia com o stratos e se tornou especialista em turbocompressores para competiçao quando isso ainda era rarissimo ele e enzo se deram muito bem o velho confiando plenamente no engenheiro um dia o velho aparece na mesa de materazzi com um projeto do novo 308 gtb previsto para a competiçao do grupo b biturbo e com 330 cv materazzi ri e diz maos para cima gesticulando como so um italiano faz ingegnere isso precisa dar no minimo 400 cv ferrari olha para ele firmemente um silencio sepulcral se segue ate que fala entao ta pode fazer voce o carro do grupo b era tecnicamente um carro de corrida dentro do controle de enzo mas tambem tinha que ser homologado e vendido nas ruas como exigia o regulamento em pelo menos 200 unidades o que colocava a coisa toda numa area cinza danada ate ali estava sendo desenvolvido pelo reparto produzione nao pelo reparto corsa de enzo mas mesmo com mais de 80 anos enzo colocou sua vontade para o conselho e conseguiu materazzi faria o carro de corrida e o departamento de produçao o homologaria para venda nas ruas e nao o contrario materazzi velhinho chorava ao lembrar que movendo o motor para posiçao longitudinal e criando a linda simetrica e perfeita tubulaçao para os dois turbos foi elogiado por enzo a simetria fazia o cofre bonito e o que e bonito tecnicamente e melhor disse o velho claro o motor transversal fazia uma traseira muito pesada; o longitudinal acertava a distribuiçao certinha alem disso espaço de sobra para os turbos intercoolers e tubulaçao iguais e de geometria nao atrapalhada com problemas de package realmente era lindo o que chama a atençao de cara no 288 gto e a carroceria pega o magnifico desenho do 308 gtb e mais comprido e com paralamas alargados e detalhes de decoraçao tirados do 250 gto faz o ferrari mais belo e agressivo ja criado; um misto de agressividade e linhas suaves de masculino e feminino nunca mais repetido e genial ainda que derivativo nao e muito maior que o 308 o entre eixos e de 2450 mm contra 2340 mm do 308 gtb mas o comprimento total e pouco maior aos 4290 mm 60 mm a mais que o carro do qual deriva o carro de corrida e mais leve porem aos 1160 kg contra mais de 1400 kg nos 308 gtb apesar da carroceria inspirada no 308 o gto e um carro totalmente diferente para materazzi o motor central nasceu em corrida longitudinal; o transversal e apenas para a imagem de motor central segundo ele; un aborto spontaneo o motor era uma verdadeira joia um pequeno v8 de 80 x 71mm e 2855 cm³ a cilindrada foi definida para o fator multiplicador 1 4 da fia para motores turbo com ele entraria na categoria de 4 litros o motor era todo em aluminio claro e dohc com 4 valvulas por cilindro; a injeçao era bosch lh jetronic dois turbos rhb 52 da japonesa ihi foram instalados soprando atraves de dois resfriadores de ar behr para produzir 400 cv a 7 000 rpm e 50 6 mkgf a 3800 rpm o chassi multitubular tinha suspensoes independentes nas 4 rodas por duplo a sobreposto e freios a disco ventilados o transeixo era zf manual de cinco marchas com diferencial autoblocante e embreagem de disco duplo a bitola tambem foi alargada para acomodar rodas e pneus mais largos goodyear nct 225/55 vr16 montados em rodas speedline de 8 x 16 polegadas na frente e 255/50 vr16 montados em rodas de 10 x 16 polegadas rodas na traseira o gto podia acelerar de 0 a 60 mph 97 km/h em cerca de 5 segundos e a ferrari reivindicava 0 a 200 km/h em 15 segundos e uma velocidade maxima de 304 km/h tornando o um dos carros de produçao de rua mais rapidos de seu tempo e o interior os bancos tradicionais da ferrari inaugurados na daytona leves e em forma de concha eram lindissimos e emblematicos; o volante momo pequeno de tres raios; a lindissima alavanca cromada fina com uma bola preta em cima e a grelha de marchas em aluminio polido embaixo e um acionamento que ate hoje nao foi superado uma maciez mecanica ao mesmo tempo precisa sensivel positiva e leve e o barulho classico cla clack que imediatamente arrepia os pelos da nuca testando o carro para a revista automobile americana em 1987 dan gurney disse voce percebe que e um motor turbo claro mas o interessante e que uma vez que voce mantenha o boost alto mesmo em uma marcha mais alta o motor ainda o puxa com uma ampla faixa de potencia voce coloca o carro em uma marcha mais alta crava o pe e ele simplesmente decola o motor meio que cresce atras de voce e fica grande de verdade te empurra com uma força incrivel gurney falou ainda da previsibilidade do comportamento do cambio delicioso freios potentes e geral controlabilidade do carro no final ele que dirigira o 250 gto original em competiçao disse os ferrari sempre tiveram um certo som lembro me de momentos em que eu estava saindo da fabrica em direçao a pequena cidade de maranello e voce podia ouvir os motores gritando nas bancadas de teste aquele som da ferrari a voz de tanta historia e ate mesmo este v 8 tem isso turbocompressores e tudo coda o carro entao mostra que nao e o turbocompressor a falta de controles eletronicos ou qualquer outra coisa especifica que fazia dele um grande ferrari como os de outrora os carros que fizeram a fama da empresa e o seu objetivo claro de competiçao em primeiro lugar mas rua em segundo lugar tambem pista e estrada este e o ferrari o 288 gto no fim nao competiu no grupo b mas materazzi continuou a evoluir o carro para competiçao culminando no f40 de 1988 outro carro no mesmo idioma mas ainda mais extremo se muito mais feio tambem mas o f40 fez outra coisa a ferrari descobriu que os 288 gto eram revendidos por seus donos por duas a tres vezes o valor de venda logo depois da compra um classico instantaneo apenas 272 carros seriam produzidos e vendidos ora fica claro que a ferrari que teve gordo lucro com os 272 gto que fez podia ter dobrado facilmente este lucro o f40 era ainda mais caro apesar de basicamente ser um 288 gto depenado e mais potente via pressao maior de turbo e pouco mais e era para ser fabricado em 400 unidades mas 1315 delas foram feitas um caminho uma vez descoberto sem volta incapaz de renovar o espirito de competiçao do 288 gto e seu filho o f40 a ferrari faz como todos hoje mais desempenho mais potencia trocas mais rapidas com dct mas o espirito da marca na verdade esta completamente esquecido por melhor que sejam os ferrari modernos o apice foi aqui no 288 gto duas liçoes diferentes foram ensinadas por ele uma que olhar para o centro do que sua empresa significa faz obras transcendentais e atemporais a outro e que exclusividade e alta potencia da um balde de dinheiro se essa exclusividade for bem exclusiva e a potencia bem potente adivinha qual das liçoes a ferrari aprendeu e qual ela esqueceu
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