Tração traseira, baixo peso e construção modular – facilitando alterações na carroceria. Motor traseiro, agindo como uma alavanca para potencializar a tração das rodas motrizes. Não é à toa que o Fusca é uma das máquinas de arrancada mais eficazes e assustadoras que existem. O mesmo entre-eixos curto que transfere o máximo de peso para trás e aumenta o grip nas largadas é aquele que cobra o seu preço em estabilidade direcional. É emocionante ver um drag bug acelerando na sua frente. E talvez algo irônico, visto o pacato propósito para o qual Ferdinand Porsche realizou o seu projeto – o que nos faz pensar na mesma situação dos Civic dos Kanjozoku…
GT40: o classificado dos entusiastas! Caros amigos, nesta semana traremos os detalhes do GT40.com.br, plataforma revolucionária de classificados voltada para carros clássicos, exóticos e de entusiastas – um projeto-irmão do FlatOut. O site já está aberto para anunciar. E já tem muita coisa boa por lá – inclusive para você, fã de aircooleds: confira esta bela Kombi “corujinha” toda restaurada no padrão Luxo internacional ou este maravilhoso Karmann-Ghia conversível, por exemplo.
Estamos no Race Valley, pista de arrancada de nível internacional em Tremembé (ao lado de Taubaté, SP), para prestigiar o Volks Meet & Drag Racing, a segunda edição do evento de dois dias (sábado e domingo passados, 29 e 30 de abril) organizado por André Takeda e sua equipe, que mistura encontro e arrancada de aircooleds de todos os estilos e derivações, de rua e de pista. Os veículos foram divididos em dez categorias diferentes a acelerar na pista homologada de 201 m, permitindo competitividade até mesmo para veículos originais. Aumente o volume, recline a poltrona e confira o vídeo que produzimos (e não deixe de prestigiar o nosso canal!):
O Volks Meet & Drag Racing contou com aproximadamente 100 aircooleds, sendo que destes, 60 competiram. Organização de pista impecável, muita amizade, churrasco, venda de peças e, claro, gasolina e borracha queimada. Temos certeza de que este evento crescerá ainda mais a cada edição. Quando você vê um carro de arrancada profissional, como o drag bug de Força Livre de Sandro Bruno, tirando as rodas dianteiras do chão nos 60 pés e cravando tempos na casa dos cinco segundos com seu 2.3 turbinado, e logo depois testemunha exemplares dignos de um encontro de clássicos placa preta alinhando na drag strip ou um Fafá com motor de Subaru (aos 55s do vídeo), sabe que foi uma grande festa.
Os tempos abaixo são do mata-mata executado nas finais e semi-finais, o que explica eventuais tempos mais altos ou mais baixos que suas categorias. Notem que, desta vez, não conseguimos produzir nossa tradicional galeria, e por isso vamos usar algumas imagens da cobertura oficial, feita por Sueli Alves. Como vocês têm visto, tenho me dedicado à captação e edição de vídeos – e a curva de aprendizado neste início é um pouco longa. Não estamos abrindo mão da fotografia, fiquem tranquilos!
Cat. Força Livre Drag
1º) Sandro Bruno / 5,878
Cat. Força Livre Street
1º) Fusca (39) Marcelo Andreatta / 6,460
2º) Fusca (43) Max dos Santos / 8,366
3º) Fusca (75) Marlon Leandro / 7,506
4º) Fusca (59) Alessandro Takano / WO
Cat. VW 6 segundos
1º) Buggy (99) Bernardo Batista / 6,546
2º) Fusca (53) Hermes Batista/ 13,513
Cat. VW 7 segundos
1º) Fusca (27) Fabio Furieri / 7,675
2º) Fusca (72) Leonardo Knupp / 7,346 (tempo de pista 6,974)
3º) Fusca (37) Jhonny Assis / 8,037
4º) Fusca (19) Jose do Nascimento / WO
Cat. VW 8 segundos
1º) Fusca (86) Danilo Motta / 8,288
2º) Fusca (74) Ricardo Alves / 8,788
3º) Fusca (18) Carlos Romani / 8,799
4º) Fusca (10) Luis Souza / WO
Cat. VW 9 segundos
1º) Fusca (12) Alexandre Sales / 9,839
2º) Fusca (26) Stefan Careon / 10,292
Cat. VW 10 segundos
1º) Fusca (79) Roberto Gomes / 10,319
2º) Fusca (88) Marcos Felipe / 11,048
3º) Fusca (03) Alexandre Valenta / WO
Cat. VW 11 segundos
1º) Fusca (77) Wagner Teixeira / 11,203
2º) Fusca (34) Emerson Renato / 11,401
3º) Fusca (15) Antonio Schuermam / 11,975
4º) Brasilia (22) Felipe Pontim / queimou
Cat. VW 12 segundos
1º) Fusca (05) Fabiana Palácio / 12,388
2º) Fusca (07) Jose Geraldo / 12,359 (tempo de pista 11,921)
3º) Fusca (89) Enilze Barbosa / 12,771
4º) Fusca (11) Luis Fernando / WO
Cat. VW 13 segundos
1º) Kombi (50) Andre Takeda / 13,637
2º) Fusca (66) Lucas Fonseca / 13,972
3º) Fusca (17) Rogerio Lourenco / 13,079
4º) Kombi (4) Mauricio Aguirra / 14,485