em março de 1986 a bmw começou a fabricar aquele que seria para a maioria dos entusiastas seu maior icone o m3 de primeira geraçao a e30 e uma historia que se nos le voce ja conhece de cor para homologar a versao de competiçao para o campeonato alemao de turismo a fabricante precisava construir esportivo de rua baseado no serie 3 o resto e uma historia que dura ate hoje o m3 se tornou referencia entre os cupes esportivos e nas geraçoes seguintes ganhou versoes seda e perua alem de modelos especiais como o incrivel m3 csl e46 ou o m3 gts e92 hoje em dia a versao cupe se chama m4 um erro do qual a bmw deve se arrepender ate hoje mas sua reputaçao ainda e a mesma no embalo das comemoraçoes a bmw acaba de lançar o m3 30 jahre que significa 30 anos em alemao a versao especial do bmw m3 vem de serie com o competition package o que significa que ele tem rodas de 20 polegadas e suspensao com amortecedores magneticos ativos alem disso o seis em linha biturbo de tres litros entrega 450 cv 20 cv a mais que o modelo comum a cor azul macao e um aceno para o bmw m3 sport evo da geraçao e30 lançado em 1990 que foi o primeiro carro m a receber esta tonalidade no total 500 exemplares serao feitos so que esta nao e a parte mais bacana da comemoraçao ao menos para nos o mais bacana e que a bmw decidiu tambem mostrar alguns conceitos do bmw m3 que nunca viraram realidade alguns sao incriveis enquanto outros sao simplesmente bizarros mas todos sao para la de interessantes duvida bmw m3 compact nada mau nada mau mesmo o bmw serie 3 compact da geraçao e36 e um dos mais populares no brasil suas menores dimensoes sao praticas na cidade ele e mais barato o visual continua atraente e ele ainda tem traçao traseira e com sorte cambio manual e uma pena que tantos exemplares estejam sucateados na europa o serie 3 compact tambem fez bastante sucesso o que nao aconteceu nos eua o caso e que em 1996 quatro anos depois do lançamento do m3 e36 a bmw brincou com a ideia de criar um modelo m de entrada a fim de atrair o publico mais jovem como conta jakob polschak chefe do departamento de prototipos da divisao m o conceito tinha o mesmo seis em linha de 3 2 litros usado no cupe com todos os seus 321 cv a 7 400 rpm e 35 6 mkgf de torque a 3 250 rpm jakob diz que caso viesse a ser produzido o m3 compact seria menos potente pois seria um modelo de entrada para ele o conceito e o precursor do atual bmw m2 que tambem usa uma versao menos potente do seis em linha biturbo do m3/m4 com 370 cv sem problemas o m3 compact e 150 kg mais leve do que o cupe seria um baita hot hatch apesar de jamais ter ganho as ruas o m3 compact teve sua importancia na epoca ele foi construido por estagiarios e engenheiros em treinamento que de acordo com polschak adquiriram conhecimento e experiencia pratica de valor inestimavel o mesmo vale para os outros prototipos aqui mostrados [gallery columns= 4 link= file ids= 119446 119465 119464 119463 119462 119461 119460 119459 119458 119457 119456 119455 119454 119453 119452 119451 119450 119449 119448 119447 ] m3 picape bizarro mas nem tanto com o lançamento do bmw m3 de primeira geraçao nao foi apenas o publico quem se impressionou com o desempenho os responsaveis por seu desenvolvimento tambem curtiram muito o resultado do proprio trabalho isto e essencial nao e entao aproveitando seu tempo livre eles tiveram uma ideia genial transformar um m3 em picape e utiliza lo para transportar peças na sede da divisao m que fica em garching perto de munique como base eles utilizaram um m3 conversivel cujos reforços estruturais o tornavam ideal para a empreitada alem disso eles tinham um exemplar sobrando o que facilitava bastante as coisas o carro perdeu a capota e ganhou uma caçamba revestida com o famoso chao de onibus que pode nao ser o acabamento mais bonito mas garante melhor aderencia os para lamas alargados foram substituidos por componentes da versao comum para despistar os incautos uma curiosidade de inicio o carro recebeu o motor do bmw 320i tambem conhecido como m3 italiano esta versao era exclusiva da italia e de portugal e usava uma versao de dois litros do motor s14 de 2 3 litros do m3 e30 de 192 cv este carro so existia porque os impostos para carros com motor acima de dois litros eram mais altas nestes paises de qualquer forma pouco depois o m3 picape recebeu um legitimo s14 do m3 com todos os 200 cv a que tem direito a caminhonete continuou sendo usada dentro da divisao m ate 2012 quando foi aposentada e substituida por outra em 2011 assim que a picape original começou a demonstrar sinais mais serios de cansaço os engenheiros da divisao m começaram a trabalhar em sua substituta desta vez com base no m3 e92 que tal uma picape bmw com motor v8 de 420 cv praticamente uma ute alema novamente a base foi um conversivel e como conta polschak a ideia era fazer tudo de forma discreta internamente no entanto como tudo foi feito em meados de março alguem na equipe sugeriu que o projeto fosse transformado em uma pegadinha de 1º de abril eles ate fizeram algumas fotos no nurburgring nordschleife convencendo parte da imprensa especializada de que em breve o mundo ganharia uma versao picape do m3 ate mesmo um press release exaltando o teto targa e a capacidade de carga de 450 kg foi divulgado mas o final do texto revelava que tudo nao passar de uma brincadeira a gente nao sofreu tanto com a noticia mas em compensaçao [gallery columns= 4 link= file ids= 119415 119445 119444 119443 119442 119441 119440 119439 119438 119437 119436 119434 119432 119430 119428 119426 119424 119422 119420 119419 119418 119417 119416 119490 119492 119493 119494 119495 119496 119497 119498 119499 119500 119501 119502 119503 119504 119505 ] m3 e46 touring um sonho que nos foi arrancado a paixao dos entusiastas por peruas esportivas e daquelas coisas que a gente ja decidiu de tentar explicar o que importa e que ha algo de magico em um veiculo feito para a familia porem transformado em um devorador de asfalto e a bmw chegou a construir uma versao perua do m3 e46 que para muita gente e a melhor geraçao do esportivo o motivo e simples de entender alem do belissimo visual o m3 e46 foi o ultimo a ter um seis em linha naturalmente aspirado que muitos consideram a configuraçao certa para um bmw e a gente esta falando de um motor de 3 2 litros e 343 cv capaz de levar o cupe ate os 100 km/h em 5 1 segundos uma perua baseada no m3 e46 seria entao o santo graal para muita gente nos inclusive diferentemente do m3 compact que chegou a ser avaliado pela imprensa com otimas impressoes diga se o m3 e46 touring servia apenas para provar que era possivel faze lo sem maiores complicaçoes uma coisa importante que precisavamos demonstrar por exemplo era que as portas traseiras do modelo comum poderiam ser refeitas para encaixar nos para lamas alargados do m3 sem a necessidade de ferramentas novas e caras a bmw nao deixa claro se uma versao de produçao chegou a estar nos planos ou se era apenas uma questao de principios o que a gente sabe e que nao se brinca com os sentimentos dos outros desse jeito nos resta admirar estas imagens e parabenizar o m3 mais uma vez por seus 30 anos [gallery columns= 4 link= file ids= 119466 119489 119488 119487 119486 119485 119484 119483 119482 119481 119480 119479 119478 119477 119476 119475 119474 119473 119472 119471 119470 119469 119468 119467 ]
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