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História

Volkswagen Santana: a história do primeiro VW “de luxo” do Brasil

No início dos anos 1980, o mais perto que a Volkswagen brasileira havia chegado de um carro médio era o Passat, oferecido desde 1974. Contudo, a marca queria provar que era capaz de fazer algo melhor que o Passat e bons carros populares. Mas como? A solução foi encontrada no próprio Passat, mais precisamente, em sua segunda geração na Europa. Nascia ali, há exatos 30 anos, o nosso Santana, um dos modelos mais longevos da marca no País — e mais ainda fora dele. Raízes em Ingolstadt Audi 80 de segunda geração, o pai do Santana O Passat era um projeto da Audi, absorvido pela Volkswagen quando esta comprou a marca das argolas em 1962. O Audi 80, lançado 10 anos depois da compra, deu origem ao primeiro VW refrigerado a água bem-sucedido (o primeiro de verdade foi o K70, que por sua vez era um projeto da NSU e foi absorvido pela VW, vendido entre 1970 e 1974) — o Passat, lançado na Europa em 1973 e no ano seguinte, no Brasil. O caso é que, apesar de vender muito bem nos primeiros an