no inicio dos anos 1980 o mais perto que a volkswagen brasileira havia chegado de um carro medio era o passat oferecido desde 1974 contudo a marca queria provar que era capaz de fazer algo melhor que o passat e bons carros populares mas como a soluçao foi encontrada no proprio passat mais precisamente em sua segunda geraçao na europa nascia ali ha exatos 30 anos o nosso santana um dos modelos mais longevos da marca no pais — e mais ainda fora dele raizes em ingolstadt audi 80 de segunda geraçao o pai do santana o passat era um projeto da audi absorvido pela volkswagen quando esta comprou a marca das argolas em 1962 o audi 80 lançado 10 anos depois da compra deu origem ao primeiro vw refrigerado a agua bem sucedido o primeiro de verdade foi o k70 que por sua vez era um projeto da nsu e foi absorvido pela vw vendido entre 1970 e 1974 — o passat lançado na europa em 1973 e no ano seguinte no brasil o caso e que apesar de vender muito bem nos primeiros anos o passat ja começava a apresentar sinais da idade do projeto — so ganhou uma sobrevida graças ao lançamento do gts em 1983 ja estava claro que o passat nao tinha como aguentar a concorrencia o recem chegado chevrolet monza estava abocanhando seus potenciais compradores e logo se tornaria o carro mais vendido do brasil e a vw precisava de algo novo de verdade outro passat novo para os brasileiros a segunda geraçao do passat ja era vendida na europa desde 1979 em versoes hatchback perua e seda com visual que era uma evoluçao clara da primeira geraçao o seda foi o escolhido para inaugurar um segmento inedito para a volks no brasil o dos carros medios a ideia era brigar com o ford del rey e principalmente com o entao moderno monza o nome santana foi usado na europa desde seu lançamento e reaproveitado no brasil — ajudava a dar a impressao de que se tratava de um carro totalmente novo o carro de luxo do povo o carro foi lançado com carrocerias de duas e quatro portas — a primeira foi desenvolvida aqui pois era inexistente na europa embora seu irmao de plataforma o audi 80 oferecesse um seda de duas portas e atendia a uma preferencia nacional que durou ate meados da decada de 90 de cara estava disponivel em tres niveis de acabamento cs comfort silver basica cg comfort gold intermediaria e cd comfort diamond topo de linha — esta ultima podia receber direçao hidraulica cambio automatico de tres marchas ar condicionado e toca fitas bosch um detalhe o santana foi o unico modelo da volks a usar esta nomenclatura mesmo na versao basica o vw parecia ter sido feito na medida para bater de frente com o monza recebendo primazias em segurança e tecnologia como cintos de tres pontos enconstos de cabeça dianteiros e traseiros leds no painel e indicador de troca de marcha em 1985 era introduzida a perua santana quantum nas mesmas tres versoes de acabamento e com os mesmos recursos de conforto segurança e tecnologia [youtube id= 5k7pyqlddeq width= 620 height= 350 ] so a mecanica era alvo de criticas o motor ap de 1 8 litro com carburador de corpo duplo 92 cv a 5 000 rpm e 14 9 mkgf de torque a baixos 2 600 rpm alcool era bom porem aspero por causa das bielas curtas e acoplado a um cambio de quatro cs e cg ou cinco marchas cd com relaçoes longas nao tinha desempenho muito brilhante dois anos depois foram adotadas bielas mais longas e um cambio mais curto o que resolveu os dois problemas de uma vez e ainda trouxe 2 cv a mais passando a 94 cv o carro tinha tudo para dar certo — so precisava de alguns ajustes [youtube id= fbljffgs954 width= 620 height= 350 ] ajustes estes que vieram em 1987 com a primeira reestilizaçao — que trouxe para choques envolventes e a adoçao da nomenclatura padrao da vw c cl gl e gls eram as versoes em ordem crescente de acabamento equipamentos e preço duvidamos que voce tenha visto algum dia um santana c na rua — e ha uma boa razao para tal naquela epoca de inflaçao os preços dos carros foram congelados pelo governo e na verdade a c era uma especie de versao fantasma no papel vinha para ocupar o lugar da cs quando na verdade esta havia virado gl e aumentado de preço — mesma situaçao das outras versoes para todo efeito a vw conseguiu reajustar os preços apenas realinhando as versoes para dar legitimidade a sacada o santana c foi oferecido a frotistas e teve algumas poucas unidades vendidas ao publico e a mesma estrategia foi aplicada a quantum [youtube id= 2zd9hzi8kgc width= 620 height= 350 ] o melhor porem ficou no ano seguinte o motor de dois litros 112 cv a 5 200 rpm e 17 5 mkgf de torque a 3 400 rpm — agora sim um desempenho a altura do carro e da concorrencia leia se monza 2 0 mas isso na versao a alcool — o modelo a gasolina tinha 99 cv declarados porem a potencia real era de cerca de 105 cv artificio comum na epoca para pagar menos impostos legais eram seus opcionais teto solar de aço e bancos recaro em 1990 vieram duas versoes interessantes sport para santana e quantum com adereços esportivos e ex executivo uma alternativa para quem queria um carro mais luxuoso em um mercado onde nao existiam carros importados — trazia rodas bbs raiadas couro nos bancos recaro volante de menor diametro e aerofolio — e mais importante motor 2 0 com injeçao eletronica bosch e e 114 cv o mesmo do gol gti fazendo a linha esporte fino custava 60% mais do que o topo de linha gls hora de mudar em 1990 aconteceu algo extremamente importante o mercado foi reaberto e os carros importados voltaram em meio a avalanche de novas opçoes para o consumidor a volks precisava manter o santana competitivo — lançar um novo modelo seria caro e estava fora de questao e assim foi decidido que uma abrangente reestilizaçao seria realizada a ponto de o santana lançado em 1991 ser considerado uma nova geraçao o estilo veio da alemanha dianteira inspirada no audi 80 que aquela altura ja tinha outra plataforma e traseira que lembrava bastante os vw do velho continente em especial o cupe corrado no geral o apelo do novo desenho era esportivo com capo em forma de cunha e traseira alta — impressao acentuada pelo fato de que no começo so a versao de duas portas era oferecida — o quatro portas veio meses depois com uma lateral que deixava claro que o carro ainda era o mesmo e so havia passado por um extreme makeover [youtube id= tvqf5gmka7w width= 620 height= 350 ] o motor com injeçao eletronica passou a equipar o santana gls que ganhava um i no fim do nome e com a chegada do modelo de quatro portas no fim do ano vieram tambem os freios abs inovaçao em um carro nacional nesta epoca a ford lançava o versailles clone do santana com apelo mais luxuoso para substituir o del rey seu acabamento nao condizia com o famodo padrao ford e o visual jamais agradou ao publico e da para dizer que o versailles foi o responsavel pelo fim da autolatina parceria entre as duas marcas em 1996 auge e declinio [youtube id= ngbf9tce2wy width= 620 height= 350 ] paralelamente o santana andava em sua melhor fase — a adoçao de para choques na cor da carroceria foi so o começo diversos recursos de tecnologia e conforto estreavam teto solar eletrico check control terceira luz de freio volante ajustavel em altura bancos com ajuste lombar novas rodas bancos de couro e ate cd player para a linha 1996 ja lançada em 1995 foi a vez de uma nova grade parecida com a do passat alemao — que era vendido aqui em um segmento superior causando uma curiosa situaçao em que efetivamente duas geraçoes do mesmo carro conviviam pacificamente no mercado repetindo a situaçao do passat na decada anterior com o passat o santana podia ja ter idade avançada — 12 anos de mercado — mas a fartura de equipamentos e o preço relativamente baixo fizeram com que 1996 fosse seu segundo melhor ano em vendas de sua historia era o auge do santana — e a partir dali o carro so iria ladeira abaixo memoria recente o santana nao mudou muito depois de 1996 — o ano seguinte viu uma reformulaçao na linha com as versoes passando a se chamar 1 8 mi e 2000 mi basicas evidence intermediaria com apelo esportivo e exclusiv de topo novas rodas spoiler traseiro e lanternas fume alem do volante do gol gti 16v no exclusiv eram os destaques o ano seguinte trouxe a ultima e controversa reestilizaçao que aposentava finalmente os quebra ventos e adotava novos farois e bonitas lanternas porem deu ao carro para choques arredondados que entravam em conflito com o resto das linhas do carro ja antiquadas o interior ganhou um desenho mais moderno mas o acabamento ficou mais simples e entre1999 e 200 so existriam duas versoes 1 8 evidence e 2 0 exclusiv ficou mais simples ainda a partir de 2001 as versoes eram apenas 1 8 e 2 0 e — ambas podiam ser equipadas com o modulos de opcionais comfortline e sportline que ofereciam diferentes pacotes de equipamentos e permanecem em uso pela vw ate hoje a partir de 2005 ja dificil encontrar um santana 2 0 — que nao existiu em 2006 a quantum que acompanhou o seda em todas as mudanças ja havia saido de linha quatro anos ante era o fim dos 22 anos de carreira do santana — no brasil carro mundial o santana foi vendido em outras partes do mundo — a primeira geraçao foi oferecida no mexico como vw corsar na argentina como vw carat e nos eua como vw passat e quantum em seu pais de origem o santana recebeu algumas versoes bem interessantes como o santana autobahn com motor de cinco cilindros em linha 20 valvulas e 140 cv e a quantum syncro com a mesma mecanica do audi 80 quattro incluindo o motor de cinco cilindros e dois litros no japao uma parceria entre a nissan e a vw resultou no nissan santana — fabricado na alemanha com volante do lado direito e com tres opçoes de motores 1 8 de 100 cv 2 0 de cinco cilindros e 110 cv e 1 6 turbodiesel de 72 cv os modelos a gasolina podiam ter cambio automatico curiosamente o santana da nissan era 5 mm mais estreito do que no resto do mundo — para evitar que o carro pagasse mais impostos o que aconteceria se a largura ultrapassasse os 1 690 mm nissan santana japones contudo nenhum mercado gostou tanto do santana como a china 30 anos de historia e contando na verdade a vw tem na china uma das linhas mais confusas oferecendo carros com nome e visual diferentes baseados na mesma plataforma ou nomes trocados para se ter uma ideia por la o jetta se chama sagitar um carro totalmente diferente se chama jetta outro praticamente igual se chama bora o passat europeu se chama magotan o passat americano e passat mesmo enfim e uma loucura no meio desta salada um sopro de nostalgia a primeira geraçao do santana com visual praticamente igual ainda era vendida ate 2013 — claro com algumas mudanças sutis como para choques com a parte inferior pintada na cor da carroceria fora isso porem o visual foi praticamente o mesmo de 1983 quando o carro foi lançado por la ate sua aposentadoria 30 anos depois — periodo em que foi bastante popular entre taxistas e policiais ao menos ele nao tinha quebra ventos no mais sua historia e parecida com a do santana no brasil — pudera nos ajudamos os chineses a desenvolver duas reestilizaçoes do santana aos moldes das nossas uma em 1991 santana 2000 e outra em 2004 santana 3000 os tres santana conviveram por alguns anos no mercado chines mas hoje so e possivel comprar o santana vista que traz algumas caracteristicas mais modernas como projetores nos farois e elementos circulares nas lanternas como no nosso polo seda com direito a madeira no painel em algumas versoes um luxo so tres decadas depois de seu lançamento no brasil e 7 anos depois de sua descontinuaçao para nos a historia do santana continua — e nao devera acabar tao cedo nao ha previsao para que o santana saia de linha na china como se nao bastasse em 2012 foi lançado o new santana — um seda compacto com espaço extra pense no renault logan no chevrolet cobalt e no nissan versa baseado na plataforma pq25 ele ate estava previsto para o brasil mas a vw mudou de ideia no ultimo instante talvez tenha sido melhor assim com informaçoes de thyago szoke presidente do santana fahrer club valeu thyago
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.