FlatOut!
Image default
Lançamentos

320 cv e tração integral: todos os detalhes do novo Ford Focus RS 2016

Se 2014 foi o ano do VW Golf R e seus 2.0 turbo de 300 cv, 2015 está começando com a reação de seu maior concorrente: o novo Ford Focus RS que, depois de muita especulação e alguns teasers, finalmente foi apresentado ao mundo nesta terça-feira (03). Mas o que mudou? Muita coisa — e nós vamos dar todos os destalhes neste post! Mas antes, vamos relembrar por que o novo RS é importante: entre 2002 e 2003 a Ford europeia fabricou 4.501 unidades de uma versão esportiva do Focus de primeira geração, com motor de dois litros turbo de 215 cv. Parece pouco hoje mas, na época, era monstruoso. Só que as coisas mudam rápido e, para a segunda geração, 215 cv já não eram o bastante. Assim, em 2009, 215 cv já eram risíveis para uma versão extrema de um hot hatch, e assim o novo Focus RS recebeu um motor de cinco cilindros com 2,5 litros, turbo e 305 cv — suficientes para chegar aos 100 km/h em 5,9 segundos com máxima de 263 km/h. Ele só