se 2014 foi o ano do vw golf r e seus 2 0 turbo de 300 cv 2015 esta começando com a reaçao de seu maior concorrente o novo ford focus rs que depois de muita especulaçao e alguns teasers finalmente foi apresentado ao mundo nesta terça feira 03 mas o que mudou muita coisa — e nos vamos dar todos os destalhes neste post mas antes vamos relembrar por que o novo rs e importante entre 2002 e 2003 a ford europeia fabricou 4 501 unidades de uma versao esportiva do focus de primeira geraçao com motor de dois litros turbo de 215 cv parece pouco hoje mas na epoca era monstruoso so que as coisas mudam rapido e para a segunda geraçao 215 cv ja nao eram o bastante [youtube id= d86hsl4pya4 width= 620 height= 350 ] assim em 2009 215 cv ja eram risiveis para uma versao extrema de um hot hatch e assim o novo focus rs recebeu um motor de cinco cilindros com 2 5 litros turbo e 305 cv — suficientes para chegar aos 100 km/h em 5 9 segundos com maxima de 263 km/h ele so nao tinha uma coisa que a concorrencia — formada principalmente pelo golf r e pelo subaru wrx — ja explorava havia algum tempo traçao integral isto acaba de mudar o novo focus rs 2016 finalmente tera a força levada para todas as quatro rodas — e estamos falando de um motor turbo de mais de 320 cv de acordo com o site da autocar primeiro veiculo a divulgar todas as informaçoes do lançamento e o negocio esta bem interessante porque a traçao integral e so uma das novidades ainda que seja a melhor delas [youtube id= m 5hkthvcyw width= 620 height= 350 ] as primeiras suspeitas de que o focus rs ganharia traçao nas quatro rodas começaram em setembro mas naquela epoca ainda era uma especulaçao baseada no comportamento dinamico do carro durante testes em nurburgring o misterio ficou no ar ate a manha de hoje quando a ford anunciou que o focus rs tera um novo sistema de traçao integral com vetorizaçao dinamica de torque — all wheel drive with dynamic torque vectoring nas palavras da propria fabricante a opçao pelo sistema veio depois de realizar testes com ambas as opçoes obviamente estamos em 2015 e o focus rs certamente nao conseguiria se manter a altura da concorrencia sem aderir a traçao integral usando um sistema desenvolvido pelo braço europeu da ford performance e mais a ford garante que o novo sistema da ao rs o melhor desempenho da historia do modelo — algo que de certa forma ja era esperado nao importante este nao e o mesmo sistema do fusion ou dos suvs da marca — e totalmente novo a ford nao da maiores detalhes mas diz que o novo focus rs e capaz de variar a distribuiçao de torque entre os eixos dianteiro e traseiro e tambem entre as rodas traseiras continuamente graças ao que chamou de rdu ou rear drive unit no qual cada uma das rodas traseiras recebe a força atraves de uma especie de embreagem acionada eletronicamente na pratica o sistema age como um diferencial de deslizamento limitado usando sensores que monitoram as condiçoes de aderencia ate 100 vezes por segundo e assim a central eletronica pode reservar ate 100% do torque para qualquer uma das rodas traseiras — o suficiente para segundo a ford virtualmente eliminar qualquer subesterço e realizar saidas de traseira controladas na pista por aqui a gente chama isto de drift um focus que faz drifts onde a gente assina isto por que ainda nem começamos a falar do motor a primeira coisa que voce deve saber e que ele e menor que o do rs anterior deslocando 2 3 litros em vez de 2 5 litros e tambem tem um cilindro a menos se voce estava prestando atençao deve ter sacado que trata se de uma versao modificada do motor do mustang ecoboost que no muscle car entrega 314 cv se eu fosse marqueteiro da ford diria que o focus rs e mais potente que um muscle car com um turbocompressor do tipo twin scroll um intercooler maior e cabeçote feito com uma liga de aluminio mais resistente montado sobre uma junta reforçada o novo motor entrega pelo menos 320 cv e e capaz de girar ate 6 800 rpm ainda nao foram revelados os numeros definitivos mas ha quem diga que a potencia pode passar dos 350 cv o sistema de escape recebera tubulaçao de maior diametro e segundo a ford alem de oferecer menos restriçao o escapamento produz um ronco recompensador e esportivo quando se dirige com mais empolgaçao com o som rouco e estralado que e a assinatura do rs estamos gostando de tudo ate agora nao foram divulgados detalhes tecnicos mais especificos sobre a suspensao mas o carro recebeu molas e buchas mais firmes barras estabilizadoras e amortecedores ajustaveis com dois modos road e track o sistema de direçao eletrica ja presente no focus st permanece aqui as tira proveito da suspensao mais rigida com braços mais curtos e segundo a ford e mais responsiva e transmite melhor as condiçoes da estrada ao motorista agora o visual a ford acertou no ano passado ao dar ao focus reestilizado farois mais estreitos e uma cara mais agressiva — especialmente no st mas o rs tem uma natureza ainda mais extrema e o visual corresponde a altura a grade bocao ficou ainda maior com um aplique na parte inferior que abriga o tradicional logo rs e o para choque recebeu outra entrada de ar para o sistema de arrefecimento com maior capacidade os farois auxiliares verticais ficam abrigados em grandes molduras pretas que enfatizam ainda mais a cara de mau do novo rs na traseira ha um difusor que abriga as duas grandes saidas de escape e uma enorme e funcional asa traseira na tampa do porta malas as rodas sao de 19 polegadas e poderao ser calçadas com pneus michelin pilot super sport de medidas 235/35 nos quatro cantos ou opcionalmente com um jogo de semi slicks pilot sport cup 2 — tao aderentes que com eles a ford promete aceleraçao lateral de ate 1g por dentro o carro ganhou novos bancos recaro do tipo concha volante de menor diametro com aro mais grosso e revestimento de couro pedais em metal e uma tela sensivel ao toque de oito polegadas que roda o sistema de entretenimento ford sync2 agora como parte da nova estrategia global da ford o focus rs ficara mais conservador em alguns aspectos ele so sera oferecido com quatro portas e nao espere encontrar um belo exemplar verde limao nas concessionarias pois serao so quatro opçoes de cores azul nitrous blue cinza stealth grey preto absolute black e branco frozen white tudo bem nao se pode ganhar todas e quanto este carro vai custar ainda nao se sabe ao certo mas a maioria dos sites britanicos concorda que nao devera sair por menos de £ 30 mil ou cerca de r$ 123 mil em conversao direta para se ter uma ideia o golf r custa a partir de £ 30 150 no reino unido a briga vai ser acirrada mesmo e nos vamos querer acompanhar tudo bem de perto o focus rs devera chegar as concessionarias no fim de 2015 ou no maximo no primeiro bimestre de 2016 mais detalhes deverao ser revelados ate o inicio de março quando acontecera o salao de genebra na suiça — palco escolhido para a primeira apariçao publica do carro quem mais esta bem ansioso mais imagens e informaçoes deverao ser divulgados em breve atualizaremos o post com as novidades
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.