FlatOut!
Image default
História

3200 GT: 25 anos de uma nova Maserati

Em 19 de maio de 1993, 17 anos depois de ter resgatado a empresa, Alejandro De Tomaso vendeu a sua participação de 51% na Maserati à FIAT, que já detinha, desde 1989, 49% da empresa. A FIAT se tornou a única proprietária da antiga marca que os fratelli Maserati fundaram em 1914, mas venderam em 1937. Eventualmente, o que se seguiu é uma cadeia de eventos interessante: a Fiat se junta à Chrysler para formar a FCA, e depois se junta à PSA para formar a Stellantis atual. Interessante porque a Citroën quando era independente foi dona da Maserati, e hoje fazem parte da mesma empresa de novo. Em 1984, também, em meio de uma crise que ameaçava acabar com a Maserati, o então dono, o argentino Alejandro De Tomaso, pede ajuda ao seu velho amigo dos tempos da Ford: Lee Iacocca. Agora presidente da Chrysler, Iacocca responde comprando 5% da Maserati, e criando o malfadado projeto do Chrysler TC by Maserati; um negócio que foi bom só para eles dois pessoalmente, aparentemente. Mas enfim, ho