em 2019 o estudio italiano zagato completa 100 anos de existencia como voce deve lembrar ha pouco tempo contamos a historia da companhia atraves de seus carros caso ainda nao tenha visto acesse aqui ao longo de um seculo a zagato trabalhou em mais de 440 projetos sob encomenda de diversos clientes entre entusiastas e fabricantes um portfolio gigantesco que segundo a propria zagato guarda algumas preciosidades que jamais foram reveladas ao publico e muitos deles apesar de terem se tornado realidade acabaram se perdendo no tempo como o primeiro porsche feito pela zagato ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais o ano era 1957 e o piloto frances claude storez queria um carro de corrida especial um porsche 356 com carroceria mais leve e aerodinamica a fim obter velocidades maiores e consumir menos combustivel a escolha nao tinha nada de imparcial storez que na epoca mal tinha completado 30 anos de idade ja havia conquistado diversas vitorias em provas de longa duraçao ao volante do 356 incluindo dois titulos no campeonato frances de rali que na verdade consistia em provas de longa duraçao pelas ruas e estradas do interior da frança sendo assim storez conhecia bem o porsche 356 sabia de suas qualidades e seus defeitos e por isso pediu a zagato uma versao ultra leve com carroceria de aluminio moldada a mao e apenas o essencial para uma boa experiencia de pilotagem o carro tinha um bico mais longo e baixo uma linha de cintura mais sinuosa e um para brisa mais baixo que se juntava aos vidros das portas dando a impressao de uma peça unica nao havia retrovisores externos ou mesmo maçanetas nas portas ate porque nao havia capota e com isto era so usar a maçaneta interna para abrir o carro ou saltar para dentro como os caras descolados dos filmes tudo para deixar o carro ainda mais leve e o 356 original ja era bem esbelto com algo entre 750 e 800 kg o 356 speedster zagato que usava um flat 4 de 1 5 litro e pelo menos 60 cv ficou pronto em 1958 e teve um fim tragico durante o rallye international des routes du nord de 1959 corrida realizado no norte da frança em 7 de fevereiro daquele ano storez sofreu um acidente com o porsche e morreu aos 32 anos de idade o carro original foi completamente destruido sobrevivendo apenas em poucas fotos esboços e relatos decadas depois porem ele renasceu pelas maos da propria zagato e com a bençao da porsche na verdade o 356 zagato speedster renasceu duas vezes a primeira foi em 2013 quando o colecionador nova iorquino herb wetanson encomendou um exemplar diretamente a zagato um projeto sobre o qual pouco se falou na epoca feito com base nas fotografias do original [gallery type= grid link= file size= medium ids= 224923 224924 224925 ] dois anos depois em 2015 o proprio andrea zagato atual ceo da companhia e neto do fundador ugo zagato decidiu reviver o carro pela segunda vez construindo mais nove exemplares como parte do projeto sanction lost algo como serie perdida em traduçao livre segundo a zagato a ideia e reviver projetos perdidos do estudio com uma abordagem artistica com mao de obra totalmente artesanal e quantidade limitada mesmo que haja uma demanda consideravelmente maior afinal exclusividade e isso o primeiro exemplar de chassi 000 foi o carro que trouxe esta historia toda a tona isto porque o ultimo video do petrolicious conta justamente sua historia e com uma boa razao o carro pertence a afshin behnia fundador e ceo do site que tem a sorte de ser amigo proximo de andrea zagato ao ser questionado sobre um possivel interesse em adquirir o porsche afshin aceitou quase imediatamante ele so precisava perguntar a esposa o que achava da ideia certas questoes sao comuns a todo entusiasta afinal https //www youtube com/watch v=bvxln1ag064 alem de mostrar o carro em detalhes incluindo o belissimo ronco do motor boxer o video tambem conta como foi o processo de recuperaçao das formas originais do carro e passeia pelos bastidores de sua fabricaçao a partir dai fica facil entender o approach artistico pretendido pela zagato as fotos que restaram do 356 speedster original que fazem parte do acervo do museu da porsche em stuttgart foram utilizadas para construir um modelo em 3d do carro as medidas exatas foram obtidas atraves dos esboços originais que foram preservados [gallery type= grid link= file size= large ids= 224933 224932 224931 224934 224936 224935 ] a recriaçao digital contudo foi a unica etapa da construçao a valer se de tecnologia contemporanea todo o resto foi feito exatamente como era no fim dos anos 1950 da confecçao dos moldes para a carroceria que ganhou forma a moda antiga a base de marteladas ao acabamento final do interior e a zagato fez questao de utilizar apenas peças period correct o que incluiu um verdadeiro garimpo por peças como farois lanternas o emblema porsche na traseira e ate mesmo borrachas parafusos e arruelas a esta altura voce deve estar se perguntando quanto custou a brincadeira sem surpresa a zagato nao diz nao que faça alguma diferença pois cada um dos nove exemplares ja foi reservado alem do mais o verdadeiro valor de trazer de volta o primeiro porsche zagato 60 anos depois e inestimavel
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