por raphael lima project cars #520 e ai flatouters estamos de volta depois de um longo tempo com a segunda parte deste project car apelidado carinhosamente de mancorsa primeiramente peço desculpas pela demora do retorno mas todo ser vivente deste planeta teve sua vida alterada nem que minimamente com uma pandemia global e comigo nao foi diferente relembrando que na primeira parte contei como foi a caminhada ate o manquinho entrar na minha vida e tomar posse da maior parte de meus pensamentos tempo livre e vida financeira https //flatout com br/project cars 520 a historia do mancorsa meu chevrolet corsa c 1 4/ e voce leitor deve ter percebido o quao importante tratei o momento que essas maquinas passam a fazer parte do nosso dia a dia — e pode ate se identificar com a forma que o carro se torna praticamente um membro da familia com quem temos um laço afetivo profundo e investimos tempo dinheiro determinaçao e cuidados as vezes bem excessivos quando montamos nossos project cars o fato e que se voce nao tiver um bolso cheio — como a maioria das pessosa — vai acabr tendo um longo caminho cheio de altos e baixos e muitas vezes a beira da falencia mas a cada item adquirido/conquistado para seu amigao voce comemora e fica extremamente feliz e satisfeito e bom ter amigos para compartilhar os bons momentos da vida nao afinal nossos carros nao sao apenas um brinquedo gigante mas acabam se tornando um confidente silencioso ouvindo e servindo para alivio do nosso estresse apos uma semana conturbada — seja fazendo uma manutençao rodando pela madrugada sem destino pegando uma estrada voce passa a ser especialista nele conhece aquele parafuso numa localizaçao escondida e ate dados/informaçoes que nao vao mudar a vida de ninguem mas voce se orgulha em saber e vai sempre procurar algo a mais alguns irao ate te apelidar de enciclopedia automotiva seu grupo de conversa sera principalmente como nome carro clube para jogar conversa fora dar ajuda ou ser ajudado em algo que tenha dificuldade nao minta que voce com certeza faz parte de algo parecido enfim vamos abrir definitivamente com uma breve pincelada sobre o corsa c porque ja enrolamos demais e temos muito para contar com uma enxurrada de fotos e adianto que o texto sera longo sobre o carro primeiramente temos que iniciar com uma explicaçao basica de como todo projeto opel e conhecida as geraçoes sao identificadas por letras do alfabeto em ordem no corsa nao foi diferente estando hoje na geraçao f ja sobre a base cmp do grupo psa no brasil nao tivemos a primeira conhecida como corsa a inicio da plataforma gm4200 aqui em terras tupiniquins começamos com o corsa b popularmente conhecido como wind que inaugurou a gm4200 no brasil sendo um marco na industria nacional nos anos 90 e paramos no corsa c que utiliza a gm4300 logo cedendo lugar ao onix que veja so foi baseado no opel corsa d que utiliza a plataforma gamma gm4400 uma evoluçao da anterior a geraçao c como a anterior era um projeto global que foi lançado no brasil em abril de 2002 nas carrocerias hatch e sedan com algumas alteraçoes no visual em relaçao a europeia ainda deu origem a montana e meriva teve la fora o tigra b e combo c tambem estreando uma reformulaçao bem abrangente da antiga plataforma gm4200 trazendo mais refinamento como sub chassi dianteiro estrutura muito mais rigida e crescendo em medidas alem de agregar tecnologias ate entao pouco difundidas na categoria dos compactos mesmo com a gm do brasil capando o projeto original opel que tinha mais equipamentos versoes motores e carrocerias ela ainda assim trouxe um nivel de equipamentos aos compactos que eram inusitados para a epoca como abs e airbag teto solar central bcm com varios sensores controlando muitos detalhes do carro e sendo configuravel e outros pormenores tendo ate em sua propaganda de lançamento o apelido de super dotado vinculado a imagem do carro podia ser peladao ao superequipado a gama de opcionais era gigantesca assim como a de acessorios inicialmente a venda com motores familia 1 a gasolina 1 0 8v vhc 71cv e 8 8 kgfm com taxa de 12 6 1 e 1 8 8v mpfi 102cv e 16 8 kgfm com taxa de 9 4 1 sendo uma evoluçao do antigo f1 1 6 8v sendo um dos carros compactos com estrutura mais rigida entre os nacionais era possivel ter inumeras configuraçoes como os inusitados 1 8 basicao ate um 1 0 completo inclusive com teto solar e cambio semi automatico alavanca manual porem sem embreagem tanto hatch ou seda da para entender como foi marcante o lançamento mas era um carro caro de produzir e comprar principalmente em suas versoes completas o que automaticamente tornava a procura baixa isso fez a gm providenciar suas primeiras mudanças com cortes de equipamentos ano apos ano teto solar e perfumarias foram os primeiros a deixar de ser oferecidos infelizmente e criar versoes padronizadas como joy maxx e premium ja em 2004 em novembro/2005 como linha 2006 os motores foram repaginados ganhando acelerador eletronico coletor admissao de plastico melhorias internas cabeçote roletado e um leve aumento na taxa de compressao no 1 8 8v que passou a contar com 114/112cv e 17 7/17 7 kgfm com taxa de 10 5 1 este teve como marco o lançamento do esportivo corsa ss porem a mecanica estava disponivel para o resto da linha fazendo dele apenas um esportivo de adesivo a grande questao e que o 1 0 era fraco demais para o carro e o 1 8 sobrava agravando o consumo em ambos assim em junho de 2007 para a linha 2008 o corsa sofreu alteraçoes significativas na linha com um grande corte onde os olhos nao alcançam porem com mudanças no visual adotando o para choque da montana sport e mudanças mecanicas como a suspensao e o elogiado motor 1 4 8v econoflex 105/99cv e 13 4/13 2kgfm com taxa de 12 4 1 com versoes bem distribuidas joy 1 0 maxx 1 4 premium 1 4 e ss 1 8 para o hatch e maxx 1 4 premium 1 4 e premium 1 8 para o sedan existiram alguns hatch maxx 1 8 2009 que foram viaturas no estado de sp todos brancos em maio de 2009 o modelo teve novas melhorias mecanicas e o fim do 1 0 8v e 1 8 8v ficando apenas a maxx 1 4 e premium 1 4 ate o fim da linha em julho de 2012 para dar lugar ao onix e o porque de toda essa explicaçao para contextualizar as modificaçoes feitas no carro ja que todo dono de um carro que nao seja o mais completo gosta de agregar mimos ao seu esses cortes da linha gm detalharei mais para frente sao desde esteticos a mecanicos antes de iniciar porque voces ja estao pensando cade o mancorsa e nao querem saber historinha da gm ne vou dividir por categoria e nao por ordem cronologica porque tudo foi feito ao mesmo tempo e aos poucos cirurgia transgenero interna neste quesito procurei atender as necessidades de conforto com os mimos das versoes completas como o carro veio sem radio no inicio tratei de colocar apenas um sonzinho ambiente e de qualidade para um carro de uso diario e que eventualmente pega estrada as vezes voce so quer uma velocidade de cruzeiro e uma boa trilha sonora para te acompanhar pelos proximos quilometros decidi escolher por um feijao com arroz sendo radio pionner deh x4880bt; kit duas via bravox cs60 bk 6 ; kit duas via bravox cs50 bk 5 ; 6x9 bravox b4x69 bk; modulo taramps ts 800x4 algum tempo depois troquei o radio e modulo por outro modelo — explicarei mais a frente aparelho de visual simples mas atende com um som limpo e de qualidade lembra quando comentei sobre a castraçao da gm pois bem na versao maxx ficava mais evidente indo desde a falta de porta objetos guarniçoes extras nas portas acabamentos plasticos etc comecei a pensar em algo para o interior que ficasse igual as versoes completas um dos detalhes mais evidente e o tid com o console central prata do premium resolvi travestir um maxx em premium chegando ao ponto de deixar os mais entendidos no assunto em duvida interior de um premium 2007 que serviu de inspiraçao devido a mesma padronagem de bancos do maxx 2008 2012 com referencias e codigo de peças oem partimos a busca dos seguintes itens tid com cobertura superior; moldura inferior tid prata difusor do ar ; maçanetas internas prata; moldura comando ar prata; moldura radio prata; botoes da trava eletrica e neblina dianteiro este ultimo era paralelo ; luz de leitura teto traseira; luz de leitura plafonier teto dianteira; guarniçao superior das portas; porta carteira; porta moedas e cinzeiro traseiro ambos do console central todas as peças acima citadas comprei a valores bem mais baratos que os atuais — a valorizaçao delas tem sido bem dificil para quem busca montar um corsa c igual nos dias atuais para a instalaçao eletrica do tid de forma basica e algo que nao tem segredo usa apenas tres fios positivo pos chave negativo e sinal do sensor e a montagem das molduras e bem simples andei um tempo com ele assim ate montar o computador de bordo funcional com o console central montado voce deve estar pensando raphael porque voce nao pegou um premium ja pois e por que nao peguei parti para outro diy que retirei a moldura do painel de instrumento e a pintei para remeter ao painel do premium que no caso a moldura e prata desmontei o painel o servicinho chato mesmo assim desmontei outras vezes por outras modificaçoes e mandei tinta carrego com orgulho a assinatura deste site feito por gearheads para gearheads ai voce termina algo ja vem o diabinho soprar no teu ouvido arrume outra sarna para se coçar voce nao esta fazendo nada mesmo pronto ja comecei a pensar em trocar o volante o modelo original nao curtia mesmo na minha opiniao destoa e parece antiquado ao painel muitos resolvem isso com o volante do cruze que acho moderno demais para o painel do corsa entao para combinar com todos os detalhes prata do carro eu coloquei um volante surf da volks c@%#*** raphael ce ta falando serio nao eu nao cometi essa heresia para ser uma das cerejas do bolo na parte interna fui atras do volante do vectra gt/elegance encontrei a venda na olx por preço de banana hoje e uma modificaçao tao comum que o valor deles subiu nas alturas aproveitei e ja mandei para um tapeceiro revestir o volante em couro no padrao original enquanto as molduras do volante retirei e pintei de prata para combinar com a moldura do painel e o console central para dar um toque mais descontraido adquiri pedaleiras da shutt modelo play b que achei bem bacana na epoca tirei um dia para montar o volante e as pedaleiras a primeira parte foi tranquila pois e plug and play ja a segunda deu um trabalho foi preciso certo contorcionismo para retirar o pedal do acelerador alem de ser dificil de posicionar a broca no pedal para a passagem dos rebites mas tudo deu certo e finalizamos a interna enfim o carro estava travecado e assim ficou por quase dois anos mas um certo tempo ja acostumado com a interna aquele diabinho sarnento voltou a soprar no meu ouvido dizendo que estava muito tempo sem mexer em algo que desta vez eu teria que colocar algo mais especial unico raro e diferente quase como coincidencia meu grande amigo gustavo dias com um dos corsa c mais exclusivos do brasil importou algumas peças da europa dentre elas uma peça para o interior conhecido como boomerang do opel tigra b mas que po*#@ e um tigra b e esse carinha ai abaixo que parece a miniatura de astra h misturado com pug 206 cc assim como o corsa b deu origem ao tigra a a formula foi repetida para o corsa c originando o tigra b mas desta vez conversivel adquirido nao tem muito segredo e pegar e parafusar eles no console do cambio assim arrematando tudo numa pegada mais refinada dentro do visual oem+ com o interior encaminhando para uma pegada mais exclusiva resolvi alterar o acetato do quadro de instrumentos e uma modificaçao comum entre donos de gm porem geralmente se usa tres opçoes de grafia mais comuns do celta do ss e o fundo branco que equipava as versoes mais completas do corsa claro que existem outros modelos mas na epoca procurei fugir desse meio comum que hoje se tornou muito comum assim zapeando pelo mercado livre encontro algo que nunca havia visto naquela epoca um acetato para corsa/montana com a grafia do vectra gt x o mais bacana que o vendedor enviava junto um jogo de ponteiros do cruze e leds osram para substituiçao da iluminaçao original ambar alem da possibilidade de montar os ponteiros com iluminaçao independente feita posteriormente com ajuda de um amigo novamente e algo sem segredo e desmontar substituir o acetato trocar ponteiros e lampadas e repetir o processo inverso da desmontagem mas no processo de montagem do acetato me surge outro volante este ja com os comandos de som originais em um precinho irresistivel —sera que o diabo e sujo e obvio que nao aguentei e comprei mas apesar de os volantes c/comandos e s/comandos serem semelhantes e que so os comandos sao a diferença aparente entre um e outro na realidade muda muito mais de forma simplificada os volantes c/comandos tem uma regiao de encaixe diferente pois tem um rebaixo para os mesmos alem do fato de terem airbag existe tambem volante c/airbag e s/comando oh confusao da dona gm nas imagens abaixo pode se perceber a diferença no centro do volante e no local onde e instalado os comandos para o funcionamento correto deste volante e necessario utilizar o hard disk para que possa permanecer as setas fiaçao para a buzina e controles dentro do volante para a 1° montagem houve uma adaptaçao que foi digna do agente secreto mcgyver como o volante veio sem a bolsa do airbag tive que adaptar a almofada do volante que nao possui airbag do volante antigo nada que em tempos de quarentena nao se tenha tempo livre para fazer esse tipo de coisa no fim depois de alguns ajustes saiu uma peça que deixou funcional e depois foi apenas dar acabamento quem olhava o volante nao imaginava a engenharia utilizada comparaçao dos volantes assim andei com o interior por um bom tempo realizei a ligaçao dos comandos de som usando uma interface para controlar o radio pionner mas alguns detalhes nao me agradavam como o revestimento do volante que estava um pouco deteriorado o radio que nao aceitava alguns comandos painel que ficava claro demais a noite e refletia na pintura prata da moldura forros de porta com tampao da manivela e como todo gearhead sabemos gostamos de visitar shopping masculino vulgo desmanche atras de peças comigo nao seria diferente esta etapa foi bem extensa e visitas frequentes a desmanches diferentes as vezes ate de cidades vizinhas para garimpar os itens desejados que nao se encontra mais novos isso fez com que eu passasse a ter um arsenal de peças para montar no carro exemplo de idas aos desmanches era garantia de sempre retornar com algo spoiler alguns itens da interna que eu tinha guardado chave de farol com botoes de neblina botao no console para abrir porta malas retrovisores eletricos quebra sol com iluminaçao retrovisor fotocromico alça de teto com iluminaçao porta oculos volante com comandos novo 0 km computador de bordo forros de portas dianteiros sem o furo para manivela e alguns pormenores essas pendencias e o inventario somado a vontade de fazer o interior escuro com bancos mais esportivos trazia pensamentos intrusivos e sonhadores mas o mais interessante que eu nao tinha coragem para iniciar a empreitada mesmo com tudo guardado a anos em casa precisava de um empurraozinho que veio na forma de uma garrafa de coca cola dica para as crianças nunca coloque uma garrafa de refrigerante no assoalho do carro atras do banco para levar pra casa nem que seja um trajeto curto e ela esteja amarrada em uma sacola pois bem ocorreu que em um belo dia em menos de 500 m de trajeto com o corsa uma garrafa estourou no interior e foi refrigerante para tudo que e canto imaginavel ate que eu pudesse encostar e jogar pra fora isso chegou a virar figurinha no grupo do corsa c do whatsapp eu tinha que rir da situaçao que me encontrava para nao chorar isso acarretou na necessidade de desmontar o interior todo do forro de teto ao carpete para poder lavar tudo o que levou a sindrome de jaque aproveitei que o interior estava na lata e fiz um revestimento termoacustico do piso ao teto com manta asfaltica aluminizada e feltro betumado o revestimento termoacustico mudou sobremaneira o conforto no interior do carro alem de diminuir o ruido em estrada ajudou a manter o habitaculo mais fresco em dias quentes quanto ao interior todo escuro botei em pratica o qual fiz a pintura dos acabamentos claros do interior no mesmo tom de grafite dos plasticos de portas painel e soleira para isso levei uma peça de amostra a uma casa de tintas e solicitei em spray a exata cor ja o forro do teto comprei um tecido propria para essa aplicaçao da linha vw/audi num tom grafite muito proximo a tonalidade dos acabamentos originais o processo de pintura foi bem tranquilo sendo a limpeza minuciosa de cada peça para nao ter contaminaçao e iniciado a mesma com selante para plastico aplicaçao da tinta em camadas bem leves para nao escorrer e com muita paciencia comecei a montagem da nova interna ja incluindo os itens que estava parado/guardados a muito tempo como chave de farol com botoes de neblinas retrovisores eletricos parassois botoes no console da trava eletrica e abertura do porta malas forros de portas novos sem furo para manivela tambem corrigi a questao do funcionamento correto de todos os comandos de som com a troca do radio por um pionner mvh x7000br um novo modulo soundigital 800 4 evo o antigo acabou queimando no evento do refrigerante pois e nao sei como fazendo para ele um suporte fixado no porta malas para protege lo e ja que estava parado na eletrica instalei o computador de bordo via uma placa de arduino atras do tid com a chave do limpador com os botoes de controle original do gm astra/zafira/vectra para o controle do mesmo este computador de bordo aftermarket desenvolvido pelo flatouter filipe cansei possui todas as funçoes que estamos acostumados aos carros que possuem de fabrica sendo total/parcial ou medio as informaçoes de consumo velocidade distancia autonomia tempo de viagem tensao bateria hoje ja foi desenvolvido uma versao ainda mais completa inspirada nos mid dos gm/opel mais completos visualmente o resultado da interna ficou sensacional ao mesmo tempo que deu um ar de aconchego a cabine tambem diferenciou dos trabalhos feitos por outros que nao se atentam ao tom correto dos plasticos e fazem com tinta na cor preta as vezes ate pintando o tecido de spray deixando evidente que aquilo foi modificado pois no meu caso ficou a impressao de ser de fabrica todos os plasticos e acabamentos na mesma tonalidade resultado com a interna caminhando para algo mais exclusivo resolvi instalar um jogo de bancos esportivos que tinha os um par recaro de audi a3 1 8t 8l muito parecidos com os recaros do vw golf gti mk4 porem buscando manter a estetica oem+ decidi fazer o revestimento deles na mesma padronagem de tecido do corsa dando aquele visual de original mas que e dificil identificar se e de fabrica ou nao claro que nenhum corsa saiu com bancos assim mas que ao abrir a porta e ver tudo combinando e as pessoas tentando decifrar o que e diferente se torna uma sensaçao unica pena que no inicio os bancos nao foram instalados junto da interna escura devido ao tapeceiro me enrolar por um ano inteiro — ate me entregar apos muitas brigas mas a demora valeu a pena alem do visual deles o conforto em viagens e a dirigibilidade com bancos que te apoiam nas curvas animadas subiu a niveis inimaginaveis estavam assim o processo bancos concluidos e sua comparaçao com os antigos originais que ja havia passado por uma alteraçao nos ombros laterais para deixar mais pronunciados interior do carro com os bancos dianteiros instalados e pronto para curtir apesar da qualidade inferior nas costuras pela ma vontade do tapeceiro como estava convergindo para o lado esportivo dei um toque pessoal home made com sobre tapetes ao estilo dos carros de competiçao uma chapa perfurada para onde nossos calcanhares habitualmente fica roçando porem as pedaleiras deixaram de combinar o que levou a necessidade de troca las instalei um jogo da lowv na mesma linguagem das chapas e apoio de pe que fabriquei o resultado ficou este para sanar o problema que mencionei anteriormente do reflexo da moldura pintada de prata eu passei a usar uma moldura preta com aros pratas de celta/prisma inspirado no painel do corsa c europeu um serviço realizado pelo grande amigo dione bem conhecido por retrabalhos em paineis de corsa/montana o qual fez os ponteiros se iluminarem separadamente alem de adaptar um shift light em uma luz espia do painel quando chegava proximo ao corte do rpm painel antigo com moldura preta e aros prata do celta/prisma mas eu nao contava que no caminho apareceria no br este item rarissimo a venda no grupo do corsa c de um antigo proprietario que estava vendendo o carro e desfazendo de algumas peças assim acabei adquirindo a moldura do painel do corsa c europeu o que difere a importada e que ela e plastico preto texturizado ao contrario da nacional que e plastico preto liso e os aneis que sao maiores e fixados em todo a borda ate o acetato e nao apenas sobreposto um detalhe muito sutil mas que faz toda a diferença para quem e fa desse carro e a comparaçao entre as molduras e a troca da mesma aproveitei para instalar o volante original novo que estava guardado para substituir o antigo que possuia um desgaste acentuado alem de nao ter o revestimento original mais esse volante foi simplesmente um achado pois nao existe mais produçao para que tenha oferta do mesmo e nas condiçoes sem uso que eu encontrei sera dificil aparecer um a venda ate hoje nao apareceu mais nenhum a venda e possivel notar a iluminaçao do painel retrabalhada com os ponteiros acendendo de forma independente do restante do painel aqui finalizamos a interna do carro que se encontra ate hoje porem tem um detalhe que deixarei como spoiler ao leitor que acompanhou ate o final deste texto obrigado pela leitura na proxima parte irei mostrar os detalhes da parte externa do mancorsa aguardem que sera muito em breve duvidas e sugestoes so mandar nos comentarios
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