o futuro e eletrico se vai ser de verdade ou nao e outro problema; hoje este futuro parece menos proximo do que era 2 anos atras por exemplo o futuro a gente sabe esta sempre mudando pelos nossos atos e escolhas atuais mas a industria automobilistica trabalha no futuro qualquer carro que se comece a desenhar hoje esta no minimo 3 anos no futuro por isso a mercedes benz depois de investir varias fortunas inteiras nesse futuro continua a desovar seus modelos eletricos com alguma esperança de reverter uma tendencia que parece de baixa sim o eletrico continua popular em alguns segmentos mas para a mercedes parece ja um fracasso veja por exemplo a situaçao do g class eletrico e todo o imbroglio dos eqs e nao parece que o incrivel mercedes amg gt xx va reverter algo mas ele esta pronto praticamente tem que ser vendido o carro e realmente impressionante de seus novos motores axiais a seus 1341 cv de sua capacidade de recarga rapida ao seu desenho aerodinamico e a sua velocidade maxima de 360 km/h mas dificilmente revertera a situaçao para a mercedes ja existem de taycan a tesla plaid passando por alguns chineses cujos nomes nao lembro agora uma serie de opçoes de sedas eletricos superpotentes existem e o design no novo mercedes principalmente a grade com batom de led foi recebido com reserva pelos criticos mas incrivel ele e e para mostrar isso de uma forma clara a mercedes benz recorreu a demonstraçoes do passado ao circuito italiano em forma de anel do nibelungo chamado de nardo o amg gt xx em nardo esta semana começou com o anuncio de que o mercedes amg gt xx bateu uma serie de recordes de longa duraçao na famosa pista o maior deles parece ser percorrer 40 075 km a circunferencia do planeta terra em menos de oito dias exatamente sete dias 13 horas 24 minutos e 7 10 segundos uma brincadeira legal com a famosa historia de julio verne onde a volta ao mundo demorou 80 dias nardo visivel de fora do planeta todos ouvimos falar da pista de nardo mas o que ela e afinal de contas foi construida em 1975 pela fiat para ser parte de um campo de prova; chamava se pista di prova di nardo della fiat a pista principal e circular e tem 12 5 quilometros de comprimento tem quatro faixas para carros e motocicletas totalizando 16 metros de largura e tem uma faixa interna separada para caminhoes com uma largura de 9 metros na faixa de carros/motocicletas a pista e inclinadas em tal grau que um motorista na faixa mais externa nao precisa girar o volante enquanto dirige a velocidades de ate 240 km/h em essencia na chamada velocidade neutra que e diferente para as quatro faixas pode se dirigir como se estivesse em uma pista reta acima delas e uma curva suave mas curva por isso nao e mais muito usada para recordes de velocidade final altos; nao e la muito seguro para isso a bugatti por exemplo famosamente usa a pista reta da vw em ehra lessien onde as retas de 8 7 km sao unidas por curvas inclinadas nardo e uma cidade bem no calcanhar da bota italiana bem ao sul do pais; a pista tem uma circunferencia maior que a cidade de nardo em si e na verdade e mais proxima da cidade de aventrano; nardo fica a 25 km mais ao norte a regiao fica a quase 600 km ao sul de roma e o campo de prova hoje pertence a porsche a mercedes benz foi uma das primeiras a bater recordes de velocidade e longa duraçao em nardo começando logo depois da pista ficar pronta e e esta historia que lembramos hoje wankel uhlenhaut e um 3 rotores experimental o motor waknel era o futuro dos anos 1960 o petroleo era farto e barato; ninguem se preocupava com emissoes e sendo assim esses dois problemas do motor rotativo do bom doutor felix wankel nao eram problemas assim como nao parecia ser problema o fato de que wankel fora entusiasta do pior do nazismo durante a guerra o wankel da mercedes isso porque tirando consumo e emissao o motor parecia uma revoluçao era um motor leve sua potencia/kg imbativel era inerentemente suave girar e mais liso que reciprocar um pistao num cilindro claro e era minusculo com gente sonhando ate em colocar uma unidade por roda sem ocupar muito espaço e era mais barato de construir esta ultima vantagem dando ereçao imediata nos lideres da industria de 1960 todos eles claro homens entao tinha menos peças por exemplo sem comandos ou trem de valvulas com potencial maior durabilidade tambem o primeiro c111; retrospectivamente e o c111 i a mercedes benz nao podia ficar de fora de qualquer revoluçao; afinal de contas os alemaes da empresa se consideram os mais brilhantes engenheiros do mundo que humildade no final de 1961 a daimler benz compra uma licença wankel da nsu para motores a gasolina acima de 50 cv; em 1964 aumentaria o escopo do contrato para todo tipo e tamanho de motor mercedes benz c 111 i 3 rotores 1969 o desenvolvimento dos motores precisava obviamente de veiculos para teste; rudolf uhlenhaut o diretor de engenharia respeitadissimo e em fim de uma carreira incrivel na empresa consegue convencer o conselho diretor a fazer um novo supercarro com portas asa de gaivota como o 300 sl de 1955 para nao so testar mas tambem propagandear o novo motor assim nasce um dos mais famosos mercedes que nunca entraram em produçao o c111 https //flatout com br/oleo no freio a genialidade de rudolf uhlenhaut/ os motores de tres e quatro rotores desenvolvidos pela mercedes benz para o c111 seriam muito bem feitos; o desenvolvimento de injeçao direta de combustivel bosch para eles uma grande contribuiçao da empresa para o avanço dos wankel seriam baseados em rotores de 600 cm³ modulares podendo ser empilhados em varias quantidades c111 ii 4 rotores 350 cv o motor de tres rotores tinha 1 8 litro equivalente a um motor com pistao de 5 4 litros aplicando se a equivalencia de 3 cameras por rotor e o de quatro rotores 2 4 litros 7 2 litros e davam 300 cv e 350 cv respectivamente o motor de quatro rotores pesava apenas 180 kg o que dava uma relaçao peso/potencia do motor melhor que a de um formula 1 contemporaneo https //flatout com br/nsu ro80 a ambicao wankel/ o c111 ii equipado com o motor de 4 rotores e dado como o c111 que seria produzido em serie se aprovado 1240 kg 350 cv e um cx de 0 325 mas quando chega 1970 o fracasso do nsu ro80 somado as novas regras antipoluiçao americanas tornam todo o desenvolvimento inviavel de uma hora para outra a engenharia monta um v8 convencional de 4 5 litros no carro para tentar salvar o projeto mas as crises de abastecimento de petroleo que se seguem matam esta ideia tambem seria o fim da historia do c111; mas so que nao diesel muita coisa ha de similar entre os anos 1970 e hoje quando se fala da situaçao geral macro da industria de automoveis durante esta decada o petroleo antes um combustivel aparentemente inesgotavel passou a ser considerado valioso por ser raro o petroleo iria acabar antes do ano 2000 todas as previsoes de fim do mundo todas falharam ate agora nao que estejamos livres da possibilidade um meteoro bem posicionado pode fazer isso facil facil mas a gente devia saber que essas previsoes de futuro foram desde sempre exageradas de qualquer forma o fato e que petroleo ficou sim valioso e economia dele uma prioridade a industria americana por exemplo precisou investir uma fabula para criar carros pequenos de traçao dianteira coisa comum na europa e no japao foi onde começou se a buscar formas alternativas de gerar energia aqui no brasil se apostou no alcool combustivel extraido da cana; outros lugares tentaram outras coisas a mercedes benz apostou fortemente no diesel sim diesel a marca era pioneira em aplicaçoes diesel automotivas e famoso fabricante tradicional de caminhoes diesel e mais eficiente em consumo que gasolina; num mundo onde o oleo e mais raro uma boa ideia hoje nao existe mais o problema do diesel lerdo; mas nos anos 1970 eram a realidade os turbocompressores ainda nao eram tao populares e mesmo com eles a tecnologia ainda era pouco desenvolvida e os turbo eram tao somente menos lerdos a mercedes resolve entao mostrar o quao veloz seu novo diesel para automoveis um cinco em linha de 3 litros chamado om 617 la podia ser om 617 la 5 em linha 3 litros diesel corria o ano de 1976 e os c111 estavam guardados no museu da mercedes o melhor deles c111 ii chassi numero 31 foi retirado do museu e levado para a engenharia o objetivo era torna lo um carro de recordes de velocidade com o diesel de cinco cilindros o lugar onde andaria uma nova pista de prova da fiat na italia que poderia ser alugada para isso se chamava nardo o motor diesel no c111 iid para as velocidades desejadas um aumento consideravel de potencia era necessario; o motor tinha 80 cv nos 300d de rua turbocompressor foi o caminho ja conhecido da mercedes em caminhoes diesel e experimentando um ressurgimento na porsche e bmw entao em motores a gasolina uma unidade garret airesearch t 04b foi montada com um intercooler ar ar o suficiente para uma potencia maxima de 190 cv a 4700 rpm como os recordes seriam numa categoria abaixo de 3 litros uma modificaçao inusitada foi necessaria o motor original deslocava 3004 cm³; pistoes 1 mm menores em diametro colocaram ele abaixo de 3 litros c111 iid em nardo 1976 o resultante c111 iid ainda nao tinha muitas alteraçoes na carroceria mas conseguiu nas maos de uhlenhaut alcançar 258 km/h em nardo o ataque aos recordes de motores diesel foi um sucesso completo o c111 iid bateu todos os recordes internacionais na categoria diesel de 3 litros começando com 220 km/h nos primeiros 10 quilometros e terminando em 16 000 km quando a velocidade media foi de 251 km/h os recordes de 8 000 km 16 000 km e 16 000 km foram recordes mundiais absolutos os mais rapidos que um carro de qualquer tipo ja havia percorrido essas distancias no recorde de 24 horas a velocidade media foi impressionante 251 71 km/h no total os carros andaram por 64 horas foram necessarios cinco jogos de pneus traseiros para percorrer a distancia e apenas uma troca de pneus dianteiros os pilotos realizaram turnos de 2 horas e meia frequentemente em temperaturas do cockpit superiores a 32°c c111 iii este sucesso animou a mercedes a tentar novamente agora modificando o c111 para menor resistencia ao ar o cx baixo era algo popular tambem na epoca como e hoje com eletricos para melhorar a eficiencia energetica menos esforço para fazer o carro andar era uma chance de avançar a ciencia com testes reais e de quebra mais propaganda e o projeto que conhecemos hoje como c111 iii de novo movido pelo motor a diesel cinco em linha de 3 litros om 617 la a enfase aqui era reduzir a resistencia ao ar o carro final extensamente testado em simulaçao e tunel de vento era um metro mais comprido que o c111 normal mas tinha area frontal 12% menor e cx de apenas 0 183 uma melhoria incrivel no coeficiente total que acabou menos da metade do que era no c111 mercedes benz c 111 iii em nardo april 1978 o motor tambem recebeu melhorias com taxa de compressao reduzida para 17 5 1 para receber mais pressao agora um compressor garret dava nada menos que 31 psi e o motor respondia com 230 cv de 4200 a 4600 rpm com o famoso piloto/jornalista paul frere ao volante foi cronometrado a 326 7 km/h em quinta a 4550 rpm em nardo dia 30 de abril de 1978 o c111 iii atingiu todas as expectativas de 100 km a 1 000 milhas e de uma hora a 12 horas recordes mundiais de velocidade acima dos magicos 300 km/h foram estabelecidos pelo carro a velocidade media mais alta foi de 321 84 km/h em uma hora e a volta mais rapida foi de 327 3 km/h acima dos magicos 200 mph aos 203 37 mph o mais notavel e a media de consumo em todo o teste foi de 6 3 km/l v8 biturbo e o 190e 2 3 16 de novo este era para ser o fim do c111 mas nao hans liebold o engenheiro dos recordes compra em suas ferias o guiness book of records do ano de 1978 esperando ver a mercedes benz nele mas para sua surpresa apenas dois recordes foram listados o recorde absoluto de velocidade em terra e a volta mais rapida ja registrada oficialmente em um circuito os 355 727 km/h de mark donohue em talladega alabama no porsche 917/30 can am nao houve mençao a nenhum outro recorde e nenhuma mençao a mercedes benz bummer v8 biturbo no c111 iv 500 cv isso pensou liebold teria que mudar as melhores voltas que eles vinham fazendo com facilidade monotona em nardo estavam apenas 29 km/h abaixo da velocidade de donohue esta ultima poderia ser igualada calculou ele pelo c111 iii com apenas 100 cavalos a mais mas melhorar apenas um pouco a marca de donohue nao seria muito interessante o suficiente; se fosse tentar mais queria a media de 400 km/h assim nasce o c111 iv mercedes benz c 111 iv em nardo maio 1979 a primeira coisa a mudar foi o motor foi instalado um dos v8 dos sedas da marca com 4 5 litros; nele montados dois turbocompressores kkk alimentando um plenum de aluminio diretamente eram nada menos que 500 cv de 6000 ate 6200 rpm outra rodada de tunel de vento alterou drasticamente o formato do carro novamente agora focando em estabilidade direcional mesmo assim o cx diminuiu de novo ainda que ligeiramente para 0 182 os pneus se tornaram consideraçao importante aqui eram especiais para o carro e garantidos para mais de 400 km/h pela michelin; mas so por 30 minutos nesta velocidade assim o tempo da tentativa de recorde em nardo estava definida em 5 de maio de 1979 com o agora diretor de engenharia hans liebold ao volante o c111 iv bateu recordes mundiais em distancias de 10 quilometros e milhas e 100 quilometros e milhas com a media mais rapida em 100 quilometros 375 516 km/h com uma media de 367 245 km/h a distancia de 100 milhas foi percorrida em 18 segundos e em 26 minutos dentro do limite estabelecido pela michelin mas faltava um recorde claro depois de inspecionar os pneus a michelin os garantiu apenas por duas ou tres voltas mais e com a pressao de 50 a 64 psi para suportar as cargas na inclinaçao as bandas de rodagem usavam uma mistura mais dura no lado direito externo e uma mistura mais macia no lado esquerdo na verdade as caracteristicas dos quatro pneus eram diferentes para se adequar as diferentes condiçoes de carga a vasta pista de nardo parecia pequena para hans liebold na velocidade maxima que ele atingiu no c111 iv sua melhor volta cronometrada foi de 403 978 km/h eclipsando a velocidade de mark donohue e estabelecendo um novo recorde para velocidade em circuito fechado missao cumprida c111 v so ideia a pesquisa iria continuar; um c111 v com cx de apenas 0 1 foi modelado e para ele o v8 biturbo chegaria a mais de 800 cv mas como sabemos a festa tem que acabar em algum ponto os anos 1980 chegaram com nova crise e o dinheiro ficou curto para a mercedes benz; os c111 voltariam agora definitivamente para o museu 190e 2 3 16 volta ao nardo em 1983 a empresa voltaria a nardo para mostrar o seu novo carro pequeno em 1983 uma versao do 190e 2 3 16 a versao esportiva do primeiro concorrente mercedes para o bmw serie 3 antes mesmo de seu lançamento foi para nardo para bater mais recordes de velocidade e distancia https //flatout com br/a historia do mercedes benz 190e 2 3 16 cosworth e seu recorde de mais de 35 anos em nardo/ o recorde de 50 000 km foi completado em 21 de agosto de 1983 apenas oito dias apos o inicio do teste foram 201 horas 39 minutos e 43 segundos a uma velocidade media de 247 939 km/h alem disso ele tambem quebrou o recorde de velocidade em 25 000 km 247 094 km/h e 25 000 milhas 247 749 km/h como pode se ver ha varios precedentes para o recorde de hoje do mercedes amg gt xx se o bagre de batom eletrico mega veloz da mercedes vai ser um sucesso ou nao nao importa aqui ja e parte integrante de uma tradiçao sensacional e tradiçao diga o que quiser da um conforto danado para a gente nesses tempos malucos de hoje valeu mercedes
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