a culpa e toda do opel kadett eu sempre mantenho que foi a era de ouro da opel de 1962 no lançamento do kadett a ate 1986 no omega; talvez o ultimo opel realmente sensacional claro que os carros que os brasileiros tanto adoram os corsas astras monzas e vectras tem caracteristicas sensacionais tambem senao nao seriam o sucesso que foram; mas ate 1986 eram ainda mais inovadores e sensacionais e basicamente com traçao traseira num mundo que ja parecia andar para outros lugares [caption id= attachment_360477 align= aligncenter width= 999 ] kadett a nao parece muito mas foi o impulso para o golf[/caption] o kadett a de 1962 um pequeno carro convencional de motor dianteiro e traçao traseira mas de espirito espaço interno e comportamento sensacionais foi o primeiro carro que a vw realmente temeu era mais moderno e tao duravel quanto um fusca; conceitos mais avançados como o mini ingles de 1959 nao metiam medo nos alemaes nao tinham sua confiabilidade e durabilidade heinz nordhoff o executivo que criou o mito do vw no pos guerra confessou exatamente isso a ferry porsche e mais mesmo depois de decadas pregando o bom senso sobre rodas do motor traseiro arrefecido a ar pediu ao amigo que iniciasse estudos para um novo tipo de vw um carro totalmente novo para cinco pessoas e que custasse apenas 5 mil marcos em dois anos [caption id= attachment_360478 align= aligncenter width= 999 ] heinz nordhoff[/caption] lembre se que a porsche era a engenharia da vw entao; uma continuaçao de um esquema bolado por adolf hitler para o seu carro do povo isso ja começava a mudar desde que a vw comprou controle da auto union ate entao sob controle da daimler benz entre 1964 e 1966 a empresa foi ganhando controle mesma epoca em que o dkw f103 ganhava motor de quatro tempos e nome audi https //flatout com br/de onde veio o vw passat/ o sucesso do audi 100 de 1968 um moderno traçao dianteira que e a genese da audi moderna tal e qual o bmw neue klasse definiu o bmw moderno pouco antes e o fracasso do vw 411 com origens vw porsche e motor traseiro arrefecido a ar na mesma categoria de tamanho e preço do audi 100 em conjunto com a morte repentina de nordhoff mudariam a vw profundamente em breve [caption id= attachment_360479 align= aligncenter width= 800 ] audi 100 1968[/caption] outro fato importante de 1968 a 1972 vemos a intensificaçao de brigas internas da porsche com a familia cheia de executivos netos do fundador era uma verdadeira trincheira de guerra entre os varios porsches e piechs ferdinand butzi porsche iii e ferdinand piech o clone de dr evil que depois viria a ser chefe da vw nos anos 1990 2000 estavam em franco conflito para quem seria o sucessor de ferry porsche na presidencia ferry queria que fosse seu filho o designer butzi pai do imortal 911; o resto da porsche queria o engenheiro genial piech pai intelectual do motor do 911 e do 917 no fim em 1972 o conflito e resolvido por um acordo entre ferry e a irma louise piech os patriarcas todos foram postos para fora da empresa donos mas nao administradores todos nenhum piech ou porsche jamais poderia ter cargos na empresa dali em diante butzi formou a porsche design e piech acabou na audi o ea 266 em seu briefing para porsche nordhoff pediu que os problemas do fusca fossem resolvidos design datado cabine muito estreita e espaço para bagagem ruim e em lugares esquisitos estavamos em 1967 traçao dianteira era coisa de citroen e bmc mini ainda arcaica mas nos dkw audi muitos na vw ja viam que podia ser um futuro viavel [caption id= attachment_360481 align= aligncenter width= 999 ] o desenho de butzi porsche para o novo vw porsche 1966 vw ea 266[/caption] a porsche porem disse a nordhoff em 1967 que traçao dianteira tem muitos defeitos tecnicos e dinamicos e portanto e excluida de consideraçao e mostrou a ele nove possibilidades de motor traseiro moderno em pouco tempo giacosa que ja mostrara onde queria ir com o autobianchi primula de 1964 mostraria o fiat 128 de 1969 o carro moderno com motor transversal em linha com o transeixo traçao dianteira mcpherson pinhao e cremalheira pneus radiais e freios a disco dianteiros mas em 1967 era futuro ainda desconhecido fora da fiat assim dos conceitos mostrados pela porsche nordhoff escolheu o porsche nr 1966 motor de quatro cilindros em linha arrefecido a liquido deitado em posiçao central traseira embaixo da segunda fileira de bancos o transeixo de quatro marchas tinha o diferencial no fim o que permitia uma quarta marcha direta a porsche ficou feliz com a escolha dele facilmente derivariam os novos carros esporte de porsche um barato de quatro cilindros dohc e um novo 911 de oito cilindros central [caption id= attachment_360483 align= aligncenter width= 999 ] de kombi ate roadster versatilidade do novo fusca[/caption] com entre eixos de 2440 mm o carro teria otimo espaço interno e dois porta malas na frente e atras como uma vw variant os ocupantes da segunda fileira estavam mais altos que os da primeira mas prototipos mostraram que era uma forma agradavel para eles com mais visibilidade adiante especialmente com os novos e mandatorios nos eua encostos de cabeça dianteiros teria rodas de 12 polegadas e freios a tambor e disco seriam desenvolvidos para ele alem disso vans peruas e carros esporte poderiam acontecer na plataforma como no fusca a oposiçao na vw ataca agua no motor piech o criador do conceito vencedor e posterior chefe de projeto dele mandou construir uma banheira gigante onde podia submergir o carro; ele ligou debaixo d’agua oito prototipos completos foram construidos fora 15 unidades motor cambio para montagem em mulas baseadas em opel kadett quem disse que alemao nao tem senso de humor mas quando ficaram prontos tudo mudara na vw nordhoff morreu de infarte trabalhando em abril de 1968 em seu lugar ficou seu segundo em comando kurt lotz; um bom administrador mas incapaz de reinar absoluto como nordhoff; tambem sabia pouco de carros em si e ferry tomou ele como aluno nisso o porsche tipo 1966 se tornava o vw ea 266 e seguia adiante o ea266 teria suspensao dianteira mcpherson e pinhao e cremalheira montado baixo para mais espaço para malas na frente o tanque ficava na frente do curvao dianteiro atras braços arrastados; no geral bem porsche/vw da epoca o desenho da carroceria e de butzi porsche tambem seguindo a tradiçao de ambas as empresas o motor ia deitado para a esquerda a seu lado direito ia um radiador tambem deitado com ventilador eletrico e uma abertura visivel na lateral do carro alimentava o ar fresco o motor poderia ser acessado por uma tampa debaixo do banco o motor em si era novo pequeno e compacto com 5 mancais e diametro fixo dos pistoes em 87 mm foram desenvolvidas duas versoes de curso de pistoes um de 54 6 mm para 1 298 cm³ e 65 cv a 5 500 rpm e outra de 66 8 mm para 1 588 cm³ e na versao mais potente das duas planejadas com taxa de 9 5 1 105 cv a 6 200 rpm o comando era unico no cabeçote e levemente inclinado em relaçao ao centro do cilindro para uma camara de combustao triangular com valvulas alinhadas uma versao de tres cilindros e 974 cm³ era parte do plano mas nunca foi finalizada cambio automatico tambem estava no plano na pre serie de testes porsche construiu 100 motores e 50 cambios e 50 carros completos foram finalizados para testes em 1970 e 1971 a preparaçao para produçao inclusive todo ferramental de carroceria ja estava em andamento muita gente nao percebe quao perto estivemos de receber um golf com motor central traseiro; foi muito perto realmente uma historia de e se um futuro alternativo que so podemos imaginar [caption id= attachment_360484 align= aligncenter width= 999 ] fusca ea 266 o convencional ford escort e o avant garde fiat 128 o mundo mudando[/caption] mas nao era para ser no fim de 1971 kurt lotz inesperadamente deixa a companhia em seu lugar um velho conhecido nosso rudolf leiding que fora presidente da vw do brasil mas estava agora crucialmente na audi leiding estava criando um carro pequeno de traçao dianteira na audi que seguia o esquema do fiat 128 de giacosa que leiding corretamente acreditava se o futuro; como andara com o ea 266 e o seu proprio audi pequeno sabia onde estava o sucesso em sua opiniao [caption id= attachment_360495 align= aligncenter width= 999 ] ea 276 o gol nao o golf[/caption] na mesma epoca engenheiros da vw com medo de abandonar o tal bom senso sobre rodas do motor a ar completamente montaram o motor do fusca numa versao menor do audi 80/vw passat; o ea 276 lembrando dos dkw de motor dois tempos substituidos com sucesso por motores de 4 tempos e o sucesso dos audi 100/fracasso do vw 411 resolveram abandonar o projeto mas nao totalmente sabemos bem o audi 80 com motor do fusca arrefecido a ar e a semente do nosso vw gol que apareceria finalmente em 1980 por aqui https //flatout com br/a aprovacao do estilo do vw gol original/ o fim do ea266 foi uma dupla pancada na cabeça de uma porsche ja cheia de problemas internos alem da perda do projeto pago pela vw em si perdia tambem todo seu futuro planejado um novo 914 com o quatro em linha do ea 266 de 1 6 litro injetado mas dohc com 4 valvulas por cilindro e mais de 130 cv um oito contraposto baseado no mesmo motor com ao redor de 3 6 litros e mais de 300 cv aspirado e 400 cv turbo ate um 16 cilindros boxer foi pensado agora era começar tudo de novo do zero epoca dificil o golf [caption id= attachment_360493 align= aligncenter width= 999 ] a pena de giugiaro[/caption] o maior problema do ea 266 era custo e peso que em todas as projeçoes seriam maiores do que o carro que conhecemos como golf hoje o golf e de certa maneira o carro moderno definitivo as ideias de giacosa em um carro de qualidade e execuçao alemas o motor era o mesmo audi usado no 80 o nosso passat [caption id= attachment_360496 align= aligncenter width= 999 ] ea 337[/caption] o golf foi o projeto ea 337 desenhado por ninguem menos que giorgetto giugiaro da italdesign para isso teve ajuda ferdinand piech ao largar a empresa da familia a força em 1972 foi trabalhar com ele na ital design e sem duvida deve ter influenciado a decisao do novo designer ainda em 1972 vai trabalhar na audi onde a partir de 1975 vira diretor de engenharia avançada o novo golf era simples como um fiat 128 mas seu comportamento como o 128 era muito mais sofisticado o motor e cambio subiam no monobloco por baixo na linha de montagem uma montagem simples e barata o compacto conjunto mecanico de motor quatro em linha era agora transversal em linha com o cambio mais baixo que o esquema de dois andares do mini suspensao mcpherson independente simples leve barata mas extremamente eficiente em sua funçao [gallery ids= 360432 360433 360437 360499 360503 360502 ] direçao direta por pinhao e cremalheira pneus radiais e freios a disco na frente a traseira era semi independente com braços de arrasto duplos conectados por uma barra de torçao e molas helicoidais sobre amortecedores telescopicos e tambores de freio; com tudo na frente a traseira pode ser literalmente qualquer coisa os motores eram de origem audi os de 1 1 e 1 3 litros da familia ea111 montado com inclinaçao de 20° para frente os motores maiores de 1 5 1 6 e 1 8 litros eram da familia ea827 o que conhecemos genericamente como ap no golf eram montados inclinados 15° para tras o carro estava originalmente disponivel com duas opçoes de transmissao; um manual de quatro velocidades e um automatico de tres velocidades um manual de cinco velocidades tornou se disponivel em 1979 giugiaro queria que os farois retangulares entrassem no modelo de produçao e ecoassem os farois traseiros em termos de tamanho e layout no entanto a vw decidiu optar por luzes redondas por um motivo prosaico e bem comum grana eram mais baratas e podiam ser compradas no mercado sem pagar ferramental novo assim uma das caracteristicas mais marcantes do golf foi criada o carro em si e a evoluçao do hatchback para algo definitivo que seria o template de todo carro barato dali em diante e na versao gti o futuro do carro esporte tambem a gente nao pode deixar de imaginar porem o que seria do mundo se nordhoff nao tivesse morrido em 1968 ou se kurt lotz ficasse mais um tempinho na vw quem sabe ate 1976 pelo menos estariamos hoje andando com carros de motor central traseiro e dois porta malas ou a criaçao de giacosa no fim iria se mostrar superior mesmo quem pode saber o fato e que 50 anos depois ainda temos um golf e apesar de ser incomparavel em tudo ao seu simples ancestral de 1974 ainda e basicamente o mesmo carro chegamos realmente ao maximo ou cansamos de tentar
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