FlatOut!
Image default
História

50 anos do Maverick: cinco motivos para o seu sucesso, e o seu fracasso

O lançamento de um novo Ford Maverick, a moderna picape, trouxe para os brasileiros o sentimento confuso conhecido na língua do bardo como “mixed feelings”. Por um lado, nos fez lembrar do Maverick anterior: um carro que, apesar de claramente o carro errado para o país errado, ainda assim deixou atrás de si uma legião de viúvas choronas, e uma legião de fãs que até hoje teimam a permanecer entre nós. Do outro, por ser a nova Maverick uma picape monobloco, nos lembra o quanto o mundo mudou desde 1973. Alguém seriamente imagina um cupê V8 de tração traseira como um carro familiar viável? Pois é. Lembrar do Maverick original foi necessário esta semana. O motivo é simples: está completando exatos cinquenta anos. Esta terça feira comemoramos 50 anos do evento de lançamento do Maverick no Brasil, realizado dia 20 de junho de 1973, no Autódromo Internacional do Rio de Janeiro, em Jacarepaguá. O Maverick nos EUA pode ter sido um sucesso secundário, um carro rapidamente esquecido.