em 1968 a general motors ja estava em seu 43º ano no brasil mas ainda nao havia fabricado um carro de passeio por aqui ate entao sua atuaçao se resumia a montagem de picapes e caminhoes importados em regime ckd e posteriormente fabricados no brasil mas esta historia mudou em 23 de novembro daquele ano no primeiro dia do vi salao do automovel em sao paulo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] foi naquele distante sabado que a general motors do brasil gmb apresentou o chevrolet opala seu primeiro carro de passeio ja como linha 1969 ele tinha apenas a carroceria de quatro portas e era oferecido em duas versoes de acabamento com duas opçoes de motorizaçao mas isto foi suficiente para que ele agitasse o mercado nacional e mudasse a historia da gm no brasil essa historia contudo começou dois anos antes quando a gmb decidiu que precisava de um carro de passeio para o brasil ate o final dos anos 1950 a maioria dos carros familiares de luxo era importada mas com o nascimento da industria automobilistica brasileira em 1956 novas fabricantes como a fnm a willys overland e a simca do brasil passaram a oferecer opçoes nacionais e dividiram o segmento entre si para disputar uma fatia do mercado a gmb iniciou o projeto 676 que visava desenvolver um rival para os modelos destas tres fabricantes o fnm jk o aero willys e o simca chambord os tres eram modelos dos anos 1950 reestilizados ao gosto e ao custo do brasil e nao eram exatamente a ultima palavra em sedas de luxo fora do nosso mercado naqueles tempos em que lançamentos eram raros o projeto foi anunciado em uma cerimonia realizada no clube atletico paulistano em 23 de outubro de 1966 podemos considerar esta a data de nascimento do primeiro carro da chevrolet no brasil o projeto foi desenvolvido em menos de dois anos e a unica forma de fazer um carro novo assim tao rapidamente e usando uma base pronta no caso do projeto 676 esta base foi o opel rekord c a quinta geraçao do seda executivo da marca alema que estava em desenvolvimento e seria lançada no ano seguinte a gmb aproveitou a silhueta basica da carroceria que tinha como elemento marcante uma curva na linha de quadril que ficou conhecida como garrafa de coca cola e ainda influenciaria os vauxhall viva hb e victor a versao britanica do opala bem como o chevrolet nova e ate o corvette c3 o painel dianteiro e o traseiro contudo foram desenhados no brasil e eram muito semelhantes aos da terceira geraçao do chevy nova lançada em 1967 a carroceria europeia contudo veio sem os motores oferecidos na alemanha — os famosos cih que chegaram ao brasil nos primeiros anos do omega como a gmb ja fundia seu seis em linha de origem americana no brasil desde 1958 a opçao de motores para o novo modelo foi o 153 de quatro cilindros lançado em 1961 para equipar a versao de entrada da primeira geraçao do chevy ii e o 230 turbo thrift de seis cilindros que equipava o chevrolet impala de terceira geraçao [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 206430 206431 ] estes dois motores eram relacionados entre si sendo o 230 uma variaçao moderna de sete mancais do chevrolet stovebolt dos anos 1920 e tambem dos motores de seis cilindros usados nas picapes e caminhoes oferecidos pela gmb ate entao ja o 153 era uma versao de quatro cilindros do 230 por essa razao ambos compartilhavam o diametro de 98 43 mm dos cilindros e o curso de 82 55 mm dos pistoes resultando em 2 512 cm³ 2 5 litros no quatro cilindros e 3 768 cm³ 3 8 litros no seis cilindros essa combinaçao de motores americanos com carroceria alema resultou em uma situaçao curiosa o opala usa dois padroes de parafusos a carroceria usa o sistema metrico enquanto o conjunto de motor cambio eixos e diferencial usa o padrao imperial americano em polegadas [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 206412 206414 ] os dois usavam cambio manual de tres marchas com alavanca na coluna e embreagem com mola diafragmatica como a maioria dos carros atuais como no rekord c alemao a traçao era traseira e a suspensao dianteira era composta por braços sobrepostos e molas helicoidais enquanto a traseira usava o mesmo tipo de molas porem com eixo rigido ele tambem foi equipado com pneus diagonais sem camara algo inedito nos carros brasileiros e tambem tinha freios autoajustaveis para regular a folga dos freios bastava mover o carro em marcha a re e frear o carro apesar do recurso incomum na epoca ele ainda usava tambores de freio na dianteira em meados de 1968 o carro ja estava pronto mas ainda nao tinha um nome a gm do brasil tinha uma lista com seis opçoes dentre as quais estava o nome opala um jornalista revelou o nome que fez sucesso e acabou pegando a inspiraçao do nome e controversa ha quem diga que trata se de uma contraçao de opel e impala uma referencia as origens da carroceria e do motor ha quem diga que seja uma homenagem da general motors a pedra de mesmo nome que tem uma de suas maiores reservas no subsolo brasileiro e aqui voltamos ao dia 23 de novembro dois anos apos a apresentaçao do projeto quando a sexta ediçao do salao do automovel abriu suas portas para revelar o novo chevrolet opala sobre uma plataforma giratoria cercado por sete misses regionais e ninguem menos que stirling moss o opala foi apresentado ao publico como um seda de quatro portas e com apenas duas versoes — standard e de luxo as duas poderiam ser equipadas com o motor quatro ou seis cilindros e ainda que tivessem um nivel modesto de potencia 80 e 125 cv respectivamente o modelo 3 8 se tornou o carro mais veloz do brasil acelerando de zero a 100 km/h em 13 segundos e ganhando velocidade ate os 165 km/h seus concorrentes na epoca do lançamento ja haviam evoluido em relaçao aos modelos de 1966 quando o projeto começou mas ainda eram meras atualizaçoes dos modelos cinquentistas a exceçao era ford galaxie que era recente maior e mais potente mas tambem era bem mais caro o opala de luxo custava ncr$ 15 000 equivalente a aproximadamente r$ 120 000 em valores de 2018 o opala perdeu o titulo de carro mais veloz do brasil logo em seu primeiro ano de estrada quando a chrysler lançou o dodge dart com o motor v8 de 5 2 litros que chegava aos 171 km/h a resposta da chevrolet veio em 1970 quando a marca apresentou a linha 1971 do opala com cinco novidades um motor seis em linha mais potente uma versao esportiva uma nova grade dianteira um diferencial mais longo para o motor de quatro cilindros e uma nova versao de topo batizada gran luxo fotos showroom imagens do passado o motor 3 8 ganhou um novo virabrequim para aumentar o curso dos pistoes de 82 5 mm para 89 7 mm com isso o deslocamento passou a 4 097 cm³ — o mesmo dos americanos impala e nova — e os 300 cm³ a mais ajudaram a elevar a potencia para 140 cv brutos e 29 kgfm esse motor estreou inicialmente apenas na versao esportiva o opala ss alem do motor maior o modelo tinha bancos dianteiros individuais volante esportivo de tres raios e um novo cambio de quatro marchas com alavanca no assoalho o diferencial traseiro era autoblocante o famoso positraction e os freios dianteiros usavam discos no lugar dos tambores as rodas esportivas tinham tala mais larga e os pneus 7 35 tinham indice de velocidade de 180 km/h mais adequados aos 169 5 km/h de velocidade maxima do ss o desempenho ainda era inferior ao do dodge dart mas o opala continuava mais barato e mais economico com seu motor de seis cilindros foto showroom imagens do passado em setembro de 1971 a chevrolet apresentou a linha 1972 com sua primeira grande novidade desde o lançamento o opala cupe como o seda sua carroceria vinha do opel rekord modificada com a dianteira e a traseira brasileiras que deram ao carro um visual bem mais proximo dos americanos do que dos europeus a traseira fastback e as portas sem molduras nos vidros reforçavam essa impressao e o pacote ss completava o aspecto de muscle car americano ainda que ele mantivesse seu seis em linha de 4 1 litros — agora compartilhado com as versoes mais comportadas [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 206448 206445 ] em 1973 veio uma nova grade dianteira bancos individuais cambio automatico de tres marchas e ar condicionado como opcionais o modelo de seis cilindros passou a ser equipado com freios a disco e servo freio de serie e o interior ganhou um novo volante e mudanças no painel a principal novidade contudo foi o novo motor de quatro cilindros com deslocamento sutilmente reduzido para 2 471 cm³ pelo aumento do diametro dos cilindros e reduçao do curso dos pistoes isso tambem resolveu o problema da aspereza do motor 153 uma vez que as bielas mais longas reduziram a relaçao r/l o motor tambem ganhou um volante inercial mais pesado e passou a desenvolver 14 cv a mais chegando a 94 cv o torque permaneceu os mesmos 18 kgfm influenciado pela crise do petroleo o opala ss ganhou uma versao equipada com este motor porem alimentado por um carburador de corpo duplo e admissao de aluminio o que elevou a potencia de 94 para 98 cv o motor ficou conhecido como 151 s e os modelos esportivos receberam o numero de cilindros no nome ss 4 e ss 6 em 1975 o opala passou por sua primeira grande mudança e consolidou sua familia alem de novidades no visual que deram ao opala uma dianteira inspirada no chevelle americano com farois separados da grade e uma traseira com duas lanternas circulares o modelo tambem ganhou sua perua a primeira perua media brasileira desde o fim da simca jangada em 1966 outra novidade foi a versao comodoro que tinha revestimento externo de vinil no teto detalhes em falso jacaranda no painel radio relogio direçao hidraulica e pneus mais largos no ano seguinte em 1976 o 4 1 ganhou uma versao mais potente conhecida como 250 s com carburador de corpo duplo comando com maior levante e duraçao tuchos de valvula mecanicos e taxa de compressao de 8 5 1 ele tinha 171 cv e era a resposta tardia da gm ao v8 de 5 2 litros da chrysler e ao v8 302 do ford maverick o motor de quatro cilindros tambem foi modificado o 151 de 90 cv deixou de ser oferecido em favor do 151 s em todas as versoes em 1976 tambem naquele ano surgiu a opçao pelo revestimento parcial de vinil no teto conhecido como las vegas linha opala na segunda metade dos anos 1970 estas mudanças ocorridas em 1975 e 1976 acompanharam o opala ate o final da decada nos anos seguintes entre 1977 e 1979 o opala ganhou apenas pequenas atualizaçoes como retoques sutis na grade carburador de duplo estagio novas relaçoes de marcha e a versao diplomata posicionada acima do comodoro estas duas versoes marcariam a historia do opala a partir de 1980 quando o modelo ganhou um visual completamente novo e mais contemporaneo para encarar a decada seguinte
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