enquanto o opel rekord c saiu de cena em 1971 na alemanha no brasil ele continuou firme e forte ao longo de toda a decada e graças as peculiaridades do nosso mercado ainda atravessaria os anos 1980 para morrer somente nos anos 1990 e claro que ele nao poderia entrar nos anos 1980 com a mesma cara de 1976 e por isso em 1980 a gm do brasil submeteu o opala a sua primeira grande transformaçao um facelift completo que deu a ele uma cara mais contemporanea baseada nas linhas retas que se tornaram tendencia naquela virada de decada e marcariam os anos 1980 o novo desenho tinha algo do chevrolet citation compacto de traçao dianteira lançado nos eua em 1979 com farois retangulares piscas envolventes e lanternas traseiras integradas separadas pelo suporte de placa que passou a ocultar o bocal de combustivel os para choques tambem passaram a ser envolventes feitos de metal cromado ou pintado apesar das novidades externas o opala 1980 manteve as maçanetas cromadas e salientes e tambem o painel e o desenho dos bancos do modelo 1979 foi somente em 1981 que o opala ganhou um novo painel de material plastico com linhas mais retilineas e contemporaneas como haviamos dito no final da primeira parte a partir de 1980 o opala passou a ser oferecido em quatro versoes basica comodoro ss e diplomata esta ultima ja havia sido oferecida em 1978 como linha 1979 mas teve apenas oito unidades vendidas antes de sair do catalogo da chevrolet ha quem diga que houve um problema com o fornecedor das rodas de liga leve de aluminio que atrasou a entrega das rodas e devido a proximidade do facelift a gm optou por interromper a venda da versao em 1980 ela voltou definitivamente com as famigeradas rodas de aluminio radio toca fitas ar condicionado sob o painel antena eletrica e direçao hidraulica como opcionais havia o teto de vinil o cambio automatico de tres marchas e o motor 250 s do ss sob o capo a unica atualizaçao desta nova fase do opala foi no motor de quatro cilindros ele trocou o carburador solex h40 por um solex h34 perdeu a versao 151 s e tambem ganhou uma versao a alcool com o combustivel vegetal o 2 5 desenvolvia 98 cv e 20 1 kgfm — um aumento de 8 cv e 2 1 kgfm em relaçao a versao a gasolina os motores seis cilindros continuaram os mesmos 250 e 250 s dos anos 1970 ainda movidos apenas a gasolina em 1982 os modelos a alcool ganharam igniçao eletronica e um tanque de 84 litros para aumentar a autonomia do carro no ano seguinte veio o cambio manual de cinco marchas com quarta 1 1 e quinta alongada para colaborar na economia de combustivel em 1984 foi a vez do 4 1 ganhar uma versao a alcool com 134 cv e 30 1 kgfm apesar de ter reinado praticamente sozinho no segmento de luxo da primeira metade dos anos 1980 a chegada de novos modelos começou a evidenciar a idade avançada do opala o proprio monza lançado em 1982 com farois trapezoidais retrovisores integrados e para choques plasticos parecia mais moderno que o opala — uma situaçao nao muito desejavel para seu modelo topo de linha para resolver esse problema em 1985 a chevrolet atualizou mais uma vez o visual do opala dando a ele maçanetas embutidas retrovisores integrados para choques com ponteiras plasticas novas rodas e calotas e apliques plasticos na parte inferior das laterais do diplomata mesmo com a dissonante curva do para lama traseiro o opala começava a ganhar a cara dos anos 1980 mas o arremate final no estilo veio somente em 1987 quando ele ganhou novos farois trapezoidais e lanternas integrais — ambos inspirados no monza foi com esse visual que o opala sobreviveu ate os anos 1990 passando apenas por leves retoques nos anos seguintes as versoes do opala tambem foram influenciadas pela nomenclatura do monza e do chevette o comodoro ganhou a sigla sl/e apos o nome enquanto o diplomata passou a ser batizado diplomata se e a versao basica foi rebatizada opala sl e ainda havia uma versao l reservada a frotistas e repartiçoes publicas as versoes se diferenciavam pela posiçao da gravata da chevrolet no opala sl e no comodoro sl/e a gravata era azul e afixada na grade que era preta no sl e cinza no sl/e no diplomata se a gravata era vazada e afixada na borda do capo por dentro as novidades se limitaram ao novo volante quadro de instrumentos com iluminaçao indireta saidas de ar condicionado para o banco traseiro temporizador do sistema eletrico farois luzes internas e comando dos vidros e ajuste de altura da coluna de direçao algo que o monza ja oferecia mecanicamente o motor 2 5 de quatro cilindros a gasolina passou a usar o carburador brosol 3e a versao a alcool manteve o solex h34 e as versoes seis cilindros passaram a usar o carburador dfv446 e podiam ser combinados ao cambio automatico opcional de quatro marchas da zf no lugar do antigo cambio de tres marchas bem como um carda bipartido e barra estabilizadora dianteira mais espessa as tres versoes continuaram oferecidas nas tres variaçoes de carroceria — seda cupe e perua — mas somente ate 1989 quando o cupe deixou de ser oferecido depois de 16 anos em 1990 as lanternas traseiras passaram a ser fume no diplomata e o tanque de combustivel passou a comportar 91 litros em vez de 84 tambem foi a vez do motor 4 1 ganhar um merecido upgrade com pistoes mais leves aneis mais estreitos bielas mais longas e maior taxa de compressao de 7 5 1 para 8 1 um novo carburador brosol 3e no lugar do dfv e um novo coletor de admissao completavam a atualizaçao que deu ao motor a gasolina 121 cv e 29 kgfm e ao motor a alcool 141 cv e 32 8 kgfm aquela altura a gm do brasil ja estava desenvolvendo o omega nacional mas ainda encontrou tempo para mais uma mudança no opala — a ultima de sua longa carreira de quase 25 anos na linha 1991 as tres versoes ganharam para choques envolventes nova grade dianteira forro de teto pre moldado o seda ganhava novas rodas e retrovisores e perdia os quebra ventos na parte mecanica tanto o seda quanto a caravan ganharam freios a disco nas quatro rodas direçao hidraulica com controle eletronico servotronic bateria selada e catalisador o motor 4 1 passou a ser combinado ao cambio manual de cinco marchas e manteve o automatico de quatro marchas como opcional as novidades duraram pouco tempo em 16 de abril de 1992 o opala deixou de ser produzido mas nao sem antes deixar uma ediçao especial para marcar sua passagem a serie diplomata collectors foi anunciada naquele mesmo ano com 200 unidades nas cores preta azul ou vinho acompanhadas de um certificado uma fita de video especial da serie e um livreto com a historia do opala eles eram identificados pelos logotipos collectors na traseira e no volante e podiam vir com bancos de couro opcionais [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 207216 207217 ] o ultimo opala contudo nao foi um dos exemplares desta serie e sim um diplomata se que foi produzido para ser guardado no acervo da gm do brasil mas este nao foi mesmo o ultimo opala [youtube id= n_pafjlrbv8 width= 620 height= 350 ] ou melhor foi o ultimo diplomata o ultimo opala foi uma caravan integrante de uma encomenda de seis ambulancias fabricadas depois deste ultimo diplomata a historia dos dois carros foi contada neste post [youtube id= qnyc3n6bn3w width= 620 height= 350 ]
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