o prazer de entrar naquele carrinho simpatico com o exterior verde clarinho e o interior iluminado foi indescritivel ao ligar o pequeno quatro em linha que girou baixo e alegre engatei a marcha a re e olhei para tras ja com um grande sorriso no rosto ah a liberdade em pouco tempo saia de berlin e apontava o carrinho para a autobahn a9 em direçao a nuremberg; apenas 300 km me separavam do meu destino uma pequena cidade na fronteira com a republica tcheca que tinha sido minha casa nos ultimos meses em pouco mais de duas horas estou em casa pensei o motorzinho continuou falando baixo estabilizei aos 130 km/h no velocimetro sintonizei uma radio americana no som e de novo sorri poucas vezes um carro me foi tao querido a gente esquece o que realmente e sensacional no automovel a liberdade e a salvaçao de seu superpoder de levar a gente de volta para casa por mais longe que ela seja naquele domingo voltava de tres dias passados em berlin com amigos brasileiros foi um feriado sensacional mas chegar la [caption id= attachment_378254 align= aligncenter width= 999 ] polo gt 1990[/caption] nao precisa de carro na europa o transporte publico e sensacional eu viajei de trem para todo lugar e facil e pratico todo mundo ja ouviu algo parecido mas estou aqui para dizer que nao nao e como todo transporte publico e ridiculamente menos pratico e facil do que dirigir seu proprio carro colocar a mala no porta mala sair da porta de sua casa e chegar na porta do seu destino na sua velocidade em conforto e com a sua companhia preferida nem que seja ela voce mesmo fora que desvios e paradas sao decisao sua apenas e incomparavel mas sei disso por ter caido nessa balela de gente que imagino nao saiba dirigir ou ler um mapa sozinha sim mapa isso foi em 1997 quando celular e internet e o waze existiam so na ficçao cientifica para preferir trem ou nao ter dinheiro para carro e nao querer admitir o que seria horrivel como atitude mas uma que nao me surpreenderia cai na balela e resolvi ir encontrar meus amigos em berlin pegando um trem que passava na porta da minha casa afinal de contas eles estariam de carro la e tal e eu nao tinha carro meu; morava num albergue da empresa que me mandara para la do outro lado da rua do portao do escritorio da fabrica ate conseguia carro emprestado para fim de semana mas dava trabalho resolvi tentar o tal trem maravilhoso bem para fazer os 300 km ate berlim tive que fazer 3 baldeaçoes e eram trens lerdos e em uma delas quebrou e atrasou cheguei em berlin no fim do dia tinha combinado as 9 da manha para os caras me pegarem na hauptbahnhoff e ai num mundo sem celular fui para o hotel combinado taxi caro pacas primeiro dia totalmente perdido e o stress de nao saber se encontraria os caras por causa do maldito atraso muito chato foi entao aluguei um carro para voltar mesmo estando fora do orçamento e a volta ao contrario da ida horrivel foi uma viagem sen sa cio nal trem e otimo na europa ta bom pode ser melhor que aqui mas carro e melhor ainda eu mereço trem e bom so se for la com a sua turma depois dessa vou de carro para todo lugar que posso ir de carro ate aviao nao me engana e maldito transporte publico nao e liberdade pura e destilada trinta e cinco vezes ate sua fraçao mais pura o automovel de uso pessoal e tenho dito se voce clicou nesta materia e começou a ler esperando saber a historia do vw polo deve estar se perguntando por que cargas d’agua esse cara esta contando essa historia aqui bom por ser um verdadeiro expert em divagar claro mas em minha defesa lembrei dela por ter sido assim que pela primeira vez na minha vida tive contato com o carro que agora comemora 50 anos o polo com um inicio assim so podia ter virado um velho amigo confiavel e porreta ainda que nao um muito divertido ou engraçado nao importa e meu amigo nao fale mal dele perto de mim este primeiro polo que conheci era um carro da segunda geraçao mas ja com o facelift; a carroceria era aquela peruinha tao legal da segunda geraçao e este era o mais basico deles entao com motor de 1 3 litro era uma delicia na autobahn; claro todo alemao e criado para ela [caption id= attachment_378261 align= aligncenter width= 999 ] polo pq24 trambulador de porsche ou melhor vice versa [/caption] esta amizade nunca arrefeceu lembro de um seda dourado com dois farois redondos na frente com o qual rodei literalmente centenas de milhares de km nos anos 2000 a trabalho por todo brasil tratando seu acelerador como um botao liga desliga muita gente reclama que o cambio dos polo pq24 com motor 1 6 litro era de relaçoes curtas demais; como so andava a 29487279427309 rpm nao sei dizer se sim ou nao o que me lembro do cambio dele era a alavanca um trambulador sensacional mecanismo entao novo que hoje e imitado ate em porsches lembro tambem que rodar 800 km em 8 horas era totalmente normal com ele totalmente seguro e totalmente relaxante mesmo hoje continuo essa relaçao proxima com os polo em 2019 comprei um virtus msi manual zero km efetivamente a versao limusine do polo atual entre eixos aumentado nao e limusine e nao vejo como posso precisar de outra coisa para uso diario todas as qualidades daquele pq24 dourado estao transpostas aqui em uma carro melhorado em tudo e eu comprei um zero km e barato ainda que relativamente; nada e barato hoje https //flatout com br/jetta vs virtus e outras comparacoes malucas/ e simplesmente um companheiro incrivel sobre o qual ja falei muito aqui e nao vou me repetir nao vou cantar odes a ele tambem claro; nao e uma experiencia transcendental ao volante muito longe disso e nao precisa ser so nao fale mal dele na minha frente como ja disse e um amigo proximo os 50 anos do vw polo o polo nasceu nao na vw como seu irmao maior golf; nasceu na verdade na audi junto com o passat o passat era o audi 80 uma evoluçao direta dos dkw que se tornou o braço moderno onde a vw se apoiou para se reinventar depois dos fuscas e derivados ate a mecanica do golf era audi e ha um argumento que diz que a audi e a raiz da vw moderna [caption id= attachment_378247 align= aligncenter width= 999 ] audi 50 cl 1974[/caption] o polo apareceu como audi 50 em 1972 mas quase foi um nsu a empresa que inventou o motor wankel automotivo foi comprada pela audi em 1968 e absorveu sua fabrica e engenharia o primeiro vw arrefecido a liquido por isso e de origem nsu um carro de traçao dianteira e motor a pistao que pretendia salvar a empresa do fracasso wankel mas chegou tarde e virou o vw k70 de 1969 https //flatout com br/nsu prinz tt carro com motor de moto/ na nsu havia planos de substituir o prinz um carro de motor traseiro por uma nova geraçao com traçao dianteira que com uma porta hatchback traseira parecia ser o futuro ali e seria mesmo a audi resolve tomar para si esta ideia senao o projeto em si o resultado e o audi 50 [caption id= attachment_378249 align= aligncenter width= 925 ] audi 50[/caption] o primeiro carro era simplerrimo e por isso mesmo genial e uma ideia duradoura todo mundo e assim hoje quase mcpherson e pinhao e cremalheira na frente motor transversal dianteiro em linha com um transeixo manual freios a disco e pneus radiais uma porta traseira fazia dele uma peruazinha super pratica uma descriçao que ainda define o polo e todo mundo nessa faixa criado ao mesmo tempo e pelas mesmas pessoas nao podia deixar de ter ficado parecido com o passat/audi 80 o projeto foi comandado engenheiro chefe da audi ludwig kraus e desenhado na bertone por marcello gandini enquanto claus luthe da audi finalizou o design da carroceria unitaria moderna e elegante do carro o motor era um quatro em linha ohc de 1 093 cm³ de 50 cv; com carburador simples; com mais taxa o mesmo motor dava 60 cv nas versoes ls e gl o cambio era de quatro marchas e a suspensao traseira de eixo de torçao era simples mas avançada para a epoca em 1977 pouco antes de ser descontinuado em 1978 recebeu um motor maior de 1 3 litro e 70 cv media 3 655 mm num entre eixos de 2 335 mm e pesava menos de 800 kg sim menos de 800 sao os anos 1970 ne mas se o audi 50 morreu logo a sua versao vw chamada de polo durou muito apareceu ja em seguida poucos meses depois do lançamento do audi 50 como era mais barato o polo vendeu mais cerca de 500 mil unidades contra 180 mil do audi o que selou o futuro do modelo como um vw o seda no inicio se chamava derby; logo seria polo seda ainda que hoje se chame virtus mas num carro que justifica isso com entre eixos maior que o hatch [caption id= attachment_378273 align= aligncenter width= 999 ] polo ii[/caption] no polo ii de 1981 o carro aumentara para 3660 mm de comprimento e duas carrocerias um com traseira fastback como nosso gol outra com o teto reto uma mini perua em 1990 um facelift traria tambem uma interessante versao g40 uma versao esportiva com 1 4 litro e o infame compressor g lader da vw para 115 cv numa versao menor em tamanho em relaçao ao mais famoso g60 do corrado [caption id= attachment_378268 align= aligncenter width= 949 ] g40 um polo diferente pacas[/caption] a terceira geraçao veio para o brasil tanto como polo classic seda argentino como em versao seat o ibiza mas o polo veio para ca de verdade na famosa geraçao seguinte a pq24 que apareceu em 2002 com farois dianteiros de mercedes benz um salto de tecnologia e qualidade para o carro pequeno o pq24 e uma das ferramentas de dominaçao mundial criadas por piech; junto com o golf mk4 subiu a barra mundial de qualidade da industria [caption id= attachment_378276 align= aligncenter width= 999 ] pq24 o mercedes barato[/caption] o polo porem sempre foi auto sabotado pela vw do brasil que queria o gol como seu carro chefe ao contrario da matriz que desejava unificar portfolio mundial o fox por exemplo um pq24 barateado e reinventado para o nosso pais e mais uma forma da subsidiaria tentar impor algo nosso mas hoje temos polo a venda e fox e gol sao passado voce sabe quem venceu esta batalha aos 50 anos o que e e o que significa o vw polo sim existe o polo gti inclusive aquele raro 1 8 turbo aqui no brasil mas nao e o que se lembra dele de verdade o vejo como sempre foi um veiculo alemao basico e honesto pode parecer pouco num mundo onde as palavras epico e iconico estao por toda parte e todo mundo quer parecer ser mais do que realmente e mas ha um lugar para o transporte basico confiavel e bom de guiar; e na verdade o mais importante tipo de carro que existe como disse no inicio nunca subestime isso e nessa funçao basica de automovel que e transporte e companhia; provedor de liberdade e prazer ao volante basica; parte de familia e salvaçao das frias que a vida nos traz que ele brilha e isso deveria ser suficiente para mim e mais e como um amigo fiel e confiavel que so me ajuda sempre aparece na hora certa para me tirar de fria esta sempre disponivel para ajudar que lembro dele ta nao chamo ele para alguns programas mais divertidos mas ele sabe e entende isso ele e meu amigo; um grande amigo ainda que nao o unico e deus sabe como esse tipo de coisa e dificil de achar
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