ha 20 anos em 2000 estreou o hoje classico 60 segundos gone in 60 seconds embora tenha sido concebido como um blockbuster de hollywood com nicolas cage no papel principal e angelina jolie como seu par romantico a verdade e que 60 segundos tinha uma pegada entusiasta muito autentica começando pela lista de 50 carros que o protagonista randall memphis raines tinha de roubar em 72 horas para salvar seu irmao kip das maos de um dos criminosos mais poderosos de los angeles a seleçao de automoveis a serem roubados e que entrega a veia gearhead do produtor de 60 segundos jerry bruckheimer ha muitos carros verdadeiramente entusiastas como o dodge viper gts o charger daytona os aston martin db1 e db7 ferrari testarossa lamborghini lm002 porsche 959 jaguar xj220 volvo 850 turbo r mercedes benz 300sl gullwing de tomaso pantera muita coisa fina e muitos carros que o grande publico pode ate conhecer mas nao entende a importancia com todo o respeito o mustang gt500 eleanor fica ate meio sem graça se o compararmos com alguns dos nomes da lista mas ao mesmo tempo graças a ele foi que 60 segundos ajudou a aquecer o mercado de classicos e ate pode ser considerado como um dos pontapes iniciais na onda retro que tomou conta da industria no inicio da decada de 2000 ou voce acha que o fato de a quarta geraçao do mustang ser inspirada na primeira nao teve a ver com o sucesso da eleanor https //www youtube com/watch v=cxce9gdm1vo acontece que como muitas obras de arte emblematicas o 60 segundos de 2000 foi inspirado em algo mais antigo o 60 segundos original de 1974 no caso um filme cult entre os fas de carros mas que as massas nao conhecem e que merece mais reconhecimento por diversos motivos como explicaremos neste post o 60 segundos original de 1974 foi em essencia fruto dos esforços herculeos de um unico homem henry blight halicki ele escreveu dirigiu produziu e ainda foi o protagonista do filme https //www youtube com/watch v=qk_ct6zoeeq o ganha pao de halicki era sua empresa um patio/ferro velho na california que nao por acaso contava tambem com um belo acervo de carros antigos e miniaturas mas sua verdadeira paixao era o cinema e ele sempre arrumava tempo para escrever roteiros e atuar 60 segundos foi seu segundo filme o primeiro foi love me deadly um filme de terror de 1973 no qual alem de ator halicki foi tambem produtor associado produzir 60 segundos foi sua primeira investida seria no mundo do cinema halicki era simplesmente um homem com uma ideia na cabeça o roteiro que ele escreveu era na verdade uma sequencia de dialogos principais detalhes do cenario e dos acontecimentos seriam definidos pela improvisaçao dos atores que na verdade eram familiares e amigos de halicki e pela propria sorte na historia do filme halicki interpreta maindrian pace um investigador de fraudes de seguro que tambem e dono de um desmanche na california por fora ele e lider de uma quadrilha que rouba carros os remarca usando documentos de carros que ja foram mandados para o desmanche e os revende ele so tem uma condiçao o carro precisa ser segurado no inicio do filme pace recebe de um traficante sul americano uma proposta tentadora us$ 400 000 mais de us$ 2 milhoes em 2020 para roubar 48 carros em cinco dias em 2 de março de 1974 entregando todos eles nas docas de long beach embora a lista contenha uma boa variedade de veiculos de esportivos e exoticos a limousines e ate mesmo caminhoes pace acredita que conseguira roubar e entregar todos eles a tempo e ele quase consegue com exceçao do ultimo carro um ford mustang sportsroof 1973 de codinome eleanor este acaba sendo o maior ponto em comum entre o filme de 2000 e o original de 1974 ambos trazem uma lista de dezenas de carros que sao chamados por nomes de mulheres e em ambos o principal e um mustang isto posto no 60 segundos de 2000 o enredo e mais complexo e conta com mais cenas de açao ja o original e um filme muito mais improvisado feito com o que havia a mao muitos dos carros foram fornecidos pelo proprio halicki e talvez a maior diferença de todas com uma epica perseguiçao de 40 minutos como climax alias epica e pouco ainda mais considerando que o filme tem 105 minutos de duraçao mais de um terço deles e dedicado a perseguiçao que alias voce pode ver em sua totalidade e em alta definiçao abaixo https //www youtube com/watch v=jmkjlagrcia a sequencia começa quando pace enfim de posse do mustang o terceiro que encontrou visto que o primeiro foi recuperado por seus donos e o segundo nao tinha seguro e visto por dois policiais em um mercury montego ele havia sido denunciado as autoridades por seu proprio cunhado a perseguiçao atravessa seis cidades californianas de long beach a carson e conta com toda sorte de manobras inacreditaveis ao final a terceira eleanor esta completamente arruinada e pace precisa encontrar um quarto carro que por sorte esta em um lava rapido nas proximidades pace deixa o mustang destruido no lava rapido convence o proprietario do mustang intacto de que e o dono do estabelecimento e consegue leva lo embora e entao o filme acaba nada menos que 93 carros foram destruidos durante a perseguiçao a maioria deles cedida pelo proprio halicki que fez o sacrificio em nome da arte e muitos dos carros aparecem repetidas vezes em varias cenas pois os recursos financeiros eram limitados ja os veiculos como viaturas policiais caminhoes de lixo e caminhoes de bombeiro foram comprados por halicki com dinheiro do proprio bolso em um leilao da prefeitura de long beach por um valor medio de us$ 200 cerca de us$ 1 000 em dinheiro de hoje embora quatro mustang tenham sido mostrados na telona na realidade apenas dois carros foram usados nas filmagens um para as cenas de direçao mais intensa e outro para os closes e beauty shots alem das tomadas do interior o carro usado nas cenas de açao levou 250 horas para ficar pronto todos os paineis da carroceria foram removidos para a instalaçao de uma gaiola de proteçao oculta um suporte para camera foi montado no banco traseiro cintos de segurança simpson de competiçao foram usados bem como freios com acionamento individual nas nas rodas traseiras para facilitar as manobras a perseguiçao mais longa da historia do cinema nao foi totalmente planejada claro havia um roteiro geral mas alguns acontecimentos registrados no filme nao estavam no script como a apariçao dos caminhoes de bombeiro na ponte vincent thomas que estavam atendendo a um chamado de verdade houve tambem acidentes de verdade que acabaram entrando na ediçao final do filme como o capotamento de um dos carros de policia na cena durante as filmagens em uma area em construçao; o acidente com um trem que aparece no começo do filme halicki em um insight meio morbido ficou sabendo e apressou a equipe de filmagem a chegar a tempo para incluir a cena ; e o acidente no qual o mustang eleanor e atingido por um cadillac eldorado e acerta um poste de luz a 160 km/h neste ultimo halicki que dispensou dubles por questoes economicas e tambem por um pouco de orgulho de suas habilidades ao volante machucou se de verdade mas quando a equipe de socorro foi ate o local simplesmente perguntou voces filmaram isto e depois de alguns dias terminou de gravar com a perna engessada e varias costelas quebradas detalhe ao longo das gravaçoes que duraram semanas muitas vezes os pedestres e figurantes que aparecem no cenario nao sabiam que se tratava de uma gravaçao e nao raramente tentavam ajudara as vitimas dos acidentes sem saber que eram atores a cena final da perseguiçao alias tambem foi severa com halicki sem o uso de efeitos especiais o mustang eleanor deu um salto de 39 metros de distancia e 9 metros de altura ao aterrissar halicki teve dez vertebras compactadas com o impacto e segundo conhecidos jamais conseguiu andar normalmente depois eis um cara que realmente deu o sangue por sua obra https //www youtube com/watch v=9hp5qb642fw com um orçamento de us$ 150 000 aproximadamente us$ 785 000 em valores atualizados e feito de forma totalmente independente o 60 segundos original fez relativo sucesso arrecadando us$ 40 000 000 quase us$ 210 milhoes em 2020 na bilheteria e tornando se o 21º filme mais lucrativo de 1974 nos estados unidos para se ter ideia corrida contra o destino vanishing point 1971 filme da epoca que tinha uma pegada semelhante teve um orçamento de us$ 1 6 milhao e arrecadou us$ 12 4 milhoes o segredo talvez tenha sido a autenticidade na produçao de h b halicki em certos momentos o filme ate parece uma produçao caseira mas isto tem seu charme halicki seguiu produzindo filmes de perseguiçao ao longo dos anos como the junkman de 1982 e deadline auto theft que foi lançado em 1983 e reaproveitava cenas de 60 segundos e do proprio the junkman incluindo tambem material inedito entretanto a verdadeira sequencia do filme original so começou a ser produzida em 1989 mais ou menos na mesma epoca na qual halicki casou se com denise shakarian https //www youtube com/watch v=t0jb5tn0x3k o filme contaria com mais de 400 carros todos da coleçao de halicki alem de um enredo mais coeso e elaborado e o diretor/produtor/roteirista ainda seria responsavel por algumas das cenas mais arriscadas embora tambem fosse alterna las com um duble na epoca ele tinha 48 anos de idade e ja nao tinha a mesma disposiçao gone in 60 seconds 2 porem jamais foi lançado porque halicki morreu durante as filmagens em uma das cenas uma torre de agua de quase 50 metros de altura deveria desabar e halicki acompanhava tudo um dos cabos que segurava a torre rompeu se antes da hora e acabou cortando um poste de luz que caiu em cima de halicki e o matou na hora todos achavam que se fosse para ele morrer em um acidente seria dentro de um carro mas nao foi o caso a produçao do filme foi interrompida naturalmente aquele era mais um projeto pessoal de halicki e nao uma produçao de hollywood seis anos depois em 1995 denise halicki teve a ideia de produzir um novo 60 segundos para preservar a memoria de seu falecido marido ou seja foi ali que começou a ideia do remake e isto pode pegar de surpresa alguns desavisados que cultuam o original e desprezam a versao de 2000 como comercial demais a ligaçao entre os dois e mais forte e autentica do que parece a primeira vista
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.