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Car Culture

641 F1: a Ferrari de Fórmula 1 que quase deu certo

Esta é a Ferrari 641, mas você deve conhecê-la como “a Ferrari do Prost que Ayrton Senna tirou da pista em 1990″. Apesar de entrar para a história como vítima de uma vingança servida fria e bem temperada, ela foi um dos projetos mais promissores (e frustrantes) a sair dos galpões da Scuderia. Depois do bicampeonato de construtores conquistado em 1982-83, a Ferrari amargou um longo hiato de títulos que durou até 1999, quando Eddie Irvine, Michael Schumacher e Mika Salo conquistaram juntos 16 pódios e levaram a escuderia ao título de construtores. O jejum poderia ter sido menor se Alain Prost tivesse sido um pouco mais esperto e Nigel Mansell não fosse tão azarado. Em 1990 a Ferrari 641 era o outro grande carro do grid, ao lado do McLaren MP4/5. Tinha inovações aerodinâmicas como o nariz “bico de pato”, side pods com arestas arredondadas e mais fluidas, e novidades tecnológicas como o câmbio semi-automático com suas aletas atrás do volante que estreou no GP do Brasil de 198