it is the east and juliet is the sun arise fair sun and kill the envious moon who is already sick and pale with grief that thou her maid art far more fair than she imagine o seguinte um pequeno seda formal com espaço para quatro pessoas e malas pequeno mesmo no comprimento total menor que o do vw polo atual mesmo sendo 3 volumes e com entre eixos menor que o de um up mas um carro primeiro de traçao traseira e motor dianteiro depois este motor um minusculo 1 3 litro de aluminio moderno girador e capaz de dar ate 100 cv nas versoes mais quentes em um carrinho que pesa ao redor dos 900 kg cravados uma suspensao dianteira independente um leve eixo rigido traseiro com todos os seus movimentos controlados e a mais deliciosa e precisa direçao sem assistencia que voce ja experimentou leve traçao traseira quatro em linha aspirado pronto para dar todos os seus cavalos vapor a minima provocaçao desempenho entusiasmante economia de combustivel e prazer ao volante mesmo hoje um sonho para todo entusiasta mas este carro nao apareceu agora claro obviamente estamos falando do alfa romeo giulietta que foi lançado em versao seda em 1955 exatos 70 anos atras inclusive tinha comando do cambio na coluna de direçao e dois bancos inteiriços; se voce gosta de intimidade consegue levar seis adultos no carrinho por isso um carro de sua epoca tambem o giulietta e o pai da giulia por mais que seja contraintuitivo; o carro que fez realmente a fama da alfa romeo do pos guerra e esta e sua historia giulietta antes de giulia muita gente confunde mas primeiro veio a giulietta; o nome vem da peça de shakespeare com o romeo um nome quase perfeito para o seda de estirpe italiano delicado belo e sofisticado como a filha dos capuleto giulia a mais famosa tipo 105 que deu luz ao conhecidissimo gtv veio depois em 1962 como uma versao maior mas toda a base da giulia estava presente em 1955 na giulietta inclusive o famoso motor [caption id= attachment_384362 align= aligncenter width= 999 ] o cupe sprint antes do seda em 1954[/caption] na verdade a progressao da alfa romeo no pos guerra e exatamente isso uma progressao nos anos imediatamente apos a guerra o caos impera; o presidente da empresa ugo gobatto e assassinado na porta da fabrica a tiros ja em 1945 a empresa em frangalhos devido a intenso bombardeio aliado tenta se reerguer o primeiro produto vendido e um 6c do pre guerra modificado o 6c 2500 freccia d’oro produzido a mao como antes da guerra apenas 680 sao criados de 1946 a 1951 a alfa do pos guerra ainda estatal mas com nova administraçao emerge dessa bagunça uma empresa com ambiçoes diferentes queria agora se tornar um produtor de grande volume mas ainda com veiculos tecnicamente avançados a engenharia agora era liderada por orazio satta um discipulo de wifredo ricart o criador dos pegaso agora de volta a sua espanha natal https //flatout com br/pegaso o anti ferrari espanhol/ orazio satta puliga 1910 1974 nasceu em turim e se formou na famosa politecnica da cidade mas nao foi na trabalhar na fiat e sim na alfa em milao ingressou no em 1938 trabalhando sob a direçao de wifredo ricart satta sucedeu a ricart como chefe de design em 1946 e supervisionou a criaçao de um monte de coisa famosa o alfa romeo 1900 o alfa romeo giulietta o alfa romeo giulia o alfa romeo montreal e o alfa romeo alfetta chegou ao posto de vice presidente geral de 1969 a 1973 antes de se aposentar devido a um cancer no cerebro faleceu em milao em 1974 [caption id= attachment_384378 align= aligncenter width= 999 ] orazio satta com o 159 de f1 giulia e giulietta[/caption] disse o ing satta para griffith borgeson em 1970 numa epoca em que era tudo verdade em seu coraçao e ele podia falar honestamente sem interseçao de departamentos de marketing a alfa romeo nao e apenas um fabricante de automoveis ela e realmente algo mais do que um carro construido convencionalmente e uma especie de afliçao um entusiasmo por um meio de transporte e um modo de vida uma maneira muito especial de perceber o veiculo motorizado resiste a qualquer definiçao seus elementos sao como aqueles traços irracionais do espirito humano que nao podem ser explicados em termos logicos sao sensaçoes paixoes coisas que tem muito mais a ver com o coraçao do homem do que com seu cerebro e claro que alguns dos elementos sao puramente mecanicos e faceis de identificar sao conceitos que surgem da questao do automobilismo onde seu tipo de excelencia e necessario sempre consideramos necessario que eles fossem transmitidos da melhor maneira possivel aos carros que vendemos freios aderencia direçao a sensaçao do carro nas maos de quem o dirige essas coisas sempre foram uma tradiçao para nos algo que sempre buscamos proporcionar em nossos carros [caption id= attachment_384351 align= aligncenter width= 999 ] giulietta seda 1955[/caption] lembrem se isto e o engenheiro chefe de uma empresa falando so em termos inexplicaveis e metafisicos que fazem um alfa romeo nao e a toa que e uma marca passional o 1900 de 1950 foi o carro que inaugura esta nova fase e o começo marco zero da evoluçao que chegaria na giulia um carro de produçao em serie com monobloco de aço estampado e soldado mas com mecanica sofisticada motor quatro em linha com duplo comando no cabeçote este ultimo item uma tradiçao da empresa que vinha do pre guerra e de vittorio jano o 1900 e o antecessor de nosso fnm 2000 jk que la chamava alfa romeo 2000 apenas o motor dele ainda nao e o famoso alfa romeo twin cam; mas tem dois comandos no cabeçote tambem claro o bloco era em ferro fundido e o cabeçote de aluminio tem um desenho bem diferente e mais antigo aqui no brasil continuaria sendo produzido ate 1986 em versao de 2150 cm³ e depois 2300 cm³ no alfa romeo 2300 mas e o carro seguinte a giulietta do alfa romeo que estreia talvez o mais famoso dos motores da marca totalmente em aluminio este motor alfa romeo twin cam e conhecido na italia como bialbero depois de 1972 com o advento da filial do sul da marca a alfasud ganhou o apelido tambem de motor nord norte em referencia a sua construçao em portello milao mais tarde arese perto de milao no norte da italia o novo quatro em linha como o anterior do 1900 e obra do braço direito de satta para este assunto giuseppe busso do 1900 ao v6 dos anos 1980 todo motor da alfa romeo independente veio da pena de busso o novo quatro em linha como o anterior do 1900 tinha angulo bem aberto entre as valvulas era 90° no 1900 mas 80° no twin cam da giulietta o angulo grande era para dar espaço para valvulas grandes camara hemisferica e vela quase central o bloco de aluminio tinha camisas umidas de ferro fundido; virabrequim de cinco mancais forjado exotico em 1955 e acionamento dos comandos por corrente o carter de aluminio era aletado todo giulietta media 74 x 75 mm e 1290 cm³; mais tarde o motor cresceria para 1600 1750 e 2000 cm³ nos giulia o cupe da giulietta o sprint de bertone chegou antes do seda em 1954 e ja estreava toda a mecanica do futuro seda em 1954 estreou em versao mais forte esportiva entao taxa de 8 5 1 e carburador duplo e 80 cv a 6300 rpm pense nisso; estamos em 1954 como exemplo um ford escort de mais de dez anos depois e cilindrada similar tinha 49 cv apenas um fusca de 1954 1200 cm³ sucesso de vendas entao tinha 36 cv e chegaria ainda mais adiante nos sprint speciale e zagato com dois webers duplos horizontais e 9 5 1 de taxa o pequeno 1 3 litro chegava a 100 cv a 6500 rpm impulsionando os cupezinhos ate quase 200 km/h se voce pode acreditar mas no seda claro versoes mais civilizadas e silenciosas foram usadas com taxa de 7 5 1 e apenas um carburador de corpo simples o seda giulietta estreia em 1955 com 53 cv a 5500 rpm e cambio manual de quatro marchas na coluna de direçao ainda assim lembre se dos 36 cv do fusca em 1957 a versao ti do seda aparece com um carburador duplo e taxa de 8 5 1 eram aqui 75 cv a 6300 rpm o que devia ser sensacional num carrinho tao pequeno e um com um chassi tambem fenomenal toda a base da posterior giulia esta aqui ainda que numa versao um pouco diferente apenas em detalhes o eixo traseiro tinha um triangulo tubular no meio ao inves do t das giulia para segurar rotaçao e movimentaçao lateral do eixo diferentes mas de mesma funçao na verdade tudo e diferente em detalhe mas igual em principio dois braços inferiores molas helicoidais batentes de borracha em compressao e distensao numa mesma cinta de borracha reforçada com tecido na dianteira duplo a sobreposto a direçao e setor e sem fim como tradiçao tambem nos giulia teoricamente a direçao menos satisfatoria mas na realidade uma das melhores que existem os freios como estamos em 1955 eram tambores nas quatro rodas claro com acionamento hidraulico mas os tambores eram de aluminio e aletados como convem a um alfa romeo mas inovaçao tecnologica para 1955 era mesmo um carro sempre equipado com pneus radiais os novos pirelli cinturato ca67 na medida 155 hr15 [caption id= attachment_384359 align= aligncenter width= 926 ] giulietta spider[/caption] em 1955 tambem aparece o giulietta spider um impossivelmente belo roadster de 2 lugares da touring de milao e em 1957 aparece uma perua ainda que de baixa produçao o nome da perua e sensacional giulietta promiscua dois facelifts ocorreram no seda um em 1959 e outro em 1961 [caption id= attachment_384345 align= aligncenter width= 999 ] promiscua [/caption] eventualmente em 1962 aparece a giulia uma versao maior e mais desenvolvida da giulietta; acaba por substirui la em 1965 eventualmente a giulia seria substituida por uma nova giulietta agora baseada na alfetta e por isso com transeixo traseiro a giulietta tipo 116 de 1977 mas esta uma historia para outro dia o fato e que a minuscula giulietta e ainda hoje um carro desejavel; imagine ha 70 anos um carro que praticamente sozinho colocou a alfa romeo no seu caminho novamente nao o de sucesso comercial necessariamente mas certamente no de forjar paixoes em carros de uso diario parabens a pequena giulia em seu aniversario e uma linda e alegre septuagenaria agora
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