Na nossa recente série sobre as lendas do WRC falamos sobre todos os carros que venceram algum título de construtores na maior categoria do rali mundial. Um dos mais impressionantes era o Audi Quattro, que com seu sistema de tração integral e motor de cinco cilindros turbinado, tornou todos os outros carros de rali obsoletos no início dos anos 80. Não é à toa que ele é reverenciado no mundo todo.
Na Bulgária, por exemplo, uma empresa chamada Prospeed criou uma réplica do Audi Quattro S1 — o carro que a Audi colocou para competir no Grupo B e faturou os títulos de construtores de 1982 e 1984. O grande charme do Audi Quattro é que, diferentemente dos outros carros do Grupo B (que eram protótipos desenvolvidos especialmente para a competição), ele era baseado no Quattro de rua. Por isso os búlgaros partiram de um exemplar que não estava lá em muito bom estado e conseguiram transformá-lo em uma réplica absurdamente fiel.
Duvida? Então compare o original com a réplica nas fotos abaixo.
Talvez a gente não precise dizer que o carro original é o da primeira foto, mas de qualquer forma a semelhança é impressionante. E fica ainda mais incrível com o carro em movimento — como no vídeo abaixo, gravado em uma subida de montanha em Verzegnis, norte da Itália, próximo à fronteira com a Áustria. A 46ª edição aconteceu nos dias 15 e 16 de maio de 2015, e temos inveja de quem esteve lá e pode conferir isto de perto:
Fica até difícil de acreditar que, antes de ser totalmente modificado pela Prospeed, este carro era um Quattro de rua bem comum. Os búlgaros fizeram tudo o que a Audi fez com ele nos anos 80. O monobloco original teve o entre-eixos encurtado em 32 centímetros e recebeu diversos componentes — como portas, para-choque, para-lamas alargados e capô — feitos de fibra de carbono e Kevlar. Até a asa traseira ajustável do Quattro S1 foi reproduzida e, claro, ela é funcional.
Infelizmente a Prospeed não divulga a receita de preparação do motor que, como no Quattro S1 original, é um cinco-cilindros de 2,5 litros com cabeçote de 20 válvulas. O que se sabe é que o motor recebeu um turbocompressor para entregar nada menos que 770 cv. A suspensão usa amortecedores ajustáveis do tipo coilover e os freios são da AP Racing, com discos de 32 mm e pinças de seis pistões.
O que a Prospeed diz, porém, é que tentaram fazer a réplica mais fiel possível em termos de visual. No entanto, os búlgaros decidiram melhorar o projeto usando tecnologia atual, com sistemas eletrônicos modernos controlando o motor e os ajustes da suspensão e aerodinâmica ligeiramente retrabalhada a partir dos resultados de testes em um túnel de vento.
Desse modo, não seria tão absurdo assim dizer que a réplica búlgara é mais rápida que o carro original — até por que trata-se de um projeto que começou em 2007 e, desde então, jamais parou de ser aperfeiçoado para manter-se competitivo no circuito europeu de subida de montanha. As dezenas de vídeos do carro disponíveis no YouTube não nos deixam mentir.
Sinceramente, a gente já ficaria bem feliz em dar uma voltinha nesta “réplica”…