A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Audi R8 e Lamborghini Huracán com motores 5 cilindros turbo, Toyota prepara um “Lotus Seven”, Bentley Exp10 Speed 6 deverá ser produzido e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Audi R8 e Lamborghini Huracán com motores de 5 cilindros?

huracan-1

Há pouco mais de 10 dias, a Audi levou ao encontro de Wörthersee um conceito ultra-radical do TT, batizado TT Clubsport Turbo. O modelo é equipado com uma versão de 600 cv do 2.5 cinco-cilindros da marca, o que o coloca ao lado do irmão R8 em termos de potência, mesmo usando metade dos cilindros. Mas bem antes disso, há pouco mais de um ano, trouxemos a vocês um flagrante de um R8 com motor de cinco cilindros. Se você não se lembra dessa, ou não viu na época, espia aqui. E você já vai entender o que uma coisa tem a ver com a outra.

A China — um dos mercados automotivos mais importantes da atualidade — aprovou uma nova lei tributária baseada na capacidade do motor. A nova lei impõe uma taxa de insanos 40% para motores com mais de 4.000 cm³, exatamente o caso de R8 e Huracán. A solução? Downsizing usando o motor 2.5 do conceito TT Clubsport Turbo. E a gente cantou essa bola faz tempo!

tt-clubsport-turbo (1)

A apuração mais recente é do pessoal da edição americana da Car and Driver. Segundo a revista, o diretor técnico da Audi, Ulrich Hackenberg, viu neste motor conceitual a saída para evitar a redução das vendas da marca na China. O presidente da Lamborghini, Stephan Wilkelmann também reconhece que a nova lei tributária chinesa pode ser um empecilho para as vendas.

audi-r8-2016 (6)

Além do conceito e da nossa reportagem, há outra evidência de que o motor menor pode estar a caminho: o presidente da Audi, Heiz Peter Hollerweger, confirmou no lançamento da nova geração do R8 que o modelo não teria uma versão V8 como seu antecessor, o que torna o V10 de 5,2 litros a única opção atualmente disponível para o esportivo das quatro argolas. Se há um 2.5 com potência de V10 na prateleira, por que não usá-lo e garantir as vendas? Pode esperar um anúncio nesse sentido para muito em breve.

 

Toyota prepara seu Lotus Seven

A revista japonesa Best Car cravou que a Toyota está planejando ter seu próprio Lotus Seven. Isso mesmo: um esportivo leve pacas (700 kg), capaz de levar três passageiros, com o motorista em posição central (McLaren F1, é você???) e com rodas externas, sem para-lamas embutidos.
Segundo a revista, o modelo será apresentado como conceito no Salão de Tóquio deste ano, em outubro, e, se empolgar crítica e público, será construído. Aliás, é possivel que essa história de chancela popular seja só conversa pra boi dormir, já que o carro já tem até data de lançamento (2017, possivelmente no Salão de Frankfurt) e preço: cerca de 2,8 milhões de ienes, ou algo perto dos R$ 60 mil.
Com 3,70 m de comprimento, 1,73 m de largura e um trem de força híbrido com 102 cv, composto pelo motor elétrico e por uma combustão de 1,5 litro e quatro cilindros, ele terá consumo próximo de 50 km/l e transmissão CVT. A tração será traseira, a motorização, central e o objetivo final do carro será reconquistar os jovens. A este preço, mesmo no Japão, vão ter de ser jovens muito bem de vida.

 

Bentley Exp10 Speed 6 deve ser produzido em série

bentley-exp-10-speed-6-concept

 

O conceito Bentley Exp10 Speed 6 saiu feliz do final de semana. Primeiro, porque foi eleito o conceito mais bonito exibido no Concorso d’Eleganza Villa D’Este, um evento patrocinado pela BMW e no qual ela revelou o conceito 3.0 Hommage (leia mais sobre ele abaixo).

DLF_7633-1

Segundo, porque ele será produzido em série, de acordo com o site GT Spirit. Com a recepção que o carro teve, seria estupidez a Bentley não arranjar uma forma de ganhar dinheiro com ele. Segundo o GT Spirit, ele deve chegar ao mercado com a mesmíssima aparência que fez seu sucesso. As mudanças se limitarão à troca do CFRP por um arranjo mais tradicional de alumínio e aço, mas com o objetivo de manter seu peso abaixo das duas toneladas. No belíssimo interior, a única mudança será a adição de airbags.

 

Picape Santa Cruz e utilitário compacto da Hyundai podem ser lançados em dois anos

A entrada da Hyundai no segmento de picapes, o mais importante nos EUA, deverá se dar mesmo com uma versão de produção do conceito Santa Cruz, mostrado no Salão de Detroit deste ano. Mas outra novidade também em discussão interessa diretamente ao mercado brasileiro: o utilitário compacto da marca.

Segundo o site Hyundai Blog, tanto a picape quando o SUV pequeno devem chegar ao mercado em até dois anos. Quando o HB20 foi lançado no Brasil, já havia o rumor de que teríamos também um SUV em sua linha, mas o sucesso do hatch, muito acima do planejamento inicial da marca coreana, tirou qualquer margem de manobra na fábrica de Piracicaba. Mesmo para exportações do HB20, que também estavam previstas.

Quando nascer, o SUV deverá ser vendido também nos EUA, para concorrer com o Chevrolet Trax e com o Honda HR-V, que anda fazendo sucesso nas terras de Tio Sam. O modelo a ser vendido no Brasil deve seguir a receita mundial. Sobre a picape, ela até poderia ser vendida por aqui, mas apenas como um modelo importado. Vejamos como a Renault Oroch e o projeto 226, a picape média da Fiat, vão se sair por aqui.

 

Porsche 918 tem recall do chicote do radiador

p1-918 (5)

Vendendo mais do que LaFerrari e McLaren P1 juntos, o Porsche 918 Spyder não tem nada do que reclamar. Pelo menos não até recentemente, quando a marca anunciou que ele terá de passar por um recall do chicote de um dos radiadores, que pode ser esfolado por um componente de fibra de carbono. Segundo a Porsche, o componente será examinado e reinstalado na concessionária, um serviço que exige meio dia de trabalho e não tem custo para os proprietários. Os donos serão procurados diretamente pela Porsche.

 

Amigos por Carros entrevista Juliano Barata, editor-chefe do FlatOut!

O pessoal do Amigos por Carros — que já foi escolhido por vocês um dos canais mais legais do Brasil — entrevistou o editor-chefe do FlatOut, Juliano Barata. A entrevista rolou no começo do mês e foi ao ar no fim da semana passada. Se você ainda não assistiu, confira no vídeo acima!

 

Projeto Motor, um novo site brasileiro de automobilismo

FlatOut 2015-05-25 às 11.34.53

Quando o Jalopnik Brasil foi encerrado, sua editora brasileira também encerrou o site-irmão Tazio, dedicado ao automobilismo. Agora, um ano depois, se reune novamente em um novo projeto que, de certa forma, dá continuidade ao bom trabalho feito no Tazio. É o Projeto Motor, formado pelos jornalistas Bruno Ferreira, Leonardo Felix, Lucas Berredo e Lucas Santochi.

Logo de cara, eles trazem um Hangout exclusivo com o piloto Bruno Senna, e conversam sobre a atual fase da carreira do brasileiro e também sobre suas impressões na Fórmula 1 como só alguém que viveu a categoria poderia contar. Os Hangouts, aliás, acontecerão também durante as corridas de F1, quando a equipe do site irá debater a prova do dia. Para conhecer o novo site, basta visitar www.projetomotor.com.br.

 

Destaques do final de semana

Caso você tenha feito algo mais legal do que ficar sentado na frente do computador no fim de semana, separamos aqui os destaques do fim de semana no FlatOut.

No sábado vimos a homenagem da BMW ao 3.0 CSL em Villa D’Este.

fullscreen_111212_143_pm

Não foi bem essa, mas foi bem parecida. Clique aqui e entenda o que este conceito e os Angry Birds têm em comum (e nem estamos falando do Série 1).

787b-abre

Também relembramos a história do Mazda 787B, o único carro japonês a vencer as 24 Horas de Le Mans — e também o mais barulhento de todos. Clique aqui para ler.

Vimos os carros mais vendidos do Brasil por motorização. É só clicar aqui e analisar o mercado com a gente. Minutinhos bem gastos.

E por último, mas não menos especial, vimos a história das rodas de liga leve, um daqueles épicos o FlatOut prepara especialmente para vocês! Confira aqui.

 

Matérias relacionadas

Mansory: a história e os carros da customizadora mais “exagerada” do mundo

Dalmo Hernandes

Este Daimler XJ40 todo original é uma legítima barca de luxo britânica à venda no Brasil

Dalmo Hernandes

McLaren lança 720S Le Mans, BMW lança M5 reestilizado, Renault lança Sandero GT-Line elevado e mais!