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Sessão da manhã

770 cv montanha acima: você vai até esquecer que este Audi Quattro é uma réplica

Na nossa recente série sobre as lendas do WRC falamos sobre todos os carros que venceram algum título de construtores na maior categoria do rali mundial. Um dos mais impressionantes era o Audi Quattro, que com seu sistema de tração integral e motor de cinco cilindros turbinado, tornou todos os outros carros de rali obsoletos no início dos anos 80. Não é à toa que ele é reverenciado no mundo todo.

Na Bulgária, por exemplo, uma empresa chamada Prospeed criou uma réplica do Audi Quattro S1 — o carro que a Audi colocou para competir no Grupo B e faturou os títulos de construtores de 1982 e 1984. O grande charme do Audi Quattro é que, diferentemente dos outros carros do Grupo B (que eram protótipos desenvolvidos especialmente para a competição), ele era baseado no Quattro de rua. Por isso os búlgaros partiram de um exemplar que não estava lá em muito bom estado e conseguiram transformá-lo em uma réplica absurdamente fiel.

Duvida? Então compare o original com a réplica nas fotos abaixo.

quattro- (1) quattro- (2)

Talvez a gente não precise dizer que o carro original é o da primeira foto, mas de qualquer forma a semelhança é impressionante. E fica ainda mais incrível com o carro em movimento — como no vídeo abaixo, gravado em uma subida de montanha em Verzegnis, norte da Itália, próximo à fronteira com a Áustria. A 46ª edição aconteceu nos dias 15 e 16 de maio de 2015, e temos inveja de quem esteve lá e pode conferir isto de perto:

 

Fica até difícil de acreditar que, antes de ser totalmente modificado pela Prospeed, este carro era um Quattro de rua bem comum. Os búlgaros fizeram tudo o que a Audi fez com ele nos anos 80. O monobloco original teve o entre-eixos encurtado em 32 centímetros e recebeu diversos componentes — como portas, para-choque, para-lamas alargados e capô — feitos de fibra de carbono e Kevlar. Até a asa traseira ajustável do Quattro S1 foi reproduzida e, claro, ela é funcional.

quattro-s1 (1)

Infelizmente a Prospeed não divulga a receita de preparação do motor que, como no Quattro S1 original, é um cinco-cilindros de 2,5 litros com cabeçote de 20 válvulas. O que se sabe é que o motor recebeu um turbocompressor para entregar nada menos que 770 cv. A suspensão usa amortecedores ajustáveis do tipo coilover e os freios são da AP Racing, com discos de 32 mm e pinças de seis pistões.

quattro-s1 (13)

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O que a Prospeed diz, porém, é que tentaram fazer a réplica mais fiel possível em termos de visual. No entanto, os búlgaros decidiram melhorar o projeto usando tecnologia atual, com sistemas eletrônicos modernos controlando o motor e os ajustes da suspensão e aerodinâmica ligeiramente retrabalhada a partir dos resultados de testes em um túnel de vento.

Desse modo, não seria tão absurdo assim dizer que a réplica búlgara é mais rápida que o carro original — até por que trata-se de um projeto que começou em 2007 e, desde então, jamais parou de ser aperfeiçoado para manter-se competitivo no circuito europeu de subida de montanha. As dezenas de vídeos do carro disponíveis no YouTube não nos deixam mentir.

Sinceramente, a gente já ficaria bem feliz em dar uma voltinha nesta “réplica”…

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