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Car Culture

Peugeot 905: motor V10 de 670 cv e a primeira vitória da marca nas 24 Horas de Le Mans

Já falamos algumas vezes aqui no FlatOut sobre os triunfos da Peugeot no automobilismo. Primeiro, contamos como foram as vitórias do icônico 205 T16 do Grupo B em 1985 e 1986. Depois, falamos sobre o 405 T16 que levou a Ari Vatanen ao topo do mundo quando o finlandês venceu a subida de montanha de Pikes Peak em 1988. Na época a Peugeot decidiu colocar o 405 para disputar Pikes Peak porque o Grupo B fora extinto em 1986 e, de repente, o carro incrível que era o 205 T16 se tornara obsoleto. Em vez de desenvolver um novo carro para disputar o Grupo A, como fizeram a Lancia e outros rivais, a Peugeot decidiu aproveitar a experiência para correr em Pikes Peak e no rali Dakar, conseguindo sucesso nas duas empreitadas — Climb Dance está aí para provar. Contudo, era hora de diversificar as coisas. No início dos anos 90, o prestígio dos ralis já não era mais o mesmo — a competição que todos os fabricantes queriam vencer era o Mundial d