ha pouco tempo atras noticiamos e falamos um pouco mais a respeito dos dois primeiros exemplares do toyota supra equipados com o mitico motor 2jz nao por acaso ambos estao sendo montados no japao e ambos por pilotos de drift daigo saito e masato kawabata ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] agora foram revelados mais detalhes sobre o build do carro de daigo saito que tecnicamente foi o primeiro dos dois revelado dias antes do projeto de kawabata e tambem fez mais barulho internacionalmente talvez pelo fato de o nome de saito ser mais conhecido fora do japao embora a fama local dos dois se equipare como comentamos no post anterior o supra a90 com motor 2jz se junta a seu toyota mark ii de 1 000 cv seu nissan gt r de traçao traseira e seu lamborghini murcielago de dorifuto no rol de projetos insanos tocados por saito mas talvez o supra seja ainda mais interessante pelas circunstancias o carro foi revelado ha poucas semanas sua produçao em serie começou no começo ha alguns dias e as encomendas so poderao ser realizadas a partir de outubro patrocinado pela monster energy pela sunoco e pela hks alem de contar com o apoio da propria toyota que certamente esta interessadissima em todo o buzz saito recebeu um prototipo camuflado diretamente da gazoo racing divisao esportiva e de competiçao da fabricante japonesa isto nos permite deduzir que saito e a toyota ja estavam trabalhando no projeto do swap antes mesmo de o supra ser revelado e isto certamente contribuiu para que entre a entrega do carro e o primeiro shakedown de verdade tenham se passado apenas 42 dias parte do processo foi documentada no video abaixo publicado pela monster nesta semana tambem e possivel ver o carro em açao e conferir o belo ronco do 2jz https //www youtube com/watch time_continue=129&v=aoscr7fok6u graças ao video descobrimos que o carro originalmente era vermelho a equipe de daigo saito foi quem pintou o cofre e o interior de branco alem de dar a parte de fora da carroceria um envelopamento que junta o verde e preto classico dos projetos de saito com o cinza e vermelho da toyota gazoo racing tambem sao mostrados alguns passos basicos do swap a remoçao do motor b58 original a instalaçao dos suportes feitos sob medida para o 2jz e desmontagem/remontagem do interior trocando diversos itens do interior por componentes mais leves de competiçao ou simplesmente os eliminando afinal este e um projeto de pista o supra de daigo saito ao que tudo indica tera o mesmo papel de seu murcielago ele nao competira no d1 grand prix mas sera usado nas exibiçoes que precedem as disputas de verdade puramente para entreter os presentes o que de forma alguma desabona o projeto sem estar sujeito ao regulamento do d1gp o supra a90 de saito gozou de certas liberdades por exemplo a alteraçao do posicionamento do motor o 2jz foi recuado em alguns centimetros para para melhorar a distribuiçao de peso do carro mesma razao pela qual os radiadores foram deslocados para a traseira apesar de haver espaço de sobra na dianteira uma gaiola de proteçao integral foi instalada no monobloco e diversos componentes de fibra de carbono foram instalados no interior como o painel de instrumentos o revestimentos das portas o console central e o apoio para os pes do piloto o volante e um prodrive de saque rapido e o cluster de instrumentos e uma unidade aftermarket digital sem as amarras do regulamento daigo saito tambem esteve livre para escolher as especificaçoes do motor 2jz assim ele optou por um kit stroker para 3 4 litros da hks composto por virabrequim pistoes e bielas forjados com o kit o diametro dos cilindros passa de 86 para 87 mm enquanto o curso dos pistoes aumenta de 86 para 94 mm o deslocamento total vai de 2 997 cm³ para 3 352 cm³ para se ter uma ideia o kit completo custa us$ 9 500 ao menos cerca de r$ 37 000 em conversao direta mais uma das vantagens de se ter um patrocinador grande o motor originalmente biturbo no carro de saito e sobrealimentado por apenas um turbocompressor hks gtiii 4r com duas wastegates externas tambem da hks operando a relativamente conservadores 0 98 bar o turbo e o principal responsavel por levar a potencia do 2jz a pelo menos 800 cv com 90 kgfm de torque acompanhando nada menos que 335 cv e 39 5 kgfm a mais que o motor bmw b58 usado originalmente pelo supra a90 o motor e acoplado a uma caixa manual sequencial de seis marchas da samsonas ligada a um diferencial traseiro winters nos carros de drift tao importante quanto o powertrain e o setup de suspensao o supra de saito teve todo o sistema de suspensao feito sob medida pela wisefab que desenvolveu sistemas multilink dianteiro e traseiro especialmente para o projeto com amortecedores ajustaveis da hks e como estes componentes foram fabricados sem acesso ao carro para tirar as medidas simples as peças foram projetadas usando como referencia modelos em 3d de alta resoluçao escaneados de um dos prototipos os dados foram obtidos por outra companhia envolvida no projeto a tra kyoto fabricante dos bodykits da rocket bunny que desenvolveu os componentes aerodinamicos do supra para lamas dianteiros e traseiros spoiler dianteiro saias laterais e difusor traseiro alem de uma asa inspirada pelos toyota supra que participavam de provas de turismo nas decadas de 1990 e 2000 os para lamas mais largos abrigam rodas potenza rw006 de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira com pneus wanli de medidas 275/35/19 e 285/33/20 respectivamente atras delas ha freios endless com discos de carbono ceramica o que o video nao mostra compreensivelmente e o pequeno incidente que ocorreu durante a primeira apariçao oficial do a90 de daigo saito no d1gp no fim de semana passado o carro começou a pegar fogo no meio da arena montada em toquio https //www instagram com/p/bvt6zushgo1/ foi uma estreia bem aquecida sem duvida mas nao estamos exatamente surpresos certamente algum detalhe passou despercebido pela equipe de saito com a correria para montar o carro em seis semanas https //www youtube com/watch v=ctvmw3h2ily nao se comenta exatamente o que causou o incendio pelas imagens postadas pelo proprio saito no instagram porem seus mecanicos ja estao tomando as devidas providencias https //www instagram com/p/bvap1nbjo7k/
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