Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Saab voltará em 2017 com cinco novos modelos
Uma boa notícia para os fãs de carros suecos indestrutíveis: depois de um período conturbado que a levou à falência, a Saab voltará ao mercado em 2017. O anúncio do retorno foi feito no começo da semana pela holding NEVS (National Electric Vehicle Sweden), que comprou toda a massa falida da Saab em 2012. De acordo com o presidente da holding, Mattias Bergman, a marca planeja lançar cinco novos modelos a partir de 2017 naquele que é “um dos maiores projetos industriais da Suécia”, segundo o executivo.
O primeiro modelo será uma variação elétrica do 9-3, antecipada pelo protótipo 9-3 EV — provavelmente com o visual retocado para ganhar ares mais contemporâneos, já que o modelo foi apresentado em 2014. Depois, a marca terá quatro carros baseados em uma nova plataforma batizada com o sugestivo nome de Phoenix. Eles chegam a partir de 2018 na forma de SUV compacto, SUV médio, crossover compacto e fastback médio. Todos terão versões a combustão e elétricas. Inicialmente os novos Saab serão vendidos somente na Europa e na China — que também será o local de produção dos carros junto com a Suécia.
Uber não roubou passageiros dos táxis
Na recente batalha entre táxis e Uber, o principal argumento das cooperativas de taxistas é que o serviço oferecido pelo famoso e polêmico aplicativo “rouba passageiros” dos taxistas. Esse tipo de argumento e suas variações foram usado até mesmo em casos de agressões a motoristas do Uber. O problema é que ele não é verdadeiro.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou uma análise do impacto do Uber sobre as corridas de táxis comuns, no qual concluiu simplesmente que o Uber não afetou o volume de corridas de táxis convencionais. O estudo abrangeu o período entre outubro de 2014 e maio de 2015, e considerou dois grupos: o primeiro, onde o Uber já atuava no início da observação (Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro), e o segundo nas cidades onde o Uber iniciou suas operações recentemente, caso de Porto Alegre e Recife.
A base da pesquisa foi a comparação dos números de chamadas do Uber com o dos aplicativos 99Taxis e Easy Táxi. O objetivo era verificar se o Uber substituiu de alguma forma os táxis chamados por aplicativos. O resultado foi o seguinte:
“A análise do período examinado (…) demonstrou que o aplicativo, ao contrário de absorver uma parcela relevante das corridas feitas por táxis, na verdade conquistou majoritariamente novos clientes, que não utilizavam serviços de táxi. Significa, em suma, que até o momento o Uber não ‘usurpou’ parte considerável dos clientes dos táxis nem comprometeu significativamente os negócioss dos taxistas, mas sim gerou uma nova demanda”.
O estudo deixa claro que o Uber, na prática, criou um nicho no mercado, passando a atender uma demanda reprimida, formada por pessoas que não usavam táxis mas encontraram algum apelo diferenciado no Uber. Você pode ver o estudo completo neste link.
Lamborghini Urus será o SUV mais rápido do mundo
SUVs e velocidade são coisas que normalmente não deveriam ser misturadas, mas é exatamente esta a atual disputa no segmento dos super-SUVs — e também a intenção do CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann. Segundo o executivo alemão e seu terno italiano, o Urus “será o primeiro Lamborghini V8 turbo e também será o SUV mais rápido do mundo, sem dúvida”. “Este é um dos principais objetivos”, disse Winkelmann durante o lançamento do Huracán 580-2 no Qatar.
Questionado se este superlativo será relacionado à velocidade máxima, tempos de volta, aceleração ou algum outro tipo de desempenho, Winkelmann foi claro e direto: “Em termos de aceleração, em termos de tudo. Ele tem que ser. Ele é um Lamborghini”. Além de confirmar a onipotência do SUV e seu motor V8 turbo, Winkelmann também deu a entender que ele será o primeiro Lamborghini híbrido. “Estamos considerando a oportunidade de tornar o Urus o primeiro Lamborghini e ter um segundo motor. É um grande desafio cobrir todo o ciclo de vida de um carro com apenas um motor. Para o Urus, um dos cenários mais óbvios é a hibridização”.
Isso fica ainda mais claro quando você lembra que a Porsche já trabalha na hibridização dos seus modelos de luxo, como o Panamera e o Cayenne. Além disso, o Urus híbrido ajudaria a reduzir as emissões da linha de produtos da marca, compensando os motores aspirados do Huracán e Aventador.
Mercedes-AMG revela S65 Cabriolet com motor V12
A Mercedes revelou nesta semana o mais novo integrante da sua divisão esportiva AMG, o S65 AMG Cabriolet, equipado com um imenso motor V12 biturbo de seis litros, 630 cv e 101,8 mkgf de torque. Essa força é despejada nas rodas traseiras através da transmissão AMG Speedshift Plus 7G-Tronic. Com a usina de força sob o capô, o conversível vai de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e chega à máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.
O modelo AMG, como todos os demais, é diferenciado de seu irmão mais pacato pela grade de lâmina dupla ladeando a estrela da Mercedes, e pelas duas saídas de escape cromadas, além do sugestivo emblema “V12 BITURBO” nos para-lamas dianteiros. O S65 AMG também usa rodas de 20 polegadas com pneus 255/40 na dianteira e 285/35 na traseira.
Sendo um conversível esportivo de alto luxo, o S65 AMG usa uma capota de tecido com três camadas para melhor isolamento térmico e acústico, que leva 17 segundos para abrir ou fechar em velocidades de até 50 km/h. A capota é oferecida em quatro opções de cores: preto, azul escuro, bege ou vermelho escuro.
Por dentro, o proprietário milionário tem bancos esportivos com couro Nappa exclusivo, ajustes elétricos, climatização e, claro, memória de posição. Além disso, ele também tem o sistema Airscarf, com saídas de ar no encosto de cabeça dos bancos, descansos de braço aquecidos, bancos traseiros com aquecimento, sistema de climatização inteligente e volante de três raios com revestimento de couro Nappa.
O painel ganha o sistema da AMG, com ponteiros vermelhos, velocímetro com escala de até 360 km/h, head-up display e um touchpad para controlar a navegação, rádio, telefone e outros recursos multimídia. Uma câmera de 360 graus, sistema de áudio de alta definição Burmester e sistema de assistente autônomo de estacionamento também fazem parte da lista de equipamentos.
Ford revela reestilização da Ranger
A Ford revelou na última segunda-feira a versão reestilizada da Ranger para 2016. O modelo foi apresentado pela primeira vez na Tailândia, em março, e agora começa a ser produzida na Argentina e chegará ao brasil no começo de 2016.
As principais mudanças estão na dianteira totalmente renovada inspirada no SUV Everest — e mais sintonizada com as picapes americanas da marca. O para-choque ficou mais robusto, os faróis ganharam traços mais marcantes, assim como a grade trapezoidal. Por dentro, a picape ganhou um painel de instrumentos mais moderno e idêntico ao do Fusion, além do sistema multimídia Ford Sync com tela de oito polegadas. Sob o capô os motores permanecerão os mesmos 2.5 Duratec Flex, o 2.2 Duratorq diesel e o 3.2 Duratorq diesel.