E aí, pessoal? Cá estamos novamente com o PC#33. O carro finalmente saiu da oficina depois de tanto tempo internado o motor foi montado e já funciona.
Eu tenho um kit de parafusos antifurto, e a chave para eles havia sumido,o que atrasou a desmontagem do câmbio devido à impossibilidade de remover as rodas. Mas a chave apareceu e o trabalho prosseguiu. O motor foi retificado por conta dos pistões forjados, mas a situação dele era boa, se eu não fosse mexer em pistões e bielas a única intervenção necessária seria um polimento no virabrequim,e nada mais. Até o brunimento estava perfeito.
O trabalho foi orçado em cerca de R$450, e incluiu a usinagem dos cilindros, polimento do virabrequim e limpeza química. Uma retífica daqui teve a audácia de me pedir R$7.000 para fazer esse trabalho, sem incluir as peças e alegavam que mesmo sem ter quebrado o motor precisaria ser totalmente retificado. O cabeçote teve suas válvulas de escape trocadas por outras maciças do Marea 2.4, o que vai me garantir mais resistência e elimina o problema que eu tive com a válvula refrigerada à sódio que soltou um pedaço e normalmente gera problemas nos Marea Turbo mais fortes.
Voltando ao câmbio, o trabalho executado foi a montagem do kit de reforço do diferencial e da embreagem de cerâmica comprada na Displatec,com acionamento desinvertido original. O carro voltou para casa,mas vai precisar de uma nova intervenção pois vazou óleo do câmbio (dói ver um Motul escorrendo para o chão).
Depois do motopropulsor instalado juntamente com os novos bicos Bosch 42lbs, chipremapeado, bomba Walbro interna e filtro K&N in box, entra a fase de ajustes no escape, onde um ressoador e novas flanges serão instalados permitindo a conexão do downpipe ao restante do tubo de descarga, bem como montagem da sonda Wideband AEM.
Feito isso o conjunto motopropulsor estará completo e prontinho para berrar novamente a saudáveis 7300rpm,conforme já fiz inúmeras vezes. Depois entra a fase de montagem do kit de freios Brembo 330x30mm,prontinhos para frear os 3xxcv produzidos pelo motor e a finalização da montagem do kit retrofit Morimoto Mini H1 nos faróis. Até esse momento é o que temos,depois virão as fases de acabamento interno e externo, onde os bancos serão modificados, bem como todo o revestimento interno,a carroceria será tratada e repintada e teoricamente o projeto acaba,mas quem tem carro preparado sabe que o projeto nunca acaba…
Depois de tanto tempo,acho que cabe um resumo do setup atual no motopropulsor:
- Pinos e pistões forjados IASA 82,5mm específicos para Marea Turbo
- Bielas SCAT para AP (somente os mancais de bielas precisam ser alterados,mas é coisa simples)
- Turbina K24
- Bicos Bosch Green Giants 42lbs
- Bomba Walbro GS342
- Filtro K&N in box
- Chip remapeado para 3xxcv otimizado para gasolina Podium
- Embreagem de cerâmica Displatec
- Kit de reforço do diferencial
- Escape 2,5″ todo em inox,com catalisador HP Magnaflow,um resonador inox genérico e um abafador final Flowmaster.
O carro nesse momento está parado,pois preciso resolver o vazamento do câmbio e em seguida começo uma nova fase de desmontagem. Vou tirar parachoques e paralamas, lavar todas as peças que estiverem ao meu alcance com desengraxante e partir para o interior,onde vou remover todo o acabamento e lavar os carpetes e demais peças para melhorar o aspecto.
Durante esse período comprei dois manômetros eletrônicos. Primeiro um Drift Performance. Resolvi fazer um ensaio em bancada usando um manômetro-padrão certificado e comparei o os resultados. Depois disso o Drift está empoeirado, sem condições de uso. Ele tem uma péssima resolução de 200g! Só marca de 200g em 200g,o que é péssimo. Não recomendo esse instrumento. Depois dele comprei um Propsport Evo.
O comportamento do Propsport é meio estranho,mas serve para usar nos nossos brinquedos. Precisei criar uma tabela (1) de calibração fora do padrão para ele. A partir do 0 ele demora a responder e depois melhora o resultado,conforme a tabela 1. Todos os valores estão em BAR. Usei um manômetro-padrão com certificado atualizado para essa aferição,ou seja,plenamente confiável. Na tabela 2 usei apenas um ciclo de subida (S) e outro de descida (D),e não dois ciclos como fazemos normalmente. Mas fiz ciclos com 10%,quando o padrão é 25%. Da forma como fiz fica muito mais detalhado:
Tabela 1: Manômetro-padrão e manômetro Prosport
De acordo com a minha avaliação ele serve como alarme, pois não tem a exatidão e repetibilidade esperadas para um instrumento de medição. Porém dá para notar anomalias na pressão de óleo através dele. Talvez os resultados se alterem com ele montado no motor e submetido a temperaturas mais altas,já que a aferição é feita em laboratório com temperatura controlada na faixa dos 22ºC. Fato é que eu vou usar esse manômetro no meu carro,mas sabendo que ele não é exato e sua taxa de repetibilidade na descida é horrorosa,em marcha-lenta ele consegue uma exatidão e repetibilidade satisfatórias. Paguei R$270,00 nele,e já deixo claro que qualquer coisa com preço inferior será um mero enfeite como esse Proposport quase é.
O que temos por enquanto é isso,o projeto anda a passos lentos agora,mas terá evoluções. Até o próximo.
Por Diego Louro, Project Cars #33