A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos Papo de Garagem Técnica

Como fazer o seu Opala V8 (Opaloito) – o guia de swap realista e sem frescura, parte 2

Caros amigos. Ontem, no primeiro texto deste especial de como construir o seu Opala V8, vimos um pouco da história dos small block Chevy 383 e 400, a origem da minha vontade de construir os Opaloitos, algumas de suas vantagens técnicas e começamos a entrar na parte das adaptações: posição, coxins, os V8 Chevy que temos disponíveis no Brasil sem grandes dificuldades, cuidados com a escolha do motor de arranque, volante e transmissão. E deste último assunto aqui continuamos. Pelo fim do texto anterior, ficou claro que manter o câmbio original é legal por economizar um monte de grana na adaptação em si, mas por outro lado limita seriamente o conjunto. Um ponto que se deve observar é que, ao mudar o cambio, vamos ter de fabricar outra travessa de cambio – o suporte transversal. Abaixo temos um modelo bem simples que fiz utilizando um perfil metálico comum, enrijecido com uma barra chata soldada nas pontas, que servem para ponto de fixação nas longarinas. No caso, catei um ferro T de 2

Matérias relacionadas

“Narcos” sobre rodas: a coleção de automóveis e os carros de corrida de Pablo Escobar

Dalmo Hernandes

Brabham BT20 1967: este clássico da Fórmula 1 será leiloado em maio

Dalmo Hernandes

Este é o último Chevrolet Opala SS produzido no mundo

Dalmo Hernandes